Tabaco

Antes de deixar de fumar, passei a fumar slims do mais fraco que havia durante anos.
Tenho ideia que tinha 0,1de nicotina.
No início custa mas depois é uma questão de hábito. Ah, deixar fumar, idem...

Se há mais fraco não sei, porque já não ligo a isso.

o que faz mal no tabaco não é a nicotina.... a nicotina é apenas muito aditiva, mas até nem traz grandes efeitos nocivos (excepto em enormes quantidades, claro).

por isso, fumar tabaco com pouca ou muita nicotina é indiferente. O que faz realmente mal no tabaco é que estás a inalar para os pulmões produtos altamente cancerígenos que resultam de uma combustão.

no tabaco electrónico, não há combustão, logo à partida seria mais "saudável". No entanto, é bastante recente e não há muita investigação, logo não se sabe os problemas a longo prazo de consumir tabaco desta maneira (porque estás a inalar vapor que decorre de líquidos que envolvem a nicotina e que muitos já foram provados serem cancerígenos também).

depois há a opção de só tomar comprimidos de nicotina ou colocar adesivos. Mas eu não conheço ninguém que use isto sem ser temporariamente para deixar de fumar.

a maneira mais saudável é simplesmente não consumir tabaco. Eu deixei de fumar há 10 anos e foi a melhor decisão da minha vida.

o que faz mal no tabaco não é a nicotina.... a nicotina é apenas muito aditiva, mas até nem traz grandes efeitos nocivos (excepto em enormes quantidades, claro).

por isso, fumar tabaco com pouca ou muita nicotina é indiferente. O que faz realmente mal no tabaco é que estás a inalar para os pulmões produtos altamente cancerígenos que resultam de uma combustão.

no tabaco electrónico, não há combustão, logo à partida seria mais "saudável". No entanto, é bastante recente e não há muita investigação, logo não se sabe os problemas a longo prazo de consumir tabaco desta maneira (porque estás a inalar vapor que decorre de líquidos que envolvem a nicotina e que muitos já foram provados serem cancerígenos também).

depois há a opção de só tomar comprimidos de nicotina ou colocar adesivos. Mas eu não conheço ninguém que use isto sem ser temporariamente para deixar de fumar.

a maneira mais saudável é simplesmente não consumir tabaco. Eu deixei de fumar há 10 anos e foi a melhor decisão da minha vida.

Cuidado. Essa ideia pode fazer crer que fumar folhas de tabaco sem aditivos não tem risco de cancro e isso não é de todo verdade. O subproduto da queima do tabaco tem ele próprio várias substâncias cancerígenas.
Por outro lado a própria nicotina tem efeitos cancerígenos: provoca o crescimento celular, ajuda na transição Epitelial-Mesenchymal, que é digamos assim motor de arranque para vários tipos de cancro, inibe o CHK2 que é um supressor tumoral que o nosso corpo produz, etc.
Em suma, a ideia de que a nicotina por si só não faz mal está incorreta.

Passando a idade da maluqueira, que acaba ali por volta do 24 ou 25 anos, não vejo razão para não se parar de fumar. Eu parei por volta dessa altura, quando assentei um pouco e comecei a pensar o que queria ser na vida. Fumador não era uma delas. Pessoalmente acho que não parar de fumar é um reconhecimento íntimo de fraqueza de espírito. Pessoalmente! Não julgo ninguém, cada um com as suas fraquezas.

Cuidado. Essa ideia pode fazer crer que fumar folhas de tabaco sem aditivos não tem risco de cancro e isso não é de todo verdade. O subproduto da queima do tabaco tem ele próprio várias substâncias cancerígenas.
Por outro lado a própria nicotina tem efeitos cancerígenos: provoca o crescimento celular, ajuda na transição Epitelial-Mesenchymal, que é digamos assim motor de arranque para vários tipos de cancro, inibe o CHK2 que é um supressor tumoral que o nosso corpo produz, etc.
Em suma, a ideia de que a nicotina por si só não faz mal está incorreta.

what? [:D]

onde é que eu disse isso?? [:)]

Pessoalmente, também gostaria de deixar de fumar. Menos mau, não existe. É mesmo cortar. Irrita-me ser uma pessoa que até passa uns dias sem fumar, mas em momentos específicos caio sempre na fraqueza. Nunca fui muito de comprar cigarros, passei para as cigarrilhas e agora não gosto de cigarros. Tenho tentado substituir pelo IQOS, que sinceramente não me parece isente de riscos, como é óbvio. Embora se torne muito mais caro do que as cigarrilhas, que é do mais barato que se pode adquirir.
Em casa aos fins de semana, quando estou em família, não fumo. Nem à frente do meu filho.

Mas quando estou sozinho, como trabalho muito ao telemóvel e pc, acabo por ir pegando sempre nalguns ao longo do dia.

Como sou também músico e faço animação em casamentos e eventos, dado que o meu trabalho actual é por intervalos (do género, música durante 40 minutos, paragem de 1 hora para DJ. Música durante 1 hora, paragem de 1 hora para animação, jogos e similares), essas paragens estragam tudo.

Tenho para mim que o melhor mesmo é não comprar. Se estiver lá não vou sair para comprar. Nos últimos 3 meses tinha recorrido só ao IQOS, mas de vez em quando lá compro um maço de cigarrilhas e pronto. Vai uma atrás de outra. É um vício que me irrita e deprime ao mesmo tempo. E é mesmo só força de vontade. Mas tenho de arranjar vontade para cortar de vez com o que quer que seja.

Portanto, tabaco mais fraco, isto ou aquilo é uma ilusão. O melhor mesmo é tentar deixar. Ou reduzir ou cortar de vez.

Na minha opinião, a haver mesmo necessidade de fumar, eu opto pelos electrónicos. É verdade que os efeitos a longo prazo ainda não são conhecidos mas tudo aponta para que sejam muito menos nocivos do que os tradicionais.

No meu caso já conto com mais de três anos de e-cig sem vontade nenhuma de voltar aos tradicionais, e como bónus ainda poupo uns trocos.

Quanto à nicotina, aconselho darem uma vista de olhos ao documentário "You Don't Know Nicotine", provavelmente ficarão surpreendidos.

Na minha opinião, a haver mesmo necessidade de fumar, eu opto pelos electrónicos. É verdade que os efeitos a longo prazo ainda não são conhecidos mas tudo aponta para que sejam muito menos nocivos do que os tradicionais.

No meu caso já conto com mais de três anos de e-cig sem vontade nenhuma de voltar aos tradicionais, e como bónus ainda poupo uns trocos.

Quanto à nicotina, aconselho darem uma vista de olhos ao documentário "You Don't Know Nicotine", provavelmente ficarão surpreendidos.

Qual o modelo, tipo ou marca de eletronico que usas?

Eu fui dos primeiros a usar iqos, até cheguei a ser "patrocinado" por eles com o aparelho e heets à pala para fazer publicidade no insta. Usei uns meses e voltei ao tabaco...

Antes disso já tinha gasto uns 200e em cigarros eletrónicos, um deles usei durante 1 ano quase, junto com tabaco. Depois deixei de usar...

Há 2 anos comprei outro cigarro electrónico, desta vez de recargas, usei 3 meses e perdi o gosto.

Andei, desde então a fumar tabaco e cigarrilhas, mais nas cigarrilhas pois saciavam mais e duravam mais, já andava numa de 2 maços por semana, depois passei para um por semana, depois andava apenas a fumar 1 a 2 por dia...

Bem, como ando muito focado no treino, gym e alimentação, o tabaco, fosse qual fosse, só me prejudicava, então desde Outubro do ano passado que deixei de fumar.

Nunca pensei que fosse tão fácil, sinto-me muito melhor, mais paladar, maior resistência, respiro melhor, a minha roupa e mãos nunca mais tiveram o cheiro intragável do fumo do tabaco...

Admito que ter deixado de frequentar bares e cafés devido ao covid ajudou, mesmo que entre num não se pode fumar no interior, e a mim sabia-me bem fumar um cigarro em conjunto com o café ou outra bebida. Também não vou lá para fora para estar a beber um café ao frio e a fumar.

Voltar
Superior