Vou fazer uma critica ao filme que vi ontem na sic, A Gaiola dourada,
achei o tema interesante e fiquei tentado a vé-lo pela primeira vez a ver se era feliz pois sou filho de emigrantes e talvez pudesse reviver um pouco a minha infancia. A meio já estava cansado e desiludido, é demasiado previsivel, tem muitos clichés, não senti em momento algum um pingo de sinceridade, algo que me pudesse envolver mais no enredo com mais profundidade. A intenção é boa peca por ser demasiado comercial para francês ver, podia-se se ter explorado mais o lado aventureiro que é o que interessa neste tipo de filmes, a vida do emigrante não é só casa trabalho . trabalho casa, também aproveitam para conhecer o sítio, a volta a frança, a torre eifel, o arco de triunfo, os campos elísios, um pouco mais de convívio com os franceses e a grande diversidade cultural que lé existe, emigrar e estar fora não é só estar com emigrantes portugueses convive-se e conhece-se muita gente, come-se mais comida francesa que portuguesa, não se vive a francesa mas faz-se por isso, há uma adpatação aos costumes não é assim. O Pauleta no fim ainda estragou mais o cenário: "Cést a qui le ballon"..enfim, come-se mas passa-se muita fome, gostei da filha que não me pareceu ter nascido cá e sim foi bonito de ouvi-la com sotaque, e sim, em frança fala-se francês e em portugal safa-se quem puder, os pais em português e os filhos em francês não é por mal, não falam português , é a realidade, tenho reparado que ainda se faz alguma confusão.
de 0/10 vai um 3.