Terá sido Fátima um engano?

Tudo bem, o problema é que estava a falar de outro fenómeno, bem mais terreno: o euromilhões...

Tu, mesmo sem querer, estás a argumentar a favor da tese da geração expontânea.

O euromilhões mostra que, mesmo quando a probabilidade é extremamente baixa, é possível que um determinado evento ocorra.

Tu, mesmo sem querer, estás a argumentar a favor da tese da geração expontânea.

O euromilhões mostra que, mesmo quando a probabilidade é extremamente baixa, é possível que um determinado evento ocorra.

Geração quê?

A probabilidade de me calhar a mim ou ti é extremamente baixa. É por isso que eu quando digo que não te vai calhar a ti, acerto quase de certeza absoluta.

Mas usando a mesma lógica, direi que esta semana o prémio vai calhar a alguém e também acerto quase de certeza. A probabilidade do prémio sair a alguém algures (tendo em conta o número de apostas) é quase 1.

Nada mais.

O euro milhões não mostra nada. São apenas contas.

Eu ainda não percebi é o que é que as probabilidades do EuroM têm a ver com o milagre de Fátima... [:D]

Nem para que "lado" pende o autor desse tema, afinal, Manuel Jasmim, a que conclusão pretende chegar? [;)]

Edit:
Acho que já percebi para que lado "pende", mas acho o exemplo do EuroM um pouco despropositado. [;)]

Última edição:
Quando algum ovnilogista (credível) refere OVNI significa mesmo Objecto Voador Não Identificado, esse acrónimo tem vindo a ser substituído por algo mais abrangente como os "fenómenos aéreos não identificados".
E há também muito cuidado no que toca a classificar quem lá está, normalmente não se fala em ETs mas em "seres animados".

Fátima é um case study, e é um exemplo do poder da fé e da religião em todos os sentidos. No que toca à fenomenologia, não difere muito de outros encontros ou avistamentos, mas este (tal como, possivelmente, outros do mesmo calibre) teve ali aquela pitada religiosa e divina na mensagem dada aos pastorinhos que o tornou num fenomeno religioso de massas perfeitamente aceite pela comunidade.

Não tenho grandes certezas, mas não me admirava nada se houvesse aparições semelhantes noutros sitios do mundo pela mesma altura.

E há também muito cuidado no que toca a classificar quem lá está, normalmente não se fala em ETs mas em "seres animados".

Fátima é um case study, e é um exemplo do poder da fé e da religião em todos os sentidos. No que toca à fenomenologia, não difere muito de outros encontros ou avistamentos, mas este (tal como, possivelmente, outros do mesmo calibre) teve ali aquela pitada religiosa e divina na mensagem dada aos pastorinhos que o tornou num fenomeno religioso de massas perfeitamente aceite pela comunidade.

Não tenho grandes certezas, mas não me admirava nada se houvesse aparições semelhantes noutros sitios do mundo pela mesma altura.
é...

eles 'andem aí', mas não se mostram... (há milhares de anos)[:p]

ld

Para mim foi um grande equivoco..... mas mesmo que não tenha sido e que tudo se tenha passado realmente como dizem (ninguém sabe realmente)
Um ponto importante, a igreja tem um poder enorme na população e podia usar esse mesmo poder para ajudar a mesma. Usar o seu poder de movimentar multidões para levar a razão a à paz a humanidade.

Faz-me imensa confusão as promessas, é como um negócio com Deus.
Quando alguma coisa corre bem "graças a Deus".
Quando corre mal " foi a vontade de Deus". Assim é fácil.

Mete-me imensa impressão a falsidade das pessoas na igreja, a maior parte delas assim que chagam cá foram são capazes das mais atrozes coisas, mentiras, intrigas e por aí a fora. Muitas fazem tudo por tudo para serem as que metem mais $ no cesto é a maior parte a ver quem mete mais ( e a discutir cá fora, este meteu isto este meteu aquilo)

Fiquei completamente revoltado quando num funeral de um familiar meu foram pedir dinheiro durante a missa de corpo presente.

Desengane-se quem pensa que não vou a missa porque de vez em quando até vou e faço-o com enorme respeito. Mas não houve nenhum dia em que fosse e que não ouvisse aquelas pessoas que lá costumam ir a coxixar sobre outra pessoa qualquer.

Quanto a Fátima já lá fui várias vezes e tenho sempre a mesma sensação estarem a "pedir" dinheiro por todo lado. E meti pedir entre aspas porque a igreja defende o sacrifício e depois mete ranhuras e vende velas por todo o lado, para as pessoas fazerem os seus "sacrificios".

Conheci uma pessoa que trabalhou no santuário que disse que a capelinha tem túneis subterrâneos e que o dinheiro sai de lá em carros de mão.

Dinheiro esse que é dado por quem pouco tem e não por que tem muito.

A ideia que tenho é que a crença em Deus/Igreja aumenta quanto menores os estudos da população. Gosto bastante de discutir este tema e quando falo com pessoas com um grau académico superior a grande maioria não acredita em tais questões.

Sim, é uma obra espectacular e grandiosa do ponto de vista arquitectónico, mas uma megalomania do ponto de vista religioso e bem contrária à palavra de Jesus... [;)]

Talvez, o grau de grandeza subjacente esteja estado sempre presente ao longo do tempo, a questão do valor dado ao mesmo é que é possível de algum critério individual, [;)]

Deixo como nota de apontamento a sugestão de leitura do livro “Fátima Nunca Mais” do Padre Mário Oliveira - conhecido como o Padre da Lixa (freguesia de Felgueiras). Este padre católico tem sido um dos grandes divulgadores daquilo que se conhece como a fraude de Fátima ou a mentira de Fátima, relativamente às aparições da Cova da Iria em 1917 e toda a história fabricada pelo clero de Ourém em redor dos menores; Lúcia, Francisco e Jacinta Marto que levariam décadas depois à construção do santuário e à idolatria da imagem de Nossa Senhora de Fátima que, segundo o padre Mário, trata-se da adoração a uma Maria das tradições pagãs e não a Maria progenitora de Jesus e „sua discípula” – Maria enquanto culto ao „divino feminino” que Dan Brown referiu no romance O Código de Da Vinci?

Sobre o Livro :

Quando, há tempos, aceitei participar num debate promovido pela SIC, e respondi abertamente "Não" à pergunta "Acredita nas aparições de Fátima?", foi um escândalo (quase) nacional. Nunca tal se ouvira na televisão, para mais da boca de um padre católico. Infelizmente, o debate abortou pouco depois de ter começado, e quase não me foi possível apontar as razões do meus não. O que terá deixado toda a gente mais ou menos frustrada. E até a pensar menos bem de mim. Mas o impacto da minha resposta foi tal que até o próprio jornalista que conduzia o debate não conseguiu esconder o seu ar de espanto. Apressei-me, por isso, a recordar, tanto a ele como a todas as portuguesas e portugueses que, nessa hora, sintonizavam a SIC - e deveriam ser milhões, tal o impacto do debate - que, ao contrário do que pensa a maior parte das pessoas, mesmo não católicas, as aparições de Fátima não fazem parte do núcleo da Fé cristã católica; o que quer dizer que se pode não acreditar em Fátima e continuar a ser cristão católico romano. MÁRIO DE OLIVEIRA

Padre Mário de Oliveira é mais conhecido por Padre Mário da Lixa.
E, como quem faz jus ao nome que se lhe colou ao corpo, decidiu, em Fevereiro de 2004, fixar de novo residência em Macieira da Lixa, freguesia do concelho de Felgueiras onde, antes de Abril de 1974, foi pároco e, nessa qualidade, foi duas vezes preso pela PIDE e outras tantas julgado no Tribunal Plenário do Porto. Porém, neste seu regresso a Macieira da Lixa, já não tem nada a ver com a paróquia. Vive sem qualquer privilégio eclesiástico, numa casinha alugada no lugar da Maçorra, na proximidade física de companheiras e de companheiros cristãos de base, com quem partilha a vida, os bens e a missão de Evangelizar os pobres e os povos.
Tem cerca de 30 livros publicados, todos fecundamente polémicos ao tempo em que foram editados, com destaque para "Chicote no Templo" (Afrontamento, 1973), "Mas à Africa, Senhores, Por que lhes Dais Tantas Dores" (Campo das Letras, 1997), "Fátima Nunca Mais" (Campo das Letras, 1999), "Nem Adão e Eva, Nem Pecado Original" (Campo das Letras, 2000), "Que Fazer com esta Igreja" (Campo das Letras, 2001), "Em Memória Delas. Livro de mulheres" (Campo das Letras, 2002), "E Deus disse: Do que Eu gosto é de Política, não de Religião" (Campo das Letras, 2002), "Com Farpas. Mas com Ternura" (Ausência, 2003), "Ouvistes o Que Foi Dito aos Antigos. Eu, Porém, Digo-vos" (Campo das Letras, 2004), "Canto(s) nas Margens" (Ausência, 2004), "Em Nome de Jesus" (Arca das Letras, 2005), "O Outro Evangelho Segundo Jesus Cristo" (Campo das Letras, 2005) e "Na Companhia de Jesus e de Ateus. Livro dos Actos Século XXI" (Edição de Autor, 2006).

o sitio do Padre Mrio de Oliveira
index
Entrada

Padre da Lixa nega aparições de Fátima:

http://videos.sapo.pt/NcWCFAthUDOt5CN7HdV1

Muito interessante.

hmmm ok é interessante, mas o principal ficou por dizer, ou seja, as provas...
O que ele disse qualquer um podia ter dito, apenas tem mais crédito por ser padre (ou talvez não).

Já li bastante sobre o assunto principalmente o trabalho do investigador Joaquim Fernandes, estou convencido que se trata de um fenómeno bola de neve. Noutros posts mais atrás há imensos argumentos que desmistificam Fátima e aconselho-te a leitura de alguns desses livros.

O facto do próprio Papa Bento XVI considerar Fátima como não sendo Dogma de Fé diz tudo, significa que quem não acreditar ou não aceitar os milagres e as visões não deixa de ser católico ou ser excomungado por isso. [;)]

Para mim, a aparição de Fátima é muito duvidosa. Depois de revelado o 3º segredo, então, é que qualquer dúvida que podia ter se desvaneceu.

Por que razão, enclausuraram a Jacinta não a deixando ter contacto nenhum com o mundo exterior? Tinham medo que ela desse o dito por não dito? Acho tudo muito estranho.

O projecto foi premiado pelo alto nível das soluções de engenharia adoptadas. É um projecto de grande complexidade estrutural, com a cobertura assente em duas vigas que vencem o amplo vão da nave principal, sem qualquer apoio intermédio.

Já sei, que vão dizer que ando uns meses atrasado, mas eis que, esbarrei hoje com esta pequena curiosidade...
icon10.gif

A Igreja Universal do Reino de Deus decidiu quebrar o monopólio católico na devoção à Virgem de Fátima e iniciou a construção de um santuário próprio em terrenos situados a pouca distância do santuário original. A basílica cuja construção já se iniciou incluirá uma monumental torre espelhada que se erguerá acima do campanário da basílica católica e transmitirá grandes êxitos da música evangélica brasileira a cada hora e meia hora, com volume sonoro que possibilitará audição num raio de vários quilómetros em redor. Não se limitando a construir o santuário, a IURD tem também um milagre e videntes próprios para sustentar a fé e atrair crentes e, à semelhança dos pastorinhos que alegadamente presenciaram as aparições originais, o principal vidente desta nova geração é também pastor, mas de almas. Tião José trocou Pernambuco por Fátima há oito anos para jogar futebol no clube local. Quando a particularidade de não conseguir chutar a direito o fez ser dispensado, procurou empregar-se noutras áreas e encontrou a salvação ao serviço da Igreja Universal, subindo na hierarquia até ser nomeado pastor. No ano transacto, quando passeava por um descampado, pensando na lista de convidados para um churrasco que planeava, viu ao longe, flutuando sobre uma grande couve-galega, uma figura muito brilhante que lhe falou, dizendo ser Nossa Senhora, apesar de falar com a voz do cantor Roberto Carlos. A princípio, Tião julgou tratar-se de um efeito retardado da adolescência passada a cheirar cola pelas ruas de Recife, mas prontamente mudou de ideias porque nunca conseguiu dinheiro para comprar a cola de qualidade superior que permitiria visões tão realistas. Ajoelhando por terra, ouviu a Virgem instruí-lo a construir ali uma capela em sua honra, exigindo que a capela tivesse, pelo menos, oito pisos, parque de estacionamento subterrâneo e ampla área comercial. A outra pastorinha vidente é a irmã de Tião, Osvalda de Jesus (anteriormente conhecida como Osvalda Deise), que se dedicava à prática remunerada do pecado carnal, mas aceitou tornar-se sócia do irmão nas visões místicas, actividade mais limpa e que não provoca assaduras indesejadas. Para conseguir aliciar os fiéis do santuário católico, a IURD promete animar o espaço com concertos e provas de perícia e velocidade para pagadores de promessas nas modalidades de “rastejo” e “joelhos”. Para os fiéis que queiram pagar promessas de forma menos dolorosa, existirá um tapete rolante que permitirá rastejar até à basílica com todo o conforto. Quanto às ofertas monetárias, o santuário permitirá pagamentos com cartão de débito bancário, cartão de crédito e por transferência bancária. Outra das atracções será a imagem viva de Nossa Senhora, interpretada por Luciana Abreu. Apesar da educação católica, a popular actriz rendeu-se ao apelo da IURD quando lhe foi prometido um “pretinho” para adoptar. Instado a comentar, o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, referiu que o novo santuário não merece credibilidade. “O facto de alguém afirmar ter visto Nossa Senhora não poderá bastar como justificação para a fundação de um culto cujo princpal propósito será necessariamente a autopromoção de uma igreja e o seu enriquecimento”, explicou, segundos antes de pedir para refrasear.

Quando será o dia!?...[:D]

Igreja Universal constrói santuário alternativo em Fátima | inÉpcia

Voltar
Superior