Tópico da Apple

A apresentação do iPhone parece ter sido feita para débeis mentais...então a parte que fala da grande inovação nunca antes vista chamada "video calling" está demais. [:D]

Mas está muito interessante. Já tinha dito que gosto muito mais deste design do que do antigo. Creio que é uma aposta mais que segura e conseguida para quem gosta de iPhones.

Já agora realço a qualidade dos materiais usados no aparelho. Provavelmente o melhor que se faz na industria e só por isso justifica em parte a compra de um.

Já não gosto tanto o facto de terem diminuído o tamanho do ecrã. Era mais que viável ter um ecrã de 4'' mantendo o aparelho praticamente o mesmo tamanho e volume. Um ecrã de 4'' é muito mais util e agradável do que um ecrã de 3,5'', mesmo que este tenha uma resolução de 960*640 (até podia ter uma resolução de 1920*1280 que não lhe ia servir de nada :sh))

A apresentação do iPhone parece ter sido feita para débeis mentais...então a parte que fala da grande inovação nunca antes vista chamada "video calling" está demais. [:D]

Mas está muito interessante. Já tinha dito que gosto muito mais deste design do que do antigo. Creio que é uma aposta mais que segura e conseguida para quem gosta de iPhones.

Já agora realço a qualidade dos materiais usados no aparelho. Provavelmente o melhor que se faz na industria e só por isso justifica em parte a compra de um.

Já não gosto tanto o facto de terem diminuído o tamanho do ecrã. Era mais que viável ter um ecrã de 4'' mantendo o aparelho praticamente o mesmo tamanho e volume. Um ecrã de 4'' é muito mais util e agradável do que um ecrã de 3,5'', mesmo que este tenha uma resolução de 960*640 (até podia ter uma resolução de 1920*1280 que não lhe ia servir de nada :sh))
Video chamada como aquela é nova.

Já fizeste uma video chamada com a ultima geração? às vezes tens um pixel que é a tua cara! :P

Aquilo tem uma qualidade tantas vezes superior que nem dá para quantificar.

Sempre a mesma conversa! [:D] Então porquê parar nos 4, e não nos 4,5"? ou 5"?

Eu acho que o tamanho do iPhone é o sweet spot. No máximo talvez o do Nexus One (3,7), mas entre o iPhone e o N1, pelo tamanho apenas, levava o iPhone. Esses HTCs gigantes são para nichos de pessoas que não se importam de andar com calhamaços atrás.

Quanto ao ecrã, só se tem dito maravilhas da resolução, basicamente parece que deixou de ser um ecrã de pixeis e passou a ser um ecrã de desenhos, de formas naturais. Marca um novo standart na indústria.

iphone4handson05.jpg

Até parece um render ou algo impresso, de tão nítido que é mesmo neste ângulo [br:)]

Video chamada como aquela é nova.

Já fizeste uma video chamada com a ultima geração? às vezes tens um pixel que é a tua cara! :P

Aquilo tem uma qualidade tantas vezes superior que nem dá para quantificar.

Sim já, apesar de raramente... vou fazendo. Pixel do tamanho da cara? :confused: Ainda não me aconteceu e até vejo bastante bem. [:D]

Continuo a questionar quantas video chamadas fazem nos vossos telefones. Quantas video chamadas são feitas nos telefones que dão para isso! Eu vi uma vez a ser feita, e diga-se, nem sei para que raio aquilo existe! A definição é tão má que até mete pena...

Não é bem assim!

Há uns tempos atrás vi uma senhora a comunicar com um telefone com video chamada por linguagem gestual.
Eu não percebo nada de linguagem gestual mas dava para perceber, que mesmo com uma mão a fazer os gestos (a outra era para segurar o telefone) conseguia estar à conversa com alguém do outro lado de forma aparentemente "normal". Nunca me tinha apercebido que de facto a video chamada poderia ser uma ferramenta muito interessante para pessoas surdas-mudas. E mesmo que tu ou eu, felizmente não tenhamos este tipo de problemas, há sempre outras pessoas para quem a video-chamada poderá ser algo muito vantajoso.

De resto o que tem limitado a video-chamada tem sido o preço das chamadas.... A resolução de facto não é a melhor mas é suficiente para muitas situações. Eu de vez em quando lá vou usando... é raro mas dá jeito ter lá aquilo (quem nem ocupa espaço) para usar quando nos lembramos que pode ser util/engraçado/giro/whatever. [:p]

Por exemplo no fds passado usei a video-chamada para mostrar a um amigo meu que me ligou por video chamada para ver como estava o mar e se havia ondas para uma surfadas. Estavam uma porcaria.... as ondas.... o gajo queria a confirmação visual [:D]
(e dar uso às chamadas gratuitas entre optimus com os tarifários smart) [;)]

Última edição:
Sempre a mesma conversa! [:D] Então porquê parar nos 4, e não nos 4,5"? ou 5"?

Eu acho que o tamanho do iPhone é o sweet spot. No máximo talvez o do Nexus One (3,7), mas entre o iPhone e o N1, pelo tamanho apenas, levava o iPhone. Esses HTCs gigantes são para nichos de pessoas que não se importam de andar com calhamaços atrás.

Quanto ao ecrã, só se tem dito maravilhas da resolução, basicamente parece que deixou de ser um ecrã de pixeis e passou a ser um ecrã de desenhos, de formas naturais. Marca um novo standart na indústria.

Até parece um render ou algo impresso, de tão nítido que é mesmo neste ângulo [br:)]

Não desconverses. [:p]

O que digo e continuo a dizer é que há telefones com praticamente o mesmo tamanho do iPhone que no entanto apresentam ecrãs consideravelmente maiores, melhores e mais confortáveis de serem usados!

Um aparelho com mais 1 ou 2 mm de largura/comprimento que o iphone é imperceptível na sua utilização do dia-a-dia e na sua portabilidade.... No entanto se o mesmo aparelho, como o mesmo volume puder ter um ecrã de 4'' ou mais a diferença na utilização é ENORME!

Resumindo 1 ou 2 mm a mais beneficiam de forma tremenda a utilização do aparelho e não prejudicam o conforto no seu transporte e portabilidade.

Em relação à resolução... enfim.... Quando a HTC lançou o HD com uma resolução de 800 x 480 vocês diziam que a resolução era demasiada e que patati-patata wiskas saquetas... bla bla bla....

Agora que o iPhone faz o mesmo... é WOW! É o Standart! São desenhos em vez de pixeis... [:D]

Muito antes do iphone já outras marcas tinham telefones com uma resolução que faz dos seus ecrã, e isto são palavras tuas, ecrãs que em vez de pixeis são ecrãs de desenhos, de formas naturais. [:p]

Quando outras marcas faziam isso, muitos fanboys da apple diziam que tanta resolução não servia para nada e que a resolução mais eficiente era a do ecrã do iPhone. [;)]

Eu já há praticamente 2 anos que tenho um telefone onde não consigo ver os pixeis a menos que tire uma foto em modo macro ao mesmo [:cool:]

Última edição:
Quanto ao tamanho, ficamos conversados. Só digo que qualquer que seja o tamanho dá sempre para mais 1 ou 2mm por essa lógica [:p]

E as palavras não são minhas! Foi o que me fartei de ler na imprensa [;)]

Quanto à resolução, o que te posso dizer é o seguinte. Este aumento de x4 da resolução do iPhone só é interessante porque existe independência da resolução no lado do software. Ou seja, as coisas mantêm o tamanho fisico. Caso fosse implementado como num PC por exemplo, em vez de caberem 20 ícones por ecrã, iriam caber 80 (4x) e teria que se ver as coisas à lupa - para além de se perder a usabillidade porque os botões e interface iriam perder a proporção com que foram criados. E aí, eu seria o primeiro a criticar.

Resolution independence - Wikipedia, the free encyclopedia -> com isto presente, quanto mais pixeis melhor, até podem ser do tamanho de átomos. Mais naturais vão ser as formas.

Eu se pudesse comprava um sem duvida!

O problema é o preço dele. :sh)

Este telemovel pode nem ser o melhor em termos de especificações, mas quem já mexeu num ipod touch / iphone / ipad, sabe como é o software. É de tal maneira " smooth " que até mete impressão.

É incrivel a fluidez como o telemovel se comporta. Não digo que os HTC sejam melhores ou piores, mas o software da apple, a app store, tudo aquilo em redor da apple faz com que seja um telemovel completamente diferente.

Este telemovel pode nem ser o melhor em termos de especificações, mas quem já mexeu num ipod touch / iphone / ipad, sabe como é o software. É de tal maneira " smooth " que até mete impressão.

É incrivel a fluidez como o telemovel se comporta. Não digo que os HTC sejam melhores ou piores, mas o software da apple, a app store, tudo aquilo em redor da apple faz com que seja um telemovel completamente diferente.
Tocaste no ponto que diferencia e de que maneira.

Não é o que faz, mas como faz.

Quanto ao tamanho, ficamos conversados. Só digo que qualquer que seja o tamanho dá sempre para mais 1 ou 2mm por essa lógica [:p]

E as palavras não são minhas! Foi o que me fartei de ler na imprensa [;)]

Quanto à resolução, o que te posso dizer é o seguinte. Este aumento de x4 da resolução do iPhone só é interessante porque existe independência da resolução no lado do software. Ou seja, as coisas mantêm o tamanho fisico. Caso fosse implementado como num PC por exemplo, em vez de caberem 20 ícones por ecrã, iriam caber 80 (4x) e teria que se ver as coisas à lupa - para além de se perder a usabillidade porque os botões e interface iriam perder a proporção com que foram criados. E aí, eu seria o primeiro a criticar.

Nop. [:p]

No mesmo tamanho podias ter um ecrã maior! É um facto.
O problema é que o iphone tem um ecrã mais baixo. Em altura há ali algum espaço vazio por aproveitar. As proporções usadas para o ecrã (1,5x) assim o permitem.

Se quiseres até posso dizer que o iphone, com aquele ecrã, deveria ser menos comprido. Naquele tamanho com um ecrã 1,7x cabe um ecrã 3,8'' bem mais confortável e agradável de usar

Em relação à resolução não contas nenhuma novidade. Apenas realço que a Apple não inventou a pólvora e que resoluções elevadas (em dpi) já se usam há muito tempo noutras marcas e as mesmas eram por vezes criticadas por essas resoluções não trazerem benefícios práticos. [;)]

1- é de facto a maior resolução usada num telefone até à data. Superior á capacidade da retina em alguns DPI's. Ou seja, não é necessário mais.

2- é de facto o smartphone mais pequeno (volume) do mercado

3- Todas as opiniões até agora, falam que o telefone é de excelente uso e maneio. Que a imagem é simplesmente espectacular.

Questiono, que raio sabem por aqui que os senhores que já testaram o telefone não sabem?

Já agora, deixo aqui um link para o verem a trabalhar.

http://www.engadget.com/2010/06/07/iphone-4-first-hands-on/

Última edição:
Nop. [:p]

No mesmo tamanho podias ter um ecrã maior! É um facto.
O problema é que o iphone tem um ecrã mais baixo. Em altura há ali algum espaço vazio por aproveitar. As proporções usadas para o ecrã (1,5x) assim o permitem.

Se quiseres até posso dizer que o iphone, com aquele ecrã, deveria ser menos comprido. Naquele tamanho com um ecrã 1,7x cabe um ecrã 3,8'' bem mais confortável e agradável de usar
Pois, mas para isso teria que se alterar a proporção do ecrã. E criar mais uma entropia na plataforma que seria ter dispositivos com proporções diferentes.

Já saíram até à data 8 dispositivos diferentes na plataforma iOS (é o novo nome, muito chique). E todos com a mesma proporção de 3:2. É uma uniformidade que trás consistência tanto às aplicações como a todo o UI.

Em relação à resolução não contas nenhuma novidade. Apenas realço que a Apple não inventou a pólvora e que resoluções elevadas (em dpi) já se usam há muito tempo noutras marcas e as mesmas eram por vezes criticadas por essas resoluções não trazerem benefícios práticos. [;)]
E vais-me dizer que numa plataforma como o Windows Mobile, com uma miriade de fabricantes diferentes, vários ecrãs diferentes, proporções diferentes, resoluções diferentes, existe resolution independence e nada varia no interface quando se aumenta drasticamente os valores de dpi?
Mesmo sem conhecer profundamente o WinMo, não me acredito. Até porque nunca foi um OS propriamente reconhecido por proporcionar uma grande experiência ao utilizador.

Daí que possam surgir as criticas.

Esta opinião é engraçada...quem já mexeu num desire, por exemplo deve entender porquê.

Quando o comprei (por 2/3 do preço de um iPhone, desbloqueado e tal) e o passei para a mão de dois amigos e da minha irmã (todos donos de Iphones 3G e 3Gs) apenas precisaram de correr um ecrã para a direita e de novo para a esquerda para fazerem logo aquele olhar de "eish...que rei...". [:D]

Isso do software smooth já não é apanágio apenas da apple...a correr várias aplicações ao mesmo tempo não noto um único abrandamento, hesitação ou demora...isto com multitasking real...

Eu já estive do lado de lá (na apple) e digo com segurança (e conhecimento de causa, claro), com este tipo de software (o iOS) nem que tivessem um iPhone a funcionar a urânio enriquecido eu voltava a comprar. É daquelas coisas que só se ganha perspectiva "vivendo" com as duas realidades, pequenos e grandes pormenores...em que aquela "carinha laroca" do software da apple não passa disso mesmo...aliás, tenho exactamente a mesma opinião acerca do software para pc (excepto de edição de imagem/vídeo que não posso opinar pois nunca testei).

Aquele limitador a 2.4GHz foi o que impediu o Steve Jobs de ligar o Iphone à net durante a apresentação.

Aqui fica a lista de preços anunciada em dólares. Espera-se que a conversão seja de 1$ = 1€, mantendo os actuais preços de 600€ e 700€, mas há rumores que devido à queda do euro as taxas audiovisuais e restantes impostos (que antes eram cobertas pela taxa de câmbio) podem ter que ser pagas à parte, levando o iPhone 4 16Gb para algo a rondar os 650€.
De notar que o HTC Desire, a versão europeia (e ligeiramente melhorada num ou noutro aspecto) do Nexus One se compra entre os 420/450€...

Falta aí o autofocus no iPhone e também tem uma característica interessante na camera (a par do Evo 4G) que é o sensor retro-iluminado.

Esta opinião é engraçada...quem já mexeu num desire, por exemplo deve entender porquê.

Quando o comprei (por 2/3 do preço de um iPhone, desbloqueado e tal) e o passei para a mão de dois amigos e da minha irmã (todos donos de Iphones 3G e 3Gs) apenas precisaram de correr um ecrã para a direita e de novo para a esquerda para fazerem logo aquele olhar de "eish...que rei...". [:D]

Isso do software smooth já não é apanágio apenas da apple...a correr várias aplicações ao mesmo tempo não noto um único abrandamento, hesitação ou demora...isto com multitasking real...

Eu já estive do lado de lá (na apple) e digo com segurança (e conhecimento de causa, claro), com este tipo de software (o iOS) nem que tivessem um iPhone a funcionar a urânio enriquecido eu voltava a comprar. É daquelas coisas que só se ganha perspectiva "vivendo" com as duas realidades, pequenos e grandes pormenores...em que aquela "carinha laroca" do software da apple não passa disso mesmo...aliás, tenho exactamente a mesma opinião acerca do software para pc (excepto de edição de imagem/vídeo que não posso opinar pois nunca testei).
E quem já esteve do outro lado e passou para a apple?
Também os há... e não são poucos!

Também conheço os 2 lados da "barricada" e tenho uma opinião diametralmente opostà à tua. A dupla Iphone/Iphone OS tem qualquer coisa que os outros ainda não conseguiram captar completamente, nem mesmo os telemóveis com OS Android, e muito menos os de plataforma Windows mobile. Pode traduzir-se essa qualquer coisa por "fluidez", não só a nível gráfico, mas especialmente a nível de interacção e na ausência quase total de grãos na engrenagem, por assim dizer.
Mas lá está, se os gostos fossem todos iguais, o que seria do amarelo?

Eu tinha lido já sobre um método para o 3.1.3, o "spirit", não serve?

Sabes, eu tou com o meu com o OS4 beta 4, porque está registado como equipamento developer [;)] e ainda hoje deve sair a Gold Master. Que é a versão para testar nos próximos 15 dias, candidata a sair no dia 21.

Se quiseres posso-te orientar. Mas penso que só dá para instalar através de Mac!

Gostava muito de jailbreakar, aliás, foi pensando que seria fácil fazê-lo que optei por este equipamento quando me deram a escolher algo pela empresa.

Não tenho Mac e não conheço ninguém com quem tenha à vontade suficiente para pedir para usar com esse fim.

Sobre o método spirit lembro-me de ter lido algo, e por qualquer razão ter pensado que mais valia esperar um pouco.

Mas jts, como já disse, quem esperou 5 meses, espera mais 15 dias [;)] pois tb tenho a certeza que a solução do Geohot deve sair logo a seguir.

Entretanto vou-me entretendo com as novidades do OS4.

O jailbreak segundo sei não é ilegal, pois o telefone continua bloqueado ao operador. O jailbreak apenas permite instalar software diferente.

O jailbreak também é illegal porque implica desrespeitar os termos do contrato de compra e venda que estabelecemos com o fabricante quando compramos o equipamento (um daqueles papéis que vem dentro da caixa).
Mas a meu ver também devia ser ilegal as operadoras bloquearem à sua rede um telemóvel que é vendido pelo seu preço integral e sem qualquer contrato associado, como é o caso os Iphones cá em Portugal quando os pagamos a 599 ou 699 euros.
Portanto, na minha modesta opinião, para malandro, malandro e meio...[:cool:]

A Apple já nos vem ensinado há uma década (desde o lançamento dos Ipod) que as specs de hardware não devem ser valorizadas de modo absoluto como um fim em si mesmas, mas devem ser vistas como um meio para atingir a verdadeira finalidade, que consiste na obtenção da melhor experiência possível para o utilizador. Ou seja, do ponto de vista do consumidor, não é relevante que o CPU tenha 600 ou 1000mhz, que a memória seja 256 ou 512, etc, etc. O que é relevante é que o equipamento funcione com rapidez, não engasgue e não "crashe". Do mesmo modo, o aparecimento de uma câmara frontal pouco interesse tem se for para fazer simples chamadas de video, porque isso é coisa que nunca pegou, nem aqui, nem nos EUA, nem sequer na Coreia ou no Japão. O interesse da câmara frontal está no potencial de aplicações que poderão surgir no futuro, e que passarão eventualmente por outras finalidades, como por exemplo o reconhecimento facial, o reconhecimento de gestos, etc.
Considerações àparte, há contudo algumas novidades a nível de hardware neste Iphone 4, que são menos sonantes do que tudo o que se tem falado (resolução, ecran, chip A4, etc), mas que me parecem que serão mais importantes do que à primeira vista pode parecer.
Refiro-me a:
- gravação de vídeo de 720p a 30 fps (ainda é pouco comum)
- Câmara de 5MP em que foi mantido o tamanho do sensor (quem percebe de fotografia digital sabe que esta questão é fulcral para a qualidade das fotos)
- espessura de 9,4mm. Não sei se é o mais fino do mundo ou não, mas lá que é um portento da engenharia enfiar tanta coisa num telemóvel desta espessura, isso é.
- Giroscópio. Esta é daquelas coisas que só o surgimento de aplicações que tirem partido dele mostrarão o verdadeiro potencial.
- bateria com uma duração estimada de mais 40% que o 3GS
- qualidade geral de construção. Todos quantos já pegaram nele (Gizmodo, Engadget, Ars Technica, etc) referem que tem um feeling muito robusto. Convenhamos, num aparelho que vai connosco para todo o lado, este deve ser sempre um dos principais requisitos.

Voltar
Superior