Suzuki Jimny JLX 2019

Hoje fui à Tabua e subi por lá cima até à Terra Chã. Mas lá em cima estava nevoeiro e não se via nada. :(
E até tem uma vista porreira para a Encumeada e para o Lombo do Mouro. Já estive lá uma vez com tudo aberto mas dessa vez fui a pé mas desde cima da Levada do Lombo do Mouro.

Mas ainda tirei uma foto na subida:
IMG_4939_2 by Ricardo Pestana, on Flickr

Depois fui à Levada de Marques Teixeira na Ribeira da Ponta do Sol:

Untitled by Ricardo Pestana, on Flickr

Entretanto o carro tem já quase 2000 km. Já está na hora da pré-revisão. [:cool:]

Last edited:
Top, quis muito trocar o meu samurai pelo "samurai" mais recente, mas até agora não deu e parte de pagar classe 2 por um carro com menos de 4metros e com menos de uma tonelada tira me do sério.

Enviado do meu VTR-L09 através do Tapatalk

Top, quis muito trocar o meu samurai pelo "samurai" mais recente, mas até agora não deu e parte de pagar classe 2 por um carro com menos de 4metros e com menos de uma tonelada tira me do sério.

Enviado do meu VTR-L09 através do Tapatalk

A questão das portagens para mim não importa pois não as há aqui na Madeira (por enquanto). Mas percebo que isso seja muito importante para o ppl do continente.

O sistema de detecção de colisões tem chateado um bocado. Aquilo tem vários níveis: apenas dá bip (perigo), dá um bip e torna o sistema de travagem mais sensível (muito perigo) e travagem automatica (colisão eminente). Dar um bip acontece por vezes quando passo rente a algo, um carro ou ao passeio. Agora o segundo nível foi ativado hoje sem mais nem menos, tinha apenas uma pequena lomba na estrada.... :confused:

Bah acho que vou passar a desligar aquilo....

Outra coisa que me tem chateado são os faróis automáticos. Desde que não esteja sol aberto ele liga quase sempre os faróis.... :sh)

Last edited:
O sistema de detecção de colisões tem chateado um bocado. Aquilo tem vários níveis: apenas dá bip (perigo), dá um bip e torna o sistema de travagem mais sensível (muito perigo) e travagem automatica (colisão eminente). Dar um bip acontece por vezes quando passo rente a algo, um carro ou ao passeio. Agora o segundo nível foi ativado hoje sem mais nem menos, tinha apenas uma pequena lomba na estrada.... :confused:

Outra coisa que me tem chateado são os faróis automáticos. Desde que não esteja sol aberto ele liga quase sempre os faróis.... :sh)

Em estrada aberta dá jeito, agora quando sais para TT é melhor desligar isso tudo.
Os faróis não serão drls ? Vulgo luzes de dia ?

O sistema anti colisão por vezes é chato, mas a verdade é que a mim já me safou de dar uma traseirada valente. Poupou-me uns bons trocos [;)]

Em relação aos farois eu sou adepto de que deveriam andar sempre ligado no inverno, excepto os que já vêm com DRL. Visibilidade e proteção nunca são demais [;)]

Este tópico está cheio de fotos que mais parecem de catálogo! Parabéns, belo carro, belas paisagens, belas fotos

Em estrada aberta dá jeito, agora quando sais para TT é melhor desligar isso tudo.
Os faróis não serão drls ? Vulgo luzes de dia ?

Essas ajudas quando se mete em 4L desliga tudo automaticamente.

Tem drls sim mas o problema é que noto é que ele liga-me por vezes os médios mesmo durante o dia quando está mais nublado.

O sistema anti colisão por vezes é chato, mas a verdade é que a mim já me safou de dar uma traseirada valente. Poupou-me uns bons trocos [;)]

Em relação aos farois eu sou adepto de que deveriam andar sempre ligado no inverno, excepto os que já vêm com DRL. Visibilidade e proteção nunca são demais [;)]

Pois... também estou naquela de não querer desligar pois pode dar muito jeito um dia. Só espero é que nunca aconteça ele travar de repente assim sem mais nem menos...

Este tópico está cheio de fotos que mais parecem de catálogo! Parabéns, belo carro, belas paisagens, belas fotos

Obrigado. isto da fotografia já ando há mais de meia dúzia de anos. Aos fins de semana era sempre fazer uma caminhada mesmo com objectivo de tirar fotos de paisagem.
Aqui podes ver fotos que tirei desde 2012:
https://www.flickr.com/photos/ricardopestana2012/

Agora com o Jimny o objectivo passou a ser paisagem com o Jimny. [:cool:]

Last edited:
Ontem passei pela zona das Fontainhas e depois fui até à Boca dos Namorados. Mas não tirei fotos.

Hoje regressei novamente à zona das Fontainhas mas fiz um trajecto diferente. Depois subi para a Trompica onde tem o posto florestral e depois desci pelo lado do vale da Serra de Água até à zona das Fontes. E aquilo tem uma vista espetacular:

IMG_4951_2 by Ricardo Pestana, on Flickr

IMG_4952 by Ricardo Pestana, on Flickr

IMG_4955 by Ricardo Pestana, on Flickr

IMG_4959 by Ricardo Pestana, on Flickr

Na zona com a melhor vista tem de se pedir às vacas licença para passar. Encostei o carro ao nariz de uma (devagarinho :) )e a chata não se afastava! Lá tive de sair do carro e ser um pouco mais firme.

E ali um gaijo tem de esquivar das bostas de vaca que estão por todo o lado. [:vm)]

Nada de distracções nesses trilhos. :sh)
Grandes fotos e depois o azul do Suzuki sobressai bem [:cool:]

Muitos trilhos aqui são assim. Mas esse por acaso é largo e não há muito stress na zona mais perigosa. Mais abaixo é que cabe apenas um carro mas aí não tem tanto perigo.

Muito fixe. [:cool:]

Que tal se portam os pneus de origem?

Neste momento quando estão novos, em terreno seco, não tenho nenhuma razão de queixa. Andei em terreno pedregoso e terra solta e se não fizer acelerações bruscas portam-se muito bem mesmo em subidas bem inclinadas.
Em lama andei muito pouco, não deu para testar muito bem. Por aqui tem chovido muito pouco e os trilhos estão todos praticamente secos.

Em areia nunca experimentei, só se um dia levar o carro ao Porto Santo e testar lá os trilhos.

Back