Boas.
Tenho um Fiat Tipo de 1993, 1.4ie que quando ao ralenti, trânsito em filas, etc, aquece bastante, passando o "meio" da indicação da temperatura do líquido de refrigeração, indo até perto dos 120ºC!
Acontece que a ventoinha só activa muito perto desta temperatura, e trabalha apenas o suficiente para baixar cerca de 5ºC, o que faz com que a temperatura se mantenha sempre em valores altos, caso o carro não se encontre em andamento.
Em andamento regular, sem puxar as rotações do motor (digamos que nunca subindo regularmente acima das 3.000rpm), a temperatura desce bastante para cerca de 80ºC ou até um pouco menos. Consegue-se fazer uma viagem longa sempre como o motor "fresco".
Isto já acontece há algum tempo porque nem eu nem o meu Pai temos o conhecimento técnico necessário e porque nos foi dito que "assim era o funcionamento normal" do carro.
Ficamos naquela de pensar que por ser um carro "antigo", Fiat (aquele estigma que nunca desaparecerá...!), não ser um "topo de gama" para ter os melhores materiais, montagem, etc, e da informação disponibilizada pela marca, que seria normal o sistema de refrigeração não ser o melhor.
No entanto, agora que dou com esta informação aqui no fórum, fez-me pensar se o problema não estará neste componente.
Porque será que o disparar da ventoinha se dá "tão tarde"? É mesmo do sistema em si ou poderá ter algum influência de algum componente a não funcionar nas devidas condições?
Será que alguma bomba não faz a água circular pelo sistema para efectuar a refrigeração e ele só arrefece quando há deslocação de ar?
Segundo percebi das descrições do funcionamento do termostato (neste e no outro tópico que refiro em baixo) poderá a válvula do termostato ter algum problema no seu funcionamento de abertura e/ou fecho?
Mas se assim for, por exemplo sempre aberta para deixar a água circular para o radiador, não devia a temperatura estar sempre baixa? Ou, pelo menos, não subir tanto?
Ou, se estiver sempre fechada, não devia a temperatura estar sempre alta, independentemente de estar a circular e a receber o ar da deslocação, por a água não arrefecer no radiador?
Estou a perceber bem o funcionamento deste componente?
Vocês que já têm mais experiência notam aqui algum padrão?
Existe este tópico (
http://forum.autohoje.com/boxes/76586-termostato.html) mas como este já vai mais longo, optei por responder aqui.