Tópico Cinéfilo v2.0

Acho que se visses no cinema ias dizer que é algo sério![:p]

O 1º foi de facto uma surpresa, principalmente no trailer, só pensava: "Afinal sempre ganhou vida".

O 2º está uma miséria, perdeu-se o encanto todo, ao ver pela 1ª vez o 2º, parecia que já tinha visto aquele filme umas 30x e encontrava-me naquele estado de aborrecimento e de desinteresse...

Acabado de ver:

mv5bmtg0njewnjuxm15bml5.jpg

Gostei bastante!

Um belo 7.5[:cool:]

Acabei de ver o AVATAR em 3D...

Fui ao Colombo onde fiquei impressionado com a quantidade de gente jovem vinda de bairros menos favorecidos e sempre socialmente marginalizados que usufruem do rendimento minimo mas sempre ostentando roupa de marca com a cintura das calças na zona dos joelhos, oculos de sol e bonés no alto da pinha,circulando em grupos de 4 e 5 individuos extremamente barulhentos....

Que tal...? Fui politicamente correcto...

Pensei que com o Dolce Vita aberto ficasse mais bem frequentado...

Amanhã já deixo a minha posta de pescada sobre o filme...

Última edição:

Fui ao Colombo onde fiquei impressionado com a quantidade de gente jovem vinda de bairros menos favorecidos e sempre socialmente marginalizados que usufruem do rendimento minimo mas sempre ostentando roupa de marca com a cintura das calças na zona dos joelhos, oculos de sol e bonés no alto da pinha,circulando em grupos de 4 e 5 individuos extremamente barulhentos....

Tambem fui ver hoje o Avatar em 3D no Allegro

E para ser franco, tirando os efeitos sonoros e o som excelente, nao gostei nada do filme, historia basica e previsivle, e ainda vi com uma optima dor de cabeça por cauas do 3D.

Mas os efeitos especiais e o som estao muito bons, mas para mim o filme resume-se a isso mesmo.

No dia de Natal fui ver o Sherlock Holmes ao Almada Fórum.

mv5bmtg0njewnjuxm15bml5.jpg

Foi uma escolha que se revelou acertada pois gostei bastante do filme.

Já com alguns indicios de que esta personagem teria traços distintos da desempenhada de forma tão robótica - mas brilhante nisso mesmo - por Jeremy Brett, achei que a recriação, sendo diferente, não é de menor qualidade. A imagem fria, analítica e calculista desvanece-se um pouco - sem no entanto desaparecer - e ganha mais corpo num humor mais mundano e muito mais atlético. E o dedo de Guy Ritchie está lá. Não é pior nem melhor, é diferente. E eu gostei.

Quando fui ver o filme estava uma daquelas noites de chuva e frio mesmo convidativas a ir ao cinema. E nada melhor que ver um filme que recria a Inglaterra do século XIX, com muita chuva, lama e muito pouca higíene. Muito boa fotografia, cenários e efeitos especiais a recriar o ambiente da altura. Muito bom mesmo.

O argumento é bom, especialmente se, como eu, tivermos em conta a história que está a ser contada. Associar um céptico como Sherlock Holmes a histórias do oculto é algo que não é inédito, mas acho que a solução encontrada para só no final compreendermos o que se passava, foi uma boa forma de acabar o filme. Aliás, há muitos filmes que são bons enquanto os estamos a ver mas a parte final deixa algo a desejar. Temia que acontecesse um pouco disso com este, mas acho que conseguiram guardar revelações finais suficientes para encerrar o filme e ao mesmo tempo deixar uma porta aberta a uma sequela.

O suspense está quase sempre presente e é notável como sem ser um filme de comédia, consegue manter a boa disposição através dos diálogos sempre com uma pitada de humor invariavelmente sarcástico e irónico. Claro que neste aspecto a banda sonora também ajuda pois mantem um tom que apela à boa disposição sem cair no exagero e claro de acordo com a época que o filme retrata. Um aspecto positivo também.

No que às representações diz respeito, Jude Law no papel de Watson está muito bem, assim como o Robert Downey Jr no papel de Sherlock embora neste caso parte do que se vê já se tenha visto anteriormente em outros filmes. Não é uma redução ao seu desempenho, apenas uma constatação. Não posso deixar de mencionar Mark Strong no papel de Lord Blackwood. É um actor ao qual comecei a prestar mais atenção depois de o ver no filme Body of Lies. A meu ver, mais um belíssimo desempenho e é engraçado que a sua personagem está muito mais próxima do Sherlock Holmes encarnado por Jeremy Brett. Não deixa de ter piada este jogo de contradições.

Um dos filmes que eu mais gostei de ver neste ano e vale indiscutivelmente o preço e a ida ao cinema.

Então, pelo q leio das vossas críticas, parto do princípio q as críticas destrutivas ao filme do Guy Ritchie sobre como ele estava a desvirtuar o personagem detective não passavam de infundamentadas [kiss]

Mais um filme prá listinha dos "a não perder".

Acho que depende um pouco da abertura e/ou expectativas com que vais ver o filme. Se uma estiver muito ligada à personagem interpretada pelo Jeremy Brett vai ficar um pouco desiludida com este filme pois tem um estilo completamente diferente.

O Jeremy Brett é todo limpinho, imaculado, gélido, quase robótico. O Robert Downey Jr é mais flexível, sujo e atlético mas igualmente inteligente. Um não é melhor nem pior que o outro, são diferentes. Tenho é a convicção que o contexto retratado neste filme estará mais próximo do que era a realidade do que acontecia na série.

Eu aconselho a ver.

Acho que depende um pouco da abertura e/ou expectativas com que vais ver o filme. Se uma estiver muito ligada à personagem interpretada pelo Jeremy Brett vai ficar um pouco desiludida com este filme pois tem um estilo completamente diferente.

O Jeremy Brett é todo limpinho, imaculado, gélido, quase robótico.

É esse o meu receio em relação a este filme. Desde miúdo que leio as aventuras e vejo a série (que ainda vai dando na RTP Memória) e para mim Holmes = Brett. Quando leio as histórias só vejo a cara do Jeremy Brett, está demasiado interiorizado e vai ser estranho ver "outro qualquer" a interpretar o Holmes, por muito bom actor que seja.[;)]

Até parece que não sabes isso [:D]. Conheces bem a zona.

Também estou algo curioso para ver o filme, precisamente por fugir à normalidade a que se associa o Sherlock Holmes. No cinema, e quando quase tudo já foi inventado, há que fazer filmes de forma diferente. Posso até nem gostar, mas acho que é uma aposta de risco do realizador não cair na tentação de fazer uma cópia na história e na personalidade das personagens.[;)]

Quanto a cinema, ontem vi:

Orphan
orphan-poster.jpg

Não sou muito fã deste tipo de filmes, confesso. Uma espécie de thriller/suspense, a tentar puxar para o terror de vez em quando. Confesso que poucos são os filmes do género que me seduzem, e este não é excepção.

Acho o filme fraquinho, previsível nos momentos-chave e que vale essencialmente pela boa interpretação da actriz da capa. A chavala consegue mudar de expressões angelicais para um demónio em pessoa num abrir e fechar de olhos...

De resto, história banal, nem sempre bem explorada, mas que nos prende ao ecrã, pelo facto de tentarmos descobrir o que de errado se passa com Esther.

Dá para passar o tempo. Nada mais.

5/10
[;)]

e

My Sister's Keeper
my_sisters_keeper.jpg

Um filme com uma história fortíssima desde a sua base, que fala de uma criança com leucemia e da sua irmã geneticamente alterada para poder "assistir" a sua irmã, caso ela necessite de medula, sangue ou um qualquer órgão.

Vi o filme depois de ouvir bastantes críticas positivas de amigos, que era um filme muito intenso.
Acabei por sair algo frustrado. É um filme com uma história que toca toda a gente, sem dúvida, mas estava à espera de mais. De muito mais. Penso que havia possibilidade de fazer algo melhor na forma de contar o filme, de contar a vida das personagens principais.

Um filme que nos dá as várias fases do cancro, que vão desde a descoberta, ao optimismo na cura, passando pela radio e quimioterapia, até à penosa e indesejável fase do ressurgimento do cancro. A família acaba por ser bem retratada, com a mãe a não olhar a meios para conseguir curar a filha, acabando por renegar os outros dois filhos e não se importando com o que lhes acontece.

Boas interpretações da irmã mais nova (Abigail Breslin) e da irmã com leucemia.

O filme emociona, mas não tanto como ao início julguei. Vale essencialmente pela mensagem de que ninguém está livre que nos aconteça o mesmo, e que a força de vontade e a união da família nem sempre é suficiente, apesar de ser um apoio brutal.

7/10

[;)]

É esse o meu receio em relação a este filme. Desde miúdo que leio as aventuras e vejo a série (que ainda vai dando na RTP Memória) e para mim Holmes = Brett. Quando leio as histórias só vejo a cara do Jeremy Brett, está demasiado interiorizado e vai ser estranho ver "outro qualquer" a interpretar o Holmes, por muito bom actor que seja.[;)]

Não só é outro actor como a personagem acaba por ter outra postura.

O que acaba por ser melhor porque se fosse o mesmo estilo as comparações com o Jeremy Brett seriam inevitáveis - já o são desta maneira mas de certa forma atenuadas - da mesma forma que também não veria o Brett a fazer este Sherlock.

E o filme está engraçado, vale o preço do bilhete, não se resume a ser o filme de Sherlock Holmes.

Acho que não te arrependes.

A minha Critica: Avatar

A minha Critica: Avatar

Como alguns que acompanham o o topico sabem, Avatar, era muito aguardado por mim. O filme, por varios motivos, prometia ser uma pedrada no charco e o inicio de uma nova era no no mundo do Digital 3D que iniciou com Gollum quando Peter Jackson nos apresentou " O Sr. dos Aneis". James Cameron, por sua vez, estava há 10 anos parado: Titanic foi a sua ultima obra e já nessa altura ele falava em filmar Avatar no entanto, e parafraseando o proprio.....não era possivel porque não existia tecnologia disponivel para o efeito....!!!

Avatar esta desenhado, realizado e escrito na memoria de James Cameron há mais de 10 anos...e custou mais de 500 milhões de dolares sendo o filme mais caro até á data.

James Cameron, alem de Titanic, trouxe-nos já pequenas obras primas como o Exterminador em 1984, Aliens em 1986 e Abismo em 1989 onde ficou claramente demonstrado ser um realizador/argumentista com uma capacidade visionaria em relação aos demais...!! Verdade seja dita já "tinhamos" saudades deste Cameron....

Passado no ano de 2154, Sam Worthington interpreta o papel principal de Jake Scully, um veterano de guerra paraplégico, que é lhe dado uma nova oportunidade de regressar ás missões militares. No planeta Pandora, onde os humanos pretendem a extracção de um valioso mineral, Jake com o seu Avatar infiltra-se no povo Na’vi, mas rapidamente se vê dividido entre dois mundos quando explora a sua cultura e encontra o amor.

Cameron não é propriamento um argumentista brilhante nem de grande imaginação narrativa: Avatar não deixa de ser uma especie de mistura de Pocahontas com Danças com Lobos numa versão mais Hi-Tech...mais futurista...mais digital. A propria historia esta, aqui e ali, cheia de clichés já mais que moidos e remoidos em outros filmes do genero...ou mesmo sem ser do genero....basta olhar aqui a alguns exemplos que vou colocar a branco para evitar que sejam vistos como spoilers ( ainda me hão de explicar como se critica um filme sem falar nele mas pronto....vai a branco )

1. Ele é de fora e apaixona-se pela mais bela da vila que por acaso já estava "prometida" ao guerreiro mais forte....e ele não gosta.
2. Ele entra na civilização Navi e acaba por se juntar a ela porque aprende os seus valores e fica maravilhado com eles

Existem obviamente mais...no entanto não vale a pena estar aqui a enumerar. O argumento é o ponto fraco do filme, é o seu calcanhar de aquiles pela maneira como é transportado para as imagens. Avatar é um filme de consciencia ecologica, onde a mensagem do esgotamento dos recursos da Terra é evidente, da procura de combustiveis e fonte de riqueza continua a destruir civilizações, etc etc....

O que é pena porque podia estar aqui um serio candidato aos oscares...e penso que nunca o será precisamente porque falha no ponto que a Academia mais preveligia...

Gostava de salvaguardar uma coisa até para evitar ser mal interpretado, James Cameron não é nenhum Michael Bay, Stephen Sommers ou Roland Emmrich….é muito mais que isso.Enquanto James Cameron conta uma historia com efeitos, outros apenas sabem colocar os efeitos a tentar contar uma historia num infindavel turbilhão de explosões e cataclismos vários sem ponta de sentimento….é visual apenas….Cameron têm sentimento e transmite sentimento. Repare-se que um dos grandes problemas do digital é a capacidade que os seres criados digitalmente têm de transmitir emoções, até através do próprio olhar….e nisso os Navi’s conseguem-no plenamente…a actriz Zoe Saldana certamente é merecedora de aplausos por transformar Neytiri numa criatura que combina doçura e dureza, suavidade e rigidez, numa performance complexa e profundamente tocante…

O filme têm quase 3 horas mas o ritmo narrativo nunca perde o envolvimento e o equilíbrio entre a velocidade e as pausas necessárias de modo a não ser aborrecido…Avatar têm um pulsar de coração completamente esmagador…!!! São raras as vezes que conseguimos olhar para um filme e sentirmos aquele arrepio na pele de estarmos envolvidos na sua fluência e no seu mundo…..e Cameron criou um universo dentro da sua cabeça e quis nos convidar a entrar nele….e aqui ele revela toda a sua mestria neste âmbito: Como somos “transportados” para Pandora…quase obcessivamente;

Criando um novo mundo completamente a partir do zero, o cineasta mostra-nos nos primeiros 45 minutos de película numa imersão absoluta naquele universo, apresentado-nos a uma fauna e a uma flora completamente originais e fascinantes, desde as plantas fluorescentes ou as flores que se encolhem com um simples toque…aos animais gigantescos A quantidade de detalhes é tamanha que damos por nós a questionar-nos se aquele mundo não é uma possibilidade real no cosmos….!! Tudo é perfeito…até a luz a passar por entre as copas das arvores….o filme é de uma beleza criativa visual inimaginável…

Avatar é um espectáculo visual imaginado e criando na cabeça de alguém que nos convida a entrar sem restrições…onde inovação é a palavra de ordem e que vamos conhecendo e mergulhando na sua beleza ao longo dos 90 minutos sem nunca perder o fio á meada…!! Se por um lado será um crime fazer uma continuação porque o cinema também precisa de espectáculos irrepetíveis….por outro será uma pena não conhecer um pouco mais deste planeta maravilhoso…

Vão ver, porque vale a pena….ou como dizem varias vezes no filme….”Eu vejo-os por lá”

Nota: (0-10 ): 9

Última edição:
PeugeotSales, bela critica [;)]

estou a pensar ir amanha ver esse filme, precisava de opiniao relativamente ao 3d: sim ou nao?
estou inclinado para o sim ja que o filme foi realizado para esse proposito mas como tenho mesmo que comprar outros oculos, tendo ja 1 par em casa, e fica mais caro..

Hoje fui ver:

sherlockholmesk.jpg

Gostei bastante do filme, as actuações, os cenários, os 3d's, as montagens e a história estão todas em alto nível.
Sou fã de filmes lógicos e então este é à minha medida.

8/10 para mim!

Voltar
Superior