Tópico da Apple

Pelas tuas dúvidas percebe-se que te falta perceber os fundamentos do sistema operativo dos mac.
O gestor de ficheiros chama-se finder e a sua lógica é relativamente semelhante ao explorer do Windows (aliás, em bom rigor, o explorer do Windows é que é relativamente semelhante ao Finder). O Finder está na barra de apps em baixo, e se não mexeste na sua ordem, deve estar do lado mais à esquerda.

Quanto à instalação de apps, ao contrário do Windows em que tens que correr um executável para instalar um programa, no MAC OS só tens que pegar no ficheiro de instalação e arrastá-lo para a pasta aplicações. Na verdade o ficheiro de instalação é uma pasta especial que contém lá dentro todos os ficheiros da aplicação em causa, pasta especial essa que é montada no sistema como se de um disco amovível se tratasse, daí que possas, depois da aplicação instalada, "ejectar" o ficheiro de instalação e depois apaga-lo.
Sim, efectivamente percebo pouco mais de 0...
Quanto ao finder já lá estive várias vezes, simplesmente pensei q houvesse algo mais parecido ao gestor de ficheiros.
Eu relativamente às instalações não fiz através do arrastamento pra pasta aplicações, fiz download do ficheiro e depois duplo clique e instalou, será por isso q fiquei com o tal ficheiro no ambiente de trabalho? Posso então ejecta lo?

Na verdade acabas por não ter essas aplicações instaladas. Quando abres o ficheiro da aplicação ele monta a aplicação também no desktop. Tens de arrastar esse ficheiro que o OS X monta para a pasta das aplicações, e podes posteriormente também arrastar para a barra de atalhos. Depois podes perfeitamente apagar os ficheiros dessas aplicações e ejecta-las.

Se selecionares algum ficheiro e arrastares para outra pasta o OS X simplesmente move o ficheiro de uma pasta para outra. Se pressionares a tecla Alt enquanto arrastas esse ficheiro o OS X copia-o para a outra pasta.

Só usei o Word quando estudava, até porque tinha necessidade de abrir os documentos em outros computadores (incluindo PC), depois disso nunca mais usei. Tenho o Pages mas nunca usei "a sério" de qualquer forma não me parece que fique a dever nada ao Word.
Obrigado companheiro, ajudaste bastante... Quando chegar a casa vou testar.

Mas lá que ficava a matar em cima da secretária, isso ficava!

A malta que lá vai a casa diz "Tens um Mac, deves ser alta cromo!"
Eu respondo: "Sim é um espectáculo, estou super satisfeito com ele. " (enquanto tapo o armário com o portátil windows...)

Sim, efectivamente percebo pouco mais de 0...
Quanto ao finder já lá estive várias vezes, simplesmente pensei q houvesse algo mais parecido ao gestor de ficheiros.
Eu relativamente às instalações não fiz através do arrastamento pra pasta aplicações, fiz download do ficheiro e depois duplo clique e instalou, será por isso q fiquei com o tal ficheiro no ambiente de trabalho? Posso então ejecta lo?
Podes ejectá-lo e apagar esse ficheiro à vontade. A app já está instalada. Se a quisesses desinstalar ias à pasta aplicações e arrastavas a dita cuja para o lixo.

Podes ejectá-lo e apagar esse ficheiro à vontade. A app já está instalada. Se a quisesses desinstalar ias à pasta aplicações e arrastavas a dita cuja para o lixo.
Já agora arrastar o ficheiro para as aplicações para instalar, ou depois de fazer o download por exemplo do vlc e fazer abrir para instalar vai dar ao mm?

Já agora arrastar o ficheiro para as aplicações para instalar, ou depois de fazer o download por exemplo do vlc e fazer abrir para instalar vai dar ao mm?

Sim. Há muitas apps que reagem ao duplo clique ao estilo Windows. Outras ainda mostram-te uma janela com um ícone grande da app do lado esquerdo e outro da pasta aplicações do lado direito, e só tens que arrastar o ícone da app para cima do ícone das aplicações.

Para desinstalar aplicações aconselho a AppCleaner. Remove também os ficheiros das preferências que as aplicações instalam. E é grátis.

Novo iAudi

2014_11_19_09_59_23.jpg

Eu uma vez comprei um Mac e nem o liguei, não fosse ele estragar-se.

Aconselho-te a instalar toda a treta que estiver disponível na Internet.
Assim ninguém te pode acusar de não estar a usar todo o potencial do
teu computador.

Lá por a maioria não saber fazer a distinção entre utilização e estragar,
não quer dizer que todos sejam assim.

Aconselho-te a instalar toda a treta que estiver disponível na Internet.
Assim ninguém te pode acusar de não estar a usar todo o potencial do
teu computador.

Lá por a maioria não saber fazer a distinção entre utilização e estragar,
não quer dizer que todos sejam assim.

Estás a falar de ti certo?

Por aqui o 4S com 8.1.1 está ligeiramente melhor (instalei ontem à noite, clean install), mas pelo que vejo continua mais lento que o 7.1.2...

Ainda na segunda mexi num 4S a correr o 7.1.2 e fiz até uns testes lado a lado a abrir apps, portanto é factual. Na altura o meu 4S ainda tinha o 8.1, mas a diferença mantém-se quase por igual

No iPad mini 2 ainda não atualizei, mas nesse faço só por OTA.

O MBP mid 2012 não retina continua a correr o Mavericks, talvez lá para o natal pense no Yosemite, mas gostava de lhe trocar o HDD por um SSD e fazer clean install já com o Yosemite. Mas veremos...

Por aqui o 4S com 8.1.1 está ligeiramente melhor (instalei ontem à noite, clean install), mas pelo que vejo continua mais lento que o 7.1.2...

Ainda na segunda mexi num 4S a correr o 7.1.2 e fiz até uns testes lado a lado a abrir apps, portanto é factual. Na altura o meu 4S ainda tinha o 8.1, mas a diferença mantém-se quase por igual

No iPad mini 2 ainda não atualizei, mas nesse faço só por OTA.

O MBP mid 2012 não retina continua a correr o Mavericks, talvez lá para o natal pense no Yosemite, mas gostava de lhe trocar o HDD por um SSD e fazer clean install já com o Yosemite. Mas veremos...

Força nisso! Vai equivaler a comprar um Mac novo, em termos de performance [;)]

Back