Stellantis em crise

Tive uma peugeot 508 sw de 2013 e no geral não deixou saudades nenhumas.
De bom tinha o conforto (a jante 16’’ ajudava muito), insonorização e espaço.
Tudo o resto era muito inferior ao A3 sportback que veio substituir.

Tem acontecido agora em algumas marcas alemãs, na Peugeot que é uma marca que conheço muito bem e fui vendedor da marca, a qualidade desceu muito antes desta crise ou invasão chinesa.

Havia um claro posicionamento dentro do grupo PSA, a Peugeot pouco a pouco apresentava-se como a marca concorrente dos premium, tinha descapotáveis, desportivos, segmento E.

Coincidência ou não, o número 2 da Nissan cortou isso tudo assim que chegou à marca e após isso começou a cortar na qualidade dos produtos, motores etc.

A imagem demora décadas a ser construída, meses a ser destruída.
Isso não aconteceu apenas na Peugeot, também com Opel, Renault, VW, Citroen. Formos a ver melhor quem acabou com isso tem outro nome, os suvs.

Verdade: durante décadas, a Peugeot era conhecida como a Mercedes francesa, mas lá está, é muito mais rápido demolir do que construir um edifício. :(
Mercedes francesa só gostava de saber porquê....eu acho que andava equilibrada com as outras mas ok.

E acho que ao contrário do que vocês dizem, a imagem não demora meses a ser destruída. As boas memórias das pessoas ficam retidas e não esquecem os carros bons que tiveram.

Nem a mercedes perdeu fama nem a peugeot e a prova disso é que mesmo com oscilações, vendem muito bem.

A Peugeot sempre teve a fama dos carros serem duráveis e os motores também, bem diferente da qualidade de construção que alguns modelos da sua irmã Citroen tinham.

Os motores eram iguais, logo aí....

E depois depende muito dos modelos, já para não falar nas questões da suspensão hidropneumática e já nem falo das hydractive, aliás uma marca generalista com soluções premium, que não era qualquer marca premium que tinha suspensão não comum.

Ah e lembrei-me das soluções da Renault com o Clio V6 , as versões Baccara no segmento B, coisas assim, juntamente com motores de guerra, se calhar é ela a mercedes francesa :cool:

Os motores eram iguais, logo aí....

E depois depende muito dos modelos, já para não falar nas questões da suspensão hidropneumática e já nem falo das hydractive, aliás uma marca generalista com soluções premium, que não era qualquer marca premium que tinha suspensão não comum.
Estava a lembrar-me dos anos 80, a Peugeot tinha o 205 e a Citroen o Ax. Em termos de qualidade uma grande diferença.

Estava a lembrar-me dos anos 80, a Peugeot tinha o 205 e a Citroen o Ax. Em termos de qualidade uma grande diferença.
Claro e o 2CV tambem, e depois o AX só nos anos 90 passou para aquele interior robusto a par do 106 que surgiu mais tarde que o AX 1.

Por isso é que o AX1 ao contrário do 205 com os mesmos motores, era 1 canhao ora vejam AX 1.1i a fazer 11.7s dos 0-100, uma carcacinha.

E o BX tambem nao era famoso nos materiais embora tivesse outras caracteristicas muito boas.

Mas os anos 80 daqui a nada já foram há 50 anos convém nao ficar parado no tempo.

Dos anos 90 e 2000 corri aquela canalha toda, Xantia, 605, 406 II, C5, 307, Xsara e nada de comparaçoes lineares, é impossivel.

Claro e o 2CV tambem, e depois o AX só nos anos 90 passou para aquele interior robusto a par do 106 que surgiu mais tarde que o AX 1.

Por isso é que o AX1 ao contrário do 205 com os mesmos motores, era 1 canhao ora vejam AX 1.1i a fazer 11.7s dos 0-100, uma carcacinha.

E o BX tambem nao era famoso nos materiais embora tivesse outras caracteristicas muito boas.

Mas os anos 80 daqui a nada já foram há 50 anos convém nao ficar parado no tempo.

Dos anos 90 e 2000 corri aquela canalha toda, Xantia, 605, 406 II, C5, 307, Xsara e nada de comparaçoes lineares, é impossivel.
Sim o BX em termos de construção também não era grande coisa, e depois daí para a frente deixei de ter contacto com a marca.

Fiz um test drive a um C5 I mas o negócio acabou por não ir em frente.

Sim o BX em termos de construção também não era grande coisa, e depois daí para a frente deixei de ter contacto com a marca.

Fiz um test drive a um C5 I mas o negócio acabou por não ir em frente.
C5 I era fraquito, cumpria mas apenas mediano. O Xantia e 406 eram mt melhores nesse aspecto.

As geraçoes dos modelos PSA sempre se misturaram muito, o que por vezes atrofia tudo nas comparaçoes.

Se quisermos ir para comparar com as mercedes da vida em termos de materiais e motores resistentes acima da média, acho que só os japoneses lá chegavam, tipo o primera que tu tiveste.

E a Peugeot não tinha?

205 GTi e Turbo 16, 309 GTi, os concorrentes dos Baccara, eram os Griffe e o ainda mais exclusico, o Gentry.
Até há Visas que venderam " meia duzia " de unidades, aquelas especiais, além do GTI 115, tambem havia AX GTI com bancos em pele e AC, enfim de uma forma ou de outra eu sempre via a Renault como mais excentrica em algumas coisas.

Daí até alguma ser melhor que as outras.

Só é pena nao ter saído o AX turbo com quase 180cv se nao aí nem era Mercedes era McLaren :ROFLMAO:

C5 I era fraquito, cumpria mas apenas mediano. O Xantia e 406 eram mt melhores nesse aspecto.

As geraçoes dos modelos PSA sempre se misturaram muito, o que por vezes atrofia tudo nas comparaçoes.

Se quisermos ir para comparar com as mercedes da vida em termos de materiais e motores resistentes acima da média, acho que só os japoneses lá chegavam, tipo o primera que tu tiveste.
Pois, a ideia era substutuir o Primera mas não foi para a frente, ele continuou mais um tempo, e o Primera já não era aquele tanque como foi o P10.

Tem acontecido agora em algumas marcas alemãs, na Peugeot que é uma marca que conheço muito bem e fui vendedor da marca, a qualidade desceu muito antes desta crise ou invasão chinesa.

Havia um claro posicionamento dentro do grupo PSA, a Peugeot pouco a pouco apresentava-se como a marca concorrente dos premium, tinha descapotáveis, desportivos, segmento E.

Coincidência ou não, o número 2 da Nissan cortou isso tudo assim que chegou à marca e após isso começou a cortar na qualidade dos produtos, motores etc.

A imagem demora décadas a ser construída, meses a ser destruída.
Mas isso só comprova aquilo que começou esta conversa.

As marcas alemãs cortam na qualidade, são das marcas menos fiáveis do mercado hoje em dia, têm um serviço cada vez pior, têm preços cada vez mais caros no entanto não perdem a fama de superioridade.

Isso acontece por serem alemãs e não é só nos automóveis. Há muita gente que ainda pensa e defende que os produtos alemães são superiores no entanto a realidade demonstra que são iguais aos outros.

O que os alemães têm que os outros não têm chama-se imagem. Apenas isso. E a imagem é muito importante. Que o digam as marcas de luxo por exemplo de roupa que vendem produtos com margens de lucro de mais de 1000% em muitos produtos.

Já agora, nestas discussões o problema é que se confunde imensos conceitos distintos e se mete tudo no mesmo saco.

A imagem de marca, fiabilidade, qualidade de interiores ou qualidade de construção de um carro são tudo conceitos diferentes e não estão relacionados entre si.

Até há Visas que venderam " meia duzia " de unidades, aquelas especiais, além do GTI 115, tambem havia AX GTI com bancos em pele e AC, enfim de uma forma ou de outra eu sempre via a Renault como mais excentrica em algumas coisas.

Daí até alguma ser melhor que as outras.

Só é pena nao ter saído o AX turbo com quase 180cv se nao aí nem era Mercedes era McLaren :ROFLMAO:
Os Griffe eram versões ''normais'' tal como os Baccara, o Gentry, sim, foi uma edição mais exclusiva.

Back