Tópico da Apple

Eu quando falei em cropares a tua foto, foi com o intuito de te fazer perceber uma das vantagens.

Mas sim, fazer crop a uma pulga num campo de futebol nem com 100 megapixeis.

Sim, eu compreendo isso tudo.
Só estou a dizer que as coisas não são lineares.

Não podes assumir que uma coisa a mais é sempre melhor em todas as situações.
Só é verdade se tudo o resto for igual, e variar apenas esse ponto.
Ou seja, se todas as características forem iguaizinhas, e a um aumento de pixeis corresponder um aumento do sensor, e do processador de imagem, etc. de modo a manter a mesma qualidade, mas com mais pixeis. Aí sim, poderemos ter um grau de certeza suficiente para dizer que mais é melhor... ainda assim, há que considerar outros pontos negativos que aumentam com os pixeis: espaço de armazenamento, e eventualmente tráfego, tempo de processamento, tempo de transferência, etc.

Ou seja, para além do mais ser melhor caso a qualidade se mantenha, bem como as restantes características sejam idênticas, ainda assim DEPENDE da utilização. Ou seja, pela maior dimensão dos ficheiros das fotos, pode ainda assim ser PIOR ter mais MP que menos, porque em determinados contexto de utilização é possível que a dimensão seja mais importante que a resolução.

Resumindo:
Cada caso é um caso.
Não vale a pena assumir que 5MP é melhor que 1,2MP para todas as pessoas e para todos os contextos de utilização.
É só isto.

Uma pessoa bem informada sabe que há outros fatores bem mais importantes que os mpx. Mas em ambientes com pouca luz, como o interior de uma casa, a câmara frontal do i6 desilude um pouco em comparação com o i6s. Uma pessoa está habituada à boa qualidade das fotos de um iPhone e depois vê aquilo meio granulado...As selfies até podem não ser importantes para nós, mas é um fenómeno muito popular. Acredito que muitos compradores, menos informados, vão ter uma pequena desilusão. Mas não acho que isso vá afetar as vendas...

Pois, as selfies são "importantes" para muita gente, mas se os MP fossem argumentos de venda... a NOKIA teria inundado o mercado com Windows Phones, e neste momento estariam a trollar o tópico do Windows Phone em lugar do tópico da Apple...
[;)]

Falaste cedo de mais Nuno.
Já tens mais dois posts atras desse.

Não, não falei cedo demais.
Eu estou sempre disponível para discussões sérias.
Basta que mudem o tom da conversa.

Não há problema nenhum em que se comece mal, desde que se consiga mais tarde mudar o tom.

Primeiro post:
De facto com a moda dos "pau selfie" era de esperar uma câmera com outra qualidade. Mas jamais será um defeito... É sempre uma virtude!!
Peço desculpa ao batalhão de fãs pelo meu post.
Traduzindo:
Se não estiverem de acordo com o que eu digo, que seria de esperar uma câmara com outra qualidade, é porque são fanboys.

Segundo post:
Não contam, mas se conheces algum sensor com 1.2 MP que faça boas fotografias para os ecrãs e resoluções actuais, avisa. É uma questão física!
Não venhas com teorias fotográficas que aqui não levas nada...
Traduzindo:
Eu é que percebo do assunto. Qualquer outra opinião diferente é de quem não percebe de fotografia.

Portanto, sempre que um post se cinge a factos, ou mesmo opiniões ou experiências próprias, sem menosprezar o que os outros têm para dizer, eu estarei sempre preparado para ter uma discussão séria e cordial.
Se a ideia é desvalorizar, ignorar, ou menosprezar qualquer discordância que possa ser apresentada, então não vale a pena. Afinal já foi colocado bem claro que não irá ligar patavina ao que os outros têm a dizer.

Relativamente a esse teu post: não adianta, a grande maioria das pessoas não tem noção de mercado e de negocio.
E pelo que vejo, falam do que nao sabem/conhecem. (Aqui refiro-me à qualidade do sensor 1,2 do SE/6/5S)

Queres mesmo que eu te diga o que eu acho?
A avaliar pelas fotos que estavam no link do comparativo que colocaram aí para trás, 6, 6S e S6 (e S7 noutros testes), é irrelevante.
Qualquer um é mais que suficiente para o propósito: vídeo-chamada, selfies de Facebook, e afins.
Tenham 1,2MP, 5MP ou 20MP, o resultado final é banal. Não são sensores para fotos mais sérias. São sensores demasiado pequenos.
A resolução acaba por ser irrelevante, porque a compressão JPEG leva a parte mais interessante de ter mais resolução: o detalhe dos contornos, sharpness.
Acaba por ser a diferença entre preferir ter 1,2MP esborratados, ou 5MP esborratados.

Pelos vistos o SE incomoda muita gente.

Engraçado que à uns meses atras pedi opiniões para um telemóvel no tópico aqui ao lado, com dimensões ao nível do 5S mas se possível superior a este e até hoje ninguém se atravessou....

Felizmente saiu o SE, que se aparecer rapidamente na oferta empresarial em causa, virá este ano para o agregado familiar.

Se recuasse um ano, oi se só agora fosse trocar o meu antigo 4 ( já o troquei pelo 6 faz agora 1ano) o se seria a escolha sem pestanejar.

Se tudo correr normalmente, troco daqui a 1 ano.... Ai possivelmente ja não me compensa o SE à partida... Por causa do baixo valor passados 2 anos, mas é um negocio a analisar, tudo dependera do preço a que estiver a venda.

Sobre o tal criticado design, prefiro de longe em relação ao meu 6.... Tamanho de ecrã também.

[:)] [:)] [:)]

Eu é que nado?

[:)] [:)] [:)]

Tu é que andas a regar as couves que o outro plantou, e eu é que rego?

Crop:
Confirma-se... confundes qualidade com quantidade.

Grande angular:
Tira lá uma selfie sem ficares com uma penca descomunal, e vê lá o tamanho do crop que tens de fazer por causa da grande angular.
Depois vê lá quanto perdes na resolução, e depois falamos.
Podes ir ver os exemplos no link que colocaram aí atrás com os comparativos.
Serve-te de muito ter mais resolução, se tiveres de andar a fazer crop para não ficares com nariz de batata.
Já para não falar do trabalho extra que implica.

Maior paisagem possível:
Grande angular. De preferência sem ser selfie... ou a paisagem é o objectivo, ou é a penca de um gajo.

Mas olha, começo a compreender o vosso drama...
Se a ideia é tirar selfies com paisagens, para se mostrar onde esteve, e assim fazer inveja aos amigos, compreendo a necessidade que os iPhones tenham câmaras para selfies... assim faz-se inveja pelo local e pelo facto de ter um iPhone.

Onde foste buscar a ideia das angulares fazerem uma penca descomunal? Viste em algum lado? Ou inventaste porque achas que consegues enganar alguém?

A ideia é tirar selfies de qualquer das maneiras. Essa da inveja não cola e mais uma vez só te fica mal, não que tenhas alguma reputação a manter.

60016c053031cbc29d4a714796b46090.jpg

De facto a câmera do Samsung faz uma penca enorme ao rapaz. Tem o nariz quase do tamanho dos carros!!

Sinceramente não consigo te levar a sério. E não é que tenha má vontade...

Última edição:
Onde foste buscar a ideia das angulares fazerem uma penca descomunal? Viste em algum lado? Ou inventaste porque achas que consegues enganar alguém?
A ideia é tirar selfies de qualquer das maneiras. Essa da inveja não cola e mais uma vez só te fica mal, não que tenhas alguma reputação a manter.

Oh pá... não és fotógrafo?
É que isso é algo que qualquer fotógrafo sabe.

Faz lá o enquadramento de modo a não ser necessário fazer crop para teres uma foto tipo passe.
Uma com uma 50mm, e outra com uma 28mm (por exemplo).
Depois diz-me se as proporções do nariz face à cabeça são iguais nas duas fotos.

[8b]

(...)
De facto a câmera do Samsung faz uma penca enorme ao rapaz. Tem o nariz quase do tamanho dos carros!!
Sinceramente não consigo te levar a sério. E não é que tenha má vontade...

Sim, claro, excelente foto tipo passe...
Nem é necessário fazer crop nem nada. Está prontinha para ser aceite para o passaporte...
:sh)

Mas todas as selfies são fotos apenas à cabeça??
Será que não percebes a utilidade do alcance de uma focal mais baixa neste tipo de fotografia?

Percebo perfeitamente.
Ainda aí para trás, quando perguntaste qual era melhor para incluir mais paisagem, eu disse que era melhor a grande angular.

O que tu ainda não percebeste (ou não queres perceber), é que isto não é uma SLR onde possas trocar de lentes.

Ou seja, ser melhor a grande angular do S7, ou ser melhor a ≈50mm do 6S, por exemplo, depende do contexto de utilização.

Exemplo:
Se quiseres tirar selfies com paisagem incluída, o S7 é melhor.
Se quiseres fazer uma vídeo-chamada de trabalho, ou tirar uma selfie tipo passe, a do 6S é melhor.
O ideal seria poder mudar a distância focal, e ter o melhor dos dois mundos.

Há uma diferença, é que com a angular consegues ainda que com alguma cedência de qualidade (por força de um zoom digital por exemplo, onde os megapixeis extra são importantes) ter um plano mais fechado.
Já com uma focal maior não consegues um plano mais alargado!

Uma questão de versatilidade.

Nisto das selfies, e como em tudo na vida, as coisas não são a preto e branco: seguramente que o Iphone SE perderá clientes que querem mpx (bigger is better), enquanto há outros que só andam atrás do restante hardware e tanto lhes dá tirar selfies com maior ou menor resolução. Pessoalmente não seria um factor nada determinante para mim, mas também não digo que preferia ter uma câmara de 1,2 mpx do que uma 5 mpx.

Já agora... o que eu não percebo é, sendo tu fotógrafo, como é que foste pegar num tema tão difícil de defender (MP), em lugar de pegar num tema inatacável (abertura).

S7 > f/1.7
6S > f/2.2

Isto sim, é muito mais importante que os MP.

Há uma diferença, é que com a angular consegues ainda que com alguma cedência de qualidade (por força de um zoom digital por exemplo, onde os megapixeis extra são importantes) ter um plano mais fechado.
Já com uma focal maior não consegues um plano mais alargado!

Uma questão de versatilidade.

Sim, podes. Mas como a distância focal é fixa (o zoom é apenas digital), continuas a ter distorção na perspectiva.
A única coisa que resolves com isso é não teres o trabalho de fazer o crop depois, e disfarça a distorção por estar mais afastado do enquadramento.
No entanto, perdes os 5MP...

Mas sim, é mais versátil... se tiveres o zoom digital.

Nisto das selfies, e como em tudo na vida, as coisas não são a preto e branco: seguramente que o Iphone SE perderá clientes que querem mpx (bigger is better), enquanto há outros que só andam atrás do restante hardware e tanto lhes dá tirar selfies com maior ou menor resolução. Pessoalmente não seria um factor nada determinante para mim, mas também não digo que preferia ter uma câmara de 1,2 mpx do que uma 5 mpx.

Eu tenho estado a evitar, durante este tempo todo, em voltar a falar num assunto que parece ter chocado uns quantos fãs da Apple...
Mas vou ter de referir. Não há como evitar.

Quando foi da questão da duração das baterias, eu disse que quando se desenha (no sentido de conceber) um telemóvel (ou qualquer outro produto), pensa-se numa utilização padrão do mesmo.
Neste caso, na minha opinião, os produtos da Apple (iPhones) são desenhados para uma utilização profissional. Ou seja, as baterias são pensadas para aguentarem um dia com uma utilização relacionada com um ambiente profissional.

Ou seja, apesar de, obviamente, estes produtos (iPhones) acabarem por ser computadores de bolso, e por isso permitirem ser usados para virtualmente qualquer outra coisa que não aquela para a qual foram desenhados (pensados), a realidade é que podem ficar "curtos" nessas outras coisas.

Portanto, a câmara de 1,2MP é perfeitamente concebível num contexto de uso profissional (maioritariamente para vídeo-chamadas).

Para produtos de lazer, certamente que há bem melhores no mercado. Seja pela bateria, pelas câmaras, ou outros atributos.

É mais dor-de-cotovelo...

Repara que não há disto nos outros tópicos (Windows, Android, etc.).

Enfim... acho que as férias da Páscoa devem estar quase a acabar.

É normal Nuno. A Apple é uma marca premium, e obviamente que como qualquer marca premium é sempre um alvo a abater. "Ninguém" diz tão mal de Skodas, Renaults ou Kias (tirando quem teve problemas) como de Mercedes, BMW´s ou Audi´s. Até porque os níveis de exigência são à partida diferentes e há coisas que se desculpam num Skoda mas não num Audi. Cabe às marcas precaverem-se e saberem lidar com essa pressão, blindando eventuais falhas.

É normal Nuno. A Apple é uma marca premium, e obviamente que como qualquer marca premium é sempre um alvo a abater. "Ninguém" diz tão mal de Skodas, Renaults ou Kias (tirando quem teve problemas) como de Mercedes, BMW´s ou Audi´s. Até porque os níveis de exigência são à partida diferentes e há coisas que se desculpam num Skoda mas não num Audi. Cabe às marcas precaverem-se e saberem lidar com essa pressão, blindando eventuais falhas.

Sim, mas repara:

Isso que disseste é o equivalente ao problema dos links e da autenticação no iOS 9.3, que não é de modo algum aceitável.
Pode ser considerado como uma falha de segurança (em Segurança da Informação, há que garantir a disponibilidade da mesma), já que quem ficou impossibilitado de fazer a autenticação, ficou impossibilitado de aceder à sua informação.

Já a questão dos MP da câmara frontal não é defeito, é feitio.
É como um carro de uma marca premium ser vendido com jantes de aço sem opção de liga-leve, ou sem opção de estofos em pele, ou sem opção de bancos aquecidos, etc.
São opções tomadas pela marca para cada produto consoante o mercado para o qual é destinado.

Se o mercado desse produto realmente der valor a essas coisas, eles incluem.
Por exemplo, a Alfa Romeo há anos que só vende carros em Portugal com jantes de liga-leve. Aqui ao lado, na Espanha, as jantes de liga-leve são opção.
Não se via um AR156 tuga com jantes de aço, enquanto AR156 espanhóis com jantes de aço vi bastantes.
Mercados diferentes, procura diferente, ofertas diferentes.
Simples.

Se comprasses um Galaxy S7 (≈800€), com os tais 5MP de selfie
Esta conversa toda e o S7 só tem 5MP?!
Quer dizer o iphone de 500€ ter 1.2MP é pouco mas um Samsung de 800€ ter 5MP é adequado?[8b]

BTW: Se os MP são tão importantes porque é que a Samsung do S6 para o S7 baixou de 16 para 12?

Última edição:
Tópico da Apple

Não são os mpx que definem a qualidade da fotografia. Mpx definem é a capacidade que a foto tem de ser visualizada e impressa em uma determinada dimensão. Qualidade está na luz, no processamento da imagem, abertura, lentes, habilidade para fotografar e outras coisas mais. A Apple é uma empresa de design antes de ser uma empresa de tecnologia, desenha produtos para facilitar a vida das pessoas e não telemóveis com muitos mpx, ecrã gigante, bateria gigante e tudo gigante e com valores de topo. Acreditem que se fosse o caso bastava a Apple querer e tinha acesso à tecnologia de ponta bem primeiro que as rivais. É uma questão de compromisso e de apresentar o melhor produto no seu todo respeitando os princípios do design, por isso são produtos ergonômicos, simples e focados na utilização e não nas specs.

Última edição:
Voltar
Superior