Stellantis em crise

A Opel vendia quase um milhão de carros na Europa há 20 anos agora vende pouco mais 400 mil. A Citroen vendia 600-700 mil agora vende 350-400, a Fiat vendia 800 mil ou perto e agora vende 300-400 mil.

A VW basicamente vende o mesmo que vendia, a Skoda e a Dacia vindas do nada ultrapassaram estas marcas todas.

A Fiat só vende pouco porque tem poucos modelos.

Bastaria a Fiat ter um segmento B e um SUV-B para vender muito mais do que a Citroen e a Opel mesmo na Europa.

O problema da Fiat é apenas falta de modelos mas tem muito mais potêncial do que a Citroen e a Fiat.

A Opel vendia quase um milhão de carros na Europa há 20 anos agora vende pouco mais 400 mil. A Citroen vendia 600-700 mil agora vende 350-400, a Fiat vendia 800 mil ou perto e agora vende 300-400 mil.

A VW basicamente vende o mesmo que vendia, a Skoda e a Dacia vindas do nada ultrapassaram estas marcas todas.

Interessantes esses números.

A Opel há uns anos era uma marca perfeitamente generalista com uma excelente imagem de robustez, um pouco como a ford mas alemã.

Aliás eu acho que os dois principais concorrentes eram mesmo a ford e a VW.

A citroen sempre me pareceu uma marca com produtos mais frágeis embora muito confortáveis e arrojados no design e soluções e a fiat uma marca especializada em carros pequenos, baratos e com muitos bugs, elétricos e mesmo mecânicos.

A Fiat tem o Panda. Não tem vendido tanto como o C3 nem o Corsa que já é velhinho.

O Panda é um projecto velho e acabado, já não conta para nada.​

Interessantes esses números.

A Opel há uns anos era uma marca perfeitamente generalista com uma excelente imagem de robustez, um pouco como a ford mas alemã.

Aliás eu acho que os dois principais concorrentes eram mesmo a ford e a VW.

A citroen sempre me pareceu uma marca com produtos mais frágeis embora muito confortáveis e arrojados no design e soluções e a fiat uma marca especializada em carros pequenos, baratos e com muitos bugs, elétricos e mesmo mecânicos.

Isso da "robustez" das marcas alemãs e da "fragilidade" das marcas francesas é apenas um mito e uma falsa imagem com base em preconceitos e propaganda.

Um carro francês é tão robusto como um carro alemão. Por exemplo, aquela ideia de se analisar a qualidade de um carro pelo barulho do bater das portas é uma ideia completamente errada, o barulho do bater das portas depende das borrachas das portas. Ora, não são umas borrachas que definem a qualidade de um automóvel como é evidente. Mas esta propaganda foi muito divulgada pela imprensa e acabou por entrar na cabeça das pessoas.

Não é por acaso que a Opel costuma dizer sempre nas suas publicidades que é alemã. Isto é uma forma subliminar de se colocar acima das marcas francesas ou italianas.

Acho que também foi por aí que a Opel perdeu muitos clientes, as pessoas compravam um Opel a pensar que era um carro mais durável e fiável do que um carro francês ou italiano por causa da propaganda mas no fundo era a mesma coisa.

Marcas como a Vw ou as premium também não são mais fiáveis mas têm imagem de marca que é um fator decisivo para o sucesso de uma marca, a maioria das pessoas compra as coisas com base na imagem de marca.

Last edited:
O que eu sei é que o "lixo" da Stellantis, continua a vir de França para cá e são vendidos usados que nem pãezinhos quentes. É ver camiões de Citroen C3 e Peugeot 208 ainda todos de matrículas francesas.

Acho incrível a quantidade de pessoas que ainda se vai ali enterrar. Eu quando vou comprar uma coisa e não estou minimamente informado, procuro na internet e tento saber tudo mais em pormenor. Hoje em dia com tanta internet o pessoal é mais "burro" e depois queixam-se.

O que eu sei é que o "lixo" da Stellantis, continua a vir de França para cá e são vendidos usados que nem pãezinhos quentes. É ver camiões de Citroen C3 e Peugeot 208 ainda todos de matrículas francesas.

Acho incrível a quantidade de pessoas que ainda se vai ali enterrar. Eu quando vou comprar uma coisa e não estou minimamente informado, procuro na internet e tento saber tudo mais em pormenor. Hoje em dia com tanta internet o pessoal é mais "burro" e depois queixam-se.

Não é só ser burro, é aquele sentimento típico do 'isso só acontece aos outros'.

Este tópico faz-me rir 🤣🤣🤣🤣

Dos carros que tive, a maioria dos problemas que tive foi em carros alemães, 🤣🤣🤣

VW Touareg R5 - problemas variados de eletrónica
BMW F34 25d - Problema de corrente
BMW F46 15d - Problema de FAP e injetores
Touran 1.4Tsi - Problema de sobre aquecimento

Da treta dos franceses:
Tive um 308 SW 1.6Hdi que fez muito km e 0 problemas.
Tive um Kadjar 1.6dCi importado que até trilhos no mato fazia e 0 problemas
Dois Fiat 500 1.2 e 0 problemas

2 Espanhois:
Seat Ibiza 1.9Tdi que acabou por sair de cá com mais de 300k km e apenas 1 turbo como registo
Seat Ibiza 1.2 com 0 problemas

1 Sul Coreano
Kia Ceed SW 1.6Crdi que tinha o problema crónico dos tabliers, mas 2 substituidos em garantia

etc etc etc

Meu amigos, continuem a ir à net, aqui em especifico que vão continuar apenas a encontrar quem se lamenta e não quem tem boa experiência.

Porque como toda a gente sabe. Na NET é onde se encontra a verdade (por trás de nick e pessoas desconhecidas) 🤣🤣🤣

Os Seat, de espanhóis, só a estética... [:p]
O fabrico e a marca.

Quanto ao tópico, parece aqueles tópicos dos fanáticos da bola.

O meu clube é que é o melhor 😅

Bem depois de todas as multimarcas que já tive posso dizer que o próximo será muito provávelmente Chinês e a pilhas 😎

Francius, e maioritariamente PSA foi o que mais passou cá por casa.

Os problemáticos, foram o 1.5 Dci, batendo todos aos pontos, e ultimamente o 1.5 Hdi, que desde que levou o depóstio de AdBlue novo, não tem dado problemas (TOC, TOC, TOC).

Desde 205, Clio II, Saxo, 308 I e 207, sem problemas.

O dinheiro que gastei com o 1.5 Dci, comprava 4 ou 5 Saxos.[:D]

O único germânico que passou cá por casa foi um Fiesta 11. Ghia, tirando o facto de ser brutalmente falso, também não deu problemas.

Francius, e maioritariamente PSA foi o que mais passou cá por casa.

Os problemáticos, foram o 1.5 Dci, batendo todos aos pontos, e ultimamente o 1.5 Hdi, que desde que levou o depóstio de AdBlue novo, não tem dado problemas (TOC, TOC, TOC).

Desde 205, Clio II, Saxo, 308 I e 207, sem problemas.

O dinheiro que gastei com o 1.5 Dci, comprava 4 ou 5 Saxos.[:D]

O único germânico que passou cá por casa foi um Fiesta 11. Ghia, tirando o facto de ser brutalmente falso, também não deu problemas.

O Fiesta é mais Britânico até. O Focus é que é mais germânico tirando o Focus I.

Ainda hoje li algo sobre isso no PistonHeads:

Screenshot-2026-07-27-200935.png

Last edited:
É mais britânico em quê?? Há quantos e quantos anos é que o desenvolvimento de ligeiros não passa exclusivamente pela Alemanha?? Só porque não deu problemas já não pode ser alemão? C'a put* de doença, oh meu!!

[:)][:)][:)][:)][:)][:)][:)][:)][:)]

É mais britânico em quê?? Há quantos e quantos anos é que o desenvolvimento de ligeiros não passa exclusivamente pela Alemanha?? Só porque não deu problemas já não pode ser alemão? C'a put* de doença, oh meu!!

[:)][:)][:)][:)][:)][:)][:)][:)][:)]

Antes de dizeres barbaridades informa-te!!

O centro de R&D da Ford de Dunton em Inglaterra emprega milhares de engenheiros e designers. Pensa lá um bocadinho, então a Ford iria empregar milhares de engenheiros num país com elevados salários para nada? O que estás a dizer é totalmente falso!

https://en.wikipedia.org/wiki/Dunton_Technical_Centre

Cada centro concentra-se em determinados modelos.

Os Ford ligeiros da Europa são desenvolvidos tanto em Dunton como em Merkenich.

Last edited:
O fabrico e a marca.

Quanto ao tópico, parece aqueles tópicos dos fanáticos da bola.

O meu clube é que é o melhor 😅

Bem depois de todas as multimarcas que já tive posso dizer que o próximo será muito provávelmente Chinês e a pilhas 😎

E importado com alguns kms e muita desvalorização?

O Panda é um projecto velho e acabado, já não conta para nada.​

Isso da "robustez" das marcas alemãs e da "fragilidade" das marcas francesas é apenas um mito e uma falsa imagem com base em preconceitos e propaganda.

Um carro francês é tão robusto como um carro alemão. Por exemplo, aquela ideia de se analisar a qualidade de um carro pelo barulho do bater das portas é uma ideia completamente errada, o barulho do bater das portas depende das borrachas das portas. Ora, não são umas borrachas que definem a qualidade de um automóvel como é evidente. Mas esta propaganda foi muito divulgada pela imprensa e acabou por entrar na cabeça das pessoas.

Não é por acaso que a Opel costuma dizer sempre nas suas publicidades que é alemã. Isto é uma forma subliminar de se colocar acima das marcas francesas ou italianas.

Acho que também foi por aí que a Opel perdeu muitos clientes, as pessoas compravam um Opel a pensar que era um carro mais durável e fiável do que um carro francês ou italiano por causa da propaganda mas no fundo era a mesma coisa.

Marcas como a Vw ou as premium também não são mais fiáveis mas têm imagem de marca que é um fator decisivo para o sucesso de uma marca, a maioria das pessoas compra as coisas com base na imagem de marca.

Tive Peugeot toda a vida.

205, 206, outro 206, 407 e ainda tenho um 308 e uma expert com 650 mil km.

Agora tenho um alemão e há coisas que o 407 dava saudades (botão para bloquear as portas atrás, visibilidade, ar condicionado automático era mesmo muito bom, há mais pormenores que não me lembro), mas em qualidade? Noto que os botões, puxadores, volante etc é tudo mais robusto. O ar condicionado parece que vai buscar o ar diretamente ao polo sul, software nem se fala (isto já tem de ser comparado com os atuais). Nunca tive grandes problemas nos motores Peugeot, mas os carros... O 407 foi bastante viável, já o resto... O 308 tem todas as saídas de ar partidas por dentro....

Agora não é com um classe A que os alemães ganharam essa dama, mas sim com série 5 ou classe S, era raro um francês com 200cv, era comum um alemão com 300cv.

Tive Peugeot toda a vida.

205, 206, outro 206, 407 e ainda tenho um 308 e uma expert com 650 mil km.

Agora tenho um alemão e há coisas que o 407 dava saudades (botão para bloquear as portas atrás, visibilidade, ar condicionado automático era mesmo muito bom, há mais pormenores que não me lembro), mas em qualidade? Noto que os botões, puxadores, volante etc é tudo mais robusto. O ar condicionado parece que vai buscar o ar diretamente ao polo sul, software nem se fala (isto já tem de ser comparado com os atuais). Nunca tive grandes problemas nos motores Peugeot, mas os carros... O 407 foi bastante viável, já o resto... O 308 tem todas as saídas de ar partidas por dentro....

Agora não é com um classe A que os alemães ganharam essa dama, mas sim com série 5 ou classe S, era raro um francês com 200cv, era comum um alemão com 300cv.

O problema é que estás a reduzir a qualidade aos plásticos. Isso não faz sentido. Um carro é muito mais que plásticos. A qualidade mecânica é muito mais importante do que plásticos. E estás a comparar um Bmw S4 com um Peuigepot 407. Nada a ver, os preços de ambos em novos (mesmo tendo em contra a inflação) não eram comparáveis.

Eu gostava de saber de onde surgiu esta ideia que a qualidade de um carro se resume a plásticos do interior. Isto deveria ser estudado porque é tão absurdo.

Por essa ordem de ideias então qualquer furgão teria uma qualidade medíocre já que os plásticos num furgão são do mais básico que há. Os furgões são precisamente os carros que aguentam mais na mecânica porque são feitos mesmo para serem o mais robustos possível. Os plásticos não definem o que quer que seja.

Back