Tópico da Apple

O IPad Pro é um produto para profissionais e portanto vai ser de nicho, mas nos nichos onde se adapta aposto que vai tornar-se quase um standard.
Quanto aos IPhones, é a evolução na continuidade. O produto estrela da Apple vai continuar a ser o sucesso que é.
Quanto à Apple TV vem aí mais uma pequena revolução. Adeus Roku, e outras que tais. A Apple TV nova vai ser de certeza um sucesso retumbante.

Recapitulando:

[table="width: 500, class: grid, align: left"]
[tr]
[td]Categoria[/td]
[td]Surface Pro 3[/td]
[td]iPad Pro[/td]
[/tr]
[tr]
[td]Chassi[/td]
[td]Magnésio[/td]
[td]Alumínio[/td]
[/tr]
[tr]
[td]Sistema Operativo[/td]
[td]Windows 10 Pro[/td]
[td]iOS 9[/td]
[/tr]
[tr]
[td]Ecrã[/td]
[td]12" 2160x1440 3:2 ratio[/td]
[td]12.9" 2732x2048 4:3 ratio[/td]
[/tr]
[tr]
[td]Processador[/td]
[td]4th Generation Intel Core i3, i5 ou i7[/td]
[td]Apple A9X[/td]
[/tr]
[tr]
[td]Armazenamento[/td]
[td]64/128/256/512GB[/td]
[td]32/128GB[/td]
[/tr]
[tr]
[td]RAM[/td]
[td]4/8GB[/td]
[td]4GB[/td]
[/tr]
[tr]
[td]com opção LTE[/td]
[td]ausente[/td]
[td]presente[/td]
[/tr]
[tr]
[td]Slot microSD[/td]
[td]presente[/td]
[td]ausente[/td]
[/tr]
[tr]
[td]Full-size USB 3.0[/td]
[td]presente[/td]
[td]ausente[/td]
[/tr]
[tr]
[td]Câmara frontal[/td]
[td]5MP[/td]
[td]1.2MP[/td]
[/tr]
[tr]
[td]Câmara traseira[/td]
[td]5MP[/td]
[td]8MP[/td]
[/tr]
[tr]
[td]Bateria[/td]
[td]5547mAh[/td]
[td]3850mAh[/td]
[/tr]
[tr]
[td]Dimensões[/td]
[td]292 mm x 201.3 mm x 9.1 mm[/td]
[td]305.7 mm x 220.6 mm x 6.9 mm[/td]
[/tr]
[tr]
[td]Peso[/td]
[td]790g[/td]
[td]713g[/td]
[/tr]
[tr]
[td]Norma WiFi[/td]
[td]802.11 a/b/g/n/ac dual-channel MIMO[/td]
[td]802.11 a/b/g/n/ac dual-channel MIMO[/td]
[/tr]
[tr]
[td]Versão Bluetooth[/td]
[td]4.0[/td]
[td]4.2[/td]
[/tr]
[tr]
[td]Pen/Stylus[/td]
[td]presente (incluída no preço)[/td]
[td]presente (à parte 99$)[/td]
[/tr]
[tr]
[td]Teclado físico[/td]
[td]presente/com touchpad incluído (à parte 129$)[/td]
[td]presente/sem touchpad incluído (à parte 169$)[/td]
[/tr]
[tr]
[td]Preço[/td]
[td]desde $799(us)[/td]
[td]desde $799(us)[/td]
[/tr]
[/table]

Última edição:
Se for só para ver filmes... Mas é preciso lembrar que, para a mesma medida de diagonal, uma proporção 4:3 tem mais área útil que uma 16:9.

Claro que tem, nunca disse isso, mas se é maioritariamente para ver filmes essa área útil nao é usada. Eu tenho um tablet que uso para ver as capas dos jornais de manha, ver videos do Youtube antes de dormir e ver filmes no aviao ou enquanto espero no aeroporto (costumo fazer umas 5 viagens por ano), para mim nao fazia sentido ter uma coisa grande e mais pesada em formato 4:3 quando depois só vou usar uma parte do ecra.
Quem quer o tablet para navegar na net (e jogar?) a opcao 4:3 será mais aconselhável.

Passei dos 4S para o 5 e deste para o 5S. Acabei por não comprar o 6, mas serei cliente deste 6S, pois quero experimentar um ecrã maior.

De resto, nada que me interesse especialmente.
Na minha opinião os S são sempre os mais engraçados de se comprarem, têm o design do anterior e depois acrescentam mais umas mariquices

Podiam ter aproveitado melhor o espaço na Springboard:

ipadP_zpssqs1pihh.jpg

Resumo com muito humor das novidades da Apple

O resumo está spot-on, o que não impede que a keynote de ontem não esteja dentro do que a Apple já nos habituou: pegar num conjunto de ideias e features que outras empresas tiveram e apresentar tudo novamente num pacote muito elegante e com tudo muito bem integrado e refinado.

A verdade é que a feature da fotografia se mexer foi apresentada originalmente pela Nokia nos Lumia ou que o iPad Pro vai beber muita inspiração aos Surfaces: o problema é que os developers neste momento estão todos a fazer download do SDK e a desenvolver apps excelentes para o novo iPad Pro ao passo que apesar dos quase 100 milhões de instalações do Windows 10, nenhum developer tem a mesma pressa para desenvolver apps para o Surface Pro.

Recapitulando:

[TABLE="class: grid, width: 500, align: left"]
[TR]
[TD]Categoria[/TD]
[TD]Surface Pro 3[/TD]
[TD]iPad Pro[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Chassi[/TD]
[TD]Magnésio[/TD]
[TD]Alumínio[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Sistema Operativo[/TD]
[TD]Windows 10 Pro[/TD]
[TD]iOS 9[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Ecrã[/TD]
[TD]12" 2160x1440 3:2 ratio[/TD]
[TD]12.9" 2732x2048 4:3 ratio[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Processador[/TD]
[TD]4th Generation Intel Core i3, i5 ou i7[/TD]
[TD]Apple A9X[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Armazenamento[/TD]
[TD]64/128/256/512GB[/TD]
[TD]32/128GB[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]RAM[/TD]
[TD]4/8GB[/TD]
[TD]4GB[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]com opção LTE[/TD]
[TD]ausente[/TD]
[TD]presente[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Slot microSD[/TD]
[TD]presente[/TD]
[TD]ausente[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Full-size USB 3.0[/TD]
[TD]presente[/TD]
[TD]ausente[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Câmara frontal[/TD]
[TD]5MP[/TD]
[TD]1.2MP[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Câmara traseira[/TD]
[TD]5MP[/TD]
[TD]8MP[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Bateria[/TD]
[TD]5547mAh[/TD]
[TD]3850mAh[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Dimensões[/TD]
[TD]292 mm x 201.3 mm x 9.1 mm[/TD]
[TD]305.7 mm x 220.6 mm x 6.9 mm[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Peso[/TD]
[TD]790g[/TD]
[TD]713g[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Norma WiFi[/TD]
[TD]802.11 a/b/g/n/ac dual-channel MIMO[/TD]
[TD]802.11 a/b/g/n/ac dual-channel MIMO[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Versão Bluetooth[/TD]
[TD]4.0[/TD]
[TD]4.2[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Pen/Stylus[/TD]
[TD]presente (incluída no preço)[/TD]
[TD]presente (à parte 99$)[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Teclado físico[/TD]
[TD]presente/com touchpad incluído (à parte 129$)[/TD]
[TD]presente/sem touchpad incluído (à parte 169$)[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Preço[/TD]
[TD]desde $799(us)[/TD]
[TD]desde $799(us)[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

De onde vem mesmo a informação da RAM do iPad Pro?

O resumo está spot-on, o que não impede que a keynote de ontem não esteja dentro do que a Apple já nos habituou: pegar num conjunto de ideias e features que outras empresas tiveram e apresentar tudo novamente num pacote muito elegante e com tudo muito bem integrado e refinado.

A verdade é que a feature da fotografia se mexer foi apresentada originalmente pela Nokia nos Lumia ou que o iPad Pro vai beber muita inspiração aos Surfaces: o problema é que os developers neste momento estão todos a fazer download do SDK e a desenvolver apps excelentes para o novo iPad Pro ao passo que apesar dos quase 100 milhões de instalações do Windows 10, nenhum developer tem a mesma pressa para desenvolver apps para o Surface Pro.

O Surface Pro corre Windows 10, portanto aquilo que existe para Windows está disponível no Surface Pro.

O Surface Pro corre Windows 10, portanto aquilo que existe para Windows está disponível no Surface Pro.

Certo: o que queria dizer é que a velocidade a que vão aparecer apps na AppStore para o iOS (optimizadas para iPad Pro) será superior à velocidade com que vão surgir as apps universais na loja para Windows 10.

Certo: o que queria dizer é que a velocidade a que vão aparecer apps na AppStore para o iOS (optimizadas para iPad Pro) será superior à velocidade com que vão surgir as apps universais na loja para Windows 10.

Assim de repente o Windows 10 tem Photoshop e Illustrator, só para citar as mais usadas.

(...) o problema é que os developers neste momento estão todos a fazer download do SDK e a desenvolver apps excelentes para o novo iPad Pro ao passo que apesar dos quase 100 milhões de instalações do Windows 10, nenhum developer tem a mesma pressa para desenvolver apps para o Surface Pro.

Compreendo a tua analogia, no entanto tens que ter em conta que o Surface Pro é um notebook replacement que corre a versão desktop do W10 e executa nativamente software Win32/.NET e UniversalApps, bem como java(através do JavaRuntime), [lista interminável]; ao invés do iPad Pro que é uma extensão "beefed-up" e natural evolução dos actuais iPads, limitado exclusivamente a correr aplicações da plataforma iOS.

Enquanto o primeiro é um verdadeiro canivete suíço com uma lista quase infindável de aplicações Win32 full featured, o segundo está limitado a aplicações tradicionalmente mais simplistas(diferente de simples!), extremamente optimizadas para essa plataforma e com objectivos bem definidos que se traduzem numa utilização prática, directa e útil.

Essa capacidade de bateria no iPad Pro vai dar uma autonomia inferior (ou bem inferior) ao anunciado. Por melhor que seja a gestão da coisa (nomeadamente aquilo de diminuir o refresh rate) menos de 4000 mAh é muito pouco, bem mais que isso tem o iPad mini 2, que esse sim aguenta muito bem. Já me fez 14h de utilização em wifi browsing.

Aliás já o iPad Air 2 fica aquém das 10h anunciadas devido à bateria mais pequena por ser um tablet mais fino.

Este A9X mesmo que tenha melhorias na ordem da eficiência é um um SoC muito poderoso com 4 GB de RAM. Resta saber detalhes de frequências, número de cores, GPU etc, mas do que se sabe não restam dúvidas do poder de fogo.

No vídeo a anunciar este iPad reparei que a bateria era pequena para dar espaço a todas aquelas colunas e aquele espaço oco para o som resultar, supostamente, melhor. Portanto boa parte do espaço de um enorme tablet de 12,9" vai para esse espaço oco e depois o resto do possível espaço diluí-se, mais uma vez, em aparelhos super fininhos, o que já começa a ser mais desvantagens que vantagens mas pronto. Poderia ser um tablet com mega autonomia, mas mais uma vez se perde essa oportunidade [8b]

Por fim é mesmo pena este iPad só correr iOS por ser ARM pois este A9X é um super SoC, que fica assim limitado pelo sistema um pouco fechado e sem as possibilidades de um desktop OS.

Como já disseram aqui, este iPad Pro poderia ser bom para ver filmes e séries, e deve ser, mas tal como todos os outros iPads é 4:3 o que faz com que se perca muito espaço em barras pretas. Se em 16:9 já se nota bastante desperdício, a ver um filme em 21:9 então deve-se desperdicar mais de 50% do espaço do ecrã, o que é uma pena. Claro que 4:3 tem vantagens em termos de área útil e de navegação, mas neste Pro talvez não tivesse sido mal jogado apostar no 16:9.

Estou também curioso com o SoC A9, deve ter os tais 2 GB de RAM dos rumores pois já o A8X tinha 2 GB e agora 4 GB com o A9X. Resta saber o resto, nomeadamente performance face ao A8 que, na minha opinião, não evoluiu assim tanto face ao A7 do 5S.

O iPhone 6S é outro que no máximo mantém a autonomia do 6, mas na prática é bem capaz de ficar pior. O Plus deve conseguir manter a excelente autonomia.

Por fim preços, tive a cuscar o site apple.fr e, como na altura dos aumentos dos macs aqui afirmei, vai haver aumentos também nos iDevices.

O 5S 16 GB está a €509 neste site ( nada de descidas maiores, infelizmente :( ), o 6 a €639 e o 6S a €749. A somar a isto os aumentos de capacidade no 6S passam a ser de €110 extra em vez de de €100 e o 6S Plus começa a €859. O 6S Plus chega a €1079 :sh)

iPad mini 2 a €299 (só prova que há um ano €309 era um excelente valor), mini 4 a €399 com SoC A8 e não A8X como dá a entender o Phil Schiller na keynote, o que quer dizer que o aumento na performance face ao mini 2 não é assim tão drástico, o A8X sim é um grande upgrade. iPad Mini 4 este que fica consideravelmente mais fino que o mini 2 e 3, passa de 7,5mm para 6,1mm. Mais uma vez, isto parece bonito mas na prática deve ter pior autonomia, portanto o ser mais fino, mais uma vez, está longe de ser só vantagens.

Por fim a Apple TV parece-me muito interessante, acho que é desta que a compro :)

Última edição:
O meu iPad Mini 2 custou 320€ (novo, em promocao) em Junho de 2014 e continuo a achar um excelente negocio.
E um aparelho muito bem conseguido e que esta para durar!

Estou curioso para ver como sera a evolucao do iPhone 6 no mercado de usados...

Aind não percebi muito bem o que faz uma Apple TV a mais do que uma smarttv, ou os media centers, alguém me explica? E já agora o que tem esta de especial em relação à anterior que o pessoal daqui está todo a dizer que vai reformar a antiga.

Aind não percebi muito bem o que faz uma Apple TV a mais do que uma smarttv, ou os media centers, alguém me explica? E já agora o que tem esta de especial em relação à anterior que o pessoal daqui está todo a dizer que vai reformar a antiga.

Tambe'm nao percebo a euforia. Ja' agora, para quem gosta de ver series e filmes mal estes aparecam na "deep web", a Apple TV serve?

Eu comprei o mini 2 mal desceu para €309 em Outubro do ano passado (mais 5% em cartão Fnac, cerca de €15 em cartão), mas melhor negócio foi quem o comprou a 15% de desconto direto online na Worten no principio deste ano. A €262,xx foi imbatível e é um tablet que continua atual em termos de performance.

Sim, também estou curioso com isso, hoje na SIC estavam a dizer que estes novos iPhones só chegam a PT no fim do ano, a confirmar-se só vai servir para os iPhone 6 continuarem em alta. Eu gostava ver se apanhava um 5S a bom preço novo, mas por este andar a bom preço talvez só um usado, desde que bem estimado e com pouco tempo de uso.

Ah e o vídeo da câmara frontal mantém-se neste iPhone 6S. Segundo o site da apple continua nos 720p, mesmo com a evolução de 1,2mpx para 5mpx [8b]

O gsmarena refere 1080p@30fps, mas o site da apple é o mais fiável e deve ser um erro da gsm.

A Apple já ia com 3 gerações a 1,2mpx da câmara frontal (e 4 gerações com 8mpx atrás), e mesmo com este bump à frente parece não ter deixado a opção de 1080p :sh) Não se percebe, nomeadamente com o facto do iOS9 estar menos fechado neste aspeto, deixando agora ,como os android fazem desde sempre, escolher resolução das fotos e vídeos.

Voltar
Superior