Tensão no Irão

Barril do Brent a 108usd.
Preparem-se para o que aí vem.
Já andamos à anos a preparar para isto. Mas ainda não estamos prontos.

A diminuição da independência energética estrangeira não tem nada a ver com alterações climáticas etc, mas sim com isto que só fica surpreendido quem quer

O gás natural TTF, já vai com mais de 100% de aumento em relação aos valores mínimos de Janeiro de 2026.

Bom, já estou a ver que as voltinhas do fim de semana vão ter que ser radicalmente encurtadas. Sou um privilegiado em apenas viver a 3,5 km do trabalho e numa cidade plana. Se for preciso, vai-se mesmo de bicicleta para o trabalho... [:p]

Os defensores dos USA nesta guerra, vão começar a mudar de posição rapidamente com o aumentos que vão surgir. Passar nas bombas e ver gasóleo simples a 1.99€/L, e ainda vai aumentar mais...

Bom, já estou a ver que as voltinhas do fim de semana vão ter que ser radicalmente encurtadas. Sou um privilegiado em apenas viver a 3,5 km do trabalho e numa cidade plana. Se for preciso, vai-se mesmo de bicicleta para o trabalho... [:p]

Para ti até dá para ir a pé! Muitos não têm essa sorte!

Se as coisas se forem agudizando, como tudo aponta, as consequências são perfeitamente incalculáveis, também a nível económico!

Nem quero imaginar, num cenário mesmo negro, o que isto pode representar em termos de aumentos do custo de vida, desemprego, falências, violência... já para não falar nos desgraçados que estão a levar com as bombas!!!

Brace yourself!​😱

Acho que temos que ter calma.

O mundo e a Europa já passaram por várias crises graves (pandemia, em parte também a guerra da Ucrânia) e, após o medo e algum caos inicial, rapidamente se voltou a instalar a calmaria e a nova "normalidade". Penso (e espero!) que desta vez não será muito diferente.

Os defensores dos USA nesta guerra, vão começar a mudar de posição rapidamente com o aumentos que vão surgir. Passar nas bombas e ver gasóleo simples a 1.99€/L, e ainda vai aumentar mais...

não se pode colocar o egoísmo e a usura à frente de direitos humanos !

a esquerda caviar tem de começar a ir menos de férias.....

é preciso ter muito cuidado com o capitalismo e neoliberalismo selvagem.

Acho que temos que ter calma.

O mundo e a Europa já passaram por várias crises graves (pandemia, em parte também a guerra da Ucrânia) e, após o medo e algum caos inicial, rapidamente se voltou a instalar a calmaria e a nova "normalidade". Penso (e espero!) que desta vez não será muito diferente.
Nas próximas semanas provavelmente os outros produtores vão aumentar a produção, no entanto não se escapa de uma subida prai de 20/30% e de todos os impactos brutais que a mesma tem e acima de tudo de toda a incerteza que isso provoca na economia.
Sendo que nos EUA tens um anormal que serve muito bem os amigos, mas de economia percebe muito pouco como ficou bem visível nas tarifas.

Europa, Índia, China, Coreia e Japão, vão ter que enviar a marinha para o estreito de Ormuz e defender os navios para as exportações continuarem, quer os americanos queiram ou não.
Com o estreito fechado estas economias estão lixadas, não há alternativa imediata.

É o que fazem na Holanda e na Dinamarca, e em muitos outros países, pessoas com QI mais alto que o teu e que o meu. Não sei se já te apercebeste, mas a bicicleta é o único meio de transporte que continua a custar o mesmo depois do choque petrolífero. É grátis e faz o três em um absoluto: poupas em transporte, em ginásio e em tempo. E até em medicamentos para o colesterol e para dormir! E se não houver quedas, nem roubos, nem furos, nem corrente a sair, só tens uma coisa a perder: barriga! (as gajas gostam, pelo menos elogiam a minha...)
Agora, se for usada todos os dias por todas as pessoas, têm potencial para arruinar até ao último centavo o negócio dos sem vergonhas do lobby automóvel e petrolífero. Eles sabem disso e fazem tudo pra não deixar as pessoas usar. Incluindo comprar políticos e autarcas pra complicar a vida aos ciclistas e provocar o máximo possível de mortes.​

Nos últimos 10 dias as bolsas cairam quase 10%... E o impacto ainda nem chegou aos preços (excepto combustíveis), aos juros, à inflação... Coisa pouca para ti.:sh)

3,5% no ultimo mês, no ultimos 10 dias cerca de 2,5%...

Não é pouco, é muito pouco, é uma variação desprezável. Mesmo que fossem 10% era pouco.

image.png

não se pode colocar o egoísmo e a usura à frente de direitos humanos !

a esquerda caviar tem de começar a ir menos de férias.....

é preciso ter muito cuidado com o capitalismo e neoliberalismo selvagem.

Alem de que os combustiveis caros é bom para o combate ás alterações climáticas.

É o que fazem na Holanda e na Dinamarca, e em muitos outros países, pessoas com QI mais alto que o teu e que o meu. Não sei se já te apercebeste, mas a bicicleta é o único meio de transporte que continua a custar o mesmo depois do choque petrolífero. É grátis e faz o três em um absoluto: poupas em transporte, em ginásio e em tempo. E até em medicamentos para o colesterol e para dormir! E se não houver quedas, nem roubos, nem furos, nem corrente a sair, só tens uma coisa a perder: barriga! (as gajas gostam, pelo menos elogiam a minha...)
Agora, se for usada todos os dias por todas as pessoas, têm potencial para arruinar até ao último centavo o negócio dos sem vergonhas do lobby automóvel e petrolífero. Eles sabem disso e fazem tudo pra não deixar as pessoas usar. Incluindo comprar políticos e autarcas pra complicar a vida aos ciclistas e provocar o máximo possível de mortes.​

Não tenho balneário com chuveiro na empresa, nem ciclovia, e a estrada alternativa à principal (onde não podem circular bicicletas) tem buracos / lama / terra.

Não tenho balneário com chuveiro na empresa, nem ciclovia, e a estrada alternativa à principal (onde não podem circular bicicletas) tem buracos / lama / terra.

Balneário e chuveiro não precisas se fores de eléctrica. Ou então dá sempre pra improvisar um chuveiro de campismo com um pulverizador. Agora, a falta de caminho pra chegares à empresa não dá pra remediar, é culpa do teu político ou do teu autarca que foi comprado pelo lobby automóvel . E aí tens de começar a pensar muito a sério em ajustar contas com os gajos.

Entretanto as bolsas (Futures) acabaram de abrir a cair mais de 1,5%... Se o Trump não acaba já com esta loucura esta a crise vai fazer a da Covid parecer uma brincadeira...

Screenshot-2026-03-08-233458.png

Não pode! Senão o parceiro judas dele mostra aí as fotos toadas dele tiradas pelo epstein.

Balneário e chuveiro não precisas se fores de eléctrica.​

Então e a treta do colesterol, da saúde e do desporto?

Ou então dá sempre pra improvisar um chuveiro de campismo com um pulverizador.

Não precisamos dessa ginástica porque não há cá quotas a preencher com malta que se identifica como sei lá o quê, dorme em tendas, barracas ou outros, e tem descuidados de higiene, porque teorizam que o meu cheiro corporal é um mito criado por capitalistas para vender desodorizantes.

Agora, a falta de caminho pra chegares à empresa não dá pra remediar, é culpa do teu político ou do teu autarca que foi comprado pelo lobby automóvel . E aí tens de começar a pensar muito a sério em ajustar contas com os gajos.

Sim, como em muitas autarquias do país, a maior necessidade do concelho e respetivas freguesias é mesmo a criação de vias dedicadas aos ciclistas, até então desconsideradas por conta de um testa de ferro de um príncipe qualquer das arábias sob forma de presidente da câmara.

Back