Top 10 Hothatch

Top 10 Hothatch

• Punto GT

Votos: 15 9,0%
  • 106 rallye fase 2

• Polo G40

Votos: 11 6,6%
  • 206 2.0 gti

• Saxo Cup

Votos: 14 8,4%
  • Civic vti eg6

Votos: 24 14,4%
  • Punto HGT

Votos: 5 3,0%
  • Uno Turbo ie

Votos: 13 7,8%
  • Clio rs fase1

Votos: 40 24,0%
  • Outro(qual?)

• Total de eleitores
    167
Vais-me obrigar a ser redundante, Rui?
Já te expliquei o gozo de um MX-5 uns posts atrás.
No que ouço de amigos meus (um dia hei-de pegar num MX-5 e palpita-me que é esta semana), o tacto mecânico do MX-5é muito especial
O tacto do SS em ritmo normal/passeio deverá ser menos interessante.

A caixa do MX5, do que eu já conduzi é a melhor talvez batida pela do S2000 pela maior rapidez.

Se conduzires um deixa-a aquecer e depois verás. A caixa está directo em baixo da manete, aquilo não há cá cabos e zingarelhos [:D] pelo meio...é directo manete/pau caixa [:D]

Eu não conduzi o SS em ritmo de passeio, foram sempre ocasiões especiais. Mas quero esclarecer que apesar de gostar muito do SS não o trocava pelo MX5.

Também tens de ver uma coisa Rui...

Nem todos vão conduzir o SS da mesma forma que tu, ou por outras palavras, as liberdades eram outras[;)]

Sem dúvida...e aqui é que está o ponto apr:)

Lembro-me de na altura dizer e volto a "refrisar":

Compraria o SS se tivesse guito e uma garagem cheia, apenas para naqueles dias em que é preciso tirar stress de cima...saír só, ir a uma estrada de serra e "bater" no carro até mais não [:D] discutir um pouco com ele e com o mundo.

Num MX5 isso é perigoso, pois a probabilidade de ele se virar contra nós e morder é maior...o SS permite-nos chegar lá mais tresloucados e em relativa segurança [:D]

EDIT: Pronto, já entupi o tópico e gastei as fichas todas

Tal qual como previa e como atrás referi.

Eu já sabia desta tua opinião...aliás pude ver-te uns anos mais novo...tal cara de puto com brinquedo novo [:)]

Para os que tinham dúvidas aqui fica a opinião de quem tem um MX-5 e rolou vários Kms num EssEsse. [;)]
[;)]
Li com toda a atenção o post do Nightlord, fiquei satisfeito e ainda mais convicto da minha opinião com o que li. Mesmo sem ter testado o SS

Um desportivo de raiz, pensado para dar prazer, consegue cumprir o seu propósito até quando anda mais devagar (é rwd e descapotável neste caso).
Mas como não possui a eficácia do SS não é tão fácil de explorar em estrada quanto este, cujo comportamento é estilo Kart, mais preciso.

Em pista o Nightlord refere que o Mx-5 tem novamente vantagem pois existe maior espaço.

Lá está, o SS é melhor naquele limite, naquele espaço de tempo que no fim de contas é apenas 3% da condução, tal como já tinha referido umas páginas atrás.[;)] Não podiam conduzir o SS da forma que fizeram todos os dias, provavelmente ele não duraria muito caso assim fosse.

Acrescentar também que o SS é segundo as revistas especializadas um dos melhor Hot Hatch dos tempos modernos, talvez o melhor no que respeita a FUN.
Já o MX-5 que se fala neste tópico penso que seja um NB, que a nível mecanico é um NA com nova roupa. Este que por sua vez saiu em 1989.

Última edição:
[;)]
Li com toda a atenção o post do Nightlord, fiquei satisfeito e ainda mais convicto da minha opinião com o que li. Mesmo sem ter testado o SS

Um desportivo de raiz, pensado para dar prazer, consegue cumprir o seu propósito até quando anda mais devagar (é rwd e descapotável neste caso).
Mas como não possui a eficácia do SS não é tão fácil de explorar em estrada quanto este, cujo comportamento é estilo Kart, mais preciso.

Em pista o Nightlord refere que o Mx-5 tem novamente vantagem pois existe maior espaço.

Lá está, o SS é melhor naquele limite, naquele espaço de tempo que no fim de contas é apenas 3% da condução, tal como já tinha referido umas páginas atrás.[;)] Não podiam conduzir o SS da forma que fizeram todos os dias, provavelmente ele não duraria muito caso assim fosse.

Acho que é por isso que a Abarth tem um plano de manutenção de 10mil em 10mil [:)]

É como te tinha dito Fernando, são conceitos diferentes e modos de condução diferente.

O ideal é ter os dois...[;)][:D]

Acho que é por isso que a Abarth tem um plano de manutenção de 10mil em 10mil [:)]

É como te tinha dito Fernando, são conceitos diferentes e modos de condução diferente.

O ideal é ter os dois...[;)][:D]
Essa é que é Essesse. Um desses para andar com ele no dia a dia (perder também o amor às costas[:D]) e um roadster puro para desenjoar.

[;)]

Acrescentar também que o SS é segundo as revistas especializadas um dos melhor Hot Hatch dos tempos modernos, talvez o melhor no que respeita a FUN.
Já o MX-5 que se fala neste tópico penso que seja um NB, que a nível mecanico é um NA com nova roupa. Este que por sua vez saiu em 1989.

A tua conclusão está correcta e foi mais ou menos isso o que pretendi dizer. :)

Gostei muito do SS, mas no geral gosto mais do MX5 (falta-lhe um pouco mais de "grunt" de cvs. e som no motor, e travagem) sem qualquer dúvida.

Não conduzi o SS num trackday, mas depois da diversão que tive com o meu no TD organizado pelo Cobra, duvido que achasse tanta piada.

Já agora, o MX5 que falo é um NB2,5 1.8i Sport...já tem suspensão da Bilstein de origem e autoblocante, bem como a versão mais apimentada do motor (mesmo assim falta-lhe um danoninho para ser mais disponível)...e continuo a não gostar assim tanto da mordida inicial dos travões.

A tua conclusão está correcta e foi mais ou menos isso o que pretendi dizer. :)

Gostei muito do SS, mas no geral gosto mais do MX5 (falta-lhe um pouco mais de "grunt" de cvs. e som no motor, e travagem) sem qualquer dúvida.

Não conduzi o SS num trackday, mas depois da diversão que tive com o meu no TD organizado pelo Cobra, duvido que achasse tanta piada.

Já agora, o MX5 que falo é um NB2,5 1.8i Sport...já tem suspensão da Bilstein de origem e autoblocante, bem como a versão mais apimentada do motor (mesmo assim falta-lhe um danoninho para ser mais disponível)...e continuo a não gostar assim tanto da mordida inicial dos travões.
Esse que é a versão mais interessante (das stock) para o Mx-5.
Ainda assim esses "problemas" não são nada que não se resolva, só é preciso um pouco de t€mpo.[;)]

continuo a não gostar assim tanto da mordida inicial dos travões.

4136990282_large.jpg

Esse que é a versão mais interessante (das stock) para o Mx-5.
Ainda assim esses "problemas" não são nada que não se resolva, só é preciso um pouco de t€mpo.[;)]

Não queria turbinar o carro, sei que há versões dessas...mas no me gusta.

Acho que fora disso não há muito mais a fazer, que não implique perder noutros capítulos.

Em relação à travagem acho que só mudando o sistema todo (bomba de travagem/servo-freio, bem como tubos, pinças maiores e discos) para um melhor...já é muuuito t€mpo [:D]

Fica assim que eu já gosto dele assim, andei a dedicar-me a tratar do interior nos últimos tempos, tratar da pele dos bancos e da capota para durarem, desmontei (tenho para aí umas fotos) o interior todo até à chapa para limpar, etc., etc.

Acho que fora disso não há muito mais a fazer, que não implique perder noutros capítulos.

Em relação à travagem acho que só mudando o sistema todo (bomba de travagem/servo-freio, bem como tubos, pinças maiores e discos) para um melhor...já é muuuito t€mpo [:D]

Fica assim que eu já gosto dele assim, andei a dedicar-me a tratar do interior nos últimos tempos, tratar da pele dos bancos e da capota para durarem, desmontei (tenho para aí umas fotos) o interior todo até à chapa para limpar, etc., etc.
Hummm sem gastar muito t€mpo...
Uma admissão mais "racing", um catalizador entupido, tirar o miolo, por um tubo dentro e colocar no sitio, guardar o antigo e deixar a panela de origem, só aí o ronco melhorava a olhos vistos, mais aberto, metálico, sem ficar "estilo remus". E só se fazia ouvir quando em aceleração.

Quanto aos travões, uns bons discos e pastilhas certamente que tinham o seu efeito, podia não ficar um Porsche a travar mas certamente bem melhor, afinal o peso do carro também não é muito.

Bem mas isto sou eu a divagar e nem é para os lados da legalidade o que é mais grave[:D], eu não disse isto.:sh)

Fazes muito bem em mantê-lo de origem que já é um carro bestial.[;)]

Eu pude conduzir à uns tempos um 1.6 N/A versão NC, e gostei, a posição de condução é baixa (já vinha habituado) o motor neste caso é muito como o do meu Civic, é preciso espreme-lo para andar bem...quanto à caixa achei lá está, mecânica mas neste caso, e pode ser pontual e do carro em questão pouco suave...era muito mecânica demasiado até....mas vou pedir ao Nightlord um voltinha para tirar as dúvidas...[;)]

Não li os posts até ao fim do tópico mas posso-te garantir que a condução de um NC não tem o pedigree, o "salero" de um NA e de um NB.

Este post depende de muita coisa...

Já tive tanto o Williams como o Punto Gt e Turbo ie...

O Turbo ie não requer mãozinhas, requer muita fé, porque um carro destes de origem com jante 13'' e uns travões de bicicleta, não curva nem por nada, e subvira como poucos...

O desafio dos franceses é diferente, a traseira é viva, mas para ajudar, e não é tão previsível como se diz, depende muito do grau de intimidade com o carro e estrada onde se conduz, e só depois de alguns kms valentes consegues ter algum grau de adivinhação...

Agora a questão Tie e Pgt tem muito a ver com a dificuldade em pôr os cavalos no chão, e as velocidades de passagem em curva que não conseguem convencer, o tipo de emoção que envolve estes carros tem algo a ver com os Honda da altura, são muito bons para andar a direito...

Não há nada como ouvir a opinião de quem já os teve.[;)]
Mas não achas que a questão da fé no Turbo ie se deve também a um esforço maior para o controlar?
Ou seja, não achas que é mais trabalhoso tentar não descontrolar um Turbo ie do que um congénere francês?

Tal qual como previa e como atrás referi.

Eu já sabia desta tua opinião...aliás pude ver-te uns anos mais novo...tal cara de puto com brinquedo novo [:)]

Para os que tinham dúvidas aqui fica a opinião de quem tem um MX-5 e rolou vários Kms num EssEsse. [;)]

Como?[:D]
Eu é que disse isso, não mudes agora de opinião.
O Nightlord disse tudo o que eu disse: MX-5 mais dificil de explorar, mais divertido em passeio (apesar do Nightlord ter dito que quasenão andou em ritmo de passeio), SS mais eficaz, fácil de explorar em condução extrema.

Disse também que na maior parte dos cenários o MX-5 diverte mais.
Foi o que eu sempre disse.

O SS deve ser muito bom, mas só explora a faceta de carro de rallie e hot hatch malucão.
O MX-5 hoje estás a andar na Foz cheio de estilo e sempre a sentir aqueles genes perfeitos de Driver's car e no FDS a rabear com ele.

É que um nasceu citadino, o outro teve muita engenharia, muitos milhões e pouco lucro por trás.

A caixa do MX5, do que eu já conduzi é a melhor talvez batida pela do S2000 pela maior rapidez.

Se conduzires um deixa-a aquecer e depois verás. A caixa está directo em baixo da manete, aquilo não há cá cabos e zingarelhos [:D] pelo meio...é directo manete/pau caixa [:D]

Eu não conduzi o SS em ritmo de passeio, foram sempre ocasiões especiais. Mas quero esclarecer que apesar de gostar muito do SS não o trocava pelo MX5.

Touché.
É exactamente por isto que a caixa do MX-5 é especial.

Eu também não trocaria um automóvel como o MX-5 por um SS, por mais exclusivo que seja o SS ao lado do MX-5.

Já agora, tens um NA, NB ou NC?

PS - ja´vi que era um NB, máquina.;)

Última edição:

Tira o miolo da linah de escape.
Além de ficares com um som mais porreiro, ficas com uma ligeira disponibilidade acrescida.[;)]

De perto só conheço o G40. Anda bem mas não é brusco, é progressivo. Patinar é com ele [:D]

Segundo me dizem, o Turbo IE é o mais brusco dos 3 e o que anda mais, o que acredito, mas também curva mal. O R5 GTTurbo curva melhor mas não anda tanto.

O G40 tem a particularidade de ter potência demais para o chassis [:D]

O r5gtt chega e sobra para o g40, e não deixa fugir muito o uno ie.

Não há nada como ouvir a opinião de quem já os teve.[;)]
Mas não achas que a questão da fé no Turbo ie se deve também a um esforço maior para o controlar?
Ou seja, não achas que é mais trabalhoso tentar não descontrolar um Turbo ie do que um congénere francês?

Eu percebo onde queres chegar Mad[;)]

Acho que todos nós gostamos de um bom desafio de condução, mas de certa forma e a curvar gosto de um carro que curve mesmo e depois no limite revele o seu lado negro...
Agora um carro que não curve, e simplesmente se revolta contra ti se queres curvar depressa, acaba por perder o interesse depressa, porque simplesmente não há desafio...

Sei que tanto o punto GT como Turbo ie, com algumas alterações de suspensão e tamanho de jante mudam completamente de atitude, e ganhem a tal velocidade extra de passagem em curva, mas em recta são dois animais autênticos mesmo stock...

Outro pequeno pormenor, pegando num Clio 16, Williams, 106 GTI e outros que tais, tu notas logo que tás a conduzir um carro diferente do resto da gama, pela forma como os colocas em curva e pelas reacções, no caso do Punto GT e do Tie, as coisas não são assim tão diferentes da restante gama, daí o trabalho que dão a conduzir...
Mas o que dão em recta quase que compensa tudo o resto.

Eu percebo onde queres chegar Mad[;)]

Acho que todos nós gostamos de um bom desafio de condução, mas de certa forma e a curvar gosto de um carro que curve mesmo e depois no limite revele o seu lado negro...
Agora um carro que não curve, e simplesmente se revolta contra ti se queres curvar depressa, acaba por perder o interesse depressa, porque simplesmente não há desafio...

Sei que tanto o punto GT como Turbo ie, com algumas alterações de suspensão e tamanho de jante mudam completamente de atitude, e ganhem a tal velocidade extra de passagem em curva, mas em recta são dois animais autênticos mesmo stock...

Outro pequeno pormenor, pegando num Clio 16, Williams, 106 GTI e outros que tais, tu notas logo que tás a conduzir um carro diferente do resto da gama, pela forma como os colocas em curva e pelas reacções, no caso do Punto GT e do Tie, as coisas não são assim tão diferentes da restante gama, daí o trabalho que dão a conduzir...
Mas o que dão em recta quase que compensa tudo o resto.

[;)]
Concordo pois expressas o porquê de gostares deles assim, e são razões válidas.
Eu nos FWD sou muito esquisito. Gosto de muito pouca coisa e normalmente só de um temperamento: o escorregadio e rebelde.[:D]

Voltar
Superior