Só uma nota, a RAM em Android está quase invariavelmente associada à qualidade dos restantes componentes, processador, GPU e chipset.
Regra geral equipamentos gama baixa têm menos RAM e os restantes componentes são piores, e associa-se a pior performance maioritariamente à RAM.
Exemplo práctico, 2 equipamentos similares, 1GB RAM, 1 Dual Core 1.3, outro dual core 1.2, mesma resol. de ecrã, um é gama baixa novo, o outro gama média com 3 anos . O 2º, tem chipset e gpu muito melhores, parece ter o dobro da RAM do 2º.
Da mesma forma que não tenho dúvidas que a RAM em IOS em melhor gerida e que são em geral mais fluidos, também não tenho dúvidas que dizer que Android (engloba tudo + um par de botas) precisa de 3gb é desconhecimento.
Na vida real qualquer android "limpo" com 2 gb "voa", não precisa de 3 gb para nada. Os 3gb acontecem normalmente quando as roms são brutalmente modificadas pelas marcas (exemplo Samsung) e se tornam pesadas, quando os 3gb são inseridos por uma questão de marketing ou quando são topos de gama com um prazo de vida/actualizações longo. Eu tenho um android limpo com 1 gb de ram e trabalho com ele normalmente. Escrevo e leio muitos mails, sms, chamadas, bluetooth, música, edito folhas de cálculo (muitas), google drive, ficheiros, mapas, notícias, net, etc. Só que não instalo é porcaria no telemóvel: jogos, aplicações "fúteis", desactivei algumas aplicações que sei que nunca uso, etc. [

]
Se quiserem retirar a questão do contexto, então também se pode dizer
que o iOS não precisa de 1GB para nada, que com 512MB "voa"...
O contexto é bem simples.
Começou assim:
O de um professor meu não se riu. No outro dia ligou o telemóvel ao projetor para mostrar à turma algumas das suas 348 apps (nunca tinha visto tanta pasta com tanta app na minha vida), e aquilo até meteu pena a mudar do Monument Valley para outro jogo qualquer.
Ah e tal mas com tanta app também querias o quê? Amigos, há coisas que a mais nunca são... Demais. RAM, autonomia, velocidade de captura de imagem, por aí. Quem diz o contrário é porque não está a pensar em grandes utilizações e utilidades, como o meu professor e a sua catrefada de aplicações.
(...)Depois à medida que ia fazendo transição de app para app, através do multitasking, para o final já não estava a ser tão fluído. Ao início corria tudo lindamente, mas no final com algumas apps já visitadas, já lagava um bocado entre o clique e o arranque da nova app.(...)
Mas, mas... 1GB era suficiente.
Portanto, se estamos a comparar um Android com um iOS com 1GB de RAM,
o que eu disse foi que o Android teria que ter 2GB ou mais (para ter um
comportamento minimamente semelhante).
Ninguém está a dizer que o Android não funciona com menos de 2GB de RAM.
Tive um HTC Hero, e um S2, e a minha mulher teve um Boston e um Madrid.
Funciona? Sim. Como um iPhone? Não.
Portanto, repito, actualmente um Android precisa de 3GB para ter se comportar
como um iPhone de 1GB sem se notar lags causados pelo Garbage Collector,
quando se está a ter o mesmo tipo de utilização de um iPhone de 1GB.
Se quiserem comparar com um iPhone de 512MB, então podem falar dos Android
de 2GB.
Obviamente... comparando sempre com as restantes características semelhantes
(CPU, armazenamento, etc.), uma vez que estamos apenas a falar da quantidade
de RAM necessária em cada sistema para que se obtenha o mesmo tipo de
desempenho.
Isto, claro, para além do facto de:
- A quantidade de Apps instaladas e a quantidade de RAM não terem relação.
- Multitasking não ter nada a ver com carregar aplicações sem fechar a anterior.
Mas isso são outros 500.