Sushi

Expliquem-me uma coisa. Já comi Chinês, indiano,mexicano e que me recorde nunca me senti assim como com o Sushi. Eu ressaco mesmo de Sushi! Há alguma explicação para este factor? É que conheço outros casos e pelo que vejo por aqui também somos muitos! Outra pergunta, o Sushi a nível geral é saudável, ou seja, o consumo regular de sushi é benéfico?

Eu não sei..... mas digo exactamente o mesmo. Eu não consigo ficar UMA SEMANA sem ir comer sushi. Eu já pensei que eles colocam qualquer coisa na comida........ eu tb fico mesmo de ressaca. Ao ponto de ir sozinho quando não tenho companhia para lá ir [:D]

Epah Estas a comparar mesmo um tipo de culinaria Japonesa com um restaurante americano de Fast- Food ?

A cozinha japonesa nao se resume a cortar peixe às tiras e colocar num prato ...

Nao se trata de comida confeccionada ? então é o que que ?

Tens de mudar de restaurantes ... [;)]

Sem duvida ...

Alias eu muitas vezes mudo de restaurante porque vou atrás do cozinheiro ou neste caso Sushimen da minha preferência.

E claro que faz toda a diferença !

Para mim os TOP no Porto são:
Gosho
Shis
Terra
Ichiban

Infelizmente não tenho carteira para ir com mais frequência a estes espaços e vou matando o bichinho com outras alternativas, mas a diferença de um restaurante deste para outros mais baratos é abismal.

Eu no início ia a um no Allegro e deixei de lá ir...:sh)

Exacto..... este foi o "local" onde fui para curar uma ressaca. Estava mesmo a desesperar, e a minha namorada não gosta de sushi, logo não me faz companhia. Estava no Alegro e tive a brilhante ideia de ir a esse "local" (digo "local" porque aquilo não vende sushi, vende uma treta qualquer a imitar isso). Enchi o prato, e acabei por deixar bastante no prato. Foi a pior experiência de sushi da minha vida....... NUNCA mais pus lá os pés.

Epah Estas a comparar mesmo um tipo de culinaria Japonesa com um restaurante americano de Fast- Food ?

A cozinha japonesa nao se resume a cortar peixe às tiras e colocar num prato ...

Nao se trata de comida confeccionada ? então é o que que ?

Tens de mudar de restaurantes ... [;)]

Ok, é comida confeccionada mas é maioritariamente crua, sem necessitar de cozinhar. O exemplo do McDonalds é um bocado extremista, mas já fui jantar e almoçar a restaurantes japoneses, e bons, no qual o sushimen é diferente do almoço e do jantar, e a diferença de sabor não existiu, pelo menos não senti. Se voces conseguem sentir esses pormenores acerca da pitada de sal a mais ou a menos no arroz, ou tempura a mais ou a menos.... eu não consigo.... lamento.... [:D]

Ok, é comida confeccionada mas é maioritariamente crua, sem necessitar de cozinhar. O exemplo do McDonalds é um bocado extremista, mas já fui jantar e almoçar a restaurantes japoneses, e bons, no qual o sushimen é diferente do almoço e do jantar, e a diferença de sabor não existiu, pelo menos não senti. Se voces conseguem sentir esses pormenores acerca da pitada de sal a mais ou a menos no arroz, ou tempura a mais ou a menos.... eu não consigo.... lamento.... [:D]

O arroz é temperado com açucar e vinagre de arroz. Alem da qualidade do arroz é necessário ter em conta o tempo de cozedura, o equilibrio entre o açucar e o vinagre e a forma como é estendido o arroz. Alguns Restaurantes usam bacias de plástico para estender o arroz, quando deve ser feito numa tina de madeira própria. Como podes ver até o arroz tem "ciência".

Para mim os TOP no Porto são:
Gosho
Shis
Terra
Ichiban

Infelizmente não tenho carteira para ir com mais frequência a estes espaços e vou matando o bichinho com outras alternativas, mas a diferença de um restaurante deste para outros mais baratos é abismal.

Boa selecção !

Experimenta o Kyoto na baixa ... é muito bom ! Nao é muito caro , está ao nivel de qualquer um desses.

Expliquem-me uma coisa. Já comi Chinês, indiano,mexicano e que me recorde nunca me senti assim como com o Sushi. Eu ressaco mesmo de Sushi! Há alguma explicação para este facto? É que conheço outros casos e pelo que vejo por aqui também somos muitos! Outra pergunta, o Sushi a nível geral é saudável, ou seja, o consumo regular de sushi é benéfico?

O molho de soja é verdadeiramente viciante.

E o Wasabi tambem ... Mas o verdadeiro Wasabi ... nada daquela porcaria verde que a maioria dos restaurantes mete na mesa ... que nao passa de raiz de rabano com corante verde.

Wasabi para mim é ralado na hora ali em frente ao cliente.

Por exemplo para preparar o Peixe Balão no Japão é preciso ter uma licença especial. Um erro é fatal para quem come o peixe.

Mas isso é porque o peixe balão é venenoso, não é? Portanto, isso é completamente diferente.

Mas a própria espessura do peixe, o local, "se é na vertical ou horizontal", etc, pode ser determinante, mais no sashimi.

Há uns tempo vi um documentário de parasitas nos peixes e no sushi, amigos... É abusar no wasabi e mais nada porque mesmo um peixe aparentemente bom pode vir com "ovinhos". Neste caso acho que até os de viveiro são melhores, ao menos estão desapasitados.

O peixe balão é altamente venenoso ... penso que só é mesmo servido no Japão mediante muitas regras e certificações do chef.

Quanto aos parasitas ... a generalidade dos restaurantes de sushi ultra-congela o peixe ... o sushi deve ser previamente congelado para matar parasitas e rapidamente consumido após a preparação, uma vez que no caso das bactérias estas são inativadas mas não destruídas por esse processo.

Por isso desenganem-se aqueles que vão a este ou aquele restaurante de sushi porque o peixe é "fresco" ...

O peixe balão é altamente venenoso ... penso que só é mesmo servido no Japão mediante muitas regras e certificações do chef.

Quanto aos parasitas ... a generalidade dos restaurantes de sushi ultra-congela o peixe ... o sushi deve ser previamente congelado para matar parasitas e rapidamente consumido após a preparação, uma vez que no caso das bactérias estas são inativadas mas não destruídas por esse processo.

Pois em Portugal talvez não exista esse perigo, o documentário era assim mais relativo ao sushi purista, pescar/comprar peixe na hora, abri-lo e ver as coisas lindas dentro dele... Cheio de larvas!

Por isso desenganem-se aqueles que vão a este ou aquele restaurante de sushi porque o peixe é "fresco" ...

Eu sei disso.... o peixe fresco é peixe congelado mas fresco. Não gosto é de peixe que esteja na arca congeladora durante séculos ou venha da China.

Boa selecção !

Experimenta o Kyoto na baixa ... é muito bom ! Nao é muito caro , está ao nivel de qualquer um desses.

Já me falaram muito bem do Kyoto mas ainda não tive oportunidade de ir lá.

Se gostas da selecção que apresentei posso dizer-te que o sushiman que faz o sushi que postei na página anterior trabalha num dos restaurantes da lista e tem "escola" noutro da lista ;)

Última edição:
Mas isso é porque o peixe balão é venenoso, não é? Portanto, isso é completamente diferente.

Mas a própria espessura do peixe, o local, "se é na vertical ou horizontal", etc, pode ser determinante, mais no sashimi.

Há uns tempo vi um documentário de parasitas nos peixes e no sushi, amigos... É abusar no wasabi e mais nada porque mesmo um peixe aparentemente bom pode vir com "ovinhos". Neste caso acho que até os de viveiro são melhores, ao menos estão desapasitados.

Só falei nisso para mostrar ao user LEMF que o sushiman também marca diferença na qualidade do sushi. Para mim é um dos "elementos chave" ao contrário da opinião do LEMF.

Só falei nisso para mostrar ao user LEMF que o sushiman também marca diferença na qualidade do sushi. Para mim é um dos "elementos chave" ao contrário da opinião do LEMF.

É precisamente a minha opinião

Excelentes ingredientes , um sushimen com serviço cuidado e imaginação (para quem gostar de sushi de autor/fusao)

Obrigado pelas dicas ... O Baixa 22 tambem é muito bom .

Voltar
Superior