Luisg
Eu não digo que nos 100 Hz não existam alguns sintomas de arrastamento ou ruído. É, porém, uma questão de prioridade. Prioridade entre pureza (que, se calhar, é psicológica) e conforto visual.
E a questão é: Em 50 Hz, o cérebro tem que fazer um maior esforço para se adptar à cintilação. Habituação a que custo para o cérebro e olhos ?
Mas tudo depende da televisão de 100 Hz, o mesmo é dizer do seu preço. Eu tenho uma que era topo de gama em 2002 (Sony 32 FQ 75, com DRC, etc) e não noto artefactos nenhuns, nem nos GP de F1 ou outras imagens de movimento rápido. Aliás, tenho a opção de escolher no menu 50 Hz, 100 Hz simples e 100 Hz-DRC e só uso esta última. A bem dos meus olhos.
Com o devido respeito deves andar a ver Tv's 100 Hz de gama baixa.
É um pouco como ter direcção assistida ou não ter. Os puristas poderão dizer que a Dir. Assist. retira feeling, etc... Eu que não sou piloto de automóveis nem faço corridas quero é ter uma dir. que me facilite as manobras, estacionamentos, etc, quero lá saber dos feelings da competição.
E falar em pureza (não confundir com qualidade) de imagem numa televisão...: Só vês DVD's ? E neste caso com que tipo de cabos, ligação e leitor de dvd ? A que distância tens a Tv da parede ? Fumas ou permites que alguém fume no sítio onde vês tv ? (o fumo prejudica o ambiente visual)
Pergunto isto porque há quem nem sequer pense em instalar um CD com MP3 no carro. "O MP3 retira muita qualidade à música".