TDI que perde potência...

bricardo

New member
Boas, é o seguinte: um colega comprou à pouco tempo um golf tdi, penso que de 110cv, importado com cerca de 100mil km, acontece que o carro de vez em quando perde potência e nem dos 130km/h passa, não acende luz nenhum de aviso.
Basta desligar e ligar o carro e fica normal.

O que será? já ouvi falar de EGR?

desde já agradecido pela ajuda.

Pode ser MAF, como pode ser o turbo a fazer pressão a mais e a centralina mete o motor em modo de segurança!
Penso eu de que!

citação:Originalmente colocada por dysplay21

com sorte é so maf, com azar ja tem 100mil em cada eixo.

Nem vamos por aí, senão o rapaz ainda se chateia outra vez comigo

citação:Originalmente colocada por bricardo

:D

só compra quem quer... ele tá sujeito ;)

citação:Originalmente colocada por bricardo

n desejo isso a ninguem, com sorte é so mesmo maf.

por acaso ando agora com esse problema.. tenho quase a certeza do q é, mas como nao é grave vou auscultando opinioes..

tenho um topico sobre o assunto no CGP, q vou por aqui:
http://clubegolfpt.com/forum/viewtopic.php?t=12413&highlight=

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Bem.... ja ha um mes o meu irmao se queixou q andando em AE a 140kmh estaveis, o carro começava a ter dificuldade em manter a velocidade e pasado um bocado cortava mesmo a potencia quase toda...

Ontem ia para o porto, tb com o CC a 140kmh, e comecei a notar q em algumas subidas ja n mantia tao facilmente, e a certa altura desligou memso quase tudo...

desengatei, desliguei a chave voltei a ligar, e voltou ao normal...

Da outra vez, liguei o Vcom e apareceu.me um erro do genero "failure to regulate boost" ou algo do genero

desta vez ainda na fui ao carro ver, mas desconfio q seja o mesmo.

Para mais, noto q se a valvula/rele/pwm ou whatever q controla o turbo, qdo tenho a chave na posiçao 2 esta sempre a clicar.. depois ponho video.

Assim sendo.. q vos parece? sera a cena q controla o turbo, o sensor de pressao, ou o turbo?

o motor é o AGR, tdi de 90cv, com geo fixa.

Nao é carro de menina e uso alegremente as rotaçoes todas das 1000 as 4000.

Sugestooes e preços, para a cena q controla o turbo e para o sensor de pressao MAP

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
vamos a votos.. é a ceninha q controla o turbo?

citação:VAG-COM Version: Release 311.2-N

Control Module Part Number: 038 906 018 BL
Component and/or Version: 1,9l R4 EDC G500SG 2114
Software Coding: 00002
Work Shop Code: WSC 01316
1 Fault Found:

17958 - Charge Pressure: Control Deviation
P1550 - 35-00 - -

CIMG0216Medium.jpg

a cena q clicava ha uns tempos era esta... mas estranhaentee agora esta sugadinha...

vou ver se n émto cara, e troco

Se isso acontece de vez em quando é a valvula que regula a pressão do turbo,também já me aconteceu o mesmo,se acontecer sempre é o medidor de massa de ar.
cumps

citação:Originalmente colocada por mario_renato

por acaso ando agora com esse problema.. tenho quase a certeza do q é, mas como nao é grave vou auscultando opinioes..

tenho um topico sobre o assunto no CGP, q vou por aqui:
http://clubegolfpt.com/forum/viewtopic.php?t=12413&highlight=

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Bem.... ja ha um mes o meu irmao se queixou q andando em AE a 140kmh estaveis, o carro começava a ter dificuldade em manter a velocidade e pasado um bocado cortava mesmo a potencia quase toda...

Ontem ia para o porto, tb com o CC a 140kmh, e comecei a notar q em algumas subidas ja n mantia tao facilmente, e a certa altura desligou memso quase tudo...

desengatei, desliguei a chave voltei a ligar, e voltou ao normal...

Da outra vez, liguei o Vcom e apareceu.me um erro do genero "failure to regulate boost" ou algo do genero

desta vez ainda na fui ao carro ver, mas desconfio q seja o mesmo.

Para mais, noto q se a valvula/rele/pwm ou whatever q controla o turbo, qdo tenho a chave na posiçao 2 esta sempre a clicar.. depois ponho video.

Assim sendo.. q vos parece? sera a cena q controla o turbo, o sensor de pressao, ou o turbo?

o motor é o AGR, tdi de 90cv, com geo fixa.

Nao é carro de menina e uso alegremente as rotaçoes todas das 1000 as 4000.

Sugestooes e preços, para a cena q controla o turbo e para o sensor de pressao MAP

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
vamos a votos.. é a ceninha q controla o turbo?

citação:VAG-COM Version: Release 311.2-N

Control Module Part Number: 038 906 018 BL
Component and/or Version: 1,9l R4 EDC G500SG 2114
Software Coding: 00002
Work Shop Code: WSC 01316
1 Fault Found:

17958 - Charge Pressure: Control Deviation
P1550 - 35-00 - -

CIMG0216Medium.jpg

a cena q clicava ha uns tempos era esta... mas estranhaentee agora esta sugadinha...

vou ver se n émto cara, e troco

Essa valvula é o que controla a pressão do turbo,quando não tá em condições bloqueia e o carro não desenvolve.A do minha passat 90cv também anda a fazer "clic",o mecãnico onde vou, disse-me que o "clic" não significa problema,quando o faz a valvula está em autolimpeza depois para,mas se anda a bloquear o mais certo é já não tar nos melhores dias.
Quando mudei a minha e se não me falha a memória ficou por 70€,valvula da bosh,não sei se há outras marcas,e já com mão-de-obra e teste no vag.com.
cumps

Last edited:
Essa coisa de o carro perder potencia e desligando e voltando a ligar voltar ao mesmo tb me aconteceu uma vez com o tdi 110. Na altura teve que levar a valvula de pressão do turbo. Na altura paguei na seat cerca de 12 contos já com mão de obra na seat. Mas já foi em 2000.
Cumprimentos

Deve ser a válvula N75 avariada ou alguma das tubagens de 3mm que ligam lá com fuga.

Não é o medidor de massa de ar. Lá por estes serem problemáticos, não significa que qualquer sintoma de perda de potencia seja da MAF.

Uma N75 anda á volta dos 40€, fora da marca.

Ora vamos lá...já me aconteceu precisamente o mesmo num Tdi, tb motor AGR...e era mesmo a válvula N75.
Em AE, se tentasse forçar o andamento, aos 140km/h fechava a loja..notava-se mesmo o motor a perder rendimento...a subida da A1, sentido Sul-Norte, na Serra de aire, que costumava fazer sempre a 140km/h até ao cimo, não passava dos 100km, e já era um bom a essa velocidade...

Tubos bem investigados, um em mau estado, foi trocado. Mesmo assim mantinha o mesmo sintoma...sempre que puxava pelo motor, em que o turbo tivesse de ir à pressão máxima....puffff...

Resolução: N75 nova...preço: cerca de 25€..onde: na Ford, pedindo essa peça como sendo para uma Galaxy TDi 90cv... e não é que o bixo ficou novo outra vez?;)

medidor da massa de ar. tao problematico nesse motor, o 110. nos outros se calhar nem tanto. mas tanto qto sei e mais provavel no de 110 cv...

Back