Gostei de ler este artigo:
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/11/ex-freira-catolica-ateus-igreja.html
Sendo eu ateu, com avó praticante, pais que acreditam mas não praticam, companheira que acredita mas só prática quando ha cerimonia de família na igreja pois em pequrna andava la metida, com sogros que são do mais crente possível e cunhados/cunhadas igual....eu ponho-me a olhar para isto e vejo como pessoas espectaculares que sao se perdem com ideias e metem na cabeça que "só assim é o caminho". Tenho uma filha d 7 meses que já me querem levar a criança para a igreja para se habituar ao cheiro e barulhos, para se batizar e afins...alias no batizado da prima (minha sobrinha) foi o padre depois a casa (estive na igreja com o respeito que sempre tive pelos demais e por pedido da família da minha presença dentro da mesma) para falar comigo. A bomba ia rebentando quando pedi a atenção de todos para o que ia falar. Disse o que tinha a dizer e ao meu lado estava o padre meio engasgado...
1- ninguém forçará a minha filha a entrar na igreja, será por vontade própria dela
2- como já mais que combinado/discutido iremos casar mas não pela igreja (a minha companheira aceita perfeitamente a situação)
3- se a minha filha quiser se batizar e me sabe dizer porque (se sabe o que aquilo é) serei eu próprio que a encaminharie.
E por fim:
Se eu sou ateu e respeito todos naquela sala, inclusive o padre com quem falei sem problema algum, exijo também respeito para comigo. Eu não tenho nada a perder em abrir aqui guerra. Mas saibam que a guerra são eles próprios que a fazem pois nunca os tentei desmotivar da sua crença, logo não era direito deles me motivar a viver a crença deles.
Passados uns meses não tive mais problemas nem ninguém me fala de lado nem nada. Acho que fui entendido por todos.
Acho pena que quem acredita force tanto os outros a acreditar e por isso odeio/desprezo e sou mal educado com as testemunhas de Jeová quando digo que não quero saber e dizem mais alguma coisa.
Esta é a minha forma de ver a religião e de estar na vida. Respeito por todos e aceitação de todos desde que os outros respeitem o eu ser ateu e querer que a minha filha cresça livre de optar pelo que quer mais tarde, estarei ao lado dela quer seja ateia ou crente e espero que caso acredite em algo que respeite quem não o é como eu lhe ensinei desde o dia 0.