Tópico Cinéfilo v2.0

E hoje vi:

The_Prestige_poster.jpg

The Prestige (2006)

Christopher Nolan novamente no seu melhor, assim com o casting onde se destaca (mais uma vez) Christian Bale. Não é um filme que nos deixe às escuras como o Memento, mas consegue manter algum suspense até ao final.

Estava com alguma reticências em relação ao filme por se tratar de magia, mas conseguiu-me cativar a partir do 1º minuto.

IMDB: 8,4
Eu: 8,5

23 anos depois de um dos maiores ícones dos anos 80, finalmente a sequela para 2010 e já com trailer. Estou ansioso.

Estreia a 23.04 nos USA. Reparem no pormenor do telefone (o que o MD usa em 1987, na praia, ao nascer do dia)

YouTube - Wall Street: Money Never Sleeps - Teaser Trailer

O Wall Street é um dos meus filmes preferidos com grandes interpretações de Michael Douglas e Charlie Sheen. Fico com expectativa para ver a sequela. Apenas lamento que o Charlie Sheen não esteja no elenco mas tendo em conta no que se tem metido ao longo dos anos compreende-se perfeitamente que não contem com ele para grande coisa. E claro, não sei se faria sentido do ponto de vista do argumento.

Última edição:
Ontem fui ver o Invictus.

invictus-movie-2009.jpg

Costumo avaliar os filmes duma forma muito simples, se vale a pena ou não gastar tempo e/ou dinheiro a vê-lo. Não sendo uma obra-prima, Invictus merece uma oportunidade, é um bom filme.

Gostei do filme pela sua simplicidade, aliás, até acho que pela sua singeleza é que encanta.

O enredo não é surpreendente, e não poderia ser pois baseia-se em factos reais. Em várias cenas também não consegue surpreender porque é sempre próximo de nós, ou porque vimos noutros filmes ou porque se calhar já presenciámos algo semelhante.

Mas um filme não é só feito de surpresas.

Toda a questão racial e a tentativa de união do povo - e vejam como resultou que nem falo em união de povos [:D] - estão patentes ao longo do filme. Imagino que a realidade tenha sido bem mais dura mas louvo a tentativa de Clint Eastwood em retratar a sociedade sul-africana. Acho que podia e devia ter ido mais longe, a necessidade de não deixar esquecer a história assim o exige.

Outro pormenor que não gostei foi da forma como o filme passa de cena para cena. Parece sempre que falta algo, que a cena anterior está inacabada, por polir ou refinar. Confesso que torna o filme um pouco mais crú e menos fluído.

As cenas entre os guarda-costas estão engraçadas e é quase impossível deixar de sorrir.

Sem desmerecer os restantes actores e o filme em si, a grande mais-valia são mesmo as representações de Morgan Freeman e Matt Damon.

Há uns anos quando perguntaram a Nelson Mandela que actor gostaria de ver a representar o seu papel caso fizessem um filme sobre ele, este respondeu que gostaria de ver Morgan Freeman. Anos depois o seu desejo concretizou-se. Sou um admirador confesso do MF, acho-o um actor excepcional cuja única comparação me atrevo a fazer é mesmo com o vinho do Porto. Só melhora com a idade. E foi bem escolhido para este papel. Trazendo novamente a ideia de simplicidade, MF encarna o papel de Madiba como se de uma segunda papel se tratasse. É absolutamente deliciosa a representação de MF, é como Zidane, ficava a vê-los fazer o que melhor sabem durante horas.

E vou ser novamente parcial porque Matt Damon também é um dos meus actores preferidos, um homem que construiu a sua carreira à custa de muito esforço e dedicação. Em 1995, François Pienaar tinha 28 anos. Em 2010, Matt Damon tem mais 12 ou treze anos, menos um palmo de altura e menos 20 kg. Tirando alguns planos, ninguém reparou nas diferenças. Gosto do Matt Damon pela - e vou-me repetir outra vez e já eu próprio começo a ficar aborrecido pela falta de vocabulário - pela sua simplicidade. É um gajo que age com muita naturalidade e consegue mostrar as emoções humanas com facilidade. Emociona-se e consegue emocionar o público. E também gostei do pormenor de não cairem no erro de tentar transformar a personagem num heroi como em tantos outros filmes.

Já anteriormente vi referenciado um aspecto que era o do ambiente no estádio. Realmente foi muito interessante a forma como este aspecto foi retratado. Na maior parte das vezes e fruto das transmissões televisivas, temos um plano de filmagem superior que abrange uma grande área e vários jogadores. Clint Eastwood optou por filmar mesmo no plano dos jogadores, no terreno. Nestas condições fica-se com uma percepção do público completamente diferente, e acho que depois de ver o filme vai ser muito mais fácil perceber a influência da pressão no desempenho dos jogadores, independentemente da modalidade.

Enfim, um bom filme para ver em que acho que não há desperdício de tempo e/ou dinheiro.

"Sou senhor do meu destino, comandante da minha alma"

Última edição:
O Wall Street é um dos meus filmes preferidos com grandes interpretações de Michael Douglas e Charlie Sheen. Fico com expectativa para ver a sequela. Apenas lamento que o Charlie Sheen não esteja no elenco mas tendo em conta no que se tem metido ao longo dos anos compreende-se perfeitamente que não contem com ele para grande coisa. E claro, não sei se faria sentido do ponto de vista do argumento.

keyser,

Quer esta notícia, quer a ficha técnica do IMDB dão como presente o Charlie Sheen. Deverá ter uma participação muito secundária, provavelmente.

Veja o trailer da sequela de «Wall Street» > Cinema > TVI24

Que filme é esse dos anos 80? Isto é uma "continuação"?

Em primeiro lugar terias que ter vivido nos anos 80 (ainda que como adolescente) e conhecido a euforia bolsista (que também atingiu fortemente Portugal), dos yuppies (e vi alguns pelas ruas quando estive nos EUA, curiosamente, em 87) e da democratização do capitalismo. E de toda a base de barro que estava por detrás dela.

Em segundo, tens que ver o Wall Street de 1987.

Em primeiro lugar terias que ter vivido nos anos 80 (ainda que como adolescente) e conhecido a euforia bolsista (que também atingiu fortemente Portugal), dos yuppies (e vi alguns pelas ruas quando estive nos EUA, curiosamente, em 87) e da democratização do capitalismo. E de toda a base de barro que estava por detrás dela.

Em segundo, tens que ver o Wall Street de 1987.

Mas tem que se ver esse filme para se perceber esse? Já deu para perceber que terá continuação, dado que o Douglas vai sair da prisão, possivelmente onde acabou o outro.

Que filme é esse dos anos 80? Isto é uma "continuação"?

Wall Street é um bom filme realizado por Oliver Stone, com Michael Douglas, Charlie Sheen, Martin Sheen e Darryl Hannah. Esteve nomeado para os Oscares e não sei se não terá ganho algum ou alguns. Merece ser visto.

keyser,

Quer esta notícia, quer a ficha técnica do IMDB dão como presente o Charlie Sheen. Deverá ter uma participação muito secundária, provavelmente.

Veja o trailer da sequela de «Wall Street» > Cinema > TVI24

My bad. Não vi a ficha técnica.

Os óculos não custam nada, também eu pensava isso. O que custa 2€ é a tecnologia 3D que vais assistir.

Podes levar sempre os mesmos óculos ou deita-los fora, nos recipientes à saída dos cinemas.

Claro, ora aí está uma forma de pensar à Nephilim... [:D]

O que interessa é que tens de largar mais dois euros, o resto é conversa.

Não é uma forma de pensar, é um facto, porque eu já perguntei a um funcionário dos cinemas.

Com ou sem óculos, o que pagas é a tecnologia 3D [;)]

Mas sem óculos não vês o filme (pelo menos em condições),logo não se trata de um opcional que resolvemos ou não levar para o sala. [;)]

[:D][:D][:D][:D]

O "pior" que já fiz, foi levar um menu do McDonalds para o cinema...[:D]

[:D][:D]

Como o escondeste?[;)]

eu no arrábidashopping já levei um menu da casa das sandes. como a meti la dentro? fácil. perguntei ao moço se podia entrar com aquilo e ele deixou.

era uma sessão das 13h e pico e era a um dia da semana. acho que estavam ou 4 ou 6 pessoas no cinema. [:)]

Os óculos não custam nada, também eu pensava isso. O que custa 2€ é a tecnologia 3D que vais assistir.

Podes levar sempre os mesmos óculos ou deita-los fora, nos recipientes à saída dos cinemas.
No Beloura Shopping tinham um gajo a receber os óculos de volta e tinham um "disclaimer" a dizer que se alguém roubasse os óculos e/ou os partisse tinha de pagar 80€.

Voltar
Superior