Ando aqui a dizer mal mas acho que o Model 3 pode dar uma boa ajuda à massificação dos full EVs. Fala-se muito, muitos benefícios muitas vantagens, mas quem realmente mete o dinheiro no que diz ainda vão sendo muito poucos. 1% das vendas de carros novos em todo o mundo é ainda muito pouco...
Hoje de tarde por curiosidade pesquisei online EVs usados em PT e quer os Leafs, iOns, Zoe etc., parece tudo completamente datado a todos os níveis. Quer o interior a nível de infotainment quer as autonomias reais que devem ser 100km em todos. Ora isso não dá para nada...
Tudo bem, o 3 vai ser bem mais caro que estes que mencionei, mas vi um Zoe "400km" (que reais deve fazer uns 300 a 350) no SV a €40k. Autch...
Depois por exemplo o i3 da BMW é uma anedota em termos de preço vs autonomia face ao Model 3. Sim, o 3 pode ter certas poupanças, o que é normal para um carro onde o foco é a tecnologia (AP, montes de coisas no ecrã etc.) e sobretudo o custo benefício no preço vs tamanho das baterias, mas ponderando tudo e dependendo dos extras (as opções são tentadoras mas é preciso ter calminha, caso contrário acaba por ficar muito caro) parece-me uma opção bem válida, sobretudo em países como uma rede de super carregadores.
É mesmo pena esse disclaimer de perdermos a garantia de 8 anos ou 100/120k milhas nas baterias (4 anos no carro em si) caso haja utilização dos super chargers. É óbvio que com os mesmos vai haver um desgaste mais acelerado, mas estes super carregadores são a diferença entre ter um EV como brinquedo e segundo carro só para cidade e ter um EV como primeiro carro. Pelo menos na minha opinião.
Só o futuro dirá de sua justiça, mas a Testa já é uma love brand (e isso não se compra), já tem o software de condução autónoma mais avançado do mundo e é talvez a única marca a fazer EVs realmente apelativos esteticamente. Pelo menos o S acho muito bem conseguido, os outros só vendo ao vivo. Acho mesmo que a marca por si só (a insignia digo) e o software são os melhores ativos da marca. Isto porque como marca de automóveis ainda pode falhar pois é preciso capacidade financeira e produtiva que não sei ainda se tem. Não sei como uma marca destas vai conseguir fazer 500k carros em ano e meio. Veremos...
Dos resumos que vi não achei que o Elon estive muito à vontade, não é um Steve Jobs na forma como fala e encanta, mas se calhar estou a pedir muito de um engenheiro [

] (estou à vontade para falar que também o sou, [

]).