Super Comparativo do Segmento C

Escolha pessoal

Escolha pessoal

Eu optava pelo Golf 1.9 tdi de 105 cv,[:p] porque a sua qualidade de construcao e muito boa e tem exelente conforto, nao optaria pelo Hyundai i30,[:vm)] nem pelo Kia[:vm)] ou Opel Astra.[:vm)]

medieskj9.jpg

Para ver este teste em pormenor, vale a pena comprar a Revista Auto Hoje desta semana (Edição N.º 934 de 4 de Outubro)[/quote]

Boas WildChild,

A opinião que tenho do 308 é baseada no que pude ver e sentir numa visita a uma Concessão. Não fiz o TD pois não quiz ocupar o tempo do vendedor já que estava outro casal à espera e eu não ia comprar nada...

Gostei do design interior, dos comandos, dos bancos, da luminosidade do interior mas no que toca a alguns materiais da zona "baixa"...e mesmo o peso das portas não me convenceram. Em alguns pormenores nota-se claramente que p.ex. um Astra dá uma sensação de maior robustez...e na minha opinião o 308, como modelo mais recente, deveria ser o "benchmark" do seu segmento...e na minha opinião claramente não o é!

No que toca ao design...já o disse, acho que a Peugeot está a "abusar" da "boca" frontal...qualquer dia ninguém pode com aquilo...e também acho que não diferenciaram o 308 do 207 como deveriam...

Cumpts,
JC_STILO

Pois, eu aconselhava-te a conduzires um, porque em certos pontos o 308 chega a impressionar, mas são coisas que não se ve com o carro parado.

A par do 308, como já disse, outro que me impressionou igualmente foi o A3, o Golf já nem tanto, o Astra idem, e por aí adiante

A semana passada( penso ) a Auto Foco tinha um comparativo qualquer assim com varios carros e o 308, e o 308 ganhou...

Não li o comparativo, tive apenas na hora de almoço a passar os olhos pela revista....

Possivelmente vou ler apenas para saber o que eles realçam de negativo e positivo em cada modelo....agora o resto não vou ligar muito.

A semana passada( penso ) a Auto Foco tinha um comparativo qualquer assim com varios carros e o 308, e o 308 ganhou...

Não li o comparativo, tive apenas na hora de almoço a passar os olhos pela revista....

Possivelmente vou ler apenas para saber o que eles realçam de negativo e positivo em cada modelo....agora o resto não vou ligar muito.

Tens andado desaparecido, já foi falado disso aqui [;)]

Há pessoas que valorizam parâmetros diferentes. Por exemplo há quem valorize a fiabilidade do 1.9 TDI não se importando de levar só 105 CV e pagar mais 3000 ou 4000€ por isso.
Outros estão se nas tintas para o 1.9 e preferem por exemplo um astra de 125CV. Porquê? Não são o mesmo tipo de cliente.

Estética
Performance
Imagem de marca
Preço

etc

Para cada um tens um target diferente.

A VW está-se nas tintas para o preço. Aponta par pessoas que procuram imagem de marca ou interior "molinhos" [;)]. A KIA dá preço + interiores molinho mas não dá imagem...

A renault apontava para quem gosta de carros modernos xpto.

Estás a ver a nova publicidade do laguna: é um absurdo. Tenta colocar o produto para todos os targets. É o que não se deve fazer...

Concordo que cada carro tem o seu publico alvo, mas não concordo com algumas coisas ditas.

Quer queiram quer não, o Golf embora não sendo um carro premium, é um carro para um tipo de cliente mais exclusivo. O Astra o Mégane ou o Cee´d são para o cliente que procura o melhor preço, e neste caso o Cee´d é imbatível.

Quanto a essa análise dos parâmetros que levam um cliente a optar por um astra em deterimento de um Golf:

-A estética é muito relativa, mas no que toca aos topos de gama destes modelos, pelo menos eu, acho muito mais bonito um Golf GTI do que um Astra OPC.

-Quanto às performances a vitória do Golf nas recuperações vem mostrar que os supostos 20cv que os separam pouca diferença fazem.

-Não concordo de todo que um cliente que procure Imagem de marca compre um Astra já que a imagem da Opel não se compara com a da VW que é muito superior e além disso com os vários problemas que os Astras de 3 portas têm dado, a imagem da Opel está a ficar cada vez mais debilitada.

-Quanto ao preço não é bem assim como dizes e a prova disso é que o Golf 1.9TDI tem um preço base inferior a um Astra 1.3 e por isso não se pode dizer que a VW se está nas tintas para o preço.

Faltou falar nos Consumos e nesse parâmetro o Astra é vergonhoso e pelo menos para mim, este é um factor muito importante e é mais do que suficiente para invalidar por si só qualquer hipótese de compra deste modelo.

Last edited:
Boas WildChild,

A opinião que tenho do 308 é baseada no que pude ver e sentir numa visita a uma Concessão. Não fiz o TD pois não quiz ocupar o tempo do vendedor já que estava outro casal à espera e eu não ia comprar nada...

Gostei do design interior, dos comandos, dos bancos, da luminosidade do interior mas no que toca a alguns materiais da zona "baixa"...e mesmo o peso das portas não me convenceram. Em alguns pormenores nota-se claramente que p.ex. um Astra dá uma sensação de maior robustez...e na minha opinião o 308, como modelo mais recente, deveria ser o "benchmark" do seu segmento...e na minha opinião claramente não o é!

No que toca ao design...já o disse, acho que a Peugeot está a "abusar" da "boca" frontal...qualquer dia ninguém pode com aquilo...e também acho que não diferenciaram o 308 do 207 como deveriam...

Cumpts,
JC_STILO

Partilho a mesma opinião...Quando saiu, vi o carro por trás e achei-o lindo! nunca o tinha visto e vi so de "raspão" fiquei bastante entusiasmado, mas quando tive oportunidade de o ver de frente............................meu Deus!!!!! o que será que ia na cabeça dos gajos que fizeram aquilo?!
Sim senhor, gosto são gostos e não se discutem, mas quando se pensa num carro para as massas não se pode desenha-lo de forma a que agrade a uma pequena percentagem e penso que é o caso do 308...há quem goste, ta no seu direito, mas ha MUITO mais gente a não gostar...e então agora com a versão sw acabou com o resto...
e tambem acho que as linha da peugeot ja enjoam...sempre com os faróis iguais em todos os modelos...

Golf?? nao , ia era mais para a focus 1.6 tdci pela sua qualidade de construção que é muito boa e pelo seu chassi de referencia bem como o motor que é muito bom

Ha muita gente que confunde robustez real com robustez dada pelo aspecto rectilineo dos interiores.

Alem que nem sabem avaliar o bater das portas devidamente, isto é a causa para a maioria das mentiras pois o bater das portas é a coisa mais estupida que alguem pode mencionar para fundamentar qualquer qualidade que seja.

Só existe uma maneira de ver a realidade, desmontando, apalpando, dobrando e examinando. Muita gente nem sequer apalpou quanto mais.

Outra é o peso das portas, quando são pesadas significam erradamente qualidade e robustez, para mim existe 2 factores para isso, tamanho e más dobradiças quando não disfarçam o pels delas com o carro esta pelo menos em plano.

Para quem achou que um 308 piorou, não precisa de dizer mais nada pois esta a basear-se na sua cabeça (nas suas memorias de como pensa que é a realidade) e não na realidade das coisas.

Muita gente pensa que um carro desta gama tem que ter nas zonas baixas os materiais usados em cima, bem é melhor acordarem pois carros que começam abaixo dos 20 mil euros é no minimo sonhar, secalhar num carro que começa no dobro (Mercedes classe C) isso ja é possivel.

Uma coisa interessante é que tanto no Megane 3 como num Laguna 3, a maioria dos materiais são exactamente os mesmos, ou seja o Megane esta bom e o Laguna podia estar melhor pelo preço a mais que custa.

Outra coisa é o excessivo uso de cromados para arranjar maneira de dar melhor aspecto qualitativo, retirem os contornos cromados em tudo quanto é peça e botão no interior de um Golf e depois digam-me se continua atractivo, volumetricamente o interior é do mais banal que existe, não é mais do que uma reintrepetação do um Skoda Octavia mas com os tais cromados e jogos de cores diferentes.

O design automovel em vez de se libertar de velhos habitos e deixar de ser movido pelo preconceito, não cada vez mais se ve isso, cada vez o trabalham na decoração e menos no design.

Last edited:
Ha muita gente que confunde robustez real com robustez dada pelo aspecto rectilineo dos interiores.

Alem que nem sabem avaliar o bater das portas devidamente, isto é a causa para a maioria das mentiras pois o bater das portas é a coisa mais estupida que alguem pode mencionar para fundamentar qualquer qualidade que seja.

Só existe uma maneira de ver a realidade, desmontando, apalpando, dobrando e examinando. Muita gente nem sequer apalpou quanto mais.

Outra é o peso das portas, quando são pesadas significam erradamente qualidade e robustez, para mim existe 2 factores para isso, tamanho e más dobradiças quando não disfarçam o pels delas com o carro esta pelo menos em plano.

Para quem achou que um 308 piorou, não precisa de dizer mais nada pois esta a basear-se na sua cabeça (nas suas memorias de como pensa que é a realidade) e não na realidade das coisas.

Muita gente pensa que um carro desta gama tem que ter nas zonas baixas os materiais usados em cima, bem é melhor acordarem pois carros que começam abaixo dos 20 mil euros é no minimo sonhar, secalhar num carro que começa no dobro (Mercedes classe C) isso ja é possivel.

Uma coisa interessante é que tanto no Megane 3 como num Laguna 3, a maioria dos materiais são exactamente os mesmos, ou seja o Megane esta bom e o Laguna podia estar melhor pelo preço a mais que custa.

Outra coisa é o excessivo uso de cromados para arranjar maneira de dar melhor aspecto qualitativo, retirem os contornos cromados em tudo quanto é peça e botão no interior de um Golf e depois digam-me se continua atractivo, volumetricamente o interior é do mais banal que existe, não é mais do que uma reintrepetação do um Skoda Octavia mas com os tais cromados e jogos de cores diferentes.

O design automovel em vez de se libertar de velhos habitos e deixar de ser movido pelo preconceito, não cada vez mais se ve isso, cada vez o trabalham na decoração e menos no design.

Exacto o interior do golf é banal e repetitivo e um design ja mt repetitivo

Por exemplo ainda adoro o tablier do focus mk1 , tem um aspecto radical e no golf aquilo é sempre quadrado super banal

È so Fiat's com dor de couto [:D]

Ou é o Fiat que nao vem no comparativo ou é o Fiat que fica em 13º e foi roubado, ou é o Fiat que raramente ganha, enfim...arranjei outra maneira de passar o tempo, e de uma vez por todas assumam que a Fiat é [:vm)]

Não estou sozinho!! apr:)

Já começava a pôr em causa as minhas convicções, com tanto "bater de portas" que se lê por este fórum...

De resto, concordo com tudo o que disseste!

É isso, DÁ-LHE!!!!

A aposta cada evz maior na percepção de qualidade não significa automaticamente que a qualidade tenha subido
Essa percepção é basicamente psicológica. Um desenho de interior pode demonstrar robustez, mas no final o que lhe dará a robustez não é o aspecto, mas o material, a estrutura, a assemblagem.

E mais uma vez a questão da decoração, que também já frisei.
Disfarçar desenhos aborrecidos com elementos decorativos fazem bons artigos na Lux interiores ou na casa claudia!
Decoração gratuita não obrigado! Criem soluções que não necessitem dela, seja no interior ou no exterior.
Apenas meramente como exemplo, observar os pormenores tótós do Focus RS, como o bocado de plástico por detrás da roda dianteira ou por baixo dos faróis!

Apesar deste tópico ter sido desenterrado sem razão aparente, o teu post poderia dar lugar a um novo tópico!
Perceber como funciona as coisas do outro lado (de quem cria), e como existe uma panóplia de truquezinhos que ajudam na forma como percepcionamos valores associados às coisas!

Back