Tópico da Apple

MacBook Pro comprado. No fim de semana vou configurar tudo e explorar o bicho o melhor que possa.

Comprei na Fnac, aproveitei um pack que eles estavam a fazer. Acaba hoje.
MacBook Pro 13 Retina + auscultadores Beats Solo2 wireless (250€) por 1500€, ainda fiquei 70€ em cartão Fnac.
Estou a pensar se vendo os Auscultadores ou não no OLX.

Última edição:
Só uma nota, a RAM em Android está quase invariavelmente associada à qualidade dos restantes componentes, processador, GPU e chipset.

Regra geral equipamentos gama baixa têm menos RAM e os restantes componentes são piores, e associa-se a pior performance maioritariamente à RAM.
Exemplo práctico, 2 equipamentos similares, 1GB RAM, 1 Dual Core 1.3, outro dual core 1.2, mesma resol. de ecrã, um é gama baixa novo, o outro gama média com 3 anos . O 2º, tem chipset e gpu muito melhores, parece ter o dobro da RAM do 2º.

Da mesma forma que não tenho dúvidas que a RAM em IOS em melhor gerida e que são em geral mais fluidos, também não tenho dúvidas que dizer que Android (engloba tudo + um par de botas) precisa de 3gb é desconhecimento.

Na vida real qualquer android "limpo" com 2 gb "voa", não precisa de 3 gb para nada. Os 3gb acontecem normalmente quando as roms são brutalmente modificadas pelas marcas (exemplo Samsung) e se tornam pesadas, quando os 3gb são inseridos por uma questão de marketing ou quando são topos de gama com um prazo de vida/actualizações longo. Eu tenho um android limpo com 1 gb de ram e trabalho com ele normalmente. Escrevo e leio muitos mails, sms, chamadas, bluetooth, música, edito folhas de cálculo (muitas), google drive, ficheiros, mapas, notícias, net, etc. Só que não instalo é porcaria no telemóvel: jogos, aplicações "fúteis", desactivei algumas aplicações que sei que nunca uso, etc. [;)]

Se quiserem retirar a questão do contexto, então também se pode dizer
que o iOS não precisa de 1GB para nada, que com 512MB "voa"...

O contexto é bem simples.

Começou assim:
O de um professor meu não se riu. No outro dia ligou o telemóvel ao projetor para mostrar à turma algumas das suas 348 apps (nunca tinha visto tanta pasta com tanta app na minha vida), e aquilo até meteu pena a mudar do Monument Valley para outro jogo qualquer.
Ah e tal mas com tanta app também querias o quê? Amigos, há coisas que a mais nunca são... Demais. RAM, autonomia, velocidade de captura de imagem, por aí. Quem diz o contrário é porque não está a pensar em grandes utilizações e utilidades, como o meu professor e a sua catrefada de aplicações.
(...)Depois à medida que ia fazendo transição de app para app, através do multitasking, para o final já não estava a ser tão fluído. Ao início corria tudo lindamente, mas no final com algumas apps já visitadas, já lagava um bocado entre o clique e o arranque da nova app.(...)
Mas, mas... 1GB era suficiente.

Portanto, se estamos a comparar um Android com um iOS com 1GB de RAM,
o que eu disse foi que o Android teria que ter 2GB ou mais (para ter um
comportamento minimamente semelhante).

Ninguém está a dizer que o Android não funciona com menos de 2GB de RAM.
Tive um HTC Hero, e um S2, e a minha mulher teve um Boston e um Madrid.
Funciona? Sim. Como um iPhone? Não.

Portanto, repito, actualmente um Android precisa de 3GB para ter se comportar
como um iPhone de 1GB sem se notar lags causados pelo Garbage Collector,
quando se está a ter o mesmo tipo de utilização de um iPhone de 1GB.

Se quiserem comparar com um iPhone de 512MB, então podem falar dos Android
de 2GB.

Obviamente... comparando sempre com as restantes características semelhantes
(CPU, armazenamento, etc.), uma vez que estamos apenas a falar da quantidade
de RAM necessária em cada sistema para que se obtenha o mesmo tipo de
desempenho.

Isto, claro, para além do facto de:
- A quantidade de Apps instaladas e a quantidade de RAM não terem relação.
- Multitasking não ter nada a ver com carregar aplicações sem fechar a anterior.
Mas isso são outros 500.

Mas Nuno156, verdade seja dita, todos esses equipamentos Android que tiveste são actualmente maus e pior do que isso, nunca foram realmente bons.

Não estou de forma alguma a dizer que não saibas do que falas acerca do funcionamento de cada sistema operativo, porque sabes e sabes muito melhor do que eu e outros tantos que por aqui andam, mas não podes basear a opinião que tens sobre a experiência de utilização de Android em meia dúzia de equipamentos maus.

Não, um android com 2 gb funciona como um iphone de 1 gb, desde que seja um android puro e depende do iphone. Um iphone 5 tem 1 gb de ram e nem dá para começar com um android com 3 gb de ram. Por isso depende do iphone e do android. E escolher marcas "brancas" e samsungs para fazer comparações...

Agora claro que um android necessita de mais ram, e isso é ponto assente. Nem sequer é discutível.

O iphone 4 com 512 mb de ram é uma arrastadeira, ter atualizado para o iOS 7 foi a pior coisa que podia ter feito, matou-o completamente. Ainda assim aguentou-se "utilizável" mais tempo que o Nexus S, ambos os modelos são de 2010.

Estão ambos guardados para coleção, de vez em quando ligo e atualizo tudo, o Nexus S mesmo depois de uma instalação limpa, começa a instalar as apps atuais e fica super super lento, o iphone 4 fica só super lento [:D]

O Nexus 4 continua a mexer-se bem mas nota-se a diferença para o Nexus 5, é tudo mais rápido e fluido, aliás o Nexus 5 consegue ser mais rápido que o mais recente Nexus 9, a encriptação de ficheiros no Nexus 9 dá cabo da performance que podia ser excelente.

A nível de utilização de RAM mesmo depois de muito tempo ligado e com cerca de 100 apps instaladas o máximo que vi em utilização foi 1,2 Gb, mas o normal é andar por 0,8 a 1 Gb.

Mas Nuno156, verdade seja dita, todos esses equipamentos Android que tiveste são actualmente maus e pior do que isso, nunca foram realmente bons.

Não estou de forma alguma a dizer que não saibas do que falas acerca do funcionamento de cada sistema operativo, porque sabes e sabes muito melhor do que eu e outros tantos que por aqui andam, mas não podes basear a opinião que tens sobre a experiência de utilização de Android em meia dúzia de equipamentos maus.

Não estava a dizer que eram bons.
Estava a dizer que tinham todos menos de 2GB de RAM, eram Android, e funcionam.

O ponto era precisamente o contrário, dizer que não é por o Android funcionar com
menos RAM do que é recomendável para o SO, que isso signifique que é possível
comparar com um iOS com menos de 2GB de RAM. Não é. Nem tem nada a ver.

Tens de ver as coisas que eu digo no contexto em que as digo. E o contexto era apenas
para mostrar que... sim, funciona com menos de 2GB. Funciona bem, como um iOS? Não.

(...)
A nível de utilização de RAM mesmo depois de muito tempo ligado e com cerca de 100 apps instaladas o máximo que vi em utilização foi 1,2 Gb, mas o normal é andar por 0,8 a 1 Gb.

Isso é a RAM em uso pelas aplicações...
Depois tens a RAM necessária para o Garbage Collector funcionar em condições, e
essa não está aí contabilizada.

http://stackoverflow.com/questions/4854599/how-much-extra-memory-does-garbage-collection-require

https://www.quora.com/Why-does-Garbage-Collection-take-a-lot-of-RAM

Duas vezes mais memória (há quem diga 5, mas isto é para ambientes servidor).

Portanto, para esses 1,2GB (ou 1,4GB no post não editado, e 1 a 1,2GB média),
o GC precisa de mais outros 1,2GB... dá 2,4GB... ou seja... 3GB (onde é que eu
já ouvi os 3GB?).

Sim. Não arrisco nem gosto de instalar versões que não sejam as oficiais lançadas ao publico geral pela Apple.

My iphone is too precious for that.

Era uma GM. E, se der raia, desde que tenhas feito uma cópia de segurança antes, perdes 1h a voltar ao iOS anterior. Mas percebo a tua opção.

Para já estou a gostar muito o iOS9. Está estável, tem umas opções porreiras, mas o essencial é a duração da bateria e a nova vida que deu ao meu iPad (3ª geração). Passados 4 ou 5 dias de uso, no meu (6) atrevo-me a dizer que melhorou uns 15 a 20%, no 5S da minha mulher está a ser uma diferença brutal, faz-lhe mais umas 3 ou 4 horas do que antes. Já no iPad que se arrastava com o iOS8.4, tinha lags brutais, está pelo menos 2x mais rápido.

Estou a confirmar que, como foi anunciado, está a ser essencialmente um iOS de estabilização e optimização.

Já agora... para quem está interessado em ir aprendendo algumas coisas...
a propósito dos 1,2Gb...

Gb vs GB
"b" é "bit"
"B" é "byte"

GiB vs GB
Por "moda" usa-se GB tanto para GiB como para GB, já que GiB é algo recente.
Tipicamente, "k", "M", "G", etc. são usados para identificar potências de 1000.
No entanto, em informática, são usadas potências de 1024, pelo que se
decidiu adicionar o "i" sempre que se fala de potências de 1024. Ou seja, em
termos de memória, o mais correcto seria usar GiB.

Era uma GM. E, se der raia, desde que tenhas feito uma cópia de segurança antes, perdes 1h a voltar ao iOS anterior. Mas percebo a tua opção.

Para já estou a gostar muito o iOS9. Está estável, tem umas opções porreiras, mas o essencial é a duração da bateria e a nova vida que deu ao meu iPad (3ª geração). Passados 4 ou 5 dias de uso, no meu (6) atrevo-me a dizer que melhorou uns 15 a 20%, no 5S da minha mulher está a ser uma diferença brutal, faz-lhe mais umas 3 ou 4 horas do que antes. Já no iPad que se arrastava com o iOS8.4, tinha lags brutais, está pelo menos 2x mais rápido.

Estou a confirmar que, como foi anunciado, está a ser essencialmente um iOS de estabilização e optimização.

Boas noticias então. Era só isso que pretendia do iOS9.

Deviam lançar o iOS9 para o iPhone 4 então [:D]

Curiosamente o Android 6 também se focou na fluidez do sistema e na autonomia, já não há muito mais a inventar, resta optimizar.

Não estava a dizer que eram bons.
Estava a dizer que tinham todos menos de 2GB de RAM, eram Android, e funcionam.

O ponto era precisamente o contrário, dizer que não é por o Android funcionar com
menos RAM do que é recomendável para o SO, que isso signifique que é possível
comparar com um iOS com menos de 2GB de RAM. Não é. Nem tem nada a ver.

Tens de ver as coisas que eu digo no contexto em que as digo. E o contexto era apenas
para mostrar que... sim, funciona com menos de 2GB. Funciona bem, como um iOS? Não.

Correndo o risco de falar fora do contexto, mas não tive oportunidade de ler tudo ... A comparação tem de ser feita entre equipamentos de preços semelhantes. O boston e madrid do que me lembro custariam à volta dos 200€ ??, muito menos que um iphone na altura. Será justo comparar o 6S com o xperia Z5 por exemplo, não vou comparar o 6S com um BQ M5 de 300€. Isto porque android com 1 GB são equipamentos de gama baixa há alguns anos, sendo assim baratos, não funcionando com tanta fluidez como o ios, compreensivelmente.

PS: já tinha ouvido falar do GC, mas não tinha ideia que usava tantos recursos.

MacBook Pro comprado. No fim de semana vou configurar tudo e explorar o bicho o melhor que possa.

Comprei na Fnac, aproveitei um pack que eles estavam a fazer. Acaba hoje.
MacBook Pro 13 Retina + auscultadores Beats Solo2 wireless (250€) por 1500€, ainda fiquei 70€ em cartão Fnac.
Estou a pensar se vendo os Auscultadores ou não no OLX.

Boa promoção. Esse mac sozinho custa quanto?

Voltar
Superior