Tópico da Apple

Pimba, mais um estoiro para o ecrã do login... [8b][8b][8b]

Vou é formatar esta m€rd@ e instalar de novo.

psy.png

Windows Style!!![:D]

Olha que não sei... há ali umas coisas estranhas.

Não é que me leve a pensar que é um carregador não-Apple, mas leva-me a pensar que não seria um carregador novo.

Ora bem, como não consigo encontrar uma imagem de uma board de um carregador original de 85W recente, não sei se a board é a original ou não.
Mas há ali umas coisas que me levam a pensar que, mesmo que seja uma board original, o carregador poderá não ser novo, mas sim um "refurbished", no mínimo.

Pelas imagens que colocaste não deu para compreender como estava o isolamento, mas isso é algo que tu mesmo poderás confirmar vendo o seguinte:
Tem imagens e vídeos que permitem ver como está montado o isolamento de um carregador da Apple:

Imagens:
http://www.righto.com/2016/03/counterfeit-macbook-charger-teardown.html
http://www.devonbuy.com/repairing-macbook-pro-adapter/

Vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=OkfiFXRi6jQ
https://www.youtube.com/watch?v=iTkJh9LZPBg
https://www.youtube.com/watch?v=mazEIQ2P2ec
https://www.youtube.com/watch?v=G1HYBqeWSHI

O que me causa estranheza:

http://forum.autohoje.com/attachment.php?attachmentid=138694&d=1477333985
Ver anexo 138694

http://forum.autohoje.com/attachment.php?attachmentid=138695&d=1477334015
Ver anexo 138695

1.
Acho estranho ter fita à volta do plástico. Em nenhum outro local (vídeo ou fotos) vi isso assim. Ou foste tu que colocaste?

2.
Acho estranho o isolamento ter um buraco para um componente. Não é suposto haver buracos no isolamento. Os componentes devem ter a altura certa para evitar fazer buracos no isolamento.

3.
Mais um buraco no isolamento para passar o que julgo ser um pino de plástico (4.).

4.
Se isto é um pino de plástico a atravessar a placa (e o isolamento), é a primeira vez que vejo.
Em todas as imagens e vídeos que estive a ver, nenhum carregador original tinha algo do género.

Pelos pontos anteriores, é possível que não seja um carregador genuíno... mas só é possível saber se encontrar imagens do mesmo modelo de carregador.

Agora, a parte mais estranha:

5.
Não é suposto um ponto de solda ter oxidação. Dá a sensação que isso foi soldado manualmente. Possivelmente para trocar o cabo de ligação ao Mac, que eventualmente tenha partido.

6.
A board parece estar aqui partida. Se não foste tu que a partiste ao abrir o carregador, então ainda mais razões tenho para achar estranho.

O carregador foi intervencionado, disso não tenho dúvidas. Nunca neste género de circuitos se aplica a nível do fabrico mera vulgar fita isoladora a terminais/contactos expostos. De igual modo a presença de resíduos na solda do pinout do cabo dá evidencias do uso de flux.

Muito possivelmente a intervenção amadora nem se ficou por aí... tendo em conta que rebentou com o high voltage resonant controller.

O carregador foi intervencionado, disso não tenho dúvidas. Nunca neste género de circuitos se aplica a nível do fabrico mera vulgar fita isoladora a terminais/contactos expostos. De igual modo a presença de resíduos na solda do pinout do cabo dá evidencias do uso de flux.

Muito possivelmente a intervenção amadora nem se ficou por aí... tendo em conta que rebentou com o high voltage resonant controller.

A verdade é que nada diz que na garantia nada diz que têm de dar novo, podem reparar. Mas sim senhor, grande qualidade nas reparações em agentes autorizados, Apple. 5*

Entretanto já estou a postar isto do novo sistema. Agora é reinstalar as apps todas à pata.

A verdade é que nada diz que na garantia nada diz que têm de dar novo, podem reparar. Mas sim senhor, grande qualidade nas reparações em agentes autorizados, Apple. 5*

Entretanto já estou a postar isto do novo sistema. Agora é reinstalar as apps todas à pata.

Não há nada tipo ninite pra mac?

Pimba, mais um estoiro para o ecrã do login... [8b][8b][8b]

Vou é formatar esta m€rd@ e instalar de novo.

10.12.1 de raiz ou 10.11.6? Eu estou e vou continuar com o El Capitan final release pelo menos mais uns tempos.

Muito raramente utilizo o Safari (o argumento bateria, para mim atualmente, vale pouco visto passar 99% do tempo ligado à corrente e a monitor externo) mas mesmo sem fazer update para o Sierra a store tem lá um update para Safari 10 já desde pelo menos o mês passado ou até Agosto (?).

Acho que o meu Safari não está na última versão do 9 (acho que é a 9.1.2, agora não estou em casa), mas prefiro manter este até ir para uma versão 10.x (pelo menos 10.1).

10.12.1 de raiz ou 10.11.6? Eu estou e vou continuar com o El Capitan final release pelo menos mais uns tempos.

Muito raramente utilizo o Safari (o argumento bateria, para mim atualmente, vale pouco visto passar 99% do tempo ligado à corrente e a monitor externo) mas mesmo sem fazer update para o Sierra a store tem lá um update para Safari 10 já desde pelo menos o mês passado ou até Agosto (?).

Acho que o meu Safari não está na última versão do 9 (acho que é a 9.1.2, agora não estou em casa), mas prefiro manter este até ir para uma versão 10.x (pelo menos 10.1).

10.12 e depois 10.12.1. Era a que tinha na partição de recuperação, ainda pensei em instalar o 10.11, mas era demasiado trabalho e provavelmente precisava de um DVD DL para gravar a imagem que tenho para aqui.

Bem, já está. Esperemos que tenha livrado o sistema do que quer que fosse que estava a causar o problema.

Para já fica com uma instalação um bocadinho minimalista, só o essencial, para ver.

Mas por acaso foi bastante rápido. Nalguma coisa isto ainda tem de ser bom... [:p]

Tópico da Apple

10.12 e depois 10.12.1. Era a que tinha na partição de recuperação, ainda pensei em instalar o 10.11, mas era demasiado trabalho e provavelmente precisava de um DVD DL para gravar a imagem que tenho para aqui.

Depois dá feedback.

Já testaste o Safari 10?

DVD DL? Basta uma pen de 8 ou mais GB, a imagem de ~6GB e seguir uns passos simples no terminal para criar a PEN.

Ainda aqui tenho a imagem do El Capitan 11.6 em caso de azar.

Claro que com a partição de recuperação também dá, mas depois aquilo demora algum tempo a fazer download antes de instalar. Ou isso mudou?

Nem precisava de ter a resina à volta da solda.
A própria solda não está bem.

Estás a falar das lojecas que existem em Portugal?
Acertar no Euromilhões é mais fácil que encontrar uma coisa dessas que pertença a gajos honestos.
Por alguma razão eu digo que a nível de Apple o ideal é tratar sempre via online.
Os valores dão sempre para ganhar bué com fraudes, pelo que as tentações são sempre demasiado grandes para manter a honestidade.

Um "agente autorizado" não tem nada a ver com Apple.
Significa apenas que tem funcionários que têm uma certificação técnica, e que pagam royalties à Apple.
Até tu podes ter uma lojeca "agente autorizado" Apple.

Repara, se cada vez que os gajos receberem um carregador avariado, derem um carregador contrafeito, e guardarem para venderem como original o que a Apple envia em substituição, a margem de lucro é de 50€ ou mais. Para outras marcas, não compensa fazer fraude. A diferença de preço entre um original e um contrafeito não paga o suficiente para fazer disso um negócio.

Se conseguires verificar que o carregador que esse agente te deu é contrafeito (vê se tens algum documento do agente com o número de série do carregador), ou se é um carregador de substituição em garantia que não veio da Apple (mesmo que refurbished), e fizeres queixa à Apple, o mais certo é o gajo perder o contrato de "agente autorizado".
Eles não te podem dar um contrafeito como sendo original, nem podem dar um carregador reparado por eles como substituição de garantia. Imagino que possam reparar eles próprios equipamentos fora de garantia, mas equipamentos em garantia deve ter uma substituição feita pela Apple (ou novo, ou refurbished pela Apple, não pelos gajos).

Voltar
Superior