Já aqui se falou sobre este tema, de contornos muito duvidosos, mas, parece-me, a dúvida mantém-se...
Um católico não incorre em pecado se não acreditar, não é obrigado a acreditar
A ICAR diz sobre este e outros casos que são reconhecidos apenas isto :
"worthy of belief"
deixo assim em inglês porque me soa melhor a abrangência destes fenómenos
---------
Eu pessoalmente acredito por vários factores :
1) o milagre do sol
é certo que a ciência já veio dar uma explicação para o fenómeno
mas todavia não deixa de ser um milagre pela simples razão que era impossível para as crianças preverem com meses de antecedência que ocorreria àquele dia e àquela hora, isso faz por si mesmo um milagre
e depois foi presenciado por milhares de pessoas e encontra-se registado nos jornais da época
2) pela escolha de um lugarejo insignificante em Portugal chamado Fátima
porque é que Deus escolheria esse lugar tão insignificante num mundo todo para transmitir uma mensagem da Mãe de Deus ?
será porque Deus sabendo dos males que haviam de vir, quis dar uma mensagem também aos muçulmanos ?! que tem um plano para eles ?!
é que não sei se sabem, Maria é muito respeitada e querida pelos muçulmanos, apenas não a consideram a Mãe de Deus
e também não sei se sabem, Fátima é o nome da filha predilecta do profeta Maomé
há aqui algo de místico, sobrenatural, na escolha dos locais Fátima, Cova de Iria.......
3) pela época onde aconteceu
um mundo em Guerra, um grande sofrimento da humanidade, e uma outra guerra com Hitler que haveria de surgir
Deus a querer evitar que isso acontecesse
4) porque a Igreja nos primeiros tempos foi descrente, só mais tarde reconheceu que era :
"worthy of belief"
5) pelo testemunho da Lucia
é preciso ser-se muito louco em viver o resto da vida em clausura até à morte aos 90 e tal anos
quem no seu perfeito juízo, mesmo sendo religioso, viveria em clausura total se não tivesse tido alguma experiência mística ?
há uma diferença muito grande em ser-se crente, e o ter uma fé que transcende todas as outras
tipo, os apóstolos antes da ressurreição eram crentes em Deus, mas só depois quando presenciaram o Jesus Ressuscitado é que transcenderam a sua fé