Tópico da Apple

Tá bem,

eu pensava que os novos Macbook tenham os i5 ou i7 como processador :/

o tamanho do ecrã é bastante suficiente?

Eh pá, para mim é mais do que suficiente. Eu venho de um ecrã de 14.1" para um de 13,3", por isso a diferença não é enoooooorme. Depende sempre da utilização de cada um.

Para mim chega e sobra...

Isso é um argumento para comprar um Macbook Pro? É que grande parte dos portáteis fazem isso por metade do preço.

Livra que tudo tem de ser uma comparação com os portáteis windows "por metade do preço". (apesar de não estar a ver nenhum portátil barato com saídas de audio digital)

Eu disse que o Macbook pro era um bom media center, não disse que os outros não eram, ou que era motivo para preferir um macbook.

Os macbooks são caros, mas pela enésima vez, se querem só olhar ao CPU e à memória da gráfica, tudo bem. Eu quero autonomia e um touchpad que funcione (ainda está para sair um touchpad num portátil windows que chegue perto dos macbooks, o que também não percebo porquê). Junta a isso o chassis em alumínio, as dimensões do portátil, o teclado retroiluminado, a possibilidade de ter 3 SO no mesmo computador (OS X, windows e linux) sem truques mirabolantes, e já se começa a perceber o preço pedido.

Aliás, os macbooks vendem-se como paezinhos quentes para os estudantes dos EUA, onde os laptops já passam a ser ferramentas imprescindíveis nas aulas. Sabes porquê? Autonomia. É que não há laptops do mesmo preço que tenham a capacidade um MB pro de 13", por exemplo, e que aguentem um dia de aulas sem carregar.

Livra que tudo tem de ser uma comparação com os portáteis windows "por metade do preço". (apesar de não estar a ver nenhum portátil barato com saídas de audio digital)

Eu disse que o Macbook pro era um bom media center, não disse que os outros não eram, ou que era motivo para preferir um macbook.

Os macbooks são caros, mas pela enésima vez, se querem só olhar ao CPU e à memória da gráfica, tudo bem. Eu quero autonomia e um touchpad que funcione (ainda está para sair um touchpad num portátil windows que chegue perto dos macbooks, o que também não percebo porquê). Junta a isso o chassis em alumínio, as dimensões do portátil, o teclado retroiluminado, a possibilidade de ter 3 SO no mesmo computador (OS X, windows e linux) sem truques mirabolantes, e já se começa a perceber o preço pedido.

Aliás, os macbooks vendem-se como paezinhos quentes para os estudantes dos EUA, onde os laptops já passam a ser ferramentas imprescindíveis nas aulas. Sabes porquê? Autonomia. É que não há laptops do mesmo preço que tenham a capacidade um MB pro de 13", por exemplo, e que aguentem um dia de aulas sem carregar.
Fanboy!
[:p]

Nota: Ninguém pode dizer bem da apple porque é fanboy.

Já agora, os novos Macbook pro são excelentes media centers. Com um adaptador MDP->HDMI, aí está ele com audio e vídeo HD. Para quem ainda não tenha um amplificador com entradas HDMI, basta um pequeno adaptador mini-TOSlink (2€) para a saída audio do Mac passar a ser uma saída óptica!
Mas olha que para já o cenário ainda não é perfeito... fiquei um bocado desiludido ao ver que o modelo de adaptador Mini DisplayPort para HDMI que comprei no ebay por umas 7 libras não passa som. Foi uma coisa que tinha encomendado ainda antes do computador.

Supostamente cumpre as normas DisplayPort 1.1a e HDMI 1.3b e no entanto não tem uma conformidade qualquer mais recente para passar som nestas novas portas do MBP! [8b]

É excelente para passar imagem no entanto. Mas ainda estou à procura de um que passe garantidamente som (e que não custe 40€).

Portanto a nota é: eu já fiz de cobaia, agora precaução com os adaptadores que comprem para esse efeito [;)]

Última edição:

À não muito tempo não era nada de especial a autonomia. QUanto ao touchpad, não sei o que tem de especial. Ser multi-touch?

Alumínio não é novidade. Nesse e noutros metais já existiam/existem no mercado. Assim como de plástico, como muitos Mac. As dimensões são as que queres e podes (estás limitado a 13, 15, 17. O mercado tem 11, 12,13,14,15,16,17,18,19, ou seja, muito mais escolha de tamanhos não Apple)
Teclado retro-iluminado. Sim, pode dar jeito. Para outros é indiferente. Quando falas em ter 3 SO, significa ter 3 SO instalados de forma "legal" (porque uma das empresas diz que é ilegal instalar noutras máquinas). Como sabes, mesmo aqui há users que instalaram o MAC OS nos seus computadores sem problemas na medida que o hardware era igual.

Sim, todos os produtos da Apple têm o mercado americano como público alvo. Felizmente (para eles), os europeus têm engolido bem o que eles fazem para os americanos. É a mesma coisa que o Mustang estar a vender-se bem na Europa. [:D]

Mas olha que para já o cenário ainda não é perfeito... fiquei um bocado desiludido ao ver que o modelo de adaptador Mini DisplayPort para HDMI que comprei no ebay por umas 7 libras não passa som. Foi uma coisa que tinha encomendado ainda antes do computador.

Supostamente cumpre as normas DisplayPort 1.1a e HDMI 1.3b e no entanto não tem uma conformidade qualquer mais recente para passar som nestas novas portas do MBP! [8b]

É excelente para passar imagem no entanto. Mas ainda estou à procura de um que passe garantidamente som (e que não custe 40€).

Portanto a nota é: eu já fiz de cobaia, agora precaução com os adaptadores que comprem para esse efeito [;)]

Então quando o encontrares avisa. [:)]

Eh pá, estou "marabilhado".

A grande diferença não é a qualidade ou deixa de ser (de SO, leia-se). É a facilidade de utilização, mesmo para mim, que cheguei agora de muitos anos a usar "janelas". A experiência, do ponto de vista do utilizador é, na minha modesta opinião, MUITO melhor.

Outra coisa.

Sei que algures por aí anda uma listagem de software recomendado para Mac.

Alguém se importaria de o repetir nesta página?

Grato a todos desde já

MMC

À não muito tempo não era nada de especial a autonomia. QUanto ao touchpad, não sei o que tem de especial. Ser multi-touch?
Ser multitouch até 4 dedos, larga e totalmente clickável (é tudo um botão) e estar estreitamente ligado ao sistema operativo.

Aliás, é sempre essa a característica que torna os produtos Apple tão especiais: mais nenhuma companhia de hardware é tão dedicada ao software e nenhuma companhia de software é tão dedicada ao hardware. Daí a inimitável simbiose.

Não é nada de especial até de repente estarmos a fazer scroll ou zoom em qualquer programa com 2 dedos, navegar em fotos e páginas da internet com 3 dedos, saltar entre programas e aceder rapidamente ao desktop com 4 dedos, etc.

Sim, todos os produtos da Apple têm o mercado americano como público alvo. Felizmente (para eles), os europeus têm engolido bem o que eles fazem para os americanos. É a mesma coisa que o Mustang estar a vender-se bem na Europa. [:D]
Não tem nada a ver. Primeiro porque as características dos produtos Apple vão completamente contra aquilo que faz do "carro americano" obsoleto no resto do mundo: são compactos, energeticamente eficientes, e até minimalistas. Mais parecido com um carro deles serão por exemplo aqueles portáteis com 5cm de expessura, 2 gráficas e 2 HDDs, correm o Crysis no máximo e depois duram 30 minutos sem terem que recarregar (e que normalmente são apresentados como contra-argumento face aos Macbooks).

E depois, se a indústria automóvel é um claro exemplo de atraso dos EUA face à europa, na indústria dos computadores ocupam claramente uma posição de dominio: empresas como a Apple, HP/Compaq, DELL, IBM(Lenovo) a dominarem no hardware a par de algumas orientais, Microsoft e Apple a dominarem nos sistemas operativos, Intel e AMD a dominarem nos microprocessadores de consumo... é uma indústria em que não há para já pai para os EUA e a haver nunca será a europa.

Outra coisa.

Sei que algures por aí anda uma listagem de software recomendado para Mac.

Alguém se importaria de o repetir nesta página?

Grato a todos desde já

MMC
Embora não te saiba fazer isso Mike (e espero que alguém apareça a fazê-lo), o que eu instalei para já foi:

Caffeine - uma chávena de café que fica instalada na barra de menu e que com um simples clique previne o Mac de adormecer. Outro clique fica normal. Muito prático.

VLC - um media player bastante jeitoso.

Google Chrome... dispensa apresentações.

Dropbox (link com referral) - já usava em Windows, sincronização transparente de pastas com a web e com outros computadores. Fosse o espaço de alojamento maior e nem tinha precisado de HDD externo para transferir toda a tralha que tinha no Windows para o Mac [:cool:]

E é isto. Uma lista pobre, eu sei, mas até agora mais nada me fez falta [:D]

Tudo grátis btw.

Ser multitouch até 4 dedos, larga e totalmente clickável (é tudo um botão) e estar estreitamente ligado ao sistema operativo.

Aliás, é sempre essa a característica que torna os produtos Apple tão especiais: mais nenhuma companhia de hardware é tão dedicada ao software e nenhuma companhia de software é tão dedicada ao hardware. Daí a inimitável simbiose.

Não é nada de especial até de repente estarmos a fazer scroll ou zoom em qualquer programa com 2 dedos, navegar em fotos e páginas da internet com 3 dedos, saltar entre programas e aceder rapidamente ao desktop com 4 dedos, etc.

Não tem nada a ver. Primeiro porque as características dos produtos Apple vão completamente contra aquilo que faz do "carro americano" obsoleto no resto do mundo: são compactos, energeticamente eficientes, e até minimalistas. Mais parecido com um carro deles serão por exemplo aqueles portáteis com 5cm de expessura, 2 gráficas e 2 HDDs, correm o Crysis no máximo e depois duram 30 minutos sem terem que recarregar (e que normalmente são apresentados como contra-argumento face aos Macbooks).

E depois, se a indústria automóvel é um claro exemplo de atraso dos EUA face à europa, na indústria dos computadores ocupam claramente uma posição de dominio: empresas como a Apple, HP/Compaq, DELL, IBM(Lenovo) a dominarem no hardware a par de algumas orientais, Microsoft e Apple a dominarem nos sistemas operativos, Intel e AMD a dominarem nos microprocessadores de consumo... é uma indústria em que não há para já pai para os EUA e a haver nunca será a europa.

Quando referi-me ao carro americano, referia-me ao desenvolver um produto para um mercado e depois esse produto ser bem sucedido noutro mercado que nem sequer foi tido em conta inicialmente.
Quanto às especificações de hardware, são ao gosto do cliente. Por exemplo a Toshiba faz o Cosmio como o Portege. Do mesmo fabricante mas tão, tão diferentes. A Apple... tens apenas 3 medidas à escolha e todos seguem a mesma filosofia.

Scrool faço com apenas um dedo em Windows
zoom com 2 (1tecla + touch)
Saltar entre programas com 2 botões
voltar ao descktop... com apenas 1 dedo
(entretanto há fabricantes que coloram uns atalhos no touch mas o que escrevi em cima é para todos)

Parece que em Windows precisas de fazer menos combinações

Quando referi-me ao carro americano, referia-me ao desenvolver um produto para um mercado e depois esse produto ser bem sucedido noutro mercado que nem sequer foi tido em conta inicialmente.
Quanto às especificações de hardware, são ao gosto do cliente. Por exemplo a Toshiba faz o Cosmio como o Portege. Do mesmo fabricante mas tão, tão diferentes. A Apple... tens apenas 3 medidas à escolha e todos seguem a mesma filosofia.

Scrool faço com apenas um dedo em Windows
zoom com 2 (1tecla + touch)
Saltar entre programas com 2 botões
voltar ao descktop... com apenas 1 dedo
(entretanto há fabricantes que coloram uns atalhos no touch mas o que escrevi em cima é para todos)

Parece que em Windows precisas de fazer menos combinações
Isto não é pelo número de dedos, tocar com 3/4 dedos no touchpad com a mão que já está a controlar o cursor é muito mais simples, prático e directo do que carregar em 2 botões diferentes ou em combinações entre rato e teclado que recorrem à utilização e ajustamento das duas mãos.

Quanto aos produtos Apple serem pensados para o mercado americano discordo, são produtos completamente globais. Desde as embalagens reduzidas para facilitar a logística mundial, às elevadas hipóteses de personalização e costumização e encomenda directa na maior parte dos países. Eu encomendei o meu Mac na Apple Store portuguesa, na qual me atendeu um brasileiro de um centro telefónico na Irlanda que fez o pedido para a fábrica na China e veio directamente para minha casa (passando entretanto pela Coreia do Sul e Alemanha). Tudo isto para dizer que hoje em dia há poucas empresas com um pensamento tão globalizado e independente do país de origem como a Apple.

E convenhamos que o mercado dos computadores (e da tecnologia/electrónica em geral) não depende das estradas, do clima e de factores culturais... as necessidades pouco variam com a diferente geografia.

Se não se vai comprar o original da apple, é melhor fazer o trabalho de casa antes... [;)]

Eu comprei este Mini Displayport Display Port To HDMI Adapter #205 on eBay (end time 05-May-10 13:17:32 BST) , um pouco mais caro, mas ainda assim a 1/3 do original da apple. Funciona muito bem.

Apesar de tudo, a mim interessa-me mais a saída digital optica, pois o meu amplificador ainda é da velha guarda e não tem HDMI. Só coaxial ou óptico.

Alumínio não é novidade. Nesse e noutros metais já existiam/existem no mercado. Assim como de plástico, como muitos Mac. As dimensões são as que queres e podes (estás limitado a 13, 15, 17. O mercado tem 11, 12,13,14,15,16,17,18,19, ou seja, muito mais escolha de tamanhos não Apple)
Teclado retro-iluminado. Sim, pode dar jeito. Para outros é indiferente. Quando falas em ter 3 SO, significa ter 3 SO instalados de forma "legal" (porque uma das empresas diz que é ilegal instalar noutras máquinas). Como sabes, mesmo aqui há users que instalaram o MAC OS nos seus computadores sem problemas na medida que o hardware era igual.

A autonomia dos macbooks sempre se destacou bastante em relação à concorrência; agora é que o fosso é maior. Já tive 2 portáteis windows e tinham que se usar com pezinhos de lã para chegarem às 2h reais de autonomia. A esmagadora maioria dos laptops do mercado, nem chegam para ver um filme / DVD até ao fim sem ter que ligar o cabo da bateria. A "concorrência" dos Macbooks, de momento, tem seguramente metade da autonomia real. Os que têm a mesma, ou são netbooks, ou são CULV a 1.2 / 1.3 Ghz... ou têm uma bateria enorme de 9 células e 3 ou 4 kg de peso.

Tens que usar um touchpad de um macbook para perceberes o que quero dizer. Para começar, é enorme, muito maior que 99% dos touchpads dos pc windows. O que permite uma sensibilidade muito maior. Já nem falo do multitouch, mas por exemplo coisas extremamente simples e intuitivas, como fazer scroll ou clique direito com 2 dedos, em qualquer parte do touchpad (nos outros geralmente é com um dedo numa pequena área vertical no lado direito, e tem que ser com a força e rapidez certas, se não...) Os macbooks são os únicos laptops em que nem me passa pela cabeça usar um rato externo, nos outros não consigo trabalhar mais de 10 minutos sem um rato. É que faz mesmo diferença.

Alumínio, não é novidade, mas também não encontras portáteis a metade do preço integralmente em alumínio, certo?

Quanto aos hackintosh, são interessantes para se brincar, mas nunca para trabalhar. Normalmente a instalação não é assim tão simples. Depois, arriscavas ter um SO num portátil que pudesse deixar de trabalhar a cada update? Muitas vezes acontece isso.

É claro que os mac são demasiado caros, em comparação com a concorrência. Contudo, não sou fundamentalista, e não teria grandes problemas em usar o windows 7, que até está bem conseguido, apesar de, pessoalmente, continuar a preferir o OS X. Agora não consigo é arranjar um laptop windows que me ofereça aquilo que eu valorizo mais num portátil, pelo preço a que a apple vende os macbooks...

Se não se vai comprar o original da apple, é melhor fazer o trabalho de casa antes... [;)]

Eu comprei este Mini Displayport Display Port To HDMI Adapter #205 on eBay (end time 05-May-10 13:17:32 BST) , um pouco mais caro, mas ainda assim a 1/3 do original da apple. Funciona muito bem.

Apesar de tudo, a mim interessa-me mais a saída digital optica, pois o meu amplificador ainda é da velha guarda e não tem HDMI. Só coaxial ou óptico.
Eu até fiz o trabalhinho de casa, na página da Apple diz que o cabo precisa de ser compatível com a norma VESA 1.1a, e o cabo que eu comprei mencionava ser disponível com a norma DisplayPort 1.1a.

E apesar de existirem vários adaptadores originais da Apple, o MDP para HDMI não é um deles, só há de third-parties, embora reconhecidos pela Apple que os vende nas suas lojas.

De qualquer maneira Avant, só para ficar esclarecido: esse que mostras a £8.90 com portes passa som por HDMI, já testado por ti, certo? É que se for isso encomendo já um [:blush:]

Fica o outro para o monitor... não precisa de som.

Última edição:
De qualquer maneira Avant, só para ficar esclarecido: esse que mostras a £8.90 com portes passa som por HDMI, já testado por ti, certo? É que se for isso encomendo já um [:blush:]

Sim, esse link foi para o que eu comprei.

Como disse, o meu amplificador não tem entradas hdmi, mas com um cabo hdmi ligado à televisão, dá imagem e som.

Aliás tens aqui uma lista já bastante extensa dos que trabalham e dos que não.

http://forums.macrumors.com/showthread.php?t=901264

Última edição:
Voltar
Superior