Tópico da Apple

ok bpacheco [;)]

O jailbreak também é illegal porque implica desrespeitar os termos do contrato de compra e venda que estabelecemos com o fabricante quando compramos o equipamento (um daqueles papéis que vem dentro da caixa).
Mas a meu ver também devia ser ilegal as operadoras bloquearem à sua rede um telemóvel que é vendido pelo seu preço integral e sem qualquer contrato associado, como é o caso os Iphones cá em Portugal quando os pagamos a 599 ou 699 euros.
Portanto, na minha modesta opinião, para malandro, malandro e meio...[:cool:]
Não é bem assim. Contrato de compra e venda é uma coisa. Regras que estejam lá dentro escritas podem ter validade por exemplo para anular a garantia caso não cumpras um determinado EULA ou algo do género.

Até porque o contrato de compra e venda que estabeleces não é com o fabricante mas sim a quem a compra é feita (geralmente a loja)! [;)]

De qualquer maneira é um assunto que dava pano para mangas e pode ter inúmeros factores que podem ditar uma "sentença" diferente desde as acções que se fazem para executar o JB até às leis do país em causa.

Não é algo linear.

E quem já esteve do outro lado e passou para a apple?
Também os há... e não são poucos!

Hmmm...pois, de certeza que não são poucos, pouca gente deve ter comprado um iPhone como primeiro telemóvel. Mas mais a sério, devem ser bastantes sim, e a cada "dia de lançamento" são mais uns tantos...

Falta aí o autofocus no iPhone e também tem uma característica interessante na camera (a par do Evo 4G) que é o sensor retro-iluminado.

Julgo que autofocus todos têm...não que eu use muito a câmara, mas a do desire tem (mau era), também tem aquela mariquice do touch focus (foca o ponto onde tocas), detector de caras e uma parafernália de definições que por acaso alteram mesmo a foto...
Essa do sensor retro-iluminado penso que são só esses dois sim.

O jailbreak segundo sei não é ilegal, pois o telefone continua bloqueado ao operador. O jailbreak apenas permite instalar software diferente.

Eu julgo que é, mas só estava a avisar, de boa fé. (desde que vi gente ser castigada por sugerir que se tirassem da estrada aqueles bocados das lombas pretas e amarelas que se soltam da estrada já acredito em tudo! [;)])

A Apple já nos vem ensinado há uma década (desde o lançamento dos Ipod) que as specs de hardware não devem ser valorizadas de modo absoluto como um fim em si mesmas, mas devem ser vistas como um meio para atingir a verdadeira finalidade, que consiste na obtenção da melhor experiência possível para o utilizador. Ou seja, do ponto de vista do consumidor, não é relevante que o CPU tenha 600 ou 1000mhz, que a memória seja 256 ou 512, etc, etc. O que é relevante é que o equipamento funcione com rapidez, não engasgue e não "crashe". Do mesmo modo, o aparecimento de uma câmara frontal pouco interesse tem se for para fazer simples chamadas de video, porque isso é coisa que nunca pegou, nem aqui, nem nos EUA, nem sequer na Coreia ou no Japão. O interesse da câmara frontal está no potencial de aplicações que poderão surgir no futuro, e que passarão eventualmente por outras finalidades, como por exemplo o reconhecimento facial, o reconhecimento de gestos, etc.
Considerações àparte, há contudo algumas novidades a nível de hardware neste Iphone 4, que são menos sonantes do que tudo o que se tem falado (resolução, ecran, chip A4, etc), mas que me parecem que serão mais importantes do que à primeira vista pode parecer.
Refiro-me a:
- gravação de vídeo de 720p a 30 fps (ainda é pouco comum)
- Câmara de 5MP em que foi mantido o tamanho do sensor (quem percebe de fotografia digital sabe que esta questão é fulcral para a qualidade das fotos)
- espessura de 9,4mm. Não sei se é o mais fino do mundo ou não, mas lá que é um portento da engenharia enfiar tanta coisa num telemóvel desta espessura, isso é.
- Giroscópio. Esta é daquelas coisas que só o surgimento de aplicações que tirem partido dele mostrarão o verdadeiro potencial.
- bateria com uma duração estimada de mais 40% que o 3GS
- qualidade geral de construção. Todos quantos já pegaram nele (Gizmodo, Engadget, Ars Technica, etc) referem que tem um feeling muito robusto. Convenhamos, num aparelho que vai connosco para todo o lado, este deve ser sempre um dos principais requisitos.

Isso na teoria é muito bonito, é mesmo, mas na prática...acaba por não se aplicar tanto. É uma boa alternativa, mas o ideal da apple leva a um mercado/mundo dominado por apenas uma empresa. Não obrigado.

Há produtos fantásticos da apple, simplesmente, na minha opinião só tinham a ganhar com um pouco mais de abertura (menos ditadura ao nível do software) e uma direcção menos quezilenta, já que esta prefere privar os seus clientes de funcionalidades do que dar o braço a torcer e engolir certos sapos.

Coisas como lançarem um telemóvel com capacidade bluetooth (o 1º iphone, se bem me lembro) mas sem suporte de software para tal (e que mesmo com suporte não comunica com outros telemóveis)
...sem copy-paste, etc etc...quando podiam ter lançado logo um produto melhor...não sei...é sentir que a empresa controla totalmente a liberdade do utilizador...que castraram premeditadamente "a coisa".

É uma diferença enorme o que se vê hoje em dia:
Uma keynote da Apple: ...olhem aqui o farmville que fixe...aplicações que usem API's são negadas...

Uma keynote da Google: ...olhem este aparelho...vejam a nossa base...peguem nos nossos códigos fonte...e agora...FAÇAM O QUE VOS APETECER!

pois...quem ganha no final é o cliente!

Considerações àparte, há contudo algumas novidades a nível de hardware neste Iphone 4, que são menos sonantes do que tudo o que se tem falado (resolução, ecran, chip A4, etc), mas que me parecem que serão mais importantes do que à primeira vista pode parecer.
Refiro-me a:
- gravação de vídeo de 720p a 30 fps (ainda é pouco comum)
- Câmara de 5MP em que foi mantido o tamanho do sensor (quem percebe de fotografia digital sabe que esta questão é fulcral para a qualidade das fotos)
- espessura de 9,4mm. Não sei se é o mais fino do mundo ou não, mas lá que é um portento da engenharia enfiar tanta coisa num telemóvel desta espessura, isso é.
- Giroscópio. Esta é daquelas coisas que só o surgimento de aplicações que tirem partido dele mostrarão o verdadeiro potencial.
- bateria com uma duração estimada de mais 40% que o 3GS
- qualidade geral de construção. Todos quantos já pegaram nele (Gizmodo, Engadget, Ars Technica, etc) referem que tem um feeling muito robusto. Convenhamos, num aparelho que vai connosco para todo o lado, este deve ser sempre um dos principais requisitos.

Exactamente. Creio que esses pontos são muito mais importantes do que a resolução do ecrã.

Apenas em relação à câmara de 5mp é que não acho que seja nada de especial... mas também não desilude para o aparelho em questão. (quanto mais resolução maior deverá ser o tamanho do sensor)

Continuo a achar que se o aparelho tivesse um ecrã a ocupar o espaço frontal de forma mais eficiente o iPhone e os utilizadores teriam a ganhar muito mais! [:D]

Isso na teoria é muito bonito, é mesmo, mas na prática...acaba por não se aplicar tanto. É uma boa alternativa, mas o ideal da apple leva a um mercado/mundo dominado por apenas uma empresa. Não obrigado.

Há produtos fantásticos da apple, simplesmente, na minha opinião só tinham a ganhar com um pouco mais de abertura (menos ditadura ao nível do software) e uma direcção menos quezilenta, já que esta prefere privar os seus clientes de funcionalidades do que dar o braço a torcer e engolir certos sapos.

Coisas como lançarem um telemóvel com capacidade bluetooth (o 1º iphone, se bem me lembro) mas sem suporte de software para tal (e que mesmo com suporte não comunica com outros telemóveis)
...sem copy-paste, etc etc...quando podiam ter lançado logo um produto melhor...não sei...é sentir que a empresa controla totalmente a liberdade do utilizador...que castraram premeditadamente "a coisa".

É uma diferença enorme o que se vê hoje em dia:
Uma keynote da Apple: ...olhem aqui o farmville que fixe...aplicações que usem API's são negadas...

Uma keynote da Google: ...olhem este aparelho...vejam a nossa base...peguem nos nossos códigos fonte...e agora...FAÇAM O QUE VOS APETECER!

pois...quem ganha no final é o cliente!

O Cliente não ganha nem deixa de ganhar por ter uma plataforma aberta ou fechada. Ganha, isso sim, por ter liberdade de escolha. E isso felizmente está assegurado pelo mercado.
O consumidor pode escolher ter um sistema completamente aberto, sem nada desabilitado à partida, correndo contudo o risco de ter alguns dissabores com sofware mal escrito ou mal implementado, incompatibilidades de hardware, etc. Por outro lado, pode escolher viver numa espécie de condomínio fechado onde tudo o que lá está funciona muito bem, com garantias de segurança e poucos dissabores, mas com a desvantagem de não ter acesso a certas coisas. É um trade-off como outro qualquer.

No fundo, trata-se de 2 conceitos diferentes de electrónica de consumo. Um olha para os dispositivos na perspectiva clássica da informática, o outro olha para os dispositivos como se fossem electrodomésticos.

Qualquer uma das opções é perfeitamente legítima, desde que, lá está, haja liberdade de escolha.
Por essa razão percebo perfeitamente a tua argumentação, mas para mim isso é apenas uma constatação de um facto, e não um motivo para ser contra ou favor da Apple. Trata-se apenas do seu modelo de negócio, cujos produtos se encontram à venda e à escolha dos consumidores, a par com outros modelos de negócio diferentes.

Por outro lado, pode escolher viver numa espécie de condomínio fechado onde tudo o que lá está funciona muito bem, com garantias de segurança e poucos dissabores, mas com a desvantagem de não ter acesso a certas coisas. É um trade-off como outro qualquer.

Discordo da relação entre código/sistema fechado e maior segurança (e vice-versa) - a segurança por obscuridade é uma ilusão.

Aliás a própria Apple tem sofrido alguns dissabores nos últimos tempos na área da segurança (está a tornar-se um alvo preferível). Penso que na última CanSecWest (conferência de segurança) que foram anunciados 20 0-days (vulnerabilidades que não tem correcções e podem ser activamente exploradas) para o Mac OS X.

Aliás, em matéria de segurança, confio bastante mais nas políticas e procedimentos da Microsoft do que nas da Apple. A título de exemplo, existe uma vulnerabilidade no safari que tem pelo menos 1 ano e ainda não foi corrigida...

Discordo da relação entre código/sistema fechado e maior segurança (e vice-versa) - a segurança por obscuridade é uma ilusão.

Aliás a própria Apple tem sofrido alguns dissabores nos últimos tempos na área da segurança (está a tornar-se um alvo preferível). Penso que na última CanSecWest (conferência de segurança) que foram anunciados 20 0-days (vulnerabilidades que não tem correcções e podem ser activamente exploradas) para o Mac OS X.

Aliás, em matéria de segurança, confio bastante mais nas políticas e procedimentos da Microsoft do que nas da Apple. A título de exemplo, existe uma vulnerabilidade no safari que tem pelo menos 1 ano e ainda não foi corrigida...
Se confias tanto, desinstala o anti virus.

Já agora, a tal plataforma fechada como voces dizem, já mostrou frutos. O SO da google já tem os seus primeiros virus em forma de aplicações...

Quando falo em segurança faço-o num sentido lato, e não apenas no sentido da protecção contra hackers. Uma app aprovada na app store terá em princípio mais garantias de fazer o que realmente diz que faz, de crashar menos, de se terem tomado medidas para evitar que recolha subrepticiamente dados sobre o utilizador, de não utilizar APIs que possam pôr em causa a estabilidade do OS, etc.

A propósito de segurança, parece que a Google está a reduzir a utilização de computadores com windows entre os seus empregados, precisamente por questões de segurança.
Google Abandons Windows Due to Security Reasons - SPAMfighter

Se confias tanto, desinstala o anti virus.

Já agora, a tal plataforma fechada como voces dizem, já mostrou frutos. O SO da google já tem os seus primeiros virus em forma de aplicações...

O que é que as políticas e procedimentos para a segurança tem a ver com antivírus? Estou a falar de procedimentos oficiais para correcção de vulnerabilidades, tempos de resposta claramente definidos, divulgação de actualizações e patchs, etc...

A Microsoft já foi muito má na área da segurança, actualmente não tenho qualquer problema em afirmar que é o fabricante que mais atenção dá a essa área, e qualquer pessoa séria, isenta e ponderada dificilmente discordará.

Eu não prescindo de antivírus em nenhuma plataforma (windows, mac ou linux).

O que é que as políticas e procedimentos para a segurança tem a ver com antivírus? Estou a falar de procedimentos oficiais para correcção de vulnerabilidades, tempos de resposta claramente definidos, divulgação de actualizações e patchs, etc...

A Microsoft já foi muito má na área da segurança, actualmente não tenho qualquer problema em afirmar que é o fabricante que mais atenção dá a essa área, e qualquer pessoa séria, isenta e ponderada dificilmente discordará.

Eu não prescindo de antivírus em nenhuma plataforma (windows, mac ou linux).
6 anos sem anti virus na plataforma Mac.

Muitos mais a nivel profissional...

Problemas, zero.

Quando falo em segurança faço-o num sentido lato, e não apenas no sentido da protecção contra hackers. Uma app aprovada na app store terá em princípio mais garantias de fazer o que realmente diz que faz, de crashar menos, de se terem tomado medidas para evitar que recolha subrepticiamente dados sobre o utilizador, de não utilizar APIs que possam pôr em causa a estabilidade do OS, etc.

A propósito de segurança, parece que a Google está a reduzir a utilização de computadores com windows entre os seus empregados, precisamente por questões de segurança.
Google Abandons Windows Due to Security Reasons - SPAMfighter

Esta notícia, a ser verdade, só me faz recear cada vez mais em usar produtos da Google (o que aliás tem vindo acontecer ultimamente de forma recorrente)...

Gosto particularmente desta parte:

"BlackHat hackers' unfamiliarity with Mac and Linux provides Google a comparatively more secure platform"

Claramente quem usou este argumento está bem fora da área da segurança, e não percebe que não é uma questão de conhecimento ou falta dele, é só uma questão de abrangência.

Problemas, zero.

E em que sentido é esse um indicador válido? Como é que sabes que não tens problemas? Ou que não os vais ter no futuro? Achas que é uma maçã que afugenta os problemas?

Eu não tenho absolutamente nada contra a Apple, nem absolutamente nada a favor da Microsoft como marcas. Agora não tentem associar a ideia de maior segurança a uma marca, todos os sistemas abertos (linux's, bsd's e afins) e fechados (Windows, OsX, proprietários, etc...) são vulneráveis.

Esta notícia, a ser verdade, só me faz recear cada vez mais em usar produtos da Google (o que aliás tem vindo acontecer ultimamente de forma recorrente)...

Gosto particularmente desta parte:

"BlackHat hackers' unfamiliarity with Mac and Linux provides Google a comparatively more secure platform"

Claramente quem usou este argumento está bem fora da área da segurança, e não percebe que não é uma questão de conhecimento ou falta dele, é só uma questão de abrangência.

Objectivamente, usar uma plataforma MAC ou Linux é mais seguro do que usar Windows. Se isso se deve à segurança intrínseca da tecnologia propriamente dita, ou se é pelo facto de se tratar de plataformas menos disseminadas, e portanto menos "rentáveis" de atacar, é pouco relevante.

Se entretanto houver crescimento significativo da base instalada de macs e Linux, e com isso começarem a aparecer problemas de segurança semelhantes aos do Windows, então cá estaremos para reagir. Por enquanto, é certo e sabido que é muito mais seguro usar mac ou linux, ponto.

Se entretanto houver crescimento significativo da base instalada de macs e Linux, e com isso começarem a aparecer problemas de segurança semelhantes aos do Windows, então cá estaremos para reagir. Por enquanto, é certo e sabido que é muito mais seguro usar mac ou linux, ponto.

Não estou a falar de "Se's", estou a falar de casos concretos. Todas as plataformas tem problemas de segurança, ponto. Umas tratam esses problemas de forma séria e responsável, assumindo compromissos com os utilizadores finais. Outras, como tu dizes, "vão reagindo", e enquanto reagem e não reagem aos utilizadores resta esperar...

Um sistema pode ter menos 100, 200 ou 300 vulnerabilidades que outro, mas para que uma intrusão tenha sucesso basta apenas 1 vulnerabilidade.

Um bom relatório para ler: http://secunia.com/gfx/pdf/Secunia_Annual_Report_2009.pdf, em particular no quadro que apresenta os 10 produtos mais seguros de 2009 e o porquê (pág 10), e na página seguinte a parte que fala da segurança dos browsers, em particular a percentagem de problemas não corrigidos.

jts,

Fui investigar o Spirit (curiosidade aguçada pelo teu comentário) e de facto parece mesmo muito simples fazer o JB com aquilo. Simples, eficaz e flawless, segundo li.

Há novidades que me passaram ao lado, pelos vistos [:D].

Esta noite já vou experimentar.

Abraço e obrigado pela dica [;)]

Problemas, zero.
plataforma windows. problemas, zero. antivirus para mim só servem para fazer os sistemas ficarem lentos. e não faltam por aí antivirus que fazem mais estragos do que os próprios virus, como se tem visto em casos que o antivirus apaga ficheiros de sistema por falsas detecções.

plataforma windows. problemas, zero. antivirus para mim só servem para fazer os sistemas ficarem lentos. e não faltam por aí antivirus que fazem mais estragos do que os próprios virus, como se tem visto em casos que o antivirus apaga ficheiros de sistema por falsas detecções.
Nunca tiveram que procurar na net algo que não sabias bem o que era? tipo procurar ao certo, ao certo a que se refere um código uma referência, o que significava uma dada coisa? as especificações de algo?
Nunca entraram num site e ele estava off-line?
Nunca se enganaram a escrever uma url e foram ter a um site funcional?
Nunca receberem um email com um remetente falso?
Não havia uma coisa que era possível ligar sites mais mal construídos a procedimentos externos "contra a vontade" do site?
Já ouvi falar disto tudo, mas não sou perito e e a ideia que me dá é que nem tudo depende da sensatez do utilizador...

1-Nunca tiveram que procurar na net algo que não sabias bem o que era? tipo procurar ao certo, ao certo a que se refere um código uma referência, o que significava uma dada coisa? as especificações de algo?
2-Nunca entraram num site e ele estava off-line?
3-Nunca se enganaram a escrever uma url e foram ter a um site funcional?
4-Nunca receberem um email com um remetente falso?
5-Não havia uma coisa que era possível ligar sites mais mal construídos a procedimentos externos "contra a vontade" do site?
Já ouvi falar disto tudo, mas não sou perito e e a ideia que me dá é que nem tudo depende da sensatez do utilizador...

1-quando faço compras, uso sempre o computador para procurar mais especificações dos produtos
2-Acho difícil[:D]... no máximo tenho o browser a mostrar o que está em cache
3-todos os dias... é por isso que uso o firefox[:D]
4-Não. No máximo spam... mas o gmail limpa tudo por isso nem me lembro da última vez que isso aconteceu
5-não percebi. Mas apesar do site estar mal construído, se está online, grave era não poder aceder.

Tantas perguntas sobre o firefox?[:D]

Nunca tiveram que procurar na net algo que não sabias bem o que era? tipo procurar ao certo, ao certo a que se refere um código uma referência, o que significava uma dada coisa? as especificações de algo?
Nunca entraram num site e ele estava off-line?
Nunca se enganaram a escrever uma url e foram ter a um site funcional?
Nunca receberem um email com um remetente falso?
Não havia uma coisa que era possível ligar sites mais mal construídos a procedimentos externos "contra a vontade" do site?

Não estou a perceber o que é que isso tem a ver com vírus. Procurar por procurar não te infecta o computador. Nem mesmo abrir um email com spam, ou vírus.

A questão é... abrir um site que venha num email, abrir um link de spam no messenger, abrir um ficheiro em anexo no email, etc...

Tem tudo a ver com o comportamento do utilizador. Nos últimos 7 anos, tive 1 problema de vírus com o windows. Foi uma vez que andava a querer sacar uma coisa qualquer, e lembrei-me de ir ver na partilha de rede dos meus colegas de casa. Por coincidência estava lá um .exe camuflado com esse programa. Confiei, e como não usava antivírus, fiquei infectado.

Agora por navegar na net e receber emails nunca tive qualquer problema... só mesmo um utilizador que não saiba minimamente o que faz e que abra tudo o que lhe aparece à frente. [;)]

Voltar
Superior