termostato

Verdadeiro para os consumos e falso para tudo o resto.
Há um livro azul... muito bom... sobre máquinas térmicas. Compra-o e estuda-o que eu já o fiz há muito tempo.
O user Rgoncalo já respondeu de forma assertiva e esclarecedora.

Não respondeu nada porque se o homem soubesse não tinha iniciado o tópico, esclarecido ou nem por isso?

Eu tirei o termoestato ao meu (R19 1.9D), mas foi porque tenho a cabeça do motor estalada e na autoestrada se apertar um bocado com ele aquece, assim sem ele demora mais tempo a aquecer mesmo na autoestrada. Contudo, num carro que tenha tudo em bom funcionamento, é sempre de trocar e não tira-lo.

Cumps

Boas.
Tenho um Fiat Tipo de 1993, 1.4ie que quando ao ralenti, trânsito em filas, etc, aquece bastante, passando o "meio" da indicação da temperatura do líquido de refrigeração, indo até perto dos 120ºC!
Acontece que a ventoinha só activa muito perto desta temperatura, e trabalha apenas o suficiente para baixar cerca de 5ºC, o que faz com que a temperatura se mantenha sempre em valores altos, caso o carro não se encontre em andamento.
Em andamento regular, sem puxar as rotações do motor (digamos que nunca subindo regularmente acima das 3.000rpm), a temperatura desce bastante para cerca de 80ºC ou até um pouco menos. Consegue-se fazer uma viagem longa sempre como o motor "fresco".
Isto já acontece há algum tempo porque nem eu nem o meu Pai temos o conhecimento técnico necessário e porque nos foi dito que "assim era o funcionamento normal" do carro.
Ficamos naquela de pensar que por ser um carro "antigo", Fiat (aquele estigma que nunca desaparecerá...!), não ser um "topo de gama" para ter os melhores materiais, montagem, etc, e da informação disponibilizada pela marca, que seria normal o sistema de refrigeração não ser o melhor.

No entanto, agora que dou com esta informação aqui no fórum, fez-me pensar se o problema não estará neste componente.
Porque será que o disparar da ventoinha se dá "tão tarde"? É mesmo do sistema em si ou poderá ter algum influência de algum componente a não funcionar nas devidas condições?
Será que alguma bomba não faz a água circular pelo sistema para efectuar a refrigeração e ele só arrefece quando há deslocação de ar?

Segundo percebi das descrições do funcionamento do termostato (neste e no outro tópico que refiro em baixo) poderá a válvula do termostato ter algum problema no seu funcionamento de abertura e/ou fecho?
Mas se assim for, por exemplo sempre aberta para deixar a água circular para o radiador, não devia a temperatura estar sempre baixa? Ou, pelo menos, não subir tanto?
Ou, se estiver sempre fechada, não devia a temperatura estar sempre alta, independentemente de estar a circular e a receber o ar da deslocação, por a água não arrefecer no radiador?

Estou a perceber bem o funcionamento deste componente?
Vocês que já têm mais experiência notam aqui algum padrão?

Existe este tópico (http://forum.autohoje.com/boxes/76586-termostato.html) mas como este já vai mais longo, optei por responder aqui.

Consumos aumentam, a duração do óleo é menor, aumento de desgaste interno e consequente aumento de folgas, criação de depósitos de sedimentos em todo o motor, principalmente nas zonas de lubrificação.

E de facto ser engenheiro mecânico para esta discussão de pouco vale, não se aprende nada disto por la.

Falta dizer que há mais variação de temperatura, que é bem mais perigoso para o motor, do que trabalhar sempre a mesma temperatura ideal.

O óleo não chegar ou demorar a chegar à temperatura ideal de funcionamento também é um grande problema de andar a "brincar" com o termostasto, reduz significativamente a vida do motor.

Boas.
Tenho um Fiat Tipo de 1993, 1.4ie que quando ao ralenti, trânsito em filas, etc, aquece bastante, passando o "meio" da indicação da temperatura do líquido de refrigeração, indo até perto dos 120ºC!
Acontece que a ventoinha só activa muito perto desta temperatura, e trabalha apenas o suficiente para baixar cerca de 5ºC, o que faz com que a temperatura se mantenha sempre em valores altos, caso o carro não se encontre em andamento.
Em andamento regular, sem puxar as rotações do motor (digamos que nunca subindo regularmente acima das 3.000rpm), a temperatura desce bastante para cerca de 80ºC ou até um pouco menos. Consegue-se fazer uma viagem longa sempre como o motor "fresco".
Isto já acontece há algum tempo porque nem eu nem o meu Pai temos o conhecimento técnico necessário e porque nos foi dito que "assim era o funcionamento normal" do carro.
Ficamos naquela de pensar que por ser um carro "antigo", Fiat (aquele estigma que nunca desaparecerá...!), não ser um "topo de gama" para ter os melhores materiais, montagem, etc, e da informação disponibilizada pela marca, que seria normal o sistema de refrigeração não ser o melhor.

No entanto, agora que dou com esta informação aqui no fórum, fez-me pensar se o problema não estará neste componente.
Porque será que o disparar da ventoinha se dá "tão tarde"? É mesmo do sistema em si ou poderá ter algum influência de algum componente a não funcionar nas devidas condições?
Será que alguma bomba não faz a água circular pelo sistema para efectuar a refrigeração e ele só arrefece quando há deslocação de ar?

Segundo percebi das descrições do funcionamento do termostato (neste e no outro tópico que refiro em baixo) poderá a válvula do termostato ter algum problema no seu funcionamento de abertura e/ou fecho?
Mas se assim for, por exemplo sempre aberta para deixar a água circular para o radiador, não devia a temperatura estar sempre baixa? Ou, pelo menos, não subir tanto?
Ou, se estiver sempre fechada, não devia a temperatura estar sempre alta, independentemente de estar a circular e a receber o ar da deslocação, por a água não arrefecer no radiador?

Estou a perceber bem o funcionamento deste componente?
Vocês que já têm mais experiência notam aqui algum padrão?

Existe este tópico (http://forum.autohoje.com/boxes/76586-termostato.html) mas como este já vai mais longo, optei por responder aqui.

Pode ser o termostato também, mas o mais certo é ser o sensor de temperatura que faz disparar a ventoinha.

Quase todos têm dois estágios, que poe o ventilador a rodar mais depressa ou devagar.

O teu ao que parece avariou o primeiro estágio.

O liquido de refrigeração que usas é o paraflu, ou algum igualmente bom como do G12 da VW?

Ultimamente só tenho adicionado água para repor o nível do líquido refrigerador. Confesso que não sei se tem mais alguma coisa além de água dentro da tubagem! :sh)

Entretanto uma foto para ilustrar a gama de valores por onde anda o ponteiro:

foto355h.jpg

A falta de auto-focus e o flash não ajudam, mas a escala começa em 50º, de onde o ponteiro se encontra bastante perto por se encontrar em andamento (é verdade que estamos numa altura fria mas é exagerado, não!?), e quando ao ralenti chega ao risco maior da segunda parte, ou seja, se contar cada risco como 5º, chega aos 110º e só nesta altura é que dispara a ventoínha.

Como se vê é uma amplitude bastante grande, e instável, da temperatura de refrigeração. Em poucos segundos (desde o parado até andamento normal) a temperatura desce quase para metade!

Eu posso dar aqui o meu testemunho porque o tópico é sobre um TD70 e porque tambem tenho um TD70. Notei que ele deixou de aquecer como dantes e o consumo aumentou talvez meio litro. Confirmo esses valores absurdos para o termostato porque eu tambem já procurei saber os preços. O que faz encarecer e muito o preço é porque o termostato já vem incorporado numa peça que é a falange e só vendem assim digamos, o conjunto...

Pois, tenho de verificar esses sensores.
Eles costumam estar próximos do radiador? Têm um aspecto comum ou podem variar muito consoante a marca e modelos de veículos?
Nunca mexi nisto mas quero que fique a funcionar correctamente para conseguir andar com o Tipo. E já agora onde poderei adquirir estes componentes, em alguma loja genérica de peças automóveis terão ou terei de ver qual a específica para o meu carro (ir à marca!?)?

Obrigado pelos links, não conhecia esse site.
Vou ver se encontro essa peça lá perto do radiador e se consigo verificar alguma coisa de errado. Assim já tenho uma ideia do que procurar.
E pelos vistos não fica a um preço exagerado.

Boas, para o carro em andamento andar com a temperatura a 70º, tens o termostato sempre aberto. E no para-arranca se sobe até aos 110 e só aí liga a ventoinha, deves ter o sensor do radiador com ferrugem e não está a medir bem. Convinha trocares o termostato e o sensor do radiador, depois substituires a agua do radiador por paraflu.

Bem, após ter falado aqui do problema de temperatura do meu Tipo, a questão acabou por não ser resolvida, visto que quem está perto não tem os meios e conhecimentos para resolver isto e como eu não costumo estar perto do carro (e quando estou raramente tinha tempo para ver estas coisas) foi andando.
Agora tenho mais disponibilidade aos fins-de-semana e vou tratar de arranjar isto.
Vi as peças (Termóstato, líquido de refrigeração para o seu FIAT TIPO (160) 1.4 i.e. (160.AP, 160.AD, 160.EA) (70Cv)) no misterauto (no oscaro acabam por ficar quase ao mesmo preço, ou até um pouco mais caras, e parecem ser as mesmas) mas ficam-me umas dúvidas.

O código de motor que tenho numa chapa perto do motor é 160A1.046, que nem todos os termostatos têm indicação (a maioria não tem) e existem duas versões do 1.4 i.e., nos sites de peças (p.e., Termóstato FIAT TIPO (160) 1.4 i.e. (160.AP, 160.AD, 160.EA) i - de 05.1989 70 CV - Termóstato/junta) mas que no fundo parecem ser todas iguais de site para site.

Este e o pecasauto24.pt (deve ser tudo o mesmo!) vendem uma junta em separado que também devo ter de adquirir.

O termostato parece-me que será o que tem o tubo mais largo, um pouco mais curto, a avaliar pelo que vi da peça antiga.

O termostato deve ser este (onde ligam os tubos de refrigeração), aqui visto de frente do carro:
p662.jpg

Aqui visto do lado do condutor e todo sujo de óleo (!?) que o motor deve estar a babar de algum lado:
yowd.JPG

Voltar
Superior