Tópico da Apple

Acho que não estás mesmo a perceber...

Eu não faço backups.
É o Mac que faz sozinho.

Eu nem necessitei de configurar nada.
O gajo detectou o Time Capsule, e perguntou se eu queria fazer backups para lá.
Eu disse que sim, e nunca mais me preocupei com o assunto.

Zero configurações.
Zero preocupações.
Zero trabalho manual.
Zero.

Se o gajo detecta o Time Capsule na rede faz backups.
Se não detecta não faz.
Não me chateia.
Não me pergunta nada.
Simplesmente faz.

Eu só sei que ele está a fazer backups porque oiço o disco do Time Capsule a trabalhar.

Não compares com o resto, porque é como eu disse: não tem comparação.
A menos que aches comparável ir trabalhar de Rolls Royce com motorista, com ir
trabalhar em hora de ponta parado nas filas de trânsito, a exercitar as pernas e
braços com tantas travagens, acelerações e passagens de caixa.

Tás a fugir com o rabo à seringa...mas ao menos vais de Rolls Royce. Tu que és o mestre da informática quando queres fazes um noob parecer um sábio. Que parte de " O meu NAS faz coisas que deixam o teu time capsule a chorar" queres que te explique? É preciso configurar o NAS. É porque funciona em OSX, Windows, Linux. Não é Plug and Pray. Ou queres que ele adivinhe que o teu servidor remoto tá nas Maldivas?

Tu queres SEMPRE ter razão. Nem que seja por teres um Rolls Royce...que faz menos que o meu Fiat 500...

As pessoas esperam que tudo funcione "por milagre" porque é assim que deviam funcionar mesmo, e porque estão habituadas a que tudo o resto funcione dessa forma. O exemplo que dás do automóvel avariado não se aplica, porque neste problemas de configurações regra geral não há avarias nenhumas. Portanto eles deviam simplesmente falar uns com os outros e desempenhar as suas tarefas. Os problemas de configurações de equipamentos são, na minha opinião, um exemplo claro de que o Software, enquanto parte integrante das tecnologias da informação, ainda está na sua adolescência. De facto, ligar um equipamento a uma rede ou ligar um router a um modem e criar uma rede já deveria hoje em dia ser possível de fazer sem ser preciso fazer puto de ideia do que é domínio, uma máscara de sub-rede ou qualquer outra tecnicalidade. Seria o mínimo que se deveria esperar. Por isso é que eu aprecio a Apple. É o fabricante que mais se preocupa em tornar as coisas o mais indolores possíveis ao utilizador.

Já coloquei este video atrás, mas pelos vistos não viram:

Diz-me qual a dificuldade e tecnicalidade que são necessárias neste caso? Por experiência própria ele detecta e configura ligações brigde, double NAT, PPPoE, PPTP, L2TP, com IP estático ou DHCP. Em dois ou três passos está feito e o utilizador nem precisa de perceber nada disto.

Tás a fugir com o rabo à seringa...mas ao menos vais de Rolls Royce. Tu que és o mestre da informática quando queres fazes um noob parecer um sábio. Que parte de " O meu NAS faz coisas que deixam o teu time capsule a chorar" queres que te explique? É preciso configurar o NAS. É porque funciona em OSX, Windows, Linux. Não é Plug and Pray. Ou queres que ele adivinhe que o teu servidor remoto tá nas Maldivas?

Tu queres SEMPRE ter razão. Nem que seja por teres um Rolls Royce...que faz menos que o meu Fiat 500...

Ora vai lá ler para trás, para compreenderes o contexto do que se está aqui a falar.
É que estás mesmo fora do contexto.
Começa por ler COM ATENÇÃO o post inicial da página 702.

Deixo uma citação, para não teres muito trabalho...
Mas se quiseres continuar a querer comparar duas coisas incomparáveis, aconselho
mesmo uma leitura completa e exaustiva do que está para trás. Principalmente onde
eu digo que tenho um NAS com RAID, e routers com a possibilidade de ligar discos
USB.

http://forum.autohoje.com/off-topic/6779-topico-da-apple-702.html#post1068163946
(...)
Agora mais a sério: Tipicamente a vantagem dos AirPort é a simplicidade de funcionamento com produtos Apple. Mas pode ter outras vantagens adicionais, como os protocolos "ac" até 1,3Mb/s em WiFi. Ou então o AirPort Time Capsule (que eu tenho), que tem um disco incorporado que permite fazer de NAS, mas principalmente para backups automáticos sem qualquer configuração (de hora a hora faz um backup incremental, e que permite ir recuperar conteúdos através do Time Machine, podendo inclusive fazer-se copy&paste entre a versão actual de documentos e outras anteriores, sem a necessidade de recuperar a totalidade do backup).
(...)

Curiosamente usavas apenas um protocolo bem implementado
e testado.
Agora passaste a usar um protocolo com mais largura de banda,
e deu raia... A ironia...
[;)]

Provavelmente terás problemas com o Windows se arranjares um
computador que use o mesmo protocolo que o Apple usa.

Vê lá quais usavas e qual é que passaste a usar agora:
IEEE 802.11 - Wikipedia, the free encyclopedia

g?
n?
ac?

então como explicas que em muitos meses de utilização dos mesmos devices (com diferentes OS) e com os mesmos protocolos, só agora deu asneira...?
além disso são 4 iOS (8.0.2) ligados, apenas um deu asneira.

Mas tudo bem é do router

Claro que estou a comparar coisas incomparáveis! Um NAS faz exactamente o que tu fazes com o time capsule, porque SUPORTA o time machine. Além disso é o servidor do que tu quiseres. E sim...faz backups do teu macbook para a casa da vizinha se quiseres.

O setup em relação ao time capsule é de apenas 2 passos. Ligar a opção Time Machine no NAS e escreveres o username e a pass que usaste para o primeiro passo. O Resto é igual. Funciona IGUAL. De hora a hora, etc. e tal.

Mas se gostas de deitar dinheiro ao lixo...força! Tamos cá é para te incentivar.

E vou eu também...
Pelo que o backup não me iria servir de nada...
[;)]

Estes backups não é suposto funcionarem como disaster recovery.
Existem apenas para eventuais falhas de hardware, software, roubo do portátil,
viroses, etc.

Ou seja, acontecimentos mais prováveis do que catástrofes naturais.
Para o resto, as coisas são um pouco mais complicadas, e por isso é que existem
seguros que cubram os danos.

Isto nem parece teu, Nuno156. Alguém que está sempre tão preocupado com a segurança ao mais ínfimo pormenor a desvalorizar as claras falhas de segurança que um sistema de backup simples como o do Time Machine tem! Falas em seguros. Mais quais seguros?! Há algum seguro que recupere as minhas 3000 fotos de família ou os desenhos digitalizados dos meus filhos? Então essa de, havendo enxurrada, ires também com ele, por amor de Deus (digo eu que sou ateu)! Isso não é justificação para nada.
Um sistema de backup como o TimeMachine tem na conveniência e facilidade de utilização o seu argumento de excelência. Serve para dar alguma segurança para quem não tem o hábito de fazer backup nenhum (é melhor que nada). Mas as vantagens ficam-se por aí.

Claro que estou a comparar coisas incomparáveis! Um NAS faz exactamente o que tu fazes com o time capsule, porque SUPORTA o time machine. Além disso é o servidor do que tu quiseres. E sim...faz backups do teu macbook para a casa da vizinha se quiseres.

O setup em relação ao time capsule é de apenas 2 passos. Ligar a opção Time Machine no NAS e escreveres o username e a pass que usaste para o primeiro passo. O Resto é igual. Funciona IGUAL. De hora a hora, etc. e tal.

Mas se gostas de deitar dinheiro ao lixo...força! Tamos cá é para te incentivar.

Pois sim...
Obrigado, não sabia de nada disso...

[:)] [:)] [:)] [:)]

Pois sim...
Obrigado, não sabia de nada disso...

[:)] [:)] [:)] [:)]

Sabe-se que começas a perder a razão quando os smiles entram. Nas últimas 2 páginas disseste TANTO disparate que até um não informático como eu se ri. Só falta apelares agora à tua reputação de Uber informático junto dos outros users que, mais frequentemente do que o desejável, bebem as tuas palavras como se fossem ditas por um génio.

Pá...humildade fazia-te bem de vez em quando.

Over and OUT.

Isto nem parece teu, Nuno156. Alguém que está sempre tão preocupado com a segurança ao mais ínfimo pormenor a desvalorizar as claras falhas de segurança que um sistema de backup simples como o do Time Machine tem! Falas em seguros. Mais quais seguros?! Há algum seguro que recupere as minhas 3000 fotos de família ou os desenhos digitalizados dos meus filhos? Então essa de, havendo enxurrada, ires também com ele, por amor de Deus (digo eu que sou ateu)! Isso não é justificação para nada.
Um sistema de backup como o TimeMachine tem na conveniência e facilidade de utilização o seu argumento de excelência. Serve para dar alguma segurança para quem não tem o hábito de fazer backup nenhum (é melhor que nada). Mas as vantagens ficam-se por aí.

Lê lá o que eu escrevi...
Obrigado.

Se quiseres outro tipo de segurança, usas a Cloud (iCloud, Google Drive, Dropbox,
whatever). Repito: isto tem o propósito de funcionar como backup de trabalho
para as eventualidades que descrevi. Sendo que o objectivo primário é ir buscar
versões anteriores. Isso é um BACKUP. O que tu chamas de backup é DISASTER
RECOVERY.

Ainda no outro dia estive numa reunião com uns fornecedores de hardware para
um projecto que estamos a desenvolver, e um colega da área de infra-estruturas.
- Então e backups?
- Os discos em RAID (já não me lembro o nível) dão alguma protecção contra
eventual perda de dados.
- Mas para ir buscar versões anteriores, é necessário um sistema de backup.
- Ah! Pois...
- E disaster recovery?
- Um rack idêntico noutro edifício com ligação por fibra-óptica, blá, blá, blá...

Backup e disaster recovery não são a mesma coisa.
É favor não misturar.
Obrigado.

Por outro lado, é totalmente diferente ter 1TB de backups num disco a 1,3Gb/s,
do que numa Cloud a 20Mb/s (se tanto... eu tenho uma miséria de upload).

Não tem qualquer comparação.

Backup - Wikipedia, the free encyclopedia
Disaster recovery - Wikipedia, the free encyclopedia

E também andam a misturar sistemas de backup com sistemas de armazenamento.
Por vezes aparece aí pessoal que quer um disco/NAS sem RAID para meter as
fotos, músicas, etc. Vai o disco à vida... KAPUT.
Armazenamento deve ter RAID.
E isto nada tem a ver com backup nem disaster recovery. RAID também deve ter
backup. E disaster recovery no que faz sentido ter.

Sabe-se que começas a perder a razão quando os smiles entram. Nas últimas 2 páginas disseste TANTO disparate que até um não informático como eu se ri. Só falta apelares agora à tua reputação de Uber informático junto dos outros users que, mais frequentemente do que o desejável, bebem as tuas palavras como se fossem ditas por um génio.

Pá...humildade fazia-te bem de vez em quando.

Over and OUT.

Tenho dito.
Obrigado.

Quando quiseres voltar a discutir, mas dentro do contexto, lê os outros
posts com atenção. Obrigado.

Se realmente estivesses interessado em saber as coisas, em lugar de
continuares a insistir fora do contexto, terias achado estranho que um
gajo que tem routers com discos USB, e NAS com RAID que poderia
usar para os backups, preferiu comprar um AirPort Time Capsule para
fazer backups. E terias ficado curioso por esse facto estranho, e terias
questionado "PORQUÊ?!", em lugar de continuar a querer à viva força
que não existe nenhuma razão sensata para comprar um AirPort Time
Capsule.

Mas pronto, preferes continuar sem saber...
Há que aceitar isso.

Nuno156, desculpa que te diga, mas o facto de teres sempre a última palavra não te garante que sejas sempre a pessoa cujas opiniões são mais escutadas. Porque por vezes a última palavra que escreves é precisamente a primeira que os outros ignoram. E isto repetido muitas vezes vai criando uma imagem de teimosia que não abona nada em favor da discussão de ideias.

Eu acho que o Nuno explicou mais que bem tudo o que disse, vocês é que estão a misturar tudo... :sh)

Cada dispositivo tem a sua função, ele dá a devida ao Time Capsule.

Nuno156, desculpa que te diga, mas o facto de teres sempre a última palavra não te garante que sejas sempre a pessoa cujas opiniões são mais escutadas. Porque por vezes a última palavra que escreves é precisamente a primeira que os outros ignoram. E isto repetido muitas vezes vai criando uma imagem de teimosia que não abona nada em favor da discussão de ideias.

Eh pá, o ponto é precisamente o contexto.
E o contexto está no primeiro post da página 702.

Como queres que eu não repita as coisas, se continuam a levar a discussão
para outros contextos dos quais eu não estava a falar?

Eu disse que a vantagem do AirPort era a simplicidade com os devices Apple
(é neste tópico que estamos, HINT, HINT), e do Time Capsule o facto de ter
backups feitos sem preocupações.

Ora, dizer que com A, B e C se faz o mesmo, já toda a gente sabe (e eu há
que tempos, até disse o que tenho em casa). O ponto é precisamente não se
fazer do mesmo modo (o tal que me farto de repetir): simples.

Mesmo a questão dos backups é a mesma coisa.
E as sugestões das alternativas, não cumprem o mesmo propósito. Tanto não
cumprem, que eu não as uso para backups (ver o que é um backup).

Backup - Wikipedia, the free encyclopedia
In information technology, a backup, or the process of backing up, refers to the copying and archiving of computer data so it may be used to restore the original after a data loss event. The verb form is to back up in two words, whereas the noun is backup.[1]

Backups have two distinct purposes. The primary purpose is to recover data after its loss, be it by data deletion or corruption. Data loss can be a common experience of computer users. A 2008 survey found that 66% of respondents had lost files on their home PC.[2] The secondary purpose of backups is to recover data from an earlier time, according to a user-defined data retention policy, typically configured within a backup application for how long copies of data are required. Though backups popularly represent a simple form of disaster recovery, and should be part of a disaster recovery plan, by themselves, backups should not alone be considered disaster recovery.[3] One reason for this is that not all backup systems or backup applications are able to reconstitute a computer system or other complex configurations such as a computer cluster, active directory servers, or a database server, by restoring only data from a backup.

Portanto, enquanto não estivermos todos no mesmo contexto, a discussão
não vai a lado nenhum.

E é por isso que insisto no contexto.
E o contexto é simplicidade (AirPort) e backups (Time Capsule).
Ou seja, para o AirPort Time Capsule é a simplicidade dos backups.

Mas para tudo isto, convém que todos tenham o mesmo entendimento do
que são backups, e do que é a simplicidade.

Pessoalmente deixei de ler o que o Nuno escreve. Passam-se páginas e páginas de informação supérflua e links para sites demasiado técnicos e sem utilização prática.

2 coisas sobre o contexto: o contexto não é estático, é dinâmico; o contexto não é ditado por ninguém em particular.

Back