Top 10 Hothatch

Top 10 Hothatch

• Punto GT

Votos: 15 9,0%
  • 106 rallye fase 2

• Polo G40

Votos: 11 6,6%
  • 206 2.0 gti

• Saxo Cup

Votos: 14 8,4%
  • Civic vti eg6

Votos: 24 14,4%
  • Punto HGT

Votos: 5 3,0%
  • Uno Turbo ie

Votos: 13 7,8%
  • Clio rs fase1

Votos: 40 24,0%
  • Outro(qual?)

• Total de eleitores
    167
Como?[:D]
Eu é que disse isso, não mudes agora de opinião.
O Nightlord disse tudo o que eu disse: MX-5 mais dificil de explorar, mais divertido em passeio (apesar do Nightlord ter dito que quasenão andou em ritmo de passeio), SS mais eficaz, fácil de explorar em condução extrema.

Disse também que na maior parte dos cenários o MX-5 diverte mais.
Foi o que eu sempre disse.

O SS deve ser muito bom, mas só explora a faceta de carro de rallie e hot hatch malucão.
O MX-5 hoje estás a andar na Foz cheio de estilo e sempre a sentir aqueles genes perfeitos de Driver's car e no FDS a rabear com ele.

É que um nasceu citadino, o outro teve muita engenharia, muitos milhões e pouco lucro por trás.

Não vires o bico ao prego... olha o ja tinha escrito. [;)]

O carro é simples de se conduzir...é facil para o mais comum condutor andar depressa.
Já no Mx-5 quem não sabe e nessa tal rotunda húmida a 30km/h vira o boneco...coisa mais comun que possa pensar.

?

Num Mx-5 num estrada de montanha tens de te aplicar mais que num EssEsse ...A meu ver não...são conceitos diferentes que implicam conduções diferentes...contudo acho que o EssEsse é bem mais rápido seja qual for o percurso. Aqui só com contra-argumentação do Nightlord é que mudo a minha opinião [;)]

O pessoal fala dos MX-5´s isto e aquilo mas um gajo com um Smart Roadster num dia como o de hoje já faz a festa.

[:D]

Não sei como é o roadster, mas se tiver o mesmo motor e caixa do fortwo que andei uns dias...acho no mínimo difícil.

Só o lag da caixa, o facto de ser automática num motor sem força, e os controlos...impossibilitavam qualquer divertimento mesmo [:D]

Espera, quer isto dizer que um desportivo de raiz como o mazda mx5 dá mais prazer que um clio rs ou um civic type r?
Nightlord, da lista qual é o carro que mais se enquadra no espirito do ss?[;)]

Não sei como é o roadster, mas se tiver o mesmo motor e caixa do fortwo que andei uns dias...acho no mínimo difícil.

Só o lag da caixa, o facto de ser automática num motor sem força, e os controlos...impossibilitavam qualquer divertimento mesmo [:D]

O lag da caixa vai mais contra o cronometro do que contra o divertimento...

Motor sem força?

Das duas uma ou a tua experiência foi num Roadster de 60cv ou então não sabes o que estás a dizer...

Ou então sou eu que me contento com pouco, se calhar é isso.

EDIT: não cheguei a perceber se te estavas a referir apenas ao ForTwo.

O pessoal fala dos MX-5´s isto e aquilo mas um gajo com um Smart Roadster num dia como o de hoje já faz a festa.

[:D]

Confirmo.

Um amigo meu teve um rebaixado com dump valve e uma repro ( se bem me recordo tinha entre 85/90cv) e aquilo andava que se desunhava...para alem de que curvava muito bem.

Espera, quer isto dizer que um desportivo de raiz como o mazda mx5 dá mais prazer que um clio rs ou um civic type r?

Isto depende do que procuras.

Há quem se divirta com uma caixa auto e há quem não se divirta.

Da 1ª questão:
Não posso responder de uma forma 100% de um ou de outro lado. Depende de n coisas, e mesmo como opinião pessoal, eu próprio não me consigo decidir se o CTR ou o MX5 seria melhor.

Mas digo uma coisa que ajuda a esclarecer -> se fosse o S2000, nem é preciso ir mais longe, é só ter dentro da mesma filosofia mais motor, travões e "carro"...não tinha quaisquer dúvidas [;)] -> Roadster será sempre melhor/mais divertido que um hot-hatch para mim.

Da 2ª questão:
Já respondi [:p] Não conduzi nenhum deles para poder falar. Agradam-me mais o 106Rally, Uno Turbo IE e Civic VTI...diferentes entre iguais.

Duvido que algum deles seja como o SS. Terá um motor explosivo (mas melhor) como um HGT ou Turbo IE, ou ainda um VTI em altas...mas alia um comportamento divertido como um 106 Rally.

O lag da caixa vai mais contra o cronometro do que contra o divertimento...

Motor sem força?

Das duas uma ou a tua experiência foi num Roadster de 60cv ou então não sabes o que estás a dizer...

Ou então sou eu que me contento com pouco, se calhar é isso.

EDIT: não cheguei a perceber se te estavas a referir apenas ao ForTwo.

Eu disse que era o fortwo. Não sei a potência do motor...era um Pulse qq coisa.

O lag da caixa, se for como o que vi no fortwo para mim vai contra qualquer divertimento (a não ser daqueles com companhia [:D]) num carro. Mas aqui sou muito critico...de automáticas a única que me agradou foi a DSG num TT Roadster ou num Scirocco por exemplo.

A caixa penso que seja a mesma logo o Lag... e ele existe claramente.

O que quero dizer é que por exemplo a primeira vez que peguei naquele carro tinha a ideia que fazia um som engraçado, design giro e that´s it.

Ainda ontem andei por Lisboa e piso molhado e aquilo é bastante engraçado usando claro o modo sequencial e o TC off (o que ando tem cerca de 95cv, dump valve, travões ventilados e uns Yokohama da "cena").

Atrevo-me a dizer que é mais fácil de provocar que grande parte dos MX-5´s porque o motor é bem vivaço, o entrada do turbo chega a lembrar o dos TDI´s em relações de caixa mais baixas (a bem da verdade este "pontapé" é devido em grande parte ao seu baixo peso).

Já tive uma brincadeira com um MX-6 1.6 dos de 99 e o carro de Noddy não o largou.

A nível de condução não é um MX-5 mas com uma caixa manual poderia perfeitamente considera-lo um drivers-car.

Bom, eu vou deixar aqui só mais uma opinião para ajudar à festa.

Curioso o tema deste tópico, porque anteriormente tive um Ax GT, que andava muito bem, principalmente pela disponibilidade em baixas que tinha e pelo baixo peso, travava muito bem, e curvava sempre com certeza e incisão, mesmo com algumas saídas de traseira, controladas facilmente.

Após ter passado a fase mais jovem da minha pessoa, fartei-me de andar num carro com alguns barulhos parasitas e pouco apelo estético, causados pela idade e por uma cor vermelha (cor de rosinha), e decidi-me procurar um Roadster.

Após verificação dos suspeitos do costume, barchetta, MX-5 e MGF, a escolha não foi assim tão difícil e recaiu sobre um NB 1.8 de 140 cv, ainda com caixa de 5 mas já com suspensão bilstein de origem.

A diferença é da noite para o dia, sendo o Mazda um carro com mais feeling, aquilo que tanto falaram aqui no tópico da caixa super directa, da direcção também muito directa e comunicativa, e de umas performances muito superiores às do anterior francês. Acho que é normal num carro que anuncia 7.9s dos 0/100 Km/h.
No fundo, um carro diferente, para muito melhor, para quem gosta verdadeiramente de conduzir, seja em que circunstância, velocidade ou estado de espírito (acresce a isto o facto de ser cabrio).

O Ax proporcionava muito prazer também, sendo as baixas rotações uma delícia de usar, e o som do carburador uma delícia de ouvir. Transmitia grandes doses de prazer igualmente, simplesmente de uma forma diferente.

Hoje em dia, um ano e pouco depois de ter comprado o NB, dou por mim na senda de um segundo carro. Curiosamente o que acompanho mais de perto é mesmo o Fiat Uno Turbo IE.
Tenho especial gosto pela estética e história que tem nos anos em que era mais novo, e muita curiosidade em sentir a aceleração de um carro turbo a gasolina, ainda para mais um que é referência nesse aspecto. Seria mesmo para comprar e manter em estado original, uma espécie de "cuidar de um clássico", sem dispensar o seu uso com prazer.
Se calhar já sinto saudades de um carro pequeno e endiabrado, mais "perigoso".

No fim de contas, todos dão o seu prazer, apenas de forma distintas. Todos os que foram referidos neste tópico vão dar sensações únicas, embora alguns as transmitam de maneira diferente, não os fazendo melhores ou piores.

Uma coisa te garanto, se escolheres um MX-5, NB, 1.8, não te sentirás defraudado pelo prazer de condução que te dará, porque nesse aspecto, é verdadeiramente uma referência.

Abraço

Da 1ª questão:
Não posso responder de uma forma 100% de um ou de outro lado. Depende de n coisas, e mesmo como opinião pessoal, eu próprio não me consigo decidir se o CTR ou o MX5 seria melhor.

Mas digo uma coisa que ajuda a esclarecer -> se fosse o S2000, nem é preciso ir mais longe, é só ter dentro da mesma filosofia mais motor, travões e "carro"...não tinha quaisquer dúvidas [;)] -> Roadster será sempre melhor/mais divertido que um hot-hatch para mim.

Da 2ª questão:
Já respondi [:p] Não conduzi nenhum deles para poder falar. Agradam-me mais o 106Rally, Uno Turbo IE e Civic VTI...diferentes entre iguais.

Duvido que algum deles seja como o SS. Terá um motor explosivo (mas melhor) como um HGT ou Turbo IE, ou ainda um VTI em altas...mas alia um comportamento divertido como um 106 Rally.
Tu tinhas um civic type r não era? Qual gostaste mais do type r ou do SS?[;)]

Não vires o bico ao prego... olha o ja tinha escrito. [;)]

Vamos lá ver se nos entendemos.
O que eu sempre disse stá patente nestes excertos.

Não me convenço que a andarmos normalmente consigamos ver ali algo muito superior a um Punto normal.
No MX-5 isso não acontece.

Estou a perguntar se temos que andar mais no limite para que nos divertamos no SS.

No MX-5 é fácil um gajo dievrtir-se e mesmo quando não se quer divertir, a sensação de condução é muito boa (pelo que dizem, nucna o conduzi)
O tacto mecânico está sempre la´bem alto..
O SS será assim tão bom no global como um MX-5?
Nem tudo se resume a andar depressa, pelo menos para mim.

Quanto ao SS se assemelhar com um Punto, estamos a falar de um carro cuja base é um citadino. Acredito que hajam limitações no feeling.
Basta a concepção da caixa do MX-5 ser directa e a do Punto não.

Tu por outro lado questionas o prazer do MX-5, coisa que nunca fiz, bem pelo contrário.
Pergunta-lhe.

Mas que tipo de gozo retiras do mx-5 a andar devagar ?? ires de cabeça ao léu ??

Ao que voltei a responder...

Vais-me obrigar a ser redundante, Rui?
Já te expliquei o gozo de um MX-5 uns posts atrás.
No que ouço de amigos meus (um dia hei-de pegar num MX-5 e palpita-me que é esta semana), o tacto mecânico do MX-5é muito especial
O tacto do SS em ritmo normal/passeio deverá ser menos interessante.

Disseste inclusive algo que não é mesmo nada verdade.

Num Mx-5 num estrada de montanha tens de te aplicar mais que num EssEsse ...A meu ver não...

O Nightlord já disse que em montanha o MX-5 é bem mais dificil do que o SS.

Entre esses, preferia o 106.

in_peugeot_106_rallye_05.jpg

Apesar do MK1 ser mais leve, prefiro o 2 por ser menos quadradão.
MEU PRIMEIRO CARRO 106 RALLY 1.3.
Estavamos no ano de 1994 e recebi um novinho BRANCO.

Velhos tempos, mas as sensações ficam. Puro comedor de estradas sinuosas.

Apesar de já não o ter o meu voto claro vai para o 106 apr:)

Vamos lá ver se nos entendemos.
O que eu sempre disse stá patente nestes excertos.

Tu por outro lado questionas o prazer do MX-5, coisa que nunca fiz, bem pelo contrário.

Ao que voltei a responder...

Disseste inclusive algo que não é mesmo nada verdade.

O Nightlord já disse que em montanha o MX-5 é bem mais dificil do que o SS.

Oh mad...com tanto tempo de fórum já devias saber que para fazer quote tens de ir buscar os post's originais...e não edições lá peloi meu...

Olha aqui o post todo...eu disse que o MX-5 é mais dificil numa estrada de montanha...[;)]

Num Mx-5 num estrada de montanha tens de te aplicar mais que num EssEsse, isso faz do EssEsse pior que o mx-5 ?? A meu ver não...são conceitos diferentes que implicam conduções diferentes...

Quanto ao prazer de condução...eu estava a peguntar-te ti...eu já conduzi um e já andei em mais que um...sei o tipo de prazer que retiro...não estava a questionar o tipo de prazer...mas a questionar o prazer que "tu" retiravas de um imprimindo um andamento calmo.

Voltar
Superior