Tópico da Apple

(...)
E no mundo Windows, está tudo meio morto, mas com o novo Windows Phone podem vir ai mais novidades.

A meu ver já vem tarde... mantiveram aquele kernel CE manhoso demasiado tempo no mercado, mais parecia uma manta de retalhos. Usaram anos a fio o velho WinCE 3.0, um kernel já de si envelhecido e tornado instável pelas constantes recompilações. Uma base dessas nunca poderia formar um bom sistema operativo.

E pouco ao nada fizeram para melhorar realmente o SO, chegávamos ao cumulo de ter major releases em que as únicas alterações eram meramente cosméticas, uns menus maiores e tal, que já de si tornavam aquela shell horrível ainda menos intuitiva.

Após sucessivos adiamentos(anos de atraso), lá anunciaram o WP7. Eu apostava numa real evolução, um novo kernel feito de raiz mas sem perder as funcionalidades que caracterizavam o anterior sistema. Querem imitar a tanto custo que acabaram por fazer borrada. Um SO striped out de todo o tipo de funcionalidade mais avançada vai romper com a actual rede de clientes WM. E esse novo target de utilizadores para onde o WP7 se quer direccionar já está servido, seja pelo iOS, Android... concorrentes que já levam alguns anos de desenvolvimento na plataforma actual.

Vamos ver o que acontece, quem ganha somos nós, mais escolha, mais concorrência.

Já para não falar dos requisitos estupidamente altos que o WP7 tem... Ao que parece nenhum terminal actual do mercado com WM, nem sequer o HTC HD2 que está equipado com um Snapdragon, tem hardware suficiente para correr o WP7..

:sh)

Mas há outros players que podem surpreender.. Este é um mercado que está a crescer 30 a 40% ao ano e ninguém quer ficar de fora. A Samsung lançou um novo SO, o BADA que está a ser recebido com imensos elogios pela excelente qualidade e usabilidade que conseguiu apresentar em tão pouco tempo. A Nokia também não deverá querer ficar de fora, e se o Maemo parece para já condenado, o Symbian apesar de todo o atraso ainda é a plataforma que mais vende globalmente e ainda é a plataforma que gera mais dinheiro em publicidade "mobile".. Depois há o SO da Palm, que foi adquirida pela HP.. etc.. etc.. etc...

Enfim.. Isto está ao rubro, tanto no que toca ao hardware, como ao software..

Last edited:
Se confias tanto, desinstala o anti virus.

Já agora, a tal plataforma fechada como voces dizem, já mostrou frutos. O SO da google já tem os seus primeiros virus em forma de aplicações...

Se nunca colocares disquestes/cd/dvd/blue-ray e nunca te ligares à internet, também estás 100% seguro... mas isso tem interesse para alguém? Estar refém de um único fornecedor (neste caso, uma entidade que decide o que o utilizar precisa ou não) é completamente contra-natura.:sh)

Por acaso os maiores problemas com smartphones até hoje até aconteceram com Worms para iPhone.. Iphones com jailbreak claro.. [;)]

Por acaso os maiores problemas com smartphones até hoje até aconteceram com Worms para iPhone.. Iphones com jailbreak claro.. [;)]

Só em iPhones JB com o protocolo SSH instalado(através do Cydia). Quem tiver JB mas sem SSH não é afectado pelo malware.

Instalar um terminal UNIX abre muitas portas para execuções não autorizadas, especialmente se a password do root for igual em todos os sistemas, como acontece no caso do iOS do iPhone.

Daí ser recomendável a quem instalar o SSH, mudar a password do root "alpine" para outra.

Não é só instalar á toa, tem de se saber o que se instala e o que se tem de fazer depois de se instalar, principalmente num software tão poderoso como um terminal.

Essa ideia de todo o software da Apple ser muito seguro sempre me deixou de pé atrás. Cria-se uma falsa sensação de segurança, aliás pens que vêm de utilizadores de Macs vêm sempre carregadas de virus e trojans.

Em alguns ambientes empresariais são uma dor de cabeça pela quantidade de lixo que tentam espalhar pela rede.

Essa ideia de todo o software da Apple ser muito seguro sempre me deixou de pé atrás. Cria-se uma falsa sensação de segurança, aliás pens que vêm de utilizadores de Macs vêm sempre carregadas de virus e trojans.

Em alguns ambientes empresariais são uma dor de cabeça pela quantidade de lixo que tentam espalhar pela rede.

Só se vierem carregadas de virus e trojans do windows, porque de mac não são com certeza![:cool:]

Por muitos argumentos que se lancem para a discussão, a verdade é que um utilizador de mac tem muito menos probabilidade de apanhar um virus, ou um trojan, ou malware, do que um utilizador de windows. Se isso se deve ao facto do OS X ser intrinsecamente mais seguro que Windows, ou se é simplesmente pelo facto de a comunidade de hackers não se interessar muito pela plataforma mac, não sei nem isso interessa. O que é certo é que objectivamente, um utilizador mac corre muito menos risco de ver o seu computador devassado e o seu trabalho destruído.

Só se vierem carregadas de virus e trojans do windows, porque de mac não são com certeza![:cool:]

Por muitos argumentos que se lancem para a discussão, a verdade é que um utilizador de mac tem muito menos probabilidade de apanhar um virus, ou um trojan, ou malware, do que um utilizador de windows. Se isso se deve ao facto do OS X ser intrinsecamente mais seguro que Windows, ou se é simplesmente pelo facto de a comunidade de hackers não se interessar muito pela plataforma mac, não sei nem isso interessa. O que é certo é que objectivamente, um utilizador mac corre muito menos risco de ver o seu computador devassado e o seu trabalho destruído.

Talvez porque apanham essas coisas todas mas como não foram feitas para a plataforma, não acontece nada... apesar de ficarem lá. Quando passam para a plataforma para que foram feitas, podem ficar activas. Mas isto estou só a questionar.

... Se isso se deve ao facto do OS X ser intrinsecamente mais seguro que Windows, ou se é simplesmente pelo facto de a comunidade de hackers não se interessar muito pela plataforma mac...

cof cof...ou pelo simples facto de serem uma minoria...

go on...

O caso referido pelo mundano não demonstra qualquer vulnerabilidade por parte do iOS, mas sim o que pode acontecer caso se faça JB(desbloqueio de sistema de ficheiros/kernel) e se instale o terminal/protocolo SSH sem ter noção do que realmente faz. Tanto o JB como o SSH são soluções ilegais e não autorizadas pela Apple. Qualquer vulnerabilidade originada através dos mesmo é da responsabilidade do utilizador.

Mudando de assunto, algo que tenho vindo a tentar esclarecer-me é se ambos os painéis, ou seja o da frente e o de trás, estão colocados directamente em contacto com o bezel metalico, e se nesses paineis não existe alguma protecção á volta na parte exterior do mesmo de modo a evitar que o suposto glass tenha contacto directo nos cantos no caso de queda.

Se há coisa que abomino são capas, é absurdo comprar um terminal onde um dos seus big catchs é ser um dos mais finos do mercado, e depois comprar uma capa que o incha mais meio centímetro e o torna difícil de tirar do bolso devido á borracha.

Estas coisas são para se usar, se riscou, azar, não vou ter que gramar com uma capa por causa disso. Claro que deve-se ter sempre um pouco de cuidado, principalmente num objecto com um custo tão elevado.

O meu 3GS nunca levou qualquer tipo de capa, e apesar de algumas quedas mais fortes, o bezel metalico da parte da frente tem feito um excelente serviço na protecção do touch panel, evitando que este choque directamente no caso de queda onde os cantos toquem no chão.

No iPhone 4 parece não haver qualquer protecção nesse campo, a não ser a nova capa "bumper" de protecção da Apple [:)] que torna o 4 mais grosso que o 3G/3GS.

Entretanto hoje fiquei esclarecido...
We here at iFixYouri did a little science experiment the other day. Many people have been talking that the new iPhone has strong glass, less prone to scratching, 30 times stronger than plastic, etc. Will the new glass prove to be ultra strong and never break?
I’m going to go with a no on this one. Why may you ask? They do say that it is 30 times stronger than plastic, and there is a video of it bending. Bending, yes. They did also state that the iPhone 3Gs Glass was stronger when that came out as well. It may bend more, but can it handle shock and sudden impact, that is the real question. That is what causes 95% of glass shattering. Not because you bent the glass in your pocket, not because you dropped it and it bent, but really because of sudden impact.
Land it flat on the ground, and it will smash. We have evidence. Before i show you the evidence, I am going to point out a design flaw that will bite them in the future. On the new iPhone, the glass basically sits on top of the aluminum frame. On the old iphone, it was recessed and protected by a chrome bezel.
We have a full iPhone 4(minus the circuit board), here at our shop and decided to do a little drop test. This drop was performed from 3.5 ft up. Mind you that these parts ARE original apple parts. Laser etched and all. The iPhone 4 did survive 2 drops, as expected, but on the 3rd drop there was a loud POP, and yet again, shattered glass.

500x_iphone-shattered2.jpg

Lá vai a Apple encher os cofres das empresas de reparação...

O caso referido pelo mundano não demonstra qualquer vulnerabilidade por parte do iOS, mas sim o que pode acontecer caso se faça JB(desbloqueio de sistema de ficheiros/kernel) e se instale o terminal/protocolo SSH sem ter noção do que realmente faz. Tanto o JB como o SSH são soluções ilegais e não autorizadas pela Apple. Qualquer vulnerabilidade originada através dos mesmo é da responsabilidade do utilizador.

Assim como o que foi dito sobre os Androids só é possível com dispositivos em que tenha sido feito root. Que para quem não sabe o que é, é uma espécie de Jailbreak que envolve ganhar acesso de root ao kernel Linux, e ai, tudo é possível.. Quem sabe um pouco de Linux, sabe que com privilégios de root, sabe que o sistema não faz perguntas, simplesmente executa o que o utilizador mandar, mesmo que seja a coisa mais parva, como eliminar tudo do sistema..

Tal como no iPhone, permite abrir outras fronteiras.. Mas expõe as pessoas a novos riscos..

Pois, lá está, talvez um invisible shield dê uma ajudinha...

De qualquer maneira dificilmente se encontra um vidro com um comportamento na zona elástica igual a um plástico...e simplesmente não têm zona plástica enquanto os plásticos...hummmm...bom...já perceberam.

Outro aspecto (se bem que mais raro) poderá ser que a temperaturas muito baixas (perto dos 0ºC) a energia necessária para escavacar a cara do aparelho seja muito menor...

Simplesmente...150g a cair de 1m de altura produz energia suficiente para quebrar muita coisa se atingir um ângulo certo, não há volta a dar.

O que me parece é que aquele anel metálico deveria contornar o vidro (abraçá-lo) e não ser contornado por ele. E por vidro na parte de trás...sinceramente eu preferia um plástico com aqueles tratamentos soft touch todos manhosos (mais barato e tudo...não ficava feio).

Só vendo ao longo dos meses como se comporta o aparelho.

A Apple é mesmo boa naquilo que faz, sempre que lança algo novo é noticia em todo o lado e neste fórum acho que não existe mais nenhum tópico sobre informática que tenha tanta discussão. Muita gente sabe o que é o iPhone para o bem e para o mal, mas se calhar o mesmo não acontece se perguntarem a alguém o que é o Nexus one ou o Samsung xpto por exemplo. A concorrencia pode lançar os telemoveis mais avançados do mundo que não interessa para nada, a Apple não é apenas hardware e software, é uma serie de coisas que estão associadas à sua imagem/produtos e ao que ela transmite/representa, vende só por isso e não é uma coisa fácil de se conseguir. Além do mais a Apple com a loja do iTunes revolucionou o mercado da venda de música e com o iPad talvez faça o mesmo com os livros.
Para resumir, um Rolex não é apenas um relógio, é um Rolex. Tal como um Ferrari não é apenas um automovel, é um Ferrari, estas marcas não vendem produtos, mas sim a imagem, o mesmo se passa com a Apple.

Seria interessante saber a quanto é vão vender lá nos EUA desbloqueados... Os valores praticados em Portugal são absurdos.

Seria interessante saber a quanto é vão vender lá nos EUA desbloqueados... Os valores praticados em Portugal são absurdos.

Nos EUA a regra é vender sempre com contrato associado. Nem sei se há realmente Iphones (legalmente) desbloqueados à venda naquele país.

Li algures que eram 599$ e 699$ respectivamente, mas não posso dar a certeza.

Edit: pois, e não sei se é possível compra-los sem contracto associado...

Last edited:
Mudando de assunto, algo que tenho vindo a tentar esclarecer-me é se ambos os painéis, ou seja o da frente e o de trás, estão colocados directamente em contacto com o bezel metalico, e se nesses paineis não existe alguma protecção á volta na parte exterior do mesmo de modo a evitar que o suposto glass tenha contacto directo nos cantos no caso de queda.
....

No iPhone 4 parece não haver qualquer protecção nesse campo, a não ser a nova capa "bumper" de protecção da Apple [:)] que torna o 4 mais grosso que o 3G/3GS.

Entretanto hoje fiquei esclarecido...

A Apple esclareceu na sua keynote que o vidro desde Iphone 4 foi melhorado face ao 3GS, quer a nível de tratamentos químicos contra os riscos, quer a nível da sua tolerância à torção (mencionou isto explicitamente). Dada a atenção que a Apple coloca nos seus produtos, acredito que a solidez do aparelho, mesmo neste ponto em concreto, seja superior à das versões anteriores.

Este artigo, publicado em Abril de 2010, previa já que a Apple não iria usar o Super Amoled nos ecrans do Iphone 4, e explica porquê: A Apple terá dito à Samsung que a tecnologia OLED não satisfaz as suas exigências de qualidade, tendo pedido os novíssimos ecrans Super AMOLED. A Samsung não pode corresponder ao pedido porque não tem ainda capacidade de produção suficiente, pelo que tiveram que ir pela 2ª melhor escolha, que são os paines IPS, que julgo serem fabricados também pela própria Samsung.

Why Apples Iphone 4G/HD does not come with an "standard" AMOLED Display

Back