Tópico da Apple

Estas discussões são proveitosas e o comum mortal como eu alguma coisa apanha, nem tudo claro.
Mas relativamente à integração, e numa perspetiva de um utilizador normal, o que na realidade me parece é que os sistemas da Microsoft têm as mesmas possibilidades que o da Apple e ainda mais. No entanto é necessário um grau de “expertise” relativamente elevado para por tudo a funcionar corretamente. Na minha opinião a vantagem da Apple não é necessariamente o que faz mas a facilidade com que o faz, como que se o utilizador fosse burro e protegendo mesmo os equipamentos do próprio utilizador.
A título de exemplo, fala-se por aí do jailbreak e não sei o quê que ao que parece retira algumas limitações aos telemóveis. Agora eu não sinto necessidade disso, portanto é coisa que não explorei nem me sinto tentado (o meu Iphone 4 faz-me tudo que preciso e ainda mais algumas coisas) e penso que como eu o utilizador mediano, mas alguém com outro tipo de formação é capaz de sentir-se limitado.
Acho que muitas das discussões por aqui, surgem da incapacidade que os técnicos têm de se colocarem na pele de um utilizador mediano. A instalação de uma aplicação qualquer para fazer uma sincronização pode ser mais fácil do que tomar um café para alguns mas um pesadelo para outros. Isto tem que ser compreendido.

Nem mais!

Tens acompanhado o tópico? Não me parece...
Esses dos costume nem merecem resposta sequer [;)] Muita sorte já ter perdido tempo a escrever esse post.

Claro que tenho acompanhado o tópico.
Acho que aqui cabe a discussão sobre tudo o que passa no "mundo Apple". Seja nhonhices técnicas, aspectos de marketing, o valor das acções da bolsa ou rumores e confirmações sobre novos produtos.

O que não cabe são faltas de educação. Ou personalização de pura parvoíce.

Em todos os posts se pode aprender algo. Sejam questões mais técnicas como o Nuno gosta de explanar, seja a eterna comparação entre Apple e os restantes fabricantes/sistemas, etc, sejam questões como a do taz76 ou o que quer que seja. Retiro informação de todos os contributos.

Da medição de gaitas não tiro coisa nenhuma.

Claro que tenho acompanhado o tópico.
Acho que aqui cabe a discussão sobre tudo o que passa no "mundo Apple". Seja nhonhices técnicas, aspectos de marketing, o valor das acções da bolsa ou rumores e confirmações sobre novos produtos.

O que não cabe são faltas de educação. Ou personalização de pura parvoíce.

Em todos os posts se pode aprender algo. Sejam questões mais técnicas como o Nuno gosta de explanar, seja a eterna comparação entre Apple e os restantes fabricantes/sistemas, etc, sejam questões como a do taz76 ou o que quer que seja. Retiro informação de todos os contributos.

Da medição de gaitas não tiro coisa nenhuma.

Tens de a tirar para fora para medir [:D]

Acho que aqui ninguém está a ser mal agradecido para com os experts, está-se só a expor pontos de vista e começam logo a pegar no cascalho.
A ideia já se percebeu, que é: questões simples = google! Mas convenhamos que nem toda a gente tem muito tempo disponível nem a capacidade de pesquisa que algumas pessoas. Daí as perguntas diretas em fóruns. Acho que é assim que funciona a entreajuda, eu conto com alguém que tenhas as coisas mais ao alcance como também conto tentar ajudar nas coisas que consigo responder logo sem ser necessária muita pesquisa.

cjr, mas porque é que dizes que a interacção é péssima? Como eu disse acima pouco me interessa o que se faz noutras plataformas, se se faz ou não. Mas interessa-me perceber porque é que dizes que a interacção é péssima quando a minha experiência é totalmente diversa da tua!
E já agora, só por curiosidade, quantas apps e extensões necessitaste de instalar para teres aquilo que no iOS/Mac OS tens de forma nativa? É só mesmo curiosidade, porque gosto de aprender.

Caro amigo Axxantis, foste tu que perguntaste quem é que fazia o que a Apple faz a nível de aplicações, não fui eu… [;)]

Compreendo que a expressão “péssima interacção” até possa não ter sido feliz da minha parte, principalmente para quem está habituado a trabalhar com o ecossistema Apple e tem internet 24 horas por dia e que muitas vezes acaba por desconhecer o que faz noutros lados.

Mas eu gosto de pensar num todo, olhar para o mercado, e ver o que é que o mercado tem para me oferecer. Sem preconceitos. E visto desta maneira, como um todo, a interacção entre aparelhos Apple é fraca, para não utilizar a palavra “péssima”, que entendo, até possa ser excessiva. [;)]

Põe um iphone e um Mac lado a lado sem acesso á net. O que é que fazes com eles para poderem interagir? A resposta será nada? Correcto. Claro que tu me vais, ah, mas eu tenho sempre net. Pois, não o mundo não sou só eu…

Põe um Mac ao lado dum WP? O que é que fazes? Nada.

Põe um iphone ao lado de uma android. O que é fazes? Nada.

Haverá aqui algum denominador comum? Parece-me que sim. Dois aparelhos de topo que precisam de estar ligados à rede para poderem comunicar entre si parece-me, e logo de entrada, um péssimo começo. Ou então podemos falar sempre do itunes, mas desse até os mais acérrimos fanboys da Apple fogem a sete pés.

Não conheço o WP o suficiente, mas eu com um tablet android de 120€ e um telemóvel android de 120€ (consigo até por muito menos, mas já estou a pegar em aparelhos acima do sofrível) consigo fazer muita coisa. Ou pelo menos passar uns ficheiros por bluetooth, ou em alternativa, tirar o cartão de um e pôr no noutro. Ou até passar por bt ou cartão documentos para um pc. Ou pôr o cartão num Mac. E trabalhar, editar fotografias, ouvir músicas, etc. As hipóteses são algumas. Mas eu sei, ter um cartão é tão démodé, como a malta diz. [;)] O melhor mesmo é não ter hipótese de fazer nada.

Para fazer esse trabalho entre um mac e um iphone preciso ligar o bluetooth num, o bluetooth noutro, o wifi num, o wifi noutro e depois aproximar os aparelhos até o mac apanhar o sinal do iphone. Complicado? Pois é.

Ligar teclados fisicamente, ratos ou outros aparelhos? Tá´quieto.

O icloud drive é alguma coisa de jeito? Pois não, não é. Depois de anos de espera, ainda não se percebe muito bem para que é que serve. As extensões de terceiros são péssimas, nós já sabemos, mas para aceder aos documentos do icloud drive no ios temos que instalar extensões e software de terceiros. Há coisas levadas da breca...

O dropbox ou o google drive são muito mais fáceis e rápidos. E eu até tenho 25 gb grátis no Google Drive. Mais uma vez a Apple a complicar quando tinha a faca e o queijo na mão e tem milhões de utilizadores sedentos por largar o google drive e o dropbox. . Bastava ter “copiado” estes modelos e poderia ter feito algo de jeito...

Apps de fotografia, quantas é que há? Ainda está em fase beta? É que há um mês haviam apps para o photo drive, iphoto e sei lá que mais o quê. Tudo extremamente anárquico e confuso. Sou só eu que me queixo? Acho que não...

Sincronização dos lembretes e notas com as apps nativas da Apple? Não, obrigado. Ou utilizo algo de jeito a nível de apresentação (como o Evernote) ou então, e como tenho na dock e no Chrome, o Keep. Porquê o Keep? Porque na mesma aplicação permite-me fazer notas escritas, de áudio e de fotografia, lembretes, e alternar entre contas na mesma aplicação, além de poder partilhar/editar com terceiros. Tudo na hora. Não preciso ter 2 aplicações para fazer o que faz uma, e que ainda por cima em que só posso ter nos aparelhos da marca.

Ou seja, toda essa “interacção” acaba por resultar em algo que deixa muito a desejar. Não há nada ou quase nada que os outros não façam, e hoje em dia, até melhor. Até a nível de fiabilidade. Basta dar uma volta pela net para perceber os problemas que houve/há no ios 8. Eu sei que aqui é tudo uma maravilha e que nada existe, mas eu não “papo esses grupos”. [;)] Tenho lido com cada monstruosidade que até arrepia. E isso acontece com TODOS os so. Não há nenhum que se escape? Para quê esconder essa realidade? Não me venham é dizer que não existe. Só vou dar um exemplo pessoal: o meu facetime andava-me a enviar todos os dias sms à revelia para UK. Estive a investigar na net. Existem milhares de casos desses. Só o soube por mero acaso, ao consultar o meu histórico de chamadas/sms. Felizmente que tenho sms ilimitadas, mas há malta que se queimou e bem...

Sabes como é que é o meu dia em termos de telemóvel? Levanto-me de manhã, ligo o telemóvel, e sem fazer nada (só escorregar o menu para a esquerda) tenho acesso às notícias principais, que vou apagando conforme leio. Logo em cima tenho o tempo e o trânsito, patrocinado pela waze, aplicação que nem tenho instalada no telemóvel. Mas recebo com uma incrível precisão os acidentes, caminhos alternativos, a que horas devo sair de casa, etc. Isto durante todo o dia. Quando há alguma situação anormal sou avisado. Vou a conduzir (conduzo muito) e pelo caminho não preciso de me preocupar. Se alguém me telefonar eu posso decidir (através de voz) de quero atender ou não. Se receber uma mensagem o telemóvel lê a mensagem para eu não tirar os olhos da estrada. Quando chego ao trabalho ele põe-se e tira-se do silêncio automaticamente mediante o meu horário sem eu fazer nada, só com recurso ao meu calendário.

Vou a qualquer lado e escorregando o tal dedinho para o lado tenho tudo à mão: se estou em Sintra diz-me os restaurantes que estão perto, cinemas, tempo, etc. Se estiver em Lisboa ele adapta-se à localização e fornece todas as informações para aquela zona. Se quiser desligar essa funcionalidade, simplesmente desligo.

Durante o dia faço chamadas, recebo sms, escrevo mails, navego na net, ouço música. TODOS os meus documentos estão sincronizados entre os vários aparelhos e acedo-os em qualquer altura.

À tarde/noite tenho novamente todas as informações de trânsito disponíveis, o que me permite procurar caminhos alternativos. E quando chego a casa, se quiser, deixo de atender telefonemas, visto quando o modo “casa” está activado o telemóvel diz-me quem é que está a telefonar e se eu quero atender ou não.

Ou seja, enquanto a concorrência se começa a movimentar no sentido de “app única” (a google acrescentou recentemente mais 40 cartões ao google now) que interage com os teus comportamentos, aprende os teus ritmos e gostos, e adapta-se ao teu dia a dia, a Apple continua a fazer telemóveis bonitos, com uma apresentação estupenda, mas cada vez menos práticos. Abre e fecha apps, abre e fecha apps.

Eu não sou escravo do telemóvel, ele é que serve os meus interesses e me vai dando ao longo do dia tudo o que preciso para ter uma vida mais fácil. E não me venham com aquele mito dos reinícios e das aplicações que estão sempre a fechar e do android que só papa recursos. Estamos em 2015. Eu tenho um android com 1 gb de ram que anda na maioria das vezes com mais de 500 mb disponíveis e cujo so consome entre 150 a 180 mb.

Tenho 3 contas adicionadas, o e-mail de trabalho, as contas google e o pushbullet. Depois tenho o flipboard e o pocket sim, e já os tive em android, em ios e agora novamente em android. E não me importo minimamente de arriscar nestas aplicações. De resto, para o dia a dia, poucas apps de terceiros tenho. Mais concretamente, tenho 15. Nem facebook tenho e até o google + tem as contas desligadas.

P.S. O caso do hotspot ios/osx apresentado como um dos trunfos destes so é o típico exemplo do marketing da Apple que só quem cai quem desconhece o que os outros fazem, ou quem anda cá de má fé.

Eu já nem vou falar do algumas vezes não dar, porque como já disse, das duas vezes que tentei aquilo não foi lá nem à primeira nem à segunda. Pelo contrário, com o kit kat e com o lollipop aquilo foi logo à primeira. Mas eu já nem vou por aí.

Para se ligar o hotspot no iphone salvo erro não tem de se ir às definições, rede e activar hotspot? No kit kat coloca-se um atalho e aquilo liga logo. No lollipop nem é preciso atalho. Arrasta-se a tela das definições para baixo (ao estilo ios) e liga-se o hotspot. O mac (como é para ele uma rede já conhecida) liga-se automaticamente ao hotspot do android, sem precisar de mais nada. Só se põe a palavra passe UMA vez, como em relação a qualquer outra rede wifi. Resumindo e baralhando, o “grande trunfo hotspot” da Apple e que tu até enumeraste é na realidade um processo mais lento do que o da concorrência. [;)]

TommyPT, se o meu post, na tua interpretação, tresanda a ressabianço e idolatração então temo que tenhas captado mal a mensagem. O meu post serviu para manifestar a minha estranheza pelo facto do cjr afirmar que há uma interacção péssima iOS/OSX (afirmação que por sinal ainda não foi demonstrada) porque a minha experiência é totalmente oposto à dele. Daí ter-me dado ao trabalho de elencar as coisas que faço ou posso fazer quotidianamente e que exigem essa tal interacção. Como dizes, tudo o que se faz na Apple, pelos vistos, também dá para fazer na plataforma Android, e talvez mesmo há mais tempo, e admito até que de forma mais eficiente! Não sei, não tenho dados nem experiência directa para o afirmar ou infirmar. Contudo, e aqui penso não haver margem para dúvida, é no ecossistema Apple que estas coisas são mais fáceis de implementar e de utilizar, sobretudo por quem não sabe ou não se quer dar ao trabalho de procurar as coisas, instalar, e fazer experiências.
No iOS, activas o iphone com a tua Apple ID, activas o Mac com a tua Apple ID, e pronto, fica tudo a funcionar por default. Não tens que activar opções nenhumas. Pelo contrário, tens que desactivar essas opções se não as quiseres.

Sobre o PPC, quais eram as tais funcionalidades que já lá existiam de que falas?

Então está certo, tanta coisa para concluirmos os dois que a Apple apenas democratizou e tornou acessível a (quase) toda a gente.
No tempo do PPC eu utilizava screen mirroring (salvo com uma tool chamada my mobiler) para controlar o device (simulava as taps/teclado e mostrava o ecrã do PPC na minha área de trabalho no PC) e já na altura usava o BT para chamadas através do PC. Mas já não tropeço nisso prai desde 2008 [:D]

...
Compreendo que a expressão “péssima interacção” até possa não ter sido feliz da minha parte, principalmente para quem está habituado a trabalhar com o ecossistema Apple e tem internet 24 horas por dia e que muitas vezes acaba por desconhecer o que faz noutros lados.

Bem, cjr, antes de mais louvo-te a dedicação e o tempo que devotaste em tao grande depoimento. Eu, que sou de verbo fácil, não teria tido paciência para escrever tanto!
Se as coisas funcionam bem para ti da forma como as descreveste, óptimo. Nada tenho contra isso e até me dá gosto de ver que o ambiente Android já está assim tão user friendly. Contra isso, nada. O que me custou ler foi aquela expressão da "péssima interacção" quando sabemos que milhões de pessoas em todo o mundo só acabam por usufruir de certas funcionalidades porque há empresas como a Apple que se dedicam a tentar oferece-las com um mínimo de atrito.

Voltar
Superior