Tópico da Apple

Força nisso! Vai equivaler a comprar um Mac novo, em termos de performance [;)]

Para não torrar muito dinheiro vou optar por um de 256GB (idealmente era um de 512GB para não perder espaço internamente, mas são muito caros...), resta saber marca e modelo...

Já pesquisei muito sobre isto, e por exemplo os "famosos" Samsung 840 há várias versões, "base", Evo e Pro. Mas não percebo nada disto :sh)

Depois aquilo do Trim enabler já há para Yosemite certo ?

PS: Sim, sei que posso arranjar por essa internet fora forma de meter o HDD de 500GB na bay da superdrive interna e meter a drive numa caixa externa para ligar USB só quando precisar, mas pelo menos por enquanto nem sei se me vou dar a esse trabalho, até porque tenho aqui mais do que disco externo, um deles de 1TB. E nem é que use muito a drive, só mesmo para gravar CDs mp3 para meter no carro.

Para não torrar muito dinheiro vou optar por um de 256GB (idealmente era um de 512GB para não perder espaço internamente, mas são muito caros...), resta saber marca e modelo...

Já pesquisei muito sobre isto, e por exemplo os "famosos" Samsung 840 há várias versões, "base", Evo e Pro. Mas não percebo nada disto :sh)

PS: Sim, sei que posso arranjar por essa internet fora forma de meter o HDD de 500GB na bay da superdrive interna e meter a drive numa caixa externa para ligar USB só quando precisar, mas pelo menos por enquanto nem sei se me vou dar a esse trabalho, até porque tenho aqui mais do que disco externo, um deles de 1TB. E nem é que use muito a drive, só mesmo para gravar CDs mp3 para meter no carro.

Também estou capaz de fazer isso no macbook pro 13" de 2009 de lá de casa. Superdrive é coisa que já nem me lembro da última vez que foi usada.

A não ser que arranjes a um super preço, não compres o 840, são modelos descontinuados pelos actuais 850. Em relação aos modelos, o Pro é o topo de gama, com mais velocidade e NAND MLC (mais durável) e os EVO (antigos Basic), são mais baratos, com menos performance e NAND TLC (menos durável).

De qualquer modo, no dia a dia não se conseguem sentir diferenças, os SSDs modernos já são tão estupidamente rápidos, que mais MB/s, menos MB/s, acaba por ter um impacto quase insignificante na maioria dos casos. O mais importante é o tempo de acesso e isso em todos os SSDs é nulo.

Actualmente recomendo os Crucial MX100, preço por GB imbatível (o de 256GB custa menos de 100€), NAND MLC e performance praticamente a par dos SSDs com o dobro do preço. Em relação ao TRIM, se o TRIM Enabler não funcionar, tens o Chameleon SSD Optimizer que faz o mesmo e funciona no Yosemite.

Também estou capaz de fazer isso no macbook pro 13" de 2009 de lá de casa. Superdrive é coisa que já nem me lembro da última vez que foi usada.

Fiz isso no meu e é uma maravilha.
Comprei um kit que trazia também a caixa para a superdrive.

Fiquei com 128SSD + 500HDD tudo dentro do Mac. Vale a pena.

Qualquer um funciona, apenas vai ficar limitado na velocidade devido aos mbp de 2009 só terem sata2.

Mas mesmo limitado a Sata2 terei bons ganhos de desempenho face ao HDD, certo?

Edit: Já percebi que sim. Aliás, segundo Tomshardware o ganho de desempenho de HDD para Sata 2 é muito maior do que o ganho de desempenho de Sata 2 para Sata 3.

Last edited:
E já agora, não querendo abusar da vossa paciência (mas abusando na mesma!), é fácil instalar um SDD num macbook pro? O que é mais fácil: substituir o HDD por um SDD, ou substituir o superdrive por um SDD?

Eu substituí o HDD pelo SSD e mantive a superdrive, é fácil é só desapertar uns parafusos e fazer a substituição de um pelo outro. Para fazer a substituição pela superdrive é preciso comprar um adaptador para fixar o disco naquele sitio.

E já agora, não querendo abusar da vossa paciência (mas abusando na mesma!), é fácil instalar um SDD num macbook pro? O que é mais fácil: substituir o HDD por um SDD, ou substituir o superdrive por um SDD?

Muito complicado, não sei se te safas... [:D]

Bem, após ver alguns videos e ler algumas dicas da apple, confesso que já me tour a começar a ambientar e já vou fazendo as coisas mais rapidamente, já instalei mais alguns problemas e foi tudo bem mais rápido.

Até ao momento estou bastante satisfeito com a compra e acho que o preço foi excelente!

Bem, após ver alguns videos e ler algumas dicas da apple, confesso que já me tour a começar a ambientar e já vou fazendo as coisas mais rapidamente, já instalei mais alguns problemas e foi tudo bem mais rápido.

Até ao momento estou bastante satisfeito com a compra e acho que o preço foi excelente!

Se ainda não tiveres, instala o bettersnaptool. Essencial para quem está habituado a trabalhar com janelas side by side no windows.
Tens o bettertouchtool do mesmo developer que é gratuito.

Pois... [:D]

Back