Tive um acidente e agora?! - Dúvida

Isso das cedências de passagem é preciso ter muito cuidado.
Eu por natureza tenho muito mau feitio. Basta perguntares aí a alguns no fórum! Já por diversas vezes recusei fiz-me desentendido quando me cedem passagem. Até no supermercado quando estou numa fila para pagar apenas uma caixa de pastilhas elásticas.

Eu sei que fico sem carro. O carro nunca terá arranjo. Danos para cima de 2000€. Agora, o que é isso dos 50/50... eu pago a minha e ele a dele (Seguro neste caso) ou um ao outro?

Eu com isso sei viver agora dizerem que as culpas são totalmente minhas é algo que não aceito...
Penso que pagarás 50% das tuas despesas. Ou serás reembolsado nessa mesma proporção. Mas isso não tenho a certeza. Mas há aí pessoal de seguradoras que te podem dizer.

Isso das cedências de passagem é preciso ter muito cuidado.
Eu por natureza tenho muito mau feitio. Basta perguntares aí a alguns no fórum! Já por diversas vezes recusei fiz-me desentendido quando me cedem passagem. Até no supermercado quando estou numa fila para pagar apenas uma caixa de pastilhas elásticas.

Eu tenho também medo. Mas como também por norma facilito a passagem, gosto de puder também usufruir dela. Raramente o faço (usufruir) mas dá jeito, para mais numa estrada MUITO movimentada como é aquela em frente a uma Escola. Sendo que, as cedências de passagem é que são o perigo principal nesta história.

E sim, tens razão, não há maior cuidado. Eu cumpro todos STOP´s ainda que seja no raio do deserto, achas exagerado? Sempre fui muito civio no código e revolta me as pessoas abusarem dele... neste caso não sou mais do que ninguém e se tiver culpa, assim o será mas pelo menos acho que as culpas deviam ser de ambos ou dele.

Já aconteceu e vi com os meus olhos cederem passagem e mudarem de ideias a queima roupa. E isso é perigoso... a pessoa pode mudar de ideias por exemplo...

Penso que pagarás 50% das tuas despesas. Ou serás reembolsado nessa mesma proporção. Mas isso não tenho a certeza. Mas há aí pessoal de seguradoras que te podem dizer.

Sim, eu não entendo nada destes assuntos e não tenho ninguém que me ajude, dai o meu medo, dai colocar as dúvidas aqui. Tenho conhecidos e até cunhas em alguns lados como Tribunais e Saúde mas tirando isso, não entendo nada da materia dos Seguros e Responsabilidades.

No entanto no meu caso, seria reembolso... nunca poderia ser o concerto. Neste caso ambas as seguradoras dão ao outro lesado 50% dos custos... né?

Como o tópico vai ser apagado, só te digo isto. Tens pena de quem não cumpre o código e coloca a vida de outros em risco? Então és igual a eles.
Zona Escolar, a Porta de uma Escola, fazerem estas brincadeiras como passarem a 70/80KM/h acho que isso em si para mim é crime. Ponto.

Seja Carro ou uma Pessoa (que neste caso iria possivelmente morrer) há que respeitar o Código e muita gente nem anda na estrada e nem o sabe.
Cumpri todas as regras do Código e por Lei agi correctamente.

No final, só digo isto e digo pelas palavras de um Advogado de Sinistros. TUDO conta como prova, havendo testemunhas e vídeo, apenas solidifica o meu caso, neste caso, medições, vídeo e testemunhas favorecem me a 100%.

Se a lei funcionar, ele será inteiramente culpado senão terei que aceitar o habitual do Povo Português.
Pensar no umbigo nunca o farei, porque fiquei sem Carro (Sucata) e com Braço Partido que vai para Cirurgia daqui a 2 semanas.

Portanto, dedico a minha vida a salvar vidas, mas pena de quem brinca com o Fogo e coloca a vida de outros em causa, não tenho, lamento!

Ignora essa opinião porque ele é um motoqueiro como aquele que te foi bater numa localidade, numa zona escolar, em excesso de velocidade sem se preocupar com o porquê do trânsito se encontrar parado.
Tudo indica que a culpa é 100% do motoqueiro.

Boa sorte.

Eu sei que fico sem carro. O carro nunca terá arranjo. Danos para cima de 2000€. Agora, o que é isso dos 50/50... eu pago a minha e ele a dele (Seguro neste caso) ou um ao outro?

Eu com isso sei viver agora dizerem que as culpas são totalmente minhas é algo que não aceito...
50/50 cada segurafora paga 50% do arranjo do outro.
Por muito que te custe, a culpa pide ser totalmente tua.
No meu caso, ele bateu me na lateral do carro e ainda ns faixa dele ( segundo o croquis da policia, pois na realidade r le vinha na faixa contraria).

Ora boas. Obrigado pelas palavras. Eu fiquei desconfiado com a forma que ele falou e achei que sim, era daqueles motoqueiros sem juízo. Não tenho pena apesar de achar que todo mundo tem direito a socorro, de pessoas sem respeito pela próxima. Eu vejo todos dias motoqueiros e não só com manias e excesso de velocidade. Isto devia ser como na Alemanha. MOTA E CARTA apreendida. Expliquei o meu caso a um amigo da Polícia na Suíça e este explicou me que a mota ou o condutor da mota ficaria com uma multa por 3 infracções e ficaria sem a Carta. Além da culpa ser totalmente dele. E se há país onde a justiça funciona é lá. Por isso acho que sim, a culpa é dele. Basta pensarmos assim. Aquilo é escola até à 9 ano. Quem não te garante que algum Jovem tenta atravessar e as pessoas lhe dão prioridade é de repente vai a mota para cima dele? Morte certa.

Ora bem. Reflecti muito sobre o acidente e cada vez mais me sinto menos confuso e mais decidido. O culpado foi a mota. Porque? Não respeito à velocidade e traco continuo. A foto que se segue mostra o embate (local onde estão visíveis as pessoas foi onde o sr. Caiu) e reparem que a minha frente já está na parte da via que quero seguir. Porque he que ele não ultrapassou? Podia ter evitado o embate o.o ele ali fez aquilo com intenção de passar a frente do carro que me deu prioridade de ambos lados e não contava comigo. Meteu se na via do qual eu saia e foi isso que deu o acidente. Agora sim faz sentido.

Espero que não esteja a colocar em risco a investigação ao falar disto

Anexos

• received_1687596404825425.jpg
    received_1687596404825425.jpg
    106,7KB · Visualizações: 0
Última edição:
Por duas razões. Isto ontem estava lento e tentei editar algumas coisas que achei que não estariam correctas. Acabei por me perder por causa da lentidão e bugs do fórum. Espero que ao falar aqui disto não me prejudique em nada. Entendes?

Conforme disseram acima, 50/50 é quando a seguradora do outro condutor te paga metade das tuas despesas (reparação ou valor da viatura, indemnização, despesas de tratamento, etc), e a tua faz o mesmo ao outro condutor. Mas ambos terão agravamento do prémio como se fossem culpados a 100%.

Não sou profissional de seguros, mas tenho a experiência de vários anos de carta com alguns sustos pelo meio, e posso dizer-te que as seguradoras foram feitas para produzir lucro não para dar prejuízo, por isso se for mais fácil atribuir 50/50 do que ir ao local analisar a situação, é isso que farão.

Por isso sugeri testemunhas do sucedido, fotos do local, a maior quantidade possível de informação, que te possa ajudar e não fiques sentado à espera que te contactem.
Se conseguires o contacto dos condutores que te cederam passagem, isso será o teu trunfo mais valioso.

Conforme disseram acima, 50/50 é quando a seguradora do outro condutor te paga metade das tuas despesas (reparação ou valor da viatura, indemnização, despesas de tratamento, etc), e a tua faz o mesmo ao outro condutor. Mas ambos terão agravamento do prémio como se fossem culpados a 100%.

Não sou profissional de seguros, mas tenho a experiência de vários anos de carta com alguns sustos pelo meio, e posso dizer-te que as seguradoras foram feitas para produzir lucro não para dar prejuízo, por isso se for mais fácil atribuir 50/50 do que ir ao local analisar a situação, é isso que farão.

Por isso sugeri testemunhas do sucedido, fotos do local, a maior quantidade possível de informação, que te possa ajudar e não fiques sentado à espera que te contactem.
Se conseguires o contacto dos condutores que te cederam passagem, isso será o teu trunfo mais valioso.

Faz todo sentido o que dizes. No entanto como podes ver tenho fotos. Testemunhas e Vídeo está em posse da GNR que só faculta as seguradoras. Quanto a testemunhas só tenho a matrículas. Não tenho forma de saber quem são. Agora fazia me jeito. Ainda tenho que preencher o DAAA para enviar a minha seguradora. Motivo de ainda não o ter feito he por causa dos feriados. Mas 2F resolvo isso. Eu tenho em parte tudo a meu favor mas vamos ver. Ele vinha em contra mão e com excesso de velocidade e isso está provado e reforçado. Mas só a GNR é que o pode dizer.

Eu no teu caso, ia directamente à seguradora do outro condutor e apresentava reclamação (como alguém já sugeriu), poupando assim o tempo em que a tua seguradora vai contactar a outra seguradora, que por sua vez vai contactar o seu segurado, e lá para o Verão tens a coisa resolvida. Mas como podes vir a necessitar de Apoio Jurídico, tenta informar-te melhor.
Quando precisei este Blog (http://blog.sitedosseguros.com/) ajudou-me imenso.

Com as matriculas consegues as moradas (pelo menos dos proprietários) e com sorte os contactos. Em qualquer Loja do Cidadão (pagando) consegues essa informação mas dá uma vista de olhos neste tópico (http://forum.autohoje.com/forum-ger...e-saber-qual-o-nome-em-que-esta-o-seguro.html).

As fotos convém que sejam bem elucidativas do local pois quem analisar o teu caso pode não conhecer a zona..

Se o teu acidente fosse uma situação simples, acredito que fosse imediatamente resolvido, mas... tu saías de um estacionamento, e acho que vão implicar por aí, até porque nem interessa ouvir mais nada.

Toma atenção que ninguém vai fazer o teu trabalho por ti, por isso não esperes que a companhia ou a GNR troquem informações.
Na última situação que tive, em que eu era vitima sem margem para dúvidas (carro estacionado correctamente num parque e outro condutor colidiu e abandonou o local sem se identificar) a seguradora dizia-me que aguardava informação da testemunha. Eu contactava a testemunha que me dizia que não tinha recebido nada.
A coisa só funcionou quando pedi que me reencaminhassem o email enviado à testemunha e eu próprio o reenviei (com cópia para a companhia). Por sua vez quando a testemunha respondeu, pedi que me pusesse em cópia, até este momento passaram-se 2 ou 3 semanas sem que nada fosse feito.
Quando perguntei quando é que pediam o auto à PSP, responderam-me que a PSP é que enviava. Quando fui à PSP soube que só era enviado a pedido, assim fui buscá-lo e entregá-lo pessoalmente.

Boa sorte com este assunto e desejo-te uma rápida recuperação do braço.

Eu no teu caso, ia directamente à seguradora do outro condutor e apresentava reclamação (como alguém já sugeriu), poupando assim o tempo em que a tua seguradora vai contactar a outra seguradora, que por sua vez vai contactar o seu segurado, e lá para o Verão tens a coisa resolvida. Mas como podes vir a necessitar de Apoio Jurídico, tenta informar-te melhor.
Quando precisei este Blog (http://blog.sitedosseguros.com/) ajudou-me imenso.

Com as matriculas consegues as moradas (pelo menos dos proprietários) e com sorte os contactos. Em qualquer Loja do Cidadão (pagando) consegues essa informação mas dá uma vista de olhos neste tópico (http://forum.autohoje.com/forum-ger...e-saber-qual-o-nome-em-que-esta-o-seguro.html).

As fotos convém que sejam bem elucidativas do local pois quem analisar o teu caso pode não conhecer a zona..

Se o teu acidente fosse uma situação simples, acredito que fosse imediatamente resolvido, mas... tu saías de um estacionamento, e acho que vão implicar por aí, até porque nem interessa ouvir mais nada.

Toma atenção que ninguém vai fazer o teu trabalho por ti, por isso não esperes que a companhia ou a GNR troquem informações.
Na última situação que tive, em que eu era vitima sem margem para dúvidas (carro estacionado correctamente num parque e outro condutor colidiu e abandonou o local sem se identificar) a seguradora dizia-me que aguardava informação da testemunha. Eu contactava a testemunha que me dizia que não tinha recebido nada.
A coisa só funcionou quando pedi que me reencaminhassem o email enviado à testemunha e eu próprio o reenviei (com cópia para a companhia). Por sua vez quando a testemunha respondeu, pedi que me pusesse em cópia, até este momento passaram-se 2 ou 3 semanas sem que nada fosse feito.
Quando perguntei quando é que pediam o auto à PSP, responderam-me que a PSP é que enviava. Quando fui à PSP soube que só era enviado a pedido, assim fui buscá-lo e entregá-lo pessoalmente.

Boa sorte com este assunto e desejo-te uma rápida recuperação do braço.

Hm o problema é que eu não consigo ir a lado nenhum. Estou longe de tudo e não tenho qualquer meio de transporte. Hoje andei 10 km´s a pé para ir aqueles senhores que ajudam a fazer IRS e preenchimento de coisas, neste caso este senhor até trata de coisas de Condução e é agente de um Seguro. Talvez ele me possa amanha ajudar a preencher as coisas. O Auto da GNR não irei levantar porque: a) estou a 42 Km´s da GNR e não tenho como la ir b) pago 82€ (a GNR disse que a seguradora é que tem essa responsabilidade.

Claro que tens um ponto bem dito. O que intressa a seguradora do Sr. da Mota é exactamente isso, agarrar-se ao meu facto de eu sair de uma zona escolar de estacionamento no entanto judicialmente o meu caso é simples e claro a meu favor mas sendo as seguradoras a tratar disto vai haver muito fogo pelo meio. EU mesmo terei que ser duro com a minha seguradora para que está não fique de braços cruzados.

Irei ser operado daqui a 3 semanas, no entanto hoje na minha caminhada cai e tive uma entorse do meu lado direito. Acho que a sorte está longe do meu lado.
Eu irei ver o blog. As Fotos são apenas estas as que tenho do local, inclusive a matricula dos 2 condutores que cederam a passagem. As testemunhas no local confirmaram antes de eu falar a GNR que estavam todos parados e que a mota ultrapassou sem hesitar a grande velocidade (70/80KM/h) e a GNR é que me disse isso.

Agora, isto pode transformar-se em caso jurídico, a partida não irá mas se a seguradora dele resistir vai acabar lá... Num pais civilizado e evoluído, acredita amigo, ele estaria com 2 multas e sem carta e eu isento de qualquer responsabilidade. Não digo isto para me fazer de santo mas no meu ponto de vista, cumpri todas as regras.

Sabes em que me ponho a pensar? O que seria se fosse uma criança a atravessar a pé? E que consciência tem o Senhor da Mota fazer 2 infrações sem pensar e hesitar a frente de uma escola... há coisas que me deixam a pensar e que SÓ agora começo a cair na realidade.

EU contactei via Face o autor desse blog, vamos ver o que ele dirá:
Escrevi assim, achas que devo dizer algo mais?

"Boa noite. Na Quinta feira tive um acidente de viação. Eu estava numa zona Escolar a sair da zona de estacionamento, sendo que parei junto do limite do mesmo aguardando passagem livre para o meu lado esquerdo... de qualquer modo foi me dado e cedido a passagem do lado esquerdo (amarelo na imagem) e direito (amarelo na imagem) do qual e de forma cuidadosa iniciei a manobra e de repente e já com 20 cm´s ou mais da minha frente na faixa para qual quereria seguir embati numa mota que apareceu do nada. Esta mota trazia Cameras GOPro no capacete e na frente da mesma que a GNR visualizou posteriormente e confirmou 2 infracções (passagem do continuo e velocidade de 80KM/h). Sendo Zona escolar impõem se 50KM/. Sendo eu enfermeiro do INEM (no inactivo por motivos oncológicos) acho e deduzo eu que é grave a irresponsabilidade perante uma zona de crianças estes actos. Para mim devia ser punido com pena de "tirarem" a carta. Num pais civilizado seria assim mas Portugal todos sabemos que é meio corrupto. Seja como for, ambos ficamos feridos, eu tenho lesão do meu lado e o carro totalmente destruido. Sendo que, não tenho meio nem ninguém que me ajude a deslocar, estando a 40KM´s do local do acidente e Posto da GNR. O meu Seguro é a NSeguros, o que dificulta um pouco o preenchimento do DAAA no entanto será feito e enviado ainda na 2F. Eu só obtive a matricula da Mota (e das testemunhas que me cederam a passagem que a GNR ja confirmou assim como falou com testemunhas no local). Eu ferido e meio tonto do acidente, consegui tirar logo a seguir ao mesmo 3 Fotos, uma das quais pode ver pessoas do lado esquerdo a assistirem o Senhor da Mota que pouco ou nenhum ferimento teve, apesar do "grande" voou que o mesmo levou. Tenho receio de ser eu o culpado apesar da GNR não o achar (não o disseram directamente mas...) no entanto também não tenho como me mexer e ter gastos em taxis está fora de questão dado que terei que forçosamente comprar um Carro (independentemente do resultado do seguro). Gostaria da sua opinião pessoal e agradeço desde já o seu tempo. Junto envio um anexo feito no paint do acidente e da foto tirada logo após o mesmo. Obrigado!"

De onde és? Não arranjas ng que te possa ajudar nas deslocações? Não tens bicicleta? Isso é muito chato porque se não te mexeres és capaz de te queimar. Da forma como vejo as coisas não há dúvida nenhuma de quem é o culpado mas se já não te mexeres as seguradoras podem optar pela solução mais fácil e barata e atribuir 50/50

Não há dúvida nenhuma de quem é o responsável? Ha, e não são poucas.

Até diria que o responsável, se não for 50/50 é o autor do tópico. O local provável de embate é na faixa do condutor da mota, o traço continuo pouco importa, essas filmagens em tribunal valem zero, e como devem saber a velocidade não se mede com os olhos, dizer que ia em excesso de velocidade com base na visão é um pouco vago, possivelmente viria com velocidade excessiva, mas não será fácil provar.

De qualquer forma, boa sorte na resolução e as melhoras.

Faz todo sentido o que dizes. No entanto como podes ver tenho fotos. Testemunhas e Vídeo está em posse da GNR que só faculta as seguradoras. Quanto a testemunhas só tenho a matrículas. Não tenho forma de saber quem são. Agora fazia me jeito. Ainda tenho que preencher o DAAA para enviar a minha seguradora. Motivo de ainda não o ter feito he por causa dos feriados. Mas 2F resolvo isso. Eu tenho em parte tudo a meu favor mas vamos ver. Ele vinha em contra mão e com excesso de velocidade e isso está provado e reforçado. Mas só a GNR é que o pode dizer.
Bem...

Eu li o tópico antes de ser todo editado, e lembro-me bem de dizeres que não sabias se ele se quer tinha pisado o traco continuo e agora já vinhs com certezas em contra mão?

A velocidade é irrelevante e constitui uma contra-ordenacao e não culpa automática.

A questão aqui é simples, saiste de um lugar (parque escolar pelos vistos) onde tinhas obrigação de ceder passagem a todos os veículos, a mota ia na sua via, embateu num carro que lhe tinha de ceder passagem... Quem achas que deve ser a culpa?

Tu tinhas de te certificar que cedias passagem a todos os veículos ou quem tinha prioridade te cedia passagem, ora, se bateste na tua não lhe cedeste a passagem, portanto aqui a culpa cai sobre ti.

A velocidade, ter ou não pisado traco continuo e condução menos defensiva pode dar num 50/50, mas eu acho injustos para o motociclista que pode não ter tido a melhor condução mas levou com um carro que tinha de lhe ceder obrigatóriamente a passagem.

Bem...

Eu li o tópico antes de ser todo editado, e lembro-me bem de dizeres que não sabias se ele se quer tinha pisado o traco continuo e agora já vinhs com certezas em contra mão?

A velocidade é irrelevante e constitui uma contra-ordenacao e não culpa automática.

A questão aqui é simples, saiste de um lugar (parque escolar pelos vistos) onde tinhas obrigação de ceder passagem a todos os veículos, a mota ia na sua via, embateu num carro que lhe tinha de ceder passagem... Quem achas que deve ser a culpa?

Tu tinhas de te certificar que cedias passagem a todos os veículos ou quem tinha prioridade te cedia passagem, ora, se bateste na tua não lhe cedeste a passagem, portanto aqui a culpa cai sobre ti.

A velocidade, ter ou não pisado traco continuo e condução menos defensiva pode dar num 50/50, mas eu acho injustos para o motociclista que pode não ter tido a melhor condução mas levou com um carro que tinha de lhe ceder obrigatóriamente a passagem.

Leste mas não leste bem.

Ele está numa transversal à espera que lhe cedam passagem.
Assim que isso acontece por parte de ambos os sentidos, e segundo os factos aqui relatados, ele arranca e do nada e em excesso de velocidade para o local em questão (localidade com agravante de ser zona escolar), aparece um motoqueiro.

Se circular em excesso de velocidade não fosse suficiente, o motoqueiro tem ainda o descaramento de não se preocupar porque razão se encontrava o trânsito parado, fazer lane splitting/ultrapassar possivelmente pisando um traço continuo embatendo no pobre coitado que apenas quer retomar ao trânsito.

Portanto, só mesmo o zé tuguinha de ***** que vive da desgraça do vizinho é que pode sequer colocar a hipótese de haver culpa do autor do tópico.
Mas vindo do FAHO e principalmente de contas de 2016, não me admira nada.

Também andava ai um user com um problema de um acidente em que tudo e todos lhe caíram em cima com o dom da verdade e sabedoria típica de tasco e depois comeram todos calados.

Última edição:
Qual é a estrada e local?
Quero ver isso no Google.

É que dizes ser contínuo, mas não é isso que vejo numa das fotos.
Até me parece que não há tracejado que permita virar à esquerda.
O que me parece é tracejado que permite ultrapassar quem vem da tua esquerda, e que termina precisamente antes do local do acidente.

Qual é a estrada e local?
Quero ver isso no Google.

É que dizes ser contínuo, mas não é isso que vejo numa das fotos.
Até me parece que não há tracejado que permita virar à esquerda.
O que me parece é tracejado que permite ultrapassar quem vem da tua esquerda, e que termina precisamente antes do local do acidente.

Se assim for, nem vejo razão para este tópico porque invalida logo tudo o que foi dito, inclusive por mim.

Voltar
Superior