ARMIC
New member
Culpado! Assumo... tenho sérias dificuldades no "tagging" destes veículos.
Por exemplo, um 2008 será um Crossover? Fica ali acima do 208 em espaço e versatilidade mas não tem as capacidades dinâmicas do 308. Agora capacidades de off-road e a tal robustez por ter rodas maiores é algo discutível. E escolher estes crossovers com base nos buracos da estrada? Da ultima vez que andei num CX3 (muito porreiro!) vi-me e desejei-me quando passava em cada tampa de esgoto mais desnivelada (jantes e pneus culpados).
E acho mesmo discutível que se invoque uma maior sensação de segurança nestes veículos. Em caso de choque até compreendo (seg. passiva), agora em termos activos a mim não me inspiram assim tanto.
Que se note que isto não são críticas veladas nem aos veículos nem a quem os compra, longe disso. Apenas uma discussão saudável de diferenças.
Outro exemplo, aqui há dias num tópico o @vanquish dizia que ponderava um 2008 (ou equivalente) face a um segmento C para andar em cidade em para-arranca e pequenos mas multiplos percursos de cidade, entrar, sair, etc.
Provavelmente sim, ganharia em conforto na entrada, saída, abrir porta, ergonomia, posição de condução, etc. No entanto na minha opinião, num destes veículos se for escolhida uma jante grande + pneu de baixo perfil a juntar à taragem mais seca da suspensão (centro de massa obriga), torna o pisar algo desconfortável em piso menos bom... no global, ao fim do dia, não sei se a praticabilidade se imporá ao pisar mais desconcertante.
E tudo isto também depende muito do condutor, há quem ande de Samurai e ache perfeito...
Na realidade, o 2008 é mais um 208 com mais mala versão salto alto. No máximo será um CUV ( crossover ) Em termos de dimensões exteriores, está ali a meio caminho entre o seu segm base e o C.
Para quem leva com muita lomba e piso agreste no dia a dia dá algum jeito.
De resto, o comportamento dinâmico não difere por ai alem em relação ao 208 pq tb não levanta assim tanto do chão mas o suficiente para passar mais á vontade por cima de alguns obstáculos.
Estas pequenas diferenças acontecerão com os outros modelos + versão manga arregaçada, como Clio/Capur e outros.