Tomar banho

Mas vale a pena ler pois tem sentido.

A maioria dos chanpoos e gels de banho são derivados de petróleo...
Muitos são até solventes.

Sim porque para dissolver gordura é necessário quebrar moléculas e o quebra moléculas de gordura, quebra moléculas de pele.

Conheço 1 pessoa que que só se lava com água e produtos naturais à bases de ervas efrutos. Confirmo que tem pancada, mas não deixa de ser uma filosofia interessante.

i-see-what-you-did-there-261.jpg

[:)]

Sim porque para dissolver gordura é necessário quebrar moléculas e o quebra moléculas de gordura, quebra moléculas de pele.
Lógica um bocado falaciosa não? :sh) Pele não é feita de gordura (a escala macroscópica) e a gordura contida na membrana das células não se dissolverá com tanta facilidade (o que mesmo que acontecesse não seria nada de alarmante quando os produtos em questão estão em contacto uns poucos minutos, um ligeiro desgaste superficial da pele é normal e de esperar, é para isso que ela existe).

E depois se os produtos à base de ervas e frutos contêm substâncias que dissolvem lípidos estão em pé de igualdade com os petrolíferos nesse aspecto, há demasiado a ideia errada que algo que vem de plantas só pode fazer bem e algo que vem do petróleo só pode fazer mal (se calhar porque as marcas de produtos naturais vivem dessa publicidade). Há muitas coisas que vêm de plantas que não fazem bem a ninguém...

Eu não digo que a utilização regular dos produtos de higiene mais usados não faça mal a algumas coisas (como tudo em demasia), mas também não fiquem aqui a pensar que antes da era moderna o ser humano tinha pele sempre limpa e imaculada. Ainda hoje há gente em zonas mais rurais que toma banho de vez em quando e só de sabão e geralmente não têm o tipo de pele (ou cheiro) que dê vontade de chegar perto...

Aliás é ver nos animais, de facto os veterinários não recomendam dar banho com muita frequência mas o que não falta na rua são cães que não tomam banho (à excepção de quando apanham chuva) e que têm a pele e o pelo numa condição deplorável.

Arrisco-me a dizer sem grandes rodeios que sem uma higiene minimamente decente o risco de infecções da pele é muito maior, mesmo que a lavagem muito frequente possa causar por exemplo pele seca (eu cá prefiro a minha pele seca a sebosa e impregnada de bactérias).

Última edição:
Ehpá, em relação ao excesso de produtos que se usam, eu resumo-me a um básico champô e a gel de duche. Higiene é uma coisa, mariquice é outra. Mas não fico seboso e num estado lastimável quando não tomo banho, nem tenho caspa nem problemas de pele. Simplesmente não gosto de ficar muito tempo sem passar por água.

Lógica um bocado falaciosa não? :sh) Pele não é feita de gordura (a escala macroscópica) e a gordura contida na membrana das células não se dissolverá com tanta facilidade (o que mesmo que acontecesse não seria nada de alarmante quando os produtos em questão estão em contacto uns poucos minutos, um ligeiro desgaste superficial da pele é normal e de esperar, é para isso que ela existe).

As membranas são cadeias moleculares( proteínas?) que se quebram com os mesmos solventes presentes nos produtos de higiene pessoal...
Talvez até mais facilmente do que a gordura.

Já agora, qual é a marca de alicate que usas para cortar as unhas dos pés?
Ou usas rebarbadora?
[;)] [:D]

Uma catana[:D]

Há certos cães que apesar de terem pêlo curto, têm uma densidade brutal e só com uma escova rígida é que se lavam. Além do mais o bicho gosta

Agora a sério, as unhas nunca precisei de cortar, gastam-se naturalmente no dia a dia.

As membranas são cadeias moleculares( proteínas?) que se quebram com os mesmos solventes presentes nos produtos de higiene pessoal...

A parte externa da epiderme (parte da estrutura a que chamamos pele) é constituída por células mortas.

Não tenho grande formação em bioquímica mas penso que proteínas não se dissolvem com as mesmas substâncias que gorduras (aliás no nosso sistema digestivo proteínas são desnaturadas por acção dos ácidos do estômago enquanto lípidos são digeridos pela bílis no intestino).

Mas como disse mesmo assumindo que nos produtos existam compostos capazes de destruir proteínas, perder uma células da última camada da pele não é nada de alarmante, faz mesmo parte da sua função e elas são rapidamente substituídas. Não estamos a falar aqui de aplicar shampoo e deixar a actuar umas horas.

Última edição:
Pela minha experiência, a temperatura da água tem mais efeitos sobre a estrutura da pele do que propriamente os produtos usados.

Tópico "curioso" [:D]
Respondendo à pergunta inicial, tomo banho todos os dias sem excepção e lavo sempre o cabelo.
Pará além de ajudar a acordar de manhã, não me sinto bem se sair de casa sem tomar um duche...
Mesmo que por algum problema raro não tenha água quente num dia frio de Inverno não saio de casa de manhã sem lavar pelo menos a cabeça e cabelo. [:D]

No Verão é relativamente frequente tomar pelo menos 2 vezes por dia, ao levantar e geralmente após um mergulho na piscina ao fim do dia [:cool:]

Não me parece que lavar o cabelo todos os dias seja particularmente prejudicial para o mesmo; a relação com o seu enfraquecimento e queda não é de todo linear. Depende sempre de cada pessoa, mas se a tendência for para que este fique muito oleoso após várias horas, é bem pior não o lavar, deixando ficar cheio de "sebo" [:vm)] Já se o cabelo não ficar oleoso rapidamente, não é necessário (nem muito recomendável) lavá-lo diariamente, especialmente nas mulheres que o têm bastante comprido e demora a secar...

Deve-se apenas evitar a água muito quente e champôs "agressivos" (os melhores ainda são os de criança), bem como (obviamente) o uso excessivo do secador de cabelo demasiado perto, quente, apontado e fixo numa determinada área [;)]

Última edição:
eu tomo banho todos os dias, nao me sinto bem se nao tomar banho, e tambem tenho que lavar o cabelo todos os dias, é impossivel para mim estar debaixo do choveiro e nao lavar a cabeça [;)]

Eu tomo banho com Oleoban e depois hidrato-me com Oleaban ou Lutsine Xeramance.

O meu dermatologista diz que os banhos devem ser curtos e com água morna. Eu digo-lhe que sim.

São vários aspectos importantes: temperatura da água, composição dos produtos de higiene, a qualidade da água a individualidade da pele de cada um. A ordem de importância não faço ideia mas calculo que dependerá sempre do contexto individual.

Por acaso tomo banho com água bem quente...foram muitos banhos gelados em campings na minha juventude[:D]

Mas concordo que água tépida é a melhor opção.

Mais que a temperatura, não será a qualidade da mesma? Calcário, cloro, etc.?

Como disse o Keyser, tudo influencia, mas como disse, pela minha experiência pessoal, e falando de pele (não apenas de cabelo), a temperatura da água pode ditar o fracasso de uma pele uma vez que água muito quente contribui para a sua desidratação e ressecamento. O sabonete/gel de banho usado, para mim, está logo a seguir na lista.

Por isso é que eu depois de um duche quente ligo sempre a água gelada.

Isso é excelente para tonificar a pele e fechar os poros, mas não consigo. Prefiro água morna durante todo o banho.

Voltar
Superior