Testemunhas de Jeová

Offtopic: quem era o fanático da religião aqui do fórum? Era o Israel, não era?

Não, não era para ti. [;)]

Veio-me à ideia as discussões religiosas que por cá já passaram, e acho que era mesmo o Israel que levava ao extremo.

Os teus posts, comparados com os que me recordo, são "normais" (não me ocorre outro termo).

Quero fazer aqui um mea culpa e um pedido de desculpas ao user Israel, por ter confundido os nicks.

Não era ele quem eu me queria referir, e não me recordo agora de quem se tratava.

Fica aqui o reparo.

Obrigado pela partilha, Cfb! Isto é daquelas leituras que exigem calma raciocínio para se perceber bem

Fazer não faz, mas os pais não gostam dos seus filhos todos da mesma forma, por mais que digam que sim. (isto tudo no plano hipotético, que este assunto obriga a usar)

A questão é a seguinte. Se Deus é soberanamente justo e bom tem de gostar de todos os filhos da mesma forma. Se Deus gostar dos filhos de forma diferente então não é soberanamente justo e bom.

Algumas religiões apresentam Deus como justo e depois dizem também que Deus tira partidos, tens povos escolhidos, não sendo por isso imparcial. Aqui reside uma contradição.

Obrigado pela partilha, Cfb! Isto é daquelas leituras que exigem calma raciocínio para se perceber bem

A questão é a seguinte. Se Deus é soberanamente justo e bom tem de gostar de todos os filhos da mesma forma. Se Deus gostar dos filhos de forma diferente então não é soberanamente justo e bom.

Algumas religiões apresentam Deus como justo e depois dizem também que Deus tira partidos, tens povos escolhidos, não sendo por isso imparcial. Aqui reside uma contradição.

Sem duvida, é preciso calma e tempo para analisar convenientemente estas questões.

Quanto à "postura" de Deus no A.T. e no N.T. é uma questão que tb me intriga bastante.
Inclusive tenho 1 livro na minha mesinha de cabeceira que ainda não comecei e aborda precisamente isso "Será o Deus do A.T. cruel".

Inclusive tenho 1 livro na minha mesinha de cabeceira que ainda não comecei e aborda precisamente isso "Será o Deus do A.T. cruel".

isso é fácil de entender

a linguagem biblica está toda cheia de metáforas, alegorias e hipérboles

não tens um só autor bíblico, tens vários, inclusive tens cada autor impresso no canto superior de cada página

cada autor tem o seu estilo literário

assim, muitos actos de violência descritos no AT não quer dizer que as coisas tenham sido exactamente assim, e muito menos ordenadas por Deus

acontece que naqueles tempos existiam muitas divindades, por exemplo uma delas era o deus Baal

oferecia-se sacrifícios humanos ao deus Baal, e os autores da bíblia aplicavam uma lingua severa, para não dizer extremamente agressiva contra esses povos desumanos

As coisas não são assim tão simples, até porque, como dizes, as religiões não interpretam os 'atos' de Deus todos da mesma forma.
Mas, simplificando a questão, teria de se partir do princípio que Deus daria a todos no planeta a oportunidade de conhecer aquilo que ele considera correto; a partir daí é uma questão de livre arbítrio: cada um decide o seu caminho. E a partir do momento que decide o seu caminho, as pessoas que seguissem outro rumo não estariam, aos Seus olhos, debaixo do seu favor.
Ele é soberanamente justo por dar a todos as mesmas oportunidades; a partir daí, cada um decide o seu rumo.
Se entrares no campo de que os que estão no seu favor são alvo de intrevenção divina e os outros não, já entramos numa discussão de outro nível.

E isto acaba por ser transversal a todas as religiões: quem faz o que ele quer, terá uma recompensa (seja lá de que forma for). Se quem não faz não a tem, podemos considerar que Ele ama a todos da mesma forma, até cada um decidir se O quer amar de volta.

Sem duvida, é preciso calma e tempo para analisar convenientemente estas questões.

Quanto à "postura" de Deus no A.T. e no N.T. é uma questão que tb me intriga bastante.

A questão de Deus do AT vs Deus do NT tem de ser visto à luz daquilo que, no fundo, divide o que é considerado AT e NT: o tipo de intervenção divina.
O AT e NT são divididos, de uma forma simplista, pela chegada de Jesus e da análise daquilo que, já na altura, poderiam ser consideradas as Escrituras Sagradas.
No AT, o Mundo é alvo de uma intervenção direta, já que essa seria a forma de Deus agir, perante quem não o conhecia e, depois de o conhecer (ou pelo menos ser avisado) escolhia continuar a não o adorar.
A partir do momento em que as Escrituras passam a ser analisadas e, mais importante, existe uma Entidade Divina responsável por espalhar a palavra de Deus na Terra, é como que dada uma segunda oportunidade à Humanidade.
Há uma mudança de estratégia (provavelmente um sinal de que Deus falhou da primeira abordagem) a partir do momento da chegada de Jesus e a destruição que era recorrente no AT, seria feita de uma só vez, nesta nova Era, seja num dia de Julgamento Final, ou na morte, etc. (dependendo das crenças de cada religião).

Basicamente houve aqui uma extensão do prazo, para que as pessas pudessem ter mais tempo, com base em mais informação, de decidir que rumo queriam tomar.

E isto acaba por ser transversal a todas as religiões: quem faz o que ele quer, terá uma recompensa (seja lá de que forma for). Se quem não faz não a tem, podemos considerar que Ele ama a todos da mesma forma, até cada um decidir se O quer amar de volta.

Nunca compreendi este argumento. Isso até podia fazer sentido se existisse uma única religiao, mas como nao existe, o que para umas religioes faz parte do caminho para o céu, noutras é parte do caminho para o inferno. [:D]

Nunca compreendi este argumento. Isso até podia fazer sentido se existisse uma única religiao, mas como nao existe, o que para umas religioes faz parte do caminho para o céu, noutras é parte do caminho para o inferno. [:D]

Não vejo qual a contradição: para quem é religioso, há sempre uma recompensa, seja de que forma for e onde for. Depois, dependendo daquilo que cada uma acredita, o tipo de ações e comportamentos a adotar poderão ser diferentes, mas o objetivo final é o mesmo e a crença de que só é recompensado quem cumpre é transversal a todas.
Se para uns é necessário despojar-se de pertences e para outros é necessário destruir os que não se convertem, é irrelevante: quem não cumpre, é punido.

Por isso, o que há para não compreender?[:p]

Não vejo qual a contradição: para quem é religioso, há sempre uma recompensa, seja de que forma for e onde for. Depois, dependendo daquilo que cada uma acredita, o tipo de ações e comportamentos a adotar poderão ser diferentes, mas o objetivo final é o mesmo e a crença de que só é recompensado quem cumpre é transversal a todas.
Se para uns é necessário despojar-se de pertences e para outros é necessário destruir os que não se convertem, é irrelevante: quem não cumpre, é punido.

Por isso, o que há para não compreender?[:p]

O que há para compreender é como é que doutrinas divergentes chegam ao mesmo fim.

Por exemplo, posso fundar a minha própria religiao em que qualquer pessoa vai para o céu independentemente daquilo que facam? O que faz a minha religiao inferior ás restantes?

Pois,todas as manhãs tenho a infelicidade de me cruzar com estas criaturas[8b]
E hoje, pela enésima vez lá vinham elas com o livrinho na mão, prontinhas para debitar o esquema...Nos outros dias ainda digo "Não estou interessada", ou "Estou com pressa", mas hoje apanharam-me com a "telha", e quando disseram "Bom dia", nem respondi.
Qual é o meu espanto quando oiço uma das "senhoras" (A mais nova, por sinal) a dizer "Ao menos podia dizer bom dia...ESTÚPIDA" :eek:
Epá, se eu não fosse já atrasada para o trabalho, ainda lhe respondia À altura, mas assim, ficou ela a rir-se..

Agora a pergunta: Qual a resposta a dar para as calar quando vêm de livrinho na mão na nossa direcção? Mas assim uma que as deixe mesmo encavacadas..[:blush:]

resposta simples:

minha senhora... leia o apocalipse da biblia católica [:D]

a biblia deles não o têm porque eles removeram alguns livros que não lhes interessam [:D] [:p]

agradeces e sais de fininho

resize.php

resposta simples:

minha senhora... leia o apocalipse da biblia católica [:D]

a biblia deles não o têm porque eles removeram alguns livros que não lhes interessam [:D] [:p]

agradeces e sais de fininho
Hum, a ideia que tinha é precisamente a contrária. Seitas como as TJ ou os adventistas do sétimo dia são seitas apocalípticas baseadas no novo testamento e no Apocalipse de São João. Daí que, entre vários exemplos, defendam que irá existir uma batalha final em que apenas 144 000 irão sobreviver.

O que há para compreender é como é que doutrinas divergentes chegam ao mesmo fim.

Por exemplo, posso fundar a minha própria religiao em que qualquer pessoa vai para o céu independentemente daquilo que facam? O que faz a minha religiao inferior ás restantes?

Claro que podes! E, com esse conceito, seria um sucesso! Eu estava lá![:D]
Uma religião não faz sentido sem um qualquer tipo de 'sacrifício', seja na forma de pensar ou agir.

Claro que podes! E, com esse conceito, seria um sucesso! Eu estava lá![:D]
Uma religião não faz sentido sem um qualquer tipo de 'sacrifício', seja na forma de pensar ou agir.

A religiao acabou de ser fundada por mim, bem vindo. Nao precisas de fazer nada, o céu está garantido. [:cool:]

Qual o sacrifício que os cristaos tem de fazer e que se nao o fizerem nao entram no céu?

Voltar
Superior