Por acaso tenho alguma 'aversão' a este tipo de tópico, ou assunto. Eu até sei algumas velocidades máximas, anunciadas pelas marcas, porque leio as fichas técnicas e acabam por aparecer lá os valores.
No entanto, acho que quando se discute este tema deve falar-se do valor eficaz. O valor útil, uma espécie de 'valor rms' e não o 'pico' que acaba por ser inútil. Isto é como ter um rádio 4X50W mas cujo o valor RMS é 4X20W. Ou indo mais longe, nas tomadas de casa temos 230V RMS, mas de pico temos uns 300 e tal.
Nos motores, embora matematicamente seja algo completamente diferente, acaba por ocorrer algo na mesma linha de raciocínio. Uma coisa é o valor eficaz, útil, do qual podemos usufruir. Volta e meia perguntam-me a velocidade máxima do meu carro, e eu costumo dizer sempre o valor que a marca anuncia, no entanto ele passa ou já passou esse valor, mas... é do vento, do piso, da inclinação, enfim - factores externos. E isso para mim, não conta para nada.
A questão dos TDI é um facto, e é verdade o que o
REDLINER diz, no Ibiza esse motor era rei e senhor, cheguei a conduzir um Ibiza com essa motorização, e realmente aquilo era muito bom, no entanto não tive experiência suficiente para avaliar estas questões da velocidade, até porque nunca me interessaram muito.
No caso dos Golf e companhia limitada, é que há um abuso/exagero incompreensível, aliás, o que o
rogerAjacto refere, já me aconteceu! Um amigo meu que teve, em tempos um Golf IV 1.9 TDI de 130CV, falava-me que aquilo dava, imaginem só - 245 Km\h, na A25!!! Um dia fomos a Aveiro no carro, e lá ia a puxar, chegou a valores interessantes, que não me lembro ao certo, mas talvez 210/215, e o comentário dele foi 'não sei o que se passa, devo ter a maf lixada' :sh)[

]
Mas pronto, são exageros, e este tipo de exagero que nasceu nos TDI estendeu-se aos Diesel no geral, o que é uma pena. Lembrei-me agora de outra que já ouvi - Ibizas a 260, de origem [

] Acho que é, claramente, não ter a menor noção de automóveis, de motores, de características, etc.
Mas pronto, que sejam felizes assim.