suv ou mini-mpv

Bom um ligeiro update

Ensaio ao Tiguan bastante bom
Comandos muito leves, cx manual óptima
Solidez e construção em alta
Alguns materiais duros nas portas etc para mim não compromete
Motor: alegre surpresa
Ia com baixas expectativas, mas é silencioso (anos luz do 18d), suave mas sempre com boa reserva e optima resposta
Que se lixem os números o Tiguan anda mais que o 218d AT e talvez mais a 318d Touring
No global achei (muito) mais carro que o S2 e neste momento 95% certeza que ira ser encomendado

Só prova que cada pessoa é diferente.

A minha mulher testou o Tiguan e detestou a resposta do motor. Gostou mais do 216d e do X1 18d. [:D]

Na insonorização sim temos a mesma opinião. Na resposta do motor não. [;)]

Nunca conduzi o atual Tiguan, mas faria essa análise, tirando a parte das prestações, sem qualquer problema. Isto não é desvalorizar o que descreveste, mas sim enaltecer essa qualidades, que são comuns a quase todos os produtos do Grupo VW.

Os gajos são francamente bons a trabalhar os conjuntos caixa/embraiagem, sendo que os motores, principalmente os 2.0 TDI, se apresentam como dos mais suaves do mercado.

Sem duvida
Honestamente o 18d desilude por ser amorfo e muito ruidoso, não se percebe o que a BMW anda a fazer.
A cx manual é da noite para o dia, entendo que a BMW empurre o pessoal para a auto, mas é demais
A nível de condução achei "mais carro" o Tiguan, o mesmo em solidez ainda que de materiais esteja ligeiramente abaixo do S2

Sem duvida
Honestamente o 18d desilude por ser amorfo e muito ruidoso, não se percebe o que a BMW anda a fazer.
A cx manual é da noite para o dia, entendo que a BMW empurre o pessoal para a auto, mas é demais
A nível de condução achei "mais carro" o Tiguan, o mesmo em solidez ainda que de materiais esteja ligeiramente abaixo do S2

O motor N47 sempre foi muito enaltecido porque quem o tem, mas a verdade é que sempre foi exageradamente ruidoso, sendo que isso se começou a notar mais nos últimos anos com a evolução da concorrência. O único que consegue ser pior é o 2.1 da Mercedes. A evolução para B47 melhorou muito o motor da BMW, ainda assim.

Continua a ser ruidoso, mas o stop&start já não parece que vai desintegrar o carro. Na minha opinião, ficou aceitável. O problema é que estás a comparar com o 2.0 TDI, que é melhor nesse capítulo e, acima de tudo, experimentaste um BMW de tração dianteira, o que afeta sempre efeito.

Só prova que cada pessoa é diferente.

A minha mulher testou o Tiguan e detestou a resposta do motor. Gostou mais do 216d e do X1 18d. [:D]

Na insonorização sim temos a mesma opinião. Na resposta do motor não. [;)]

Então tenho de comprar o 216d :)

Então tenho de comprar o 216d :)

Só prova que as opiniões dos outros são isso mesmo opiniões.
Temos de testar, ver, e decidir conforme os nosso gostos.

O 216 achei simpático, mas ainda mais ruidoso por ser um tri-cilindrico.

O Tiguan gosto de alguns pormenores no carro, mas outros são mauzinhos, os bancos por exemplo, acho que o carro merecia melhor.

O desconto é que nem se deve aproximar do bmw pois não? Diria mesmo que fica mais caro que o 220d.

O Tiguan gosto de alguns pormenores no carro, mas outros são mauzinhos, os bancos por exemplo, acho que o carro merecia melhor.

O desconto é que nem se deve aproximar do bmw pois não? Diria mesmo que fica mais caro que o 220d.
o Confortline (com full led e uns extras) fica ao preço do 218d, ambos manual

é por isso é que não nos devemos agarrar aos números
há que experimentar, é que até adimito que o 218d seja mais rápido em papel que o Tiguan, mas depois na estrada a sensação é outra bem diferente

Nada, mas mesmo nada como testar os carros.

Como o JGTB o Tiguan conduzi a versão anterior que era baseada no golf monovolume e tinha o motor 2,0 tdi 140 cv cr.

Na altura gostei, robusto e com tacto relativamente refinado, só o espaço, principalmente da bagageira me desiludiu um bocado, de resto o ano passado andei com um Toureg V6 tdi de 240 cv durante 2 semanas e também gostei muito.

Concordo como JGTB relativamente aos binómios cx/motor dos VW.

há que experimentar, é que até adimito que o 218d seja mais rápido em papel que o Tiguan, mas depois na estrada a sensação é outra bem diferente

Sim, mas sensação não significa andamento. [;)]

O motor N47 sempre foi muito enaltecido porque quem o tem, mas a verdade é que sempre foi exageradamente ruidoso, sendo que isso se começou a notar mais nos últimos anos com a evolução da concorrência. O único que consegue ser pior é o 2.1 da Mercedes. A evolução para B47 melhorou muito o motor da BMW, ainda assim.

Continua a ser ruidoso, mas o stop&start já não parece que vai desintegrar o carro. Na minha opinião, ficou aceitável. O problema é que estás a comparar com o 2.0 TDI, que é melhor nesse capítulo e, acima de tudo, experimentaste um BMW de tração dianteira, o que afeta sempre efeito.

O N47 tem uma sonoridade bastante interessante na subida de regime e que se destacava da sonoridade tractor habitual dos diesel. O relanti sempre foi barulhento.

Sim, mas sensação não significa andamento. [;)]

claro mas ou se gosta ou não se gosta de conduzir

O S2/X1 é bastante melhor insonorizado que o Tiguan e isso faz toda a diferença na percepção de velocidade/andamento.

O S2/X1 é bastante melhor insonorizado que o Tiguan e isso faz toda a diferença na percepção de velocidade/andamento.

Nem pensar, não sei se dizes com conhecimento, mas se sim tens de voltar a conduzi-los
O S2 (até o S3) não é bem insonorizado em especial comparado com o Tiguan
Curiosamente achei mesmo o VW exemplar nesse aspecto, a imprensa destaca isso em especial AE

O Tiguan não é excelente em nada, mas não compromete tb em nada, no fundo um bocadinho como todos os VW
Mas não tenho dúvidas que é superior, como automóvel, em relação ao S2. O BMW só terá mais requinte e alguns painéis de melhor qualidade.
Em refinamento o VW é superior

suv ou mini-mpv

Nem todos elevamos as nossas posses à última bolacha do pacote.

O N47 é um bocado ruidoso, mas para mim o pior é o S&S quando o motor volta a ligar. Isso ou o simples ligar o motor depois de ir a algum lado com o motor ainda quente.

Só com o motor mesmo frio frio é que ao ligar aquilo não faz grande "cagaçal".

Outra coisa onde um N47 perde bem para outros motores (ainda que com menos potência e cilindrada) é nos consumos citadinos.

A fazer as típicas medidas de velocidade em cidade (abaixo de 30 km/h ou até mesmo a rondar os 20/25) este motor chega a gastar mais 2l de CB face a por exemplo os atuais Golf/Leon 1.6 TDi.

Aqui talvez não esteja a ser totalmente justo porque eu por norma desligo o S&S e estes consumos citadinos que falo nos VAGs são com S&S ligado. Que por sinal é um excelente sistema, muito pouco intrusivo.

Mas ainda assim é assinalável a diferença.

Os acabamentos do VW não impressionam ninguém realmente, é derivado de um segmento C generalista e isso nota-se, se estivesse ao nível de um A3 era excelente... mas não está.

5.jpg

5.jpg

Demasiado plástico duro sem revestimentos...

certo em relação a alguns acabamentos/ paineis, sobre a montagem a mesma é exemplar.
mas a diferença de 8k para um X1 e diferença ligeiramente menor para um Q3 (mas um projecto de 2011), paga-se em qualquer lado, não há milagres.

se a base do X1 é igual ao S2, então a coisa é mais aguda. É que um X1 com o msmo equipamento que o Tiguan a diferença é abismal de preço

certo em relação a alguns acabamentos/ paineis, sobre a montagem a mesma é exemplar.
mas a diferença de 8k para um X1 e diferença ligeiramente menor para um Q3 (mas um projecto de 2011), paga-se em qualquer lado, não há milagres.

se a base do X1 é igual ao S2, então a coisa é mais aguda. É que um X1 com o msmo equipamento que o Tiguan a diferença é abismal de preço

Dos testes drive e visitas que fiz aos stands, o Tiguan é bastante sólido, mas de facto alguns dos materiais interiores podiam ser melhores, penso mesmo que o Golf tem alguns pormenores melhor resolvidos.

Em relação ao X1, achei que o X1 tem melhores materiais e tão boa construção.
Mas sim de facto o X1 custa nas minhas simulações pelo menos mais 5.000€ que o Tiguan. :sh) Com vantagem do Tiguan em alguns extras, como por exemplo a possibilidade do discover pro.

Back