Suvs - Porquê???

Culpado! Assumo... tenho sérias dificuldades no "tagging" destes veículos.

Por exemplo, um 2008 será um Crossover? Fica ali acima do 208 em espaço e versatilidade mas não tem as capacidades dinâmicas do 308. Agora capacidades de off-road e a tal robustez por ter rodas maiores é algo discutível. E escolher estes crossovers com base nos buracos da estrada? Da ultima vez que andei num CX3 (muito porreiro!) vi-me e desejei-me quando passava em cada tampa de esgoto mais desnivelada (jantes e pneus culpados).

E acho mesmo discutível que se invoque uma maior sensação de segurança nestes veículos. Em caso de choque até compreendo (seg. passiva), agora em termos activos a mim não me inspiram assim tanto.

Que se note que isto não são críticas veladas nem aos veículos nem a quem os compra, longe disso. Apenas uma discussão saudável de diferenças.

Outro exemplo, aqui há dias num tópico o @vanquish dizia que ponderava um 2008 (ou equivalente) face a um segmento C para andar em cidade em para-arranca e pequenos mas multiplos percursos de cidade, entrar, sair, etc.

Provavelmente sim, ganharia em conforto na entrada, saída, abrir porta, ergonomia, posição de condução, etc. No entanto na minha opinião, num destes veículos se for escolhida uma jante grande + pneu de baixo perfil a juntar à taragem mais seca da suspensão (centro de massa obriga), torna o pisar algo desconfortável em piso menos bom... no global, ao fim do dia, não sei se a praticabilidade se imporá ao pisar mais desconcertante.

E tudo isto também depende muito do condutor, há quem ande de Samurai e ache perfeito...

Na realidade, o 2008 é mais um 208 com mais mala versão salto alto. No máximo será um CUV ( crossover ) Em termos de dimensões exteriores, está ali a meio caminho entre o seu segm base e o C.

Para quem leva com muita lomba e piso agreste no dia a dia dá algum jeito.

De resto, o comportamento dinâmico não difere por ai alem em relação ao 208 pq tb não levanta assim tanto do chão mas o suficiente para passar mais á vontade por cima de alguns obstáculos.

Estas pequenas diferenças acontecerão com os outros modelos + versão manga arregaçada, como Clio/Capur e outros.

Eu tinha ideia que SUV's eram tipo Audi Q7 , BMW X5, Citroen C-Crosser, Volvo XC90, e outros que tais, efectivamente veículos de turismo mas com utilidade também desportiva, neste caso fora de estrada, podendo contar com tracção 4x4. E estes sim são veículos que foram projectados para fazerem algumas saídas de estrada.

Bem diferente de um 2008 ou Polo Cross ou C3 XTR.

Aos meus é ao contrário, o GLA é muito mais bonito do que o Golf, sendo o Golf um dos mais feios do segmento e visto daqui esse Golf é dos anos 90, pelo menos pelas ópticas parece dessa altura mas posso estar enganado.

Cumps

As linhas e proporções transcendem o "parece dos anos 90" isso vem apenas dos artifícios estéticos e apêndices leds e companhia

O Golf é dos mais "sem sal" do segmento, não diria feio.
Feio é o GLA, faróis bolhosos, proporções estranhas... sinceramente para mim é o Juke da Mercedes, só vende porque é do segmento que é...

Alguma vez isto:
mercedes_gla_2017_04.jpg

é mais bonito que isto?

volkswagen-golf-estreia-visual-renovado-motor-15-tsi-e-novo-cambio-dsg.jpg

apêndices o GOlf também os tem, já não parece tão "anos 90" pois não?
zgolf-012.jpg

Eu tinha ideia que SUV's eram tipo Audi Q7 , BMW X5, Citroen C-Crosser, Volvo XC90, e outros que tais, efectivamente veículos de turismo mas com utilidade também desportiva, neste caso fora de estrada, podendo contar com tracção 4x4. E estes sim são veículos que foram projectados para fazerem algumas saídas de estrada.

bom a maioria dos X1, X3, X4 e X5 são sDrive (fwd ou rwd); o mesmo para o XC60/90

Também acho que esse GLA é das coisas mais horríveis que existe. Ao longe até o confundo com um Citroen cactus

Sim, os SUVs são esses que apontas, mas pensei que a discussão era mais abrangente.

Mas olha que aí também estás a misturar conceitos, um 2008 é no global algo diferente de um 208. Um Polo Cross é mesmo um derivado com ligeiras alterações do Polo

bom a maioria dos X1, X3, X4 e X5 são sDrive (fwd ou rwd); o mesmo para o XC60/90

Pois e alguns desses serão então SUV Compactos digo eu, e posso estar enganado mas penso que foram projectados para algumas saidas de estrada.

Sim, os SUVs são esses que apontas, mas pensei que a discussão era mais abrangente.

Mas olha que aí também estás a misturar conceitos, um 2008 é no global algo diferente de um 208. Um Polo Cross é mesmo um derivado com ligeiras alterações do Polo

E é mais abrangente, só que como se falou nos suvs e crossovers fiquei na duvida se estaria certa a minha definição de suv.

Sim um 2008 é diferente de um 208 mas o 2008 terá sido projectado para saidas de estrada ou apenas uma versão optimizada para percursos de estrada e urbanos onde há sempre lombas , passeios e afins ?

E é mais abrangente, só que como se falou nos suvs e crossovers fiquei na duvida se estaria certa a minha definição de suv.

Sim um 2008 é diferente de um 208 mas o 2008 terá sido projectado para saidas de estrada ou apenas uma versão optimizada para percursos de estrada e urbanos onde há sempre lombas , passeios e afins ?

A minha pergunta é um pouco mais dura que essa: é mesmo mais fácil lidar com os obstáculos da cidade (buracos, lombas - bandas-sonoras, tampas de esgoto) com um crossover tipo CX3, 2008, que com um Mazda2 ou um Peug 208?

Em que sentido?

Faz assim: Mete um GLC 4matic e um X3 em off road ou um GLE e um X5 e a tua definicao de SUV fica invalida.

Apenas um é capaz off road.

A minha pergunta é um pouco mais dura que essa: é mesmo mais fácil lidar com os obstáculos da cidade (buracos, lombas - bandas-sonoras, tampas de esgoto) com um crossover tipo CX3, 2008, que com um Mazda2 ou um Peug 208?

Em que sentido?

Mais fácil como quem diz, ou seja não danificas tão facilmente a parte de baixo, mas é claro que com o devido cuidado um 208 tambem se safa bem.

Carros tipo Alfa Mito é que se vêm tramados, raspam-se com muita facilidade.

Em que sentido?

Tem a ver com o curso da suspensao. E muito mais confortavel um GLA do que um A com a mesma suspensao e pneus.

Quando aluguei no Porto um CLA amg line com 225/40 R18 a descer a minha rua raspei a frente ( algo que nunca aconteceu com passat 225/45 r17 ou os corsas).

Mas no GLA posso ter 235/45R19 e nao preciso preocupar com obras, desniveis, lombas, carris do tram, carris do comboio ou estacionar em passeios.

Isto e o meu dia a dia. Se fiz o mesmo com golfs, cooper S, etc. Sim fiz.
Se fiz com o mm relaxamento? Nao

Quando aluguei no Porto um CLA amg line com 225/40 R18 a descer a minha rua raspei a frente

AMG line tem a suspensão rebaixada, certo?

Eu tenho um A4 Sport (suspensão rebaixada) e também é fácil de raspar em muito locais. Nunca mais vou querer um carro com suspensão desportiva (as costas também já não estão para essas aventuras).

Mas não é preciso um SUV para ter uma suspensão confortável e que não raspe.

São visões e opiniões.

No que toca a assassinar carros em cidade só me queixo mesmo em casos de carros seg. D em que a distancia entre eixos pode fazer raspar a frente no ataque a declives. Lembro-me de vários locais onde tinha de tentar entrar em diagonal ou coisa semelhante. Aqui um SUV pode mudar alguma coisa sim.

Agora um segmento B (por exemplo) em cidade não vejo como possa sofrer mais que um equivalente Cross... aliás acho estes ultimos mais desconcertantes no pisar e abordar bandas sonoras, etc.

AMG line tem a suspensão rebaixada, certo?

Eu tenho um A4 Sport (suspensão rebaixada) e também é fácil de raspar em muito locais. Nunca mais vou querer um carro com suspensão desportiva (as costas também já não estão para essas aventuras).

Mas não é preciso um SUV para ter uma suspensão confortável e que não raspe.

Claro. No GLA tambem existe amg line e normal ou off road.

Eu pedi para ter a normal. Nao quis amg line. Quando ofereceram as jantes 19 235/45 R19 nao fiquei muito contente mas em Zurique nao e problema.

Claro que e possivel ter o classe C ou A comfort mas nunca vai ser tao confortavel como o GLA.

No inverno vou meter 215/60r17 e ja posso dizer algo.

Obvio que nao e preciso SUV p ser confortavel. Quem fizer 90% AE uma berlina é melhor.

Porque sao muitos mais good looking:
141580d1500969959-gla-200-7gtronic-night-star-versao-suica-modelo-2016-6500-kms-gla-garagem-ac-hotel-milano.jpg

Isso é como comparar aquela gaja "next door" sem sal, que não é boa nem má, com aquela cheiinha com grandes melões... pensas "até era bom entrar naquilo" mas no fim de contas continuas a ter comido uma gaja gorda.

Aos meus é ao contrário, o GLA é muito mais bonito do que o Golf, sendo o Golf um dos mais feios do segmento e visto daqui esse Golf é dos anos 90, pelo menos pelas ópticas parece dessa altura mas posso estar enganado.

Cumps

Isso é a tua costela anti-VAG a falar. O Golf nem é bonito nem é feio, é simplesmente um pãozinho sem sal. Se chegasse cá um alien e me perguntasse a definição de "automóvel", eu responderia com "VW Golf". Faz de tudo um pouco e não faz nada especialmente bem.

Last edited:
São visões e opiniões.

No que toca a assassinar carros em cidade só me queixo mesmo em casos de carros seg. D em que a distancia entre eixos pode fazer raspar a frente no ataque a declives. Lembro-me de vários locais onde tinha de tentar entrar em diagonal ou coisa semelhante. Aqui um SUV pode mudar alguma coisa sim.

Agora um segmento B (por exemplo) em cidade não vejo como possa sofrer mais que um equivalente Cross... aliás acho estes ultimos mais desconcertantes no pisar e abordar bandas sonoras, etc.

A diferença não está tanto na sensação do pisar mas na velocidade em que se entra numa lomba, por exp. Com os carros normais, nalgumas aqui da zona, quase que tinha que parar para não bater, no saltos altos, passo na boa sem grandes preocupações. Garagem ingreme e outras trampas do dia a dia ib idem.

Quanto á dinâmica em condições normais ou consumos, em relação ao modelo base não há grande diferença numa condução familiar. É que bem vistas as coisas, em principio, os aSUVados não são para andar a abrir ou cortar curvas com a faca nos dentes, né ? [:D]

São para andar smooth a fazer o serviço completo do dia a dia.

Last edited:
São visões e opiniões.

Estas discussoes sao pointless sem exemplos praticos. Eu vou a milao muitas vezes. O que se considera estado aceitavel e muito diferente de Zurique.

Eu vou pelo interior para milao e em 300 kms nao tens estradas piores que a nossa A8.

Em milao ate os taxis rangem. Andei num chrysler e aquilo em cada arranque.

Isto para dizer que o cuidado que vejo em Zurique nao se ve em milao: Nao abrandar em lombas a 60, estscionar em passeios e subir a 30.

E fazem isso tudo com fiat 500s. Nao precisam SUV.

Quem ler os meus posts pode pensar que sou anti-qqr-coisa. Na realidade nada disso, quando comprar o meu próximo carro tenho a certeza que vou equacionar um veículo destes.

Interessante é ver a percepção que os diferentes utilizadores tem dos diferentes formatos. Por exemplo o @Silver nem gosta da posição de condução, coisa que a maioria das pessoas aprecia: desde a visibilidade ao ângulo das pernas.

Mesmo a sensação de segurança e de conforto são algo bem mais subjectivo do que possa parecer.

Back