Top 10 Hothatch

Top 10 Hothatch

• Punto GT

Votos: 15 9,0%
  • 106 rallye fase 2

• Polo G40

Votos: 11 6,6%
  • 206 2.0 gti

• Saxo Cup

Votos: 14 8,4%
  • Civic vti eg6

Votos: 24 14,4%
  • Punto HGT

Votos: 5 3,0%
  • Uno Turbo ie

Votos: 13 7,8%
  • Clio rs fase1

Votos: 40 24,0%
  • Outro(qual?)

• Total de eleitores
    167
Talvez não tenhas andado nas maquinas certas...EssEsse, RC ou JCW...[;)]

Claro que há carros recentes que têm a capacidade de proporcionar enorme prazer ao volante, também não sou daqueles que acha que antigamente é que era...

No caso do Ruben, não me parece que o orçamento dele dê para tanto. Se ele é dos que priveligia a desportividade de um carro e se não tem obrigações familiares e/ou profissionais que o condicionem, porque não optar por um carro que, apesar de menos evoluído tecnologicamente, lhe dê mais prazer de condução do que o seu carro actual?

No meu caso pessoal, esses carros que falas continuam a ter os mesmos defeitos que o meu Clio...pouco espaço, consumos elevados...
A minha solução passa por usar o Clio como carro diário enquanto não preciso de algo mais.
Quando precisar de algo mais "racional" logo penso em arranjar uma SW a gasóleo ou GPL, com A/C, e fica o Clio para os momentos de diversão, track-days e afins, que são das coisas que mais gosto de fazer.

Claro que há carros recentes que têm a capacidade de proporcionar enorme prazer ao volante, também não sou daqueles que acha que antigamente é que era...

No caso do Ruben, não me parece que o orçamento dele dê para tanto. Se ele é dos que priveligia a desportividade de um carro e se não tem obrigações familiares e/ou profissionais que o condicionem, porque não optar por um carro que, apesar de menos evoluído tecnologicamente, lhe dê mais prazer de condução do que o seu carro actual?

No meu caso pessoal, esses carros que falas continuam a ter os mesmos defeitos que o meu Clio...pouco espaço, consumos elevados...
A minha solução passa por usar o Clio como carro diário enquanto não preciso de algo mais.
Quando precisar de algo mais "racional" logo penso em arranjar uma SW a gasóleo ou GPL, com A/C, e fica o Clio para os momentos de diversão, track-days e afins, que são das coisas que mais gosto de fazer.

Completamente de acordo [;)]

a minha escolha iria para o punto gt, ja vi um a andar e fiquei [br:)] mas atencao ja tenho colegas que andaram de civic vti e disseram que aquilo cola mesmo e que tem uma boa seguranca devidamente preparados.
cup´s e gti´s esquece, apesar de serem mais recentes acho que lhes falta alma.
um punto gt ou um vti acho que sorrias mais com as rotacoes a subir [:)]

Boas, eu tenho um clio 1.6 16v, o carro anda bem, mas estou um bocado cansado, já o tenho comigo há muito tempo.
É um carro que curva extremamente bem, trava como poucos, é super seguro, mas que não me deixa um sorriso de orelha a orelha pelas prestações sem ser em curva.
Ou seja, queria algo hardcore que me pusesse um sorriso nos lábios de cada vez que o fosse conduzir.
Tenho particular admiração pelos atmosféricos, mas nos ultimos tempos experimentei um tsi de 170cv a adorei aquele turbo a entrar ás 4000rpm e a debitar até ás 7200rpm!!!Logo os sobrealimentados não estão postos de parte.
Posto isto, deixo aqui uma lista de carros, gostaria que me dissessem qual o que transmite melhores sensações, qual o mais purista, qual aquele pelo qual nos apaixonamos a cada volta pela envolvencia/sensações que transmite.
Cumprs

Vou falar do único que conheço, mas que não se encontra ai. Peugeot 106 gti. O carro andava imenso, pois era um carro leve. Um carro bastante emocionante de conduzir em recta, em curva... já era preciso ter mais cuidado. Pena não se fazerem carros destes na actualidade a preços não mt elevados para a malta jovem que não faz mt km`s e que gosta de emoções a conduzir os poder comprar.

Não dará para esticar o orçamento até um clio 182 cup?
Da lista, o que mais me apela é o 106...mas o motor vai ser curto...

Eu gosto do clio 182 cup, mas conheço um senhor meu conhecido com quem já tive o prazer de falar várias vezes e ele tem a felicidade de ja ter tido um 5gt turbo, um 16v, um clio rs mk1 e agora tem um rs 182 chassis cup.
Segundo o que ele me disse embora o 182 tenho melhores altas e pareça mais sólido e bem montado, naquilo que interessa mesmo, a condução, o rs 172 era masi rebelde e o motor tinha outra alma em baixas, o 182 é mais linear com umas altas melhores mais fácil de conduzir mas não é tão divertido.
Eu adoro o mk1 e além do mais o preço assenta que nem uma luva no meu orçamento.[;)]

a minha escolha iria para o punto gt, ja vi um a andar e fiquei [br:)] mas atencao ja tenho colegas que andaram de civic vti e disseram que aquilo cola mesmo e que tem uma boa seguranca devidamente preparados.
cup´s e gti´s esquece, apesar de serem mais recentes acho que lhes falta alma.
um punto gt ou um vti acho que sorrias mais com as rotacoes a subir [:)]

A minha duvida prende-se com o comportamento em curva de um punto gt, será que se consegue ter algum prazer, é que eu não quero um carro para AE, eu quero um carro que curve "bem" mas que uma pessoa chegue ao final da curva apareça uma recta curta ou média e tenhamos mais prazer a fazê-la pela potencia do carro, convêm depois ter travões para travar para a seguinte.lol
Já houve aqui um relato sobre o comportamento de um gt, fiquei um bocado assustado com o relato, mas acho que só mesmo conduzindo para tirar as elacções.

O vti, está entre os mais votados e está no topo das minhas preferências também.

Última edição:
Confesso que me faz comichão a troca do Clio 16v por outros do mesmo nível ou "inferiores".

Gostava de acrescentar outras opções, o Fiat Coupé como já foi falado é excelente, assim como o primo Alfa GTV, ou os nipónicos Toyota Celica (das várias gerações), Mitsubishi Eclipse, Nissan 200... Ou os rivais MGF, MX-5 e MR-2 são apenas nomes que me vêm à cabeça

Já conduzi o Clio, o 106, o Cup e o Civic e para mim principalmente entre os franceses, acho-os muito proximos.

O Civic tem algo a que dou muita importância, é diferente logo pela posição de condução, bem mais interessante que a dos franceses além do motor fantástico.
Em curva é um pouco complicado, oscilando de forma estranha entre sub e sobreviragem mas este defeito pode ser corrigido com ligeiras modificações, pelo que para mim dos que constam na lista era a minha opção.

Mas no fim de contas todas as opções dentro da lista são apenas carros vulgaríssimos com um motor mais potente e uma suspensão firme estando por isso mesmo limitados no prazer de condução. Um 106 GTI ou um Clio RS até pode dar mais gozo que um Fiat Coupé em curva NO LIMITE, mas e nos restantes 97% do tempo em que me desloco nele? Basta sentar o rabo num destes coupés ou roadsters para se perceber do que falo.

Confesso que me faz comichão a troca do Clio 16v por outros do mesmo nível ou "inferiores".

Gostava de acrescentar outras opções, o Fiat Coupé como já foi falado é excelente, assim como o primo Alfa GTV, ou os nipónicos Toyota Celica (das várias gerações), Mitsubishi Eclipse, Nissan 200... Ou os rivais MGF, MX-5 e MR-2 são apenas nomes que me vêm à cabeça

Já conduzi o Clio, o 106, o Cup e o Civic e para mim principalmente entre os franceses, acho-os muito proximos.

O Civic tem algo a que dou muita importância, é diferente logo pela posição de condução, bem mais interessante que a dos franceses além do motor fantástico.
Em curva é um pouco complicado, oscilando de forma estranha entre sub e sobreviragem mas este defeito pode ser corrigido com ligeiras modificações, pelo que para mim dos que constam na lista era a minha opção.

Mas no fim de contas todas as opções dentro da lista são apenas carros vulgaríssimos com um motor mais potente e uma suspensão firme estando por isso mesmo limitados no prazer de condução. Um 106 GTI ou um Clio RS até pode dar mais gozo que um Fiat Coupé em curva NO LIMITE, mas e nos restantes 97% do tempo em que me desloco nele? Basta sentar o rabo num destes coupés ou roadsters para se perceber do que falo.

Pelo menos em termos de performances um clio 1.6 16v fica uns bons furos abaixo do cup/106/vti e dificilmente pode ser comparado directamente com estes.

Dizer que alguns destes carros são apenas carros normais com motores potentes e suspensões firmes parece-me bastante redutor, mas percebo onde queres chegar. Para todos os efeitos não deixa de ser um Clio/106/Saxo...
Mas isso já vai da preferência de cada um, eu pelo menos sou dos que adora o conceito de hot-hatch.[;)]

A vantagem dos hot-hatches é que são práticos, portanto podem servir de pau para toda a obra, carro de fim de semana e dia a dia num só. Mas para prazer máximo não há nada como um desportivo pensado de raíz. O meu primeiro post neste tópico foi exactamente nesse sentido.

Depois de passar para o outro lado os hot-hatches perderam muito do brilho para mim, já não entusiasmam. :(

Boas.:)

Muito sinceramente no teu lugar ficava quieto, aliás eu próprio já passei pelo mesmo dilema. Tenho o mesmo carro à três anos, tenho possíbilidades de o trocar e vi alguns carros que achei que poderiam ser uma boa troca. Mas como o meu carro ainda responde bem às necessidades, vou mantê-lo até cumprir outros objectivos na vida.

Se realmente quiseres ir para a frente com a ideia aqui vai mais uma opinião;
Mete o teu carro stock, e troca por um Clio II RS fase I ou de preferência fase II, isto porque o material que investiste nunca será valorizado e podes sempre experimentar num RS e/ou vender à parte. Digo de preferência o fase II porque o fase I é praticamente igual ao teu por dentro de maneira que te irias cansar depressa dele.[:blush:]

[;)]

boas...

a determinado ponto falas em fiat coupé... compra o 20v turbo... se puderes claro... nada a ver com esses da lista... é fantástico!!! :)

em relação à lista...

gosto dos Fiat's... o HGT por ser uma carro com a estetica que mais gosto... o GT por ser um gosto pessoal...

mas... de todos escolhia o RS... é outro campeonato... superior em tudo menos beleza :) ...com um bom investimento... a longo prazo, aos poucos de cada vez, ficas com um carro bombástico a rondar os 230cv ou mais... e bastante rápido... com a a vantagem de ser atmosférico e fiavel... mas consumos elevadíssimos... mas menos que um turbinado...

mais tarde compras um smart cdi baratinho ou um clio 1.9d para andares de semana e para os consumos... e o rs para desanuviares de vez em qdo!!! :)

se tivesses investimento e ponderásses novos dizia-te para ires buscar o GP Abarth... :)

cumps

Última edição:
boas...

a determinado ponto falas em fiat coupé... compra o 20v turbo... se puderes claro... nada a ver com esses da lista... é fantástico!!! :)

em relação à lista...

gosto dos Fiat's... o HGT por ser uma carro com a estetica que mais gosto... o GT por ser um gosto pessoal...

mas... de todos escolhia o RS... é outro campeonato... superior em tudo menos beleza :) ...com um bom investimento... a longo prazo, aos poucos de cada vez, ficas com um carro bombástico a rondar os 230cv ou mais... e bastante rápido... com a a vantagem de ser atmosférico e fiavel... mas consumos elevadíssimos... mas menos que um turbinado...

mais tarde compras um smart cdi baratinho ou um clio 1.9d para andares de semana e para os consumos... e o rs para desanuviares de vez em qdo!!! :)

se tivesses investimento e ponderásses novos dizia-te para ires buscar o GP Abarth... :)

cumps

A bold...

Se falarmos no de 172cv falamos num acréscimo de quase 60cv...num atmosférico ??

Com que material ?

boas...

em relação à lista...

cumps

Esse tipo de trabalho é possível...

Mas para além de caríssimo, a palavra fiabilidade deixa de fazer sentido, volta e meia vês uma biela a sair disparada...

Esse tipo de trabalho é possível...

Mas para além de caríssimo, a palavra fiabilidade deixa de fazer sentido, volta e meia vês uma biela a sair disparada...

é caro.. mas o que é bom por vezes tb é caro... :)

daí eu dizer que com o tempo e claro, esse investimento fica com um carro "para toda a vida" e que de certeza que lhe dará mtas alegrias... digo eu!! é a minha opiniao...

em relação à fiabilidade que disse... acho que fica um carro fiavel para o incremento que levou, claro que terá que ter certas atençoes ao tratamento do motor... mas muito menos que um carro com turbo ou compressor... isto falando em incrementos de potencia nesta ordem!!!

isso das bielas não será bem assim... se colocar material de qualidade preparado para isso, e em sitios com profissionais capazes, acho que aguenta bem!!! :)

é a minha opiniao

cumps

Então indo buscar ali uma ideia que me pareceu curiosa, quer dizer que com um hothatch desta gama nunca terei o mesmo prazer que com um desportivo de raiz, exemplo:

Mazda mx5 1.8 16v-140cv
Clio RS-172cv

O Mazda dá sempre mais prazer...

Voltar
Superior