Tesla Model 3 - Automóvel 2.0

Pronto ok, então é só um fail completo do ponto de vista ergonómico e de segurança da condução, estar a desviar o olhar da estrada para a consola central.
O mesmo se pode dizer então de todos os carros que tem o velocímetro na consola central: Yaris, Prius, Citroens, etc.

Concordo que não é o melhor sítio, mas voltamos ao mesmo: para que precisas de ver a velocidade, mesmo?

Concordo que não é o melhor sítio, mas voltamos ao mesmo: para que precisas de ver a velocidade, mesmo?
Epá, nem sei que dizer [:D] É só daquelas informações essencias para conduzir na via pública.

Se isto não é fanboyismo cego a tentar justificar o injustificável, não sei o que é.

Acho unânime uma coisa, todos esperávamos algo brutal...mas saiu algo mais ou menos...e isso a mim faz-me comichão...:sh)

Acho unânime uma coisa, todos esperávamos algo brutal...mas saiu algo mais ou menos...e isso a mim faz-me comichão...:sh)
Quem é que esperava algo brutal? O objectivo era fazer um Testa "budget", ia ser sempre obrigatoriamente inferior ao que já faziam.

Ninguém retirou o velocimentro malta!! Calma!!

Está no ecrã!!! Os Minis também têm o velocímetro no meio!

Há aqui muita malta que vem criticar sem saber do que está a falar.

Obvio que um carro destes que pretende ser minimalista, inovador e reduzir peças/custos ao mínimo, não faz sentido ter um objecto estático dedicado à velocidade!!!
É o mesmo que um teclado fisico num smartphone! Não tem lógica.

Obvio que um carro destes que pretende ser minimalista, inovador e reduzir peças/custos ao mínimo, não faz sentido ter um objecto estático dedicado à velocidade!!!
Isso nos Minis também é um design de *****, convenhamos. Mas acho que agora também já tem um velocímetro à frente como deve ser.

Obviamente que isto no Tesla foi tudo para reduzir custos, um ecra táctil custa menos que toda a série de instrumentos que são normais num carro, e ficará ainda mais barato com o tempo e o volume de vendas, mas lá haverá sempre alguém a dizer que fizeram assim porque é o futuro e são uns iluminados e os outros constructores é que ainda não chegaram lá :rolleyes:

Last edited:

Ou então criticam porque apesar de já existir no Mini não quer dizer que seja um exemplo de ergonomia. Continua a ser parvo.
É parvo no Mini e é Parvo no Model 3. É como os carros convencionais que não vêm com conta-rotações.

Pá, também o Model 3 não pode ter tudo senão era perfeito! [:p]
Umas parvoíces destas lembram ao pessoal que são humanos e cometem erros. É como as portas em gaivota no Model X que são ultracomplicadas para a função que exercem (alguém deve-se ter entretido a ver a série Silicon Valley ao fazer o design do Model X).
Ao menos não se lembraram de reinventar a roda. [:)]

Eu continuo achar que a melhor solução para os EV era os grandes fabricantes, juntarem-se e definirem um standard de baterias e arranjar um modelo "plug&play" em que se podia fazer a troca da bateria como quem troca no telemóvel. Mas não sei se seria técnicamente possível.

Mesmo que substituir uma bateria fosse 10 minutos, e tivessem de ser feitas obras nos postos de abastecimento (ter elevadores ou fossos para proceder à troca).
Não seria uma solução barata, mas acho que é muito mais escalável do que andar a instalar pontos de carregamento em todos os estacionamentos...

Eu continuo achar que a melhor solução para os EV era os grandes fabricantes, juntarem-se e definirem um standard de baterias e arranjar um modelo "plug&play" em que se podia fazer a troca da bateria como quem troca no telemóvel. Mas não sei se seria técnicamente possível.

Mesmo que substituir uma bateria fosse 10 minutos, e tivessem de ser feitas obras nos postos de abastecimento (ter elevadores ou fossos para proceder à troca).
Não seria uma solução barata, mas acho que é muito mais escalável do que andar a instalar pontos de carregamento em todos os estacionamentos...

A Tesla já tem isso.
Não demora 10 mins, demora menos de 2 mins.

A Tesla já tem isso.
Não demora 10 mins, demora menos de 2 mins.

Por acaso não sabia que a Tesla já tinha um sistema assim.
De qualquer forma, o ponto aqui é que tinha de se definir um standard para toda a industria. Ou seja, tornar a bateria uma "commodity" tal como a gasolina ou diesel hoje são, onde independentemente da marca do combustível, funciona com todos os carros.

Eu sou apologista disso mas por algum motivo que me escapa, não teve sucesso. A Tesla tem isso mais ou menos "encostado".

Em termos logísticos deve ser complicado.

Ter em bombas de combustível centenas de baterias cada uma delas de 300, 400 ou 500 kg deve ser perto de impossível.

Além disso os custos de ter montes de baterias em stock e o própria logística de todas as descarregadas serem postas a carregar.

Resumindo e baralhando, parece-me ser o inferno.

Em teoria é uma excelente ideia atenção, o problema é mete-la em prática.

A Renault teve/tem um projecto piloto em Israel de postos de substituição rápida das baterias logo no início do Fluence ZE.

Se o carregamento for efectuado com velocidade o suficiente não há necessidade disso. E com os Supercharger, passa-se isso mesmo.
Além de que o problema nem deverá ser dos fabricantes automóveis mas dos fabricantes de baterias. Rivalidade entre todos. Tens a LG Chem, a Panasonic, a Samsung, os chineses...
Isso depois mete proteccionismos e nacionalismos há mistura. Se já nem se entendem quanto a haver fichas compatíveis.

Lixo ? vocês tratam-se bem [8b]
Se existe carro que é electrodoméstico este é o mais parecido disso não haja dúvida.
Não tem qualquer rasgo estético, liga-se à corrente, programa-se para ir de A a B e fornecer a temperatura ideal durante esse percurso.
O ideal para quem encara o automóvel como algo que não seja mais do leva-lo de um ponto ao outro.

Há pessoal que ainda acha que lavar a roupa à mão é que é bom... [:D]
Eu até nem desgosto de conduzir, mas trocava 80% dos trajectos que faço por programar de ir de A para B e não me chatear...

Em termos logísticos deve ser complicado.

Ter em bombas de combustível centenas de baterias cada uma delas de 300, 400 ou 500 kg deve ser perto de impossível.

Além disso os custos de ter montes de baterias em stock e o própria logística de todas as descarregadas serem postas a carregar.

Resumindo e baralhando, parece-me ser o inferno.

Em teoria é uma excelente ideia atenção, o problema é mete-la em prática.

Mas o interessante aqui é que a Tesla tinha a logística toda pronta e a funcionar. Os clientes é que não aderiram à ideia.

Se o carregamento for efectuado com velocidade o suficiente não há necessidade disso. E com os Supercharger, passa-se isso mesmo.
Além de que o problema nem deverá ser dos fabricantes automóveis mas dos fabricantes de baterias. Rivalidade entre todos. Tens a LG Chem, a Panasonic, a Samsung, os chineses...
Isso depois mete proteccionismos e nacionalismos há mistura. Se já nem se entendem quanto a haver fichas compatíveis.

O problema de carregar rápido, é que degrada as baterias.
Eu uso carregadores "de iPad" para carregar os meus iPhones mas já sei que vou "derreter" a bateria muito mais rapidamente.

Back