Subidas bem inclinadas

Açores, Ilha de S. Miguel, na Faja do Ouvidor...

Subida para do miradouro com o AC ligado, 5 pessoas (500 kg à vontade lool), Toyota Yaris 1.0... já fostes !

Aqui ficam as fotos da dita subida, tiradas por mim ontem.

Com uma VW L35 (tração traseira) não faz a curva pois o desnível é tanto que a roda de fora fica no ar e lá se vai a tração, com uma Renault trafic das antigas cheguei a subir varias vezes mas com piso seco.

Posso estar errado, mas qualquer carro com mais de 130/140cv faz essa subida sem qualquer problema! E também arranca, com muito jeitinho, os mais fracos é que "ardeu" [:D]

Posso estar errado, mas qualquer carro com mais de 130/140cv faz essa subida sem qualquer problema! E também arranca, com muito jeitinho, os mais fracos é que "ardeu" [:D]

O meu nem metade disso tem, e sobe sem problemas.

Mas já apanhei um dos ditos ''premium'' que com piso molhado, tá quieto.

O meu nem metade disso tem, e sobe sem problemas.

Mas já apanhei um dos ditos ''premium'' que com piso molhado, tá quieto.
Também depende do condutor, mas não me surpreende, caixa auto com pneus baixos e largos...infelizmente hoje em dia a obsessão por pneus largos e baixos continua [8b]

Metal, não conheces a subida da padaria (ou da antiga padaria, antes de ser fechada pela ASAE), na quinta da Várzea, muito perto dessa que apresentaste? Essa até a pé não era fácil de subir[:D] Num dia de chuva eram poucos os carros que se atreviam a subir ou descer.

POr esse nome não estou a ver, mas será uma que vem de ao pé do Ikea, pela Terra da Anja?
É fácil. Vens da Póvoa de Sto Adrião, viras na ponte para a Escapex, na direcção da quinta da Várzea. Chegas ao fundo da rua e viras à direita e logo de seguida à esquerda. Uns 100 mts depois de uma curva apertada à esquerda, lá começa a inclinação.

Digo-te isto, nos meus tempos de adolescentes, há 20 anos, no final da noite ía sempre aí comer uns bolos. Os triângulos jesuítas eram a especialidade, e ainda por cima era tudo muito barato. Lembro de uma vez que ía um pouco bêbado e vi-me grego para subir até à padaria.

Uns anos mais tarde, já com carro fiz essa rua mas a descer, em 1ª. Estaciono a meio e depois queria ajeitar o carro. Meto a marcha-atrás, travão de mão, acelero, largo o travão e o carro vai para a frente, ficando até pior do que o que estava...Não mexi mais[:D]

A subir era também 1ª e convinha não deixar morrer para não perder o embalo. Acho que é a rua que conheço mais inclinada.

EDIT: acho que é esta: Rua Pinheiros. Não consigo ver no google maps. Mas no sentido de quem deixa a A8, para a serra, depois da curva em gancho à esquerda, lá começa a subida. O mais aproximado que tenho, é o topo da subida aqui (dá para ver a A8 lá ao fundo):

https://www.google.pt/maps/@38.7935...ata=!3m4!1e1!3m2!1sS4wraHxBkPJi6ffZ1-_H9w!2e0

Last edited:
De carro ainda não apanhei muitas assim difíceis, e três delas foram apenas nas aulas de condução, nunca mais lá passei.
Tirei a carta em Penalva do Castelo mas íamos muitas vezes a Viseu(zonas de exame), e uma delas é uma estrada perto do Forum/Palácio do Gelo, a subida nem era assim tão inclinada, eu é que era maçarico e por azar tinha mesmo um Stop, e/ou quando lá passava o Sr instrutor tinha de mandar estacionar num estacionamento em espinha, outra é perto do Quartel, Repeses no google vi, era a Rua Pedreira, numa zona de moradias, também era interessante para estacionar e contornar passeios de marcha atrás.
Outra é já em Penalva(Quinta da Silva), uma subida que para além da inclinação, é em paralelos e tem zonas em que passa o carro com espaço de sobra de 30cm em cada espelho:sh) e o instrutor, "aperta com isso, e olha para a frente sem medo, se páras é pior!"[:)]
Com a minha carrinha só sei de uma, também em Penalva, uma subida que é usada mais para uso das pessoas de lá, quase sem movimento, mas como a quinta do meu avô é ao lado vamos por lá para cortar caminho em vez de ir dar uma volta de 3km, é inclinada, e para ajudar a entrada ao fundo se for um carro baixo bate com o para-choques, uma vez iamos nós, mandaram-me parar a meio, depois para arrancar ainda tentei, mas deixei para outro[:D] agora faço bem mas a primeira vez ainda maçarico...
Aquilo no Saxo 1.5d do meu tio é em 1ª e só entra a segunda quase no fim pois a meio começa a perder um pouco da inclinação, e entra a segunda com quem conhece, comigo é primeira até ao fim, a Hiace do meu avô igual, ele bem entra em segunda, mas perde tracção, já a Avensis ou a Vivaro entram em primeira e consegue-se fazer em segunda(o turbo ajuda bem)

De mota já nem as conto, ás vezes meto-me em cada uma... até eu tenho medo de mim[:)]
E curiosamente já apanhei sustos tanto a subir como a descer, e não sei se não terei apanhado mais a descer, fico sempre a pensar se levo a mudança certa.

A estrada para sair da praia do portinho da Arrábida. Quando se tem o azar de ter que parar meio... já vi alguns carros a deixarem lá uns bocados de borracha no chão.
Estava-me a esquecer dessa zona, nunca fui até lá abaixo, mas a própria subida depois do estacionamento até ao cruzamento(Azeitão-Arrabida/Outão) é tramada.
Não que não se faça, depende é de quem se apanha, é que já a fiz sem problemas em 3ª algumas curvas em 2ª por precaução pois na altura da praia têm sempre muito movimento, e já calhou de apanhar um ciclista e ter de ir em 1ª ou uma vez que apanhei 2 Unimogs:sh)[8b] era uma fila...

Aqui em Braga há uma descida que se uma pessoa desengatar o carro e deixar o carro ir, ele vai para trás. [:p]

O que é que isto tem haver com o tópico? NADA! [:D]

Havia! Fizeram obras, agora está diferente. :D

Num contexto um bocado diferente dos últimos exemplos, há umas semanas fiz a A23 Castelo Branco-Entroncamento e, como não conheço, apanhei uma subidas que me surpreenderam!

Grande inclinações encontram-se frequentemente nas saídas dos parques e torna-se engraçado nos engarrafamentos. Chegamos perto do carro que está na subida ou não?

Last edited:
Sei de uma subida muito ingreme de paralelo e que todos os carros tem de subir em 1ª

Houve uma vez que um individuo estacionou lá um ibiza a descer e engatado na marcha atras e estava piso molhado , e o rapaz lá foi a casa .... fomos a ver e o carro deslizou fez uns peões pelo caminho e foi embater de traseira no muro ( estava estacionado de frente no inicio da descida) no final da descida [:D]

Back