Suzuki Jimny JLX 2019

Algumas observações do dia de hoje:

- fiz hoje a pré-revisão dos 2000 km. Estava tudo ok, demorou uns 30 minutos. Pelo que percebi verificaram níveis dos liquidos e o alinhamento dos pneus.
- apanhei vários choques ao sair da viatura. Só hoje uns 4 ou 5. Num deles quase que dei um salto!
- ao passar numa estrada ele apitou que nem um maluco outra vez sem razão nenhuma. O que é estranho é quem em muitas situações em que eu realmente passo mais rente a um carro ele já não apita! :confused:
- mandei vir uns tapetes de borracha da carbox.de pois não vieram incluídos no carro, só uns de alcatifa. E chegaram hoje a casa. Já os coloquei mas não cheguei a prender ao chão e aquilo tem escorregado um bocado. Amanhã vou ver se os fixo com umas patilhas de plástico que vieram com o carro. Mas tem de ser de dia, hoje não tive tempo.... E depois coloco umas fotos.

Last edited:
Em relação aos tapetes, tirei hoje de manhã os de alcatifa pois os tinha deixado debaixo dos de borracha. Agora já não os sinto a escorregar nem o pedal da embraiagem "esponjoso" como ontem. Vou ver ainda se os fixo ou não.

No meu carro não é como o teu, mas eu tenho os de borracha em cima dos de tecido.

Em relação ao teu tópico, tenho evitado vir aqui por causa das fotos. Fico com muita inveja (mas da boa). [:D]

Como pode um jipinho destes quadrado ser tão atractivo... e esta cor assenta muito bem!
Dá-me logo vontade de ter um e não consigo explicar porquê...

Finalmente com a chegada do fim-de-semana, foi dia de fazer TT. Hoje comecei o passeio na Lombada dos Marinheiros. Subi por lá acima mas sempre com a intenção de me deslocar para Oeste.

A carqueja é um pesadelo para a pintura dos carros. Só o barulho daquilo a arranhar a chapa faz verdadeiros arrepios. Mas é certo que dá uma flor bonita:

IMG_4961_2 by Ricardo Pestana, on Flickr

IMG_4962_2 by Ricardo Pestana, on Flickr

IMG_4964_2 by Ricardo Pestana, on Flickr

Ainda conheci umas vaquinhas:
IMG_4965_2 by Ricardo Pestana, on Flickr

E lá por fim cheguei à estrada ER105. Ainda subi à torre de vigia do Pico da Pedreira:
IMG_4966_2 by Ricardo Pestana, on Flickr

Lá ao fundo dá para ver o Fanal.

A máquina como estava:
IMG_4967_2 by Ricardo Pestana, on Flickr

Ainda passei pelo Rabaçal e saquei mais uma foto do mar de nuvens:
IMG_4970_2 by Ricardo Pestana, on Flickr

Finalmente hoje coloquei as patilhas e o tapete do condutor já não escorrega. [;)]

Amanhã vou ver se dou mais uma volta. [kiss]

Last edited:
o jipinho é porreiro e fica muito bem nessa cor.
fotos fantásticas.
parabéns
a meu ver esse modelo nunca deveria ser chamado de jimny mas sim de samurai, porque a carroçaria, é um upgrade do samurai.
eu tenho um jimny de 1999 e a carroçaria dele nada tem a ver com a carroçaria do novo modelo.
esse traz bloqueio de origem?

o jipinho é porreiro e fica muito bem nessa cor.
fotos fantásticas.
parabéns
a meu ver esse modelo nunca deveria ser chamado de jimny mas sim de samurai, porque a carroçaria, é um upgrade do samurai.
eu tenho um jimny de 1999 e a carroçaria dele nada tem a ver com a carroçaria do novo modelo.
esse traz bloqueio de origem?

Obrigado. Concordo contigo que ele é muito mais parecido ao Samurai do que o Jimny anterior.
Mas tens de perceber que no Japão o Jimny já vai na 4ª geração. Lá o Samurai era o Jimny geração 2.

Bloqueio mecânico de diferencial não. O que tem é um sistema que atua através dos travões que é quando ele tem 1 roda a patinar completamente num eixo ele atua o travão só nessa roda para dar potência à outra. O resultado final é semelhante ao bloqueio mecãnico mas é mais "brusco". Ele tem de esperar que patine para depois atuar.

Obrigado. Concordo contigo que ele é muito mais parecido ao Samurai do que o Jimny anterior.
Mas tens de perceber que no Japão o Jimny já vai na 4ª geração. Lá o Samurai era o Jimny geração 2.

Bloqueio mecânico de diferencial não. O que tem é um sistema que atua através dos travões que é quando ele tem 1 roda a patinar completamente num eixo ele atua o travão só nessa roda para dar potência à outra. O resultado final é semelhante ao bloqueio mecãnico mas é mais "brusco". Ele tem de esperar que patine para depois atuar.
Exato, eles são todos jimny, são todos sj.
Depois adoptaram vários nomes conforme o país.

Hoje subi pela Ponta do Sol acima até ao Pomar de D. João. Depois aí fui em direção a Oeste vindo ter depois à ER 209. Depois desci pela estrada e entrei à direita perto do Parque Empresarial dos Canhas. Fiz uma subida lixada (que o Jimny portou-se mutio bem) e depois tive de voltar atrás e desci até ao sítio do Pinheiro. Depois fui sempre no alcatrão mas como havia tempo ainda fiz o percurso da Ribeira da Ponta do Sol. Finalmente Funchal, lavar o carro e casa.

IMG_4975_2 by Ricardo Pestana, on Flickr

IMG_4973_2 by Ricardo Pestana, on Flickr

IMG_4972_2 by Ricardo Pestana, on Flickr

IMG_4976_2 by Ricardo Pestana, on Flickr

Ontem esteve céu completamente azul. Hoje nevoeiro.

Last edited:
Exato, eles são todos jimny, são todos sj.
Depois adoptaram vários nomes conforme o país.

eu sei disso.
os nomes são alterados conforme os mercados onde são lançados, um bom ex. disso é o vitara que na américa é chamado de sidekick ou geo tracker
por isso eu digo que teria mais lógica ter o nome de samurai, devido ao desenho da carroçaria

possivelmente foi uma questão de marketing, porque se fosse lançado cá como samurai, poderia vender muito menos.

pensei que pelo menos tivesse um diferencial auto-blocante

Outra coisa que tenho de arranjar é isto:
71FWkGKxy0L._SX466_.jpg

Isto dá-me especialmente jeito quando entro num parque de estacionamento e não tenho nenhum um sítio mais à mão para colocar o cartão.

Attachments

• s-l300.jpg
    s-l300.jpg
    21.6 KB · Views: 0
Já vi isso a venda no aliexpress. Quanto a parte de carga, podes comprar um tapete tipo esse, que ele meteu nos hiper ou num aki e usar a solução dele. Não sei como é na madeira, mas aqui há, costuma ser na parte das crianças.
Costumo ver canais de overland australianos e americanos, mas ao ver o canal desse japonês, vi como a cultura é completamente diferente e em vez de ter de ter o maior, eles fazem igual com o menor.

Já tinha ouvido falar disto nalguns grupos do Facebook mas agora aparece uma notícia:
https://www.autocarindia.com/car-news/suzuki-to-stop-selling-jimny-in-europe-415721

O Jimny vai deixar de ser vendido na Europa. Vão deixar de aceitar novas encomendas de clientes europeus. A causa é a regulamentação das emissões de CO2 em 2012, dado que o motor 1.5 não tem qualquer sistema híbrido.
Vai voltar o modelo mas apenas como veículo comercial sem bancos atrás.

83627125_10158003848877300_8757129173387968512_n.jpg

Isto foi carregado num grupo do Facebook.

Last edited:
Já tinha ouvido falar disto nalguns grupos do Facebook mas agora aparece uma notícia:
https://www.autocarindia.com/car-news/suzuki-to-stop-selling-jimny-in-europe-415721

O Jimny vai deixar de ser vendido na Europa. Vão deixar de aceitar novas encomendas de clientes europeus. A causa é a regulamentação das emissões de CO2 em 2012, dado que o motor 1.5 não tem qualquer sistema híbrido.
Vai voltar o modelo mas apenas como veículo comercial sem bancos atrás.

View attachment 149766

Isto foi carregado num grupo do Facebook.
Vítima de ter sido uma pedrada no charco e do sucesso que teve. Se tivessem tido pouca saída , continuava a ser vendido, mas assim, senão venderem muito mais suzukis com co2 baixo, não podem, entram em incumprimento

Já tinha comentado aqui no Fórum que isso estava iminente de acontecer. Até disse que quem comprou ficou com aquilo que será uma relíquia daqui a uns anos.

Quando andei a ver acabei por não comprar, depois quando me arrependi o vendedor disse que já não havia previsão para haver autorização para novas encomendas...

Não percebo por quê do abandono do mercado europeu ... é arranjar outro motor e siga.
Isso era algo que se fazia muito no passado
Basta ver os motores que o Samurai e vitara tiveram dos mais variados fabricantes
Suzuki, mazda, peugeot, Renault, etc

É realmente incompreensível. A própria Suzuki tem motores nos seus modelos mais do que "autorizados". Vai-se lá entender. Achavam que iam vender pouco na Europa e não se deram ao trabalho? Parece estranho ... Apenas incompetência dos decisores? Não seria o primeiro caso.

É que as regras do CO2 não foram anunciadas ontem...

Back