Video chamada como aquela é nova.
Já fizeste uma video chamada com a ultima geração? às vezes tens um pixel que é a tua cara!
Aquilo tem uma qualidade tantas vezes superior que nem dá para quantificar.
As chamadas 3G estão dependentes do protocolo acordado entre as operadoras e fabricantes há anos.. Como é óbvio não há milagres.
Agora, tens no mercado há anos, terminais com capacidade para fazer chamadas 3G e depois com aplicativos como o Skype, Fring ou outros do género, fazem video conferencia com a qualidade que a câmara do telefone permite. E também permitem mudar entre a câmara principal e a secundária.
Permitem fazer video chamadas usando várias redes diferentes, entre telefones, entre telefones e PC's e até entre telefone e MAC [

]
O iPhone, não suporta chamadas 3G (pelo menos para já), e depois, revoluciona o mundo, com o FaceTime, que é uma espécie de Skype, mas apenas compatível com outros iPhones.. Aliás, iPhone 4, porque nem sequer é compatível com a base instalada de iPhones.
E a revolução aqui é mesmo qual?
O jailbreak segundo sei não é ilegal, pois o telefone continua bloqueado ao operador. O jailbreak apenas permite instalar software diferente.
O software do iPhone de certeza que tem uma EULA. E se lá disser que não é permitido fazer jailbreak, tu ao fazer estás a piratear o software. Tão simples quanto isso.
É que o hardware até pode ser teu, mas hardware sem software é apenas um pisa papeis brilhante.. E do software não és proprietário, apenas podes usa-lo segundo uma determinada licença.
mas que me parecem que serão mais importantes do que à primeira vista pode parecer.
Refiro-me a:
- gravação de vídeo de 720p a 30 fps (ainda é pouco comum)
- Câmara de 5MP em que foi mantido o tamanho do sensor (quem percebe de fotografia digital sabe que esta questão é fulcral para a qualidade das fotos)
- espessura de 9,4mm. Não sei se é o mais fino do mundo ou não, mas lá que é um portento da engenharia enfiar tanta coisa num telemóvel desta espessura, isso é.
- Giroscópio. Esta é daquelas coisas que só o surgimento de aplicações que tirem partido dele mostrarão o verdadeiro potencial.
- bateria com uma duração estimada de mais 40% que o 3GS
- qualidade geral de construção. Todos quantos já pegaram nele (Gizmodo, Engadget, Ars Technica, etc) referem que tem um feeling muito robusto. Convenhamos, num aparelho que vai connosco para todo o lado, este deve ser sempre um dos principais requisitos.
As características em si não são revolucionárias em nada...
Por exemplo o Galaxy S da Samsung, usa o mesmo processador, tem mais RAM e DDR2 em vez de DDR1, tem um ecrã de 4", uma qualidade geral de audio, telefonia, etc.. ao nível do iPhone (sim porque audio num iPhone ou num HTC não é a mesma coisa, nem nada que se pareça), melhor conectividade do que o iPhone, slot para cartões Micro SD e para cartões SIM normais, uma bateria que dura muito mais... E mete tudo isso em 9.9 mm de espessura e 118 gramas.
Falta-lhe é a construção de aspecto robusto que este iPhone parece ter.. Mas ai, a Apple joga num campeonato à parte. Mesmo nos computadores não há grandes rivais nesse ponto. Mas é claro que depois tudo tem um preço...