Será mais um míssil hipersónico produzido pelo grok ou chat gpt.
Aquilo é obviamente falso, criado por IA.
Podes ver aqui (3.50) imagens semelhantes da versão russa atacar a Ucrânia.
O que eu acho triste na história do desenvolvimento deste tipo de arma é que ela começou a ser desenvolvida na Europa, mas por excesso de confiança acabou na gaveta.
Os EUA tiveram a mesma atitude que os europeus.
Mesmo quando a China "teve acesso" ao projecto ninguém ligou muito porque "ah e tal temos nuclear", sem perceber as implicações.
O Ocidente só prestou atenção depois da China ter vendido uma versão mais fraca à Rússia (usada contra a Ucrânia) e agora ao Irão.
Os EUA vieram pedir aos europeus os tais planos do hipersónico e os europeus (ingleses e franceses) continuam a fazer ameaças de "ah e tal temos nuclear" sem perceber que nem sequer vão ter tempo de ler os códigos...
Não sei se alguém se lembra da polémica com o regresso dos testes nucleares da Rússia e dos EUA, em que o trump dizia que tinha o direito de voltar a testar armas nucleares porque a Rússia o estava a fazer? Lembram-se?
Eu explico, foi detectada uma detonação, mas não o lançamento, "alguém" equipou um míssil hipersónico com uma ogiva nuclear.
Um icbm convencional demora 25 a 30 minutos da Rússia aos EUA, um hipersónico chinês lançado da Rússia para os EUA demora 4 minutos.