Já por isso propus "excelso" do latim "excelsus". [Nestas questões das nomenclaturas é hábito algum revivalismo.
Ainda se lembram d'alguma coisa em Latim.
Para além dos médicos, ninguém mais vê problema nenhum nisto.
E sinceramente não percebo qual o drama. Se fosse um curso de Medicina Homeopática, isso sim, seria grave.
A medicina tradicional chinesa tem resultados comprovadíssimos e não constitui um substituto ou uma alternativa à medicina tradicional, mas sim um complemento, para casos muito específicos.
Quando li o título da notícia (até foi no Público), pensei que estava numa de humildade e tentar acabar com a mania dos títulos. Mas ao ler a notícia, é exatamente o oposto. Ele não quer um título que agora até a ralé utiliza. Quer uma coisa mais distinta.[]
Curiosamente vários países têm visto problema ao nunca darem o título de Master a algo sem qualquer validação científica. Já agora, contrariamente ao que está a bold, não há qualquer comprovação científica validada.
Simplesmente porque está para nascer o primeiro RCT em que um tratamento efectuado pela Medicina Tradicional Chinesa tenha superado ou não mostrado inferioridade a qualquer tratamento médico (tradicional não-chinês). Por alguma razão será. Passam-se anos e anos e nunca apareceu um. Coincidências estranhas estas.
Dito isto, eu parto do pressuposto que as Universidades são para ensinar ciência. Contudo, admito que isso possa não interessar a todos e, portanto, a discussão ser inútil na medida em que se se perdeu o sentido às coisas no meio da confusão pós-moderna []
Curiosamente vários países têm visto problema ao nunca darem o título de Master a algo sem qualquer validação científica. Já agora, contrariamente ao que está a bold, não há qualquer comprovação científica validada.
Não sei qual é o problema. É largamente conhecido que a medicina tradicional chinesa tem base empírica, não científica. Com excepção de algumas almas brilhantes, nunca vi ninguém a tentar negar as diferenças ou a dizer que vai substituir a medicina convencional de base científica.
Agora que o ministério do ensino superior e o ministério da saúde deste país, no alto da sua enorme sapiência, validaram um Curso Superior de Medicina Tradicional Chinesa...
...podes bem aplicar esse título [][
]
Artigo 8.º
Componente de formação em princípios da medicina tradicional chinesa
A componente de formação em princípios da medicina tradicional chinesa abrange, designadamente, a formação nos domínios de:
a) Teorias de medicina tradicional chinesa, incluindo:
i) Yin e yang;
ii) Os cinco movimentos;
iii) Qi, sangue e líquidos orgânicos;
iv) Os oito princípios de diagnóstico;
v) O sistema dos meridianos e ramificações jing luo;
vi) Síndromes gerais e síndromes dos zang fu;
vii) Patologia e etipatogenia energéticas;
viii) Os seis níveis, as quatro camadas, os três aquecedores;
ix) Acupuntura;
No outro dia (caso verídico) tive de ir a uma faculdade (privada) de Lisboa falar com uma pessoa.
No corredores, os gabinetes dos professores tinham todos apenas duas coisas na porta:
Prof. Doutor Eng. XXXXX
Ou então:
Prof. Doutor Arq. XXXXX
Achei um exagero de todo o tamanho.
Na minha universidade e no meu curso são todos corridos ao nome próprio, eles próprios até preferem. Mas é um ensino completamente diferente, eu estudo forma de tornar as empresas eficientes, e burocracia é tudo menos isso, eles próprios são todos "Lean"
Isto é um tema que interessa, a eficiência geral das coisas.
Tens hiperligações para leitura que aconselhes?
Esses prof. das faculdades costumam ter doutoramento, por isso está bemNa minha universidade e no meu curso são todos corridos ao nome próprio, eles próprios até preferem. Mas é um ensino completamente diferente, eu estudo formas de tornar as empresas eficientes, e burocracia é tudo menos isso, eles próprios são todos "Lean"
Sim, pelo que sei, se são professores universitários então devem ter um doutoramento, mas o que queria dizer é que, os meus, ao contrário da maioria, não liga muito ao Prof Doutor, etc etc. São práticos na sua maioria.Esses prof. das faculdades costumam ter doutoramento, por isso está bem
Apesar de estares a tentar ser mais inteligente que aquilo que realmente és, deixo-te algo aqui:
http://www.bptrends.com/publication...oolsThat ImproveProcesses-Breyfogle-Final.pdf
http://www.mncountylean.org/wp-content/uploads/2013/08/AMC-LEAN-in-Minnesota-Presentation.pdf
De forma arrogante, simplesmente... Não me conheces. []
Nem acho que estás qualificado para avaliar a minha inteligência ou a falta dela.
Fiz-te uma questão perfeitamente razoável, se tens problemas com isso. É contigo.
Edit: Também não acrescentaste mais nada de útil que uma busca no Google não fizesse.
A minha área de formação é em engenharia civil e tenho um gosto pessoal por optimização de processos.
Só isso.
Sim, pelo que sei, se são professores universitários então devem ter um doutoramento