Tópico da Apple

Acho que o meu rMBP está a entregar a alma ao criador... esta noite desligou-se algumas 6 vezes sozinho, do nada. Ecrã preto de repente, teclas iluminadas mas sem resposta, daí a uns 10 segundos desliga-se por completo... [8b]

Já fiz reset ao SMC, PRAM, liguei à corrente e acabou de me fazer o mesmo. Oh que grande porra... [8b]

O Hardware test não detecta nada.

Acho que o meu rMBP está a entregar a alma ao criador... esta noite desligou-se algumas 6 vezes sozinho, do nada. Ecrã preto de repente, teclas iluminadas mas sem resposta, daí a uns 10 segundos desliga-se por completo... [8b]

Já fiz reset ao SMC, PRAM, liguei à corrente e acabou de me fazer o mesmo. Oh que grande porra... [8b]

Um MBPr13 early 2013(com o 10.12.3) cá de casa também começou com os mesmos sintomas... fiz reset ao SMC, verifiquei se era algum kext, verifiquei se era devido a overheat e nada. Um dia destes faço uma reinstalação do sistema a ver se a coisa vai ao lugar.

Se descobrires o problema avisa! [;)]

Lembro-me vagamente que sempre que tens problema neste tópico acabas a levar sermões que tens o pc cheio de lixo lol. Entenda-se aplicações instaladas fora da Apple store que podem mexer onde não deviam.

Sem ser capitan obvious porque já deves ter ido ao Google mas as culpas vão para os suspeitos do costume, flash, anti vírus ou firewall externas.

Não consegues saber o erro que provocou o pc reiniciar? Reduzia a lista.

Silverarrow muito obrigado. Desligar e voltar a ligar o telefone resultou. Não sei bem o que é que aconteceu mas pelo menos já tenho a autonomia como manda o SE.

Lembro-me vagamente que sempre que tens problema neste tópico acabas a levar sermões que tens o pc cheio de lixo lol. Entenda-se aplicações instaladas fora da Apple store que podem mexer onde não deviam.

Sem ser capitan obvious porque já deves ter ido ao Google mas as culpas vão para os suspeitos do costume, flash, anti vírus ou firewall externas.

Não consegues saber o erro que provocou o pc reiniciar? Reduzia a lista.
Agora parece claramente um problema de hardware. Começou a fazer isto ontem, e não instalo nada no computador há muito tempo. Hoje vou ver se ligado ao monitor externo (a usar a gráfica dedicada) faz o mesmo.

Não dá erro nenhum quando reinicia, do género "o seu mac foi encerrado devido a um problema"

Silverarrow muito obrigado. Desligar e voltar a ligar o telefone resultou. Não sei bem o que é que aconteceu mas pelo menos já tenho a autonomia como manda o SE.

Boa, ainda bem que funcionou.

Apesar de a malta gostar de dizer que estas coisa são infalíveis, na realidade não são...

Um iPhone tem mais poder que os computadores que levaram a malta à Lua. Por isso alguma coisa pode e costuma correr mal.

O meu telefone está meses e meses sem ser desligado, pelo que admito que por vezes há coisas que ficam empilhadas nos milhares de processos diários que ele faz.
Um desligar e ligar nunca fez mal. [kiss]

Boa, ainda bem que funcionou.

Apesar de a malta gostar de dizer que estas coisa são infalíveis, na realidade não são...

Um iPhone tem mais poder que os computadores que levaram a malta à Lua. Por isso alguma coisa pode e costuma correr mal.

O meu telefone está meses e meses sem ser desligado, pelo que admito que por vezes há coisas que ficam empilhadas nos milhares de processos diários que ele faz.
Um desligar e ligar nunca fez mal. [kiss]

Também tenho essa ideia, e de vez em quando deixo o meu desligado durante uma noite (tipo duas vezes por mês), seja ele iphone ou android

Mas há muita malta que tem a mania que não...

Também tenho essa ideia, e de vez em quando deixo o meu desligado durante uma noite (tipo duas vezes por mês), seja ele iphone ou android

O meu iphone 6S veio para as minhas mãos salvo erro em junho de 2016. Até hoje, com excepção das actualizações de sistema, nunca o desliguei ou reiniciei de propósito. E continua fluido como sempre.

Ninguém disse que não continua fluído. Mas pode haver algumas coisas que estão "em funcionamento" sem necessidade.

Faco exactamente o mesmo e so vejo beneficios nisso, ate mesmo em deixar carregar desligado.

Faco exactamente o mesmo e so vejo beneficios nisso, ate mesmo em deixar carregar desligado.

Cada um é livre de fazer como entender, mas a tecnologia de qualidade hoje em dia está feita para ser usada sem grandes preocupações. Não tem que ser o utilizador a cuidar dela. Ela cuida de si própria e pronto. 2 ou 3 décadas de domínio quase hegemónico do windows acabaram por moldar-nos a forma de pensar, e ficámos todos convencidos que um computador (no sentido lato) é uma tecnologia frágil e carente de cuidados permanentes, mas isso hoje em dia já não é verdade, nem mesmo no windows. Eu não desligo nada, não reinicio nada, não desfragmento coisa nenhuma, já nem sequer reparo permissões de ficheiros, não uso apps para libertar ram, etc, etc. Desde há uns 5 anos que deixei, propositadamente, de me preocupar com isso. Confesso que antigamente até me dava alguma gosto, no windows, reinstalar o sistema para aí de 6 em 6 meses, desgfragmentar, limpar ficheiros temporários, etc, até porque via melhorias notórias com isso (pelo menos durante uns 15 dias, que depois voltava tudo ao mesmo) mas depois, já depois mudar para o ecossistema Appple (ainda fiz umas quantas reparações de permissões e coisas assim no mac, sobretudo porque vinha com a cabeça "formatada" pelo windows), deixei-me dessas coisas.
Não digo com isto que os sistemas da Apple nunca fazem asneiras, pois também as fazem de vez em quando. O que digo é que percebi que a informática tem que trabalhar para nós e não o contrário. E se não o estiver a fazer, então nós enquanto consumidores temos que exigir melhorias, até porque pagamos bom dinheiro pelas coisas que temos.

Há um "equilíbrio" entre a tecnologia cuidar dela própria e nós conseguirmos fazer o que queremos dela.
Pessoalmente prefiro ter mais "trabalho" e conseguir que a tecnologia me sirva, sem que eu fique dependente do que ela me quer servir.
Uma solução não é melhor que a outra é uma questão de preferência.

Nota: PC's meus sempre passaram anos sem ser formatados. Para mim isso do windows requerer formatações frequentes é mito.

Há um "equilíbrio" entre a tecnologia cuidar dela própria e nós conseguirmos fazer o que queremos dela.
Pessoalmente prefiro ter mais "trabalho" e conseguir que a tecnologia me sirva, sem que eu fique dependente do que ela me quer servir.
Uma solução não é melhor que a outra é uma questão de preferência.

Nota: PC's meus sempre passaram anos sem ser formatados. Para mim isso do windows requerer formatações frequentes é mito.
Ainda tenho ali pela garagem um 80286 que também não é formatado aos anos...

Ainda tenho ali pela garagem um 80286 que também não é formatado aos anos...

Obviamente que me refiro aos 2 PC's que uso diariamente... que nunca foram formatados, e passam semanas sem ser desligados.
Devo ter muita sorte, os meus windows são unicórnios, todos os outros requerem formatações a cada 6 meses, hard resets diariamente etc

Back