Tópico da Apple

Há outra coisa que para além do adepto apple e/ou geek mais ou menos informado, que é os Gestos....não ter botão home e ter de se andar a ler ou por tentativa e erro a descobrir como aceder a certos menus/funções, por simples que seja, para quem nunca o fez pode ser desencorajador!

Mas vocês ainda acreditam que alguém se diferencia socialmente por ter um iPhone ou vai gastar 1200€ para os amigos comentarem que tem um X? [:D] Passaram 10 anos...há muito que ter um iPhone é algo banal.

Depois, os utilizadores mais fiéis ao iPhone são-no pelo ecossistema e pela excelente usabilidade. Isso tem-se num 8 também. Não há qualquer factor "X"/transformador para comprar o dito X, pois a única coisa que se tem no mundo real (onde ninguém liga peva a pormenores técnicos, pixeis e saturações, etc, que aqui entre geeks são imensamente importantes mas que ninguém liga lá fora no mundo onde "todos os ecrãs são bons") é conseguir ter um ecrã grande sem ser um tijolo como o Plus. Está assim tanta gente disposta a gastar mais 300€ apenas por isso? Óbvio que não.
Além de que hoje em dia compras isto -> https://www.gsmarena.com/xiaomi_redmi_5_plus-8959.php

Por quase 10 vezes menos dinheiro que um iPhone X, não tem a mesma qualidade, mas justifica-se uma diferença de preço dessas? Não me parece. Depois admiram-se que a China esteja a conquistar o mundo.

Faz uma comichão do ******* à malta aqui do fórum que haja quem coloque como tecto 100€ para um smartphone e outros 1000€ [:D]

É isso e créditos para pagar carros e casas.

Ou então diesel só para cima de 100k Km anuais.

Para concluir, se acham que a diferença entre um topo de gama caro e um Xiaomi de 100€ é o preço, vivam nessa ignorância e sejam felizes.

Já expliquei que tenho dois Samsung pessoais, os restantes vão passando passando pelas minhas mãos para testes durante uns dias... o último foi um Note... 5A da Xiaomi [:p]

Eu só agora com o Iphone X tive um contacto mais prolongado com ecrans OLED, e ao que dizem o OLED do X é do melhor que por aí anda. Ora, desculpem-me a heresia, mas no computo geral eu continuo a preferir o LCD por exemplo do Iphone 8. O OLED tem uma coisa em que se distancia brutalmente de qualquer LCD, que é a profundidade dos negros, mas tirando isso, que na minha opinião pouco interesse tem num telemóvel para usar no dia a dia, acho o ecran LCD mais agradável à vista. Sobretudo porque olhamos para ele de diversos ângulos em diferentes situações e enquanto que o LCD mantém a tonalidade toda em ângulos muito apertados, no caso do OLED a diferença nota-se logo mal se inclina um bocado o ecran. Eu já tinha esta impressão de ver os Samsung dos meus colegas, mas como nunca tinha tido oportunidade de andar com eles muito tempo, não me pronunciava muito. Mas agora vejo que realmente a vantagem toda do OLED face ao LCD, se existe, não se vê assim tanto.

Eu só agora com o Iphone X tive um contacto mais prolongado com ecrans OLED, e ao que dizem o OLED do X é do melhor que por aí anda. Ora, desculpem-me a heresia, mas no computo geral eu continuo a preferir o LCD por exemplo do Iphone 8. O OLED tem uma coisa em que se distancia brutalmente de qualquer LCD, que é a profundidade dos negros, mas tirando isso, que na minha opinião pouco interesse tem num telemóvel para usar no dia a dia, acho o ecran LCD mais agradável à vista. Sobretudo porque olhamos para ele de diversos ângulos em diferentes situações e enquanto que o LCD mantém a tonalidade toda em ângulos muito apertados, no caso do OLED a diferença nota-se logo mal se inclina um bocado o ecran. Eu já tinha esta impressão de ver os Samsung dos meus colegas, mas como nunca tinha tido oportunidade de andar com eles muito tempo, não me pronunciava muito. Mas agora vejo que realmente a vantagem toda do OLED face ao LCD, se existe, não se vê assim tanto.

Não é bem assim. Olha que o contraste infinito dos negros em OLED/AMOLED nota-se e bem à noite. Para além disso, temas mais escuros ajudarão um telemóvel com ecrã OLED a poupar bateria.

Não é bem assim. Olha que o contraste infinito dos negros em OLED/AMOLED nota-se e bem à noite. Para além disso, temas mais escuros ajudarão um telemóvel com ecrã OLED a poupar bateria.

Foi o que eu disse. Fora o contraste brutalmente melhor no OLED, não e encontro outras vantagens evidentes, e encontro uma desvantagem que acho muito evidente.

Mas disseste que para ti não era uma vantagem interessante. Eu dizia o mesmo antes de ter um smartphone com ecrã AMOLED [;)]

Comparada com a desvantagem de perder definição de cor quando inclino o ecran, não mesmo! Um ecran OLED, por muito bom que seja se visto num ângulo de 0º, parece um ecran de computador do século passado quando passa dos 30º, mais coisa menos coisa. E isso acontece em qualquer um dos topos de gama, que eu já me dei ao trabalho de andar a ver isso, e com consequências nefastas até no texto escrito, que parece que deixa de ser negro para ser acizentado.

Há outra coisa que para além do adepto apple e/ou geek mais ou menos informado, que é os Gestos....não ter botão home e ter de se andar a ler ou por tentativa e erro a descobrir como aceder a certos menus/funções, por simples que seja, para quem nunca o fez pode ser desencorajador!

A maior parte dos gestos é referida no ecrã de boas-vindas, quando configuras o telemóvel pela primeira vez.

Até é chato habituar-me a estes gestos... é que depois pego noutros telemóveis e eles não funcionam. [:D]

Comparada com a desvantagem de perder definição de cor quando inclino o ecran, não mesmo! Um ecran OLED, por muito bom que seja se visto num ângulo de 0º, parece um ecran de computador do século passado quando passa dos 30º, mais coisa menos coisa. E isso acontece em qualquer um dos topos de gama, que eu já me dei ao trabalho de andar a ver isso, e com consequências nefastas até no texto escrito, que parece que deixa de ser negro para ser acizentado.

Acabei de pegar no meu OP 3t para corroborar isso e não é verdade. A única diferença que notei foi o ecrã meio azulado nos ~75º, e tive de pôr o brilho no máximo.

Eu pessoalmente acho um bocado absurdo gastar uma pipa de massa num aparelho que anda na mão, no bolso, em cima da mesa, em risco de cair e danificar-se, de ser furtado... E no fim é um smartphone mais ou menos igual aos outros. Dá para falar, mensagens, videos curtos, e-mail, fotos, facetime, etc. Será que justifica gastar mais de 1200 euros para fazer o mesmo que um já bom e a metade do preço (um iPhone7 por exemplo)?

Claro que tambem ha relogios bons de 200 euros e ha relogios de luxo de 5000 (e ja estou a ser muito contido porque um Patek Philippe de topo pode custar milhoes de euros...) mas dá as horas na mesma e provavelmente nem e tão exacto como um vulgar relógio de quartzo.

Isto tudo para dizer que um iPhone X é um produto mais para exibir do que um smartphone muito melhor que os outros e a procura por esse tipo de produto é sempre algo limitada portanto a quebra de 50% na produção é o reflexo disso mesmo. Alem disso dar muito dinheiro por um produto efémero e muito sujeito à obsolescência como é um telemóvel, nunca será grande negocio. Mas claro, para quem tenha muito dinheiro para gastar nem é uma extravagância assim tão grande... [:D]

Eu pessoalmente acho um bocado absurdo gastar uma pipa de massa num aparelho que anda na mão, no bolso, em cima da mesa, em risco de cair e danificar-se, de ser furtado... E no fim é um smartphone mais ou menos igual aos outros. Dá para falar, mensagens, videos curtos, e-mail, fotos, facetime, etc. Será que justifica gastar mais de 1200 euros para fazer o mesmo que um já bom e a metade do preço (um iPhone7 por exemplo)?

Claro que tambem ha relogios bons de 200 euros e ha relogios de luxo de 5000 (e ja estou a ser muito contido porque um Patek Philippe de topo pode custar milhoes de euros...) mas dá as horas na mesma e provavelmente nem e tão exacto como um vulgar relógio de quartzo.

Isto tudo para dizer que um iPhone X é um produto mais para exibir do que um smartphone muito melhor que os outros e a procura por esse tipo de produto é sempre algo limitada portanto a quebra de 50% na produção é o reflexo disso mesmo. Alem disso dar muito dinheiro por um produto efémero e muito sujeito à obsolescência como é um telemóvel, nunca será grande negocio. Mas claro, para quem tenha muito dinheiro para gastar nem é uma extravagância assim tão grande... [:D]

Como se pagar 649€ ou 789€ pelo iPhone 7 e iPhone 7 Plus respectivamente fosse barato mesmo no presente. [:p]
Repara que há pouco mais de 1 ano o 7 plus era o topo de gama, não havia nada acima.
Em relação às vendas do iPhone x, até agora só vi duas pessoas com esta última versão da Apple, e eram putos... [:D]

(...) o LCD mantém a tonalidade toda em ângulos muito apertados, no caso do OLED a diferença nota-se logo mal se inclina um bocado o ecran. (...)

Era um problema muito comum nos painéis OLED das primeiras gerações(e limões como o painel da LG no Pixel 2 XL). Foi entretanto minimizado ao ponto de se tornar quase imperceptível em ângulos bastante apertados.

No entanto a tua percepção está correcta quando ao X. Aparentemente é uma característica menos boa do painel usado neste. Foi claramente esmiuçado pela excelente e detalhada analise da notebookcheck, quoted: https://www.notebookcheck.net/Apple-iPhone-X-Smartphone-Review.264436.0.html

OLED – this technology is synonymous for great contrast ratios and very wide viewing angles. Models such as the Samsung Galaxy S8 or the Huawei Mate 10 Pro deliver very convincing results. These flagship models also show OLED typical color casts from very flat viewing angles, which usually tends towards green. On the iPhone X, however, we can see a shift towards blue-purple. You can see the shift much sooner on the iPhone X compared to the rivals. This is no problem when the content is dark, but it is more visible on brighter contents. Sure, this is moaning on a high level, but since this is the "best OLED screen on the market" …

Portanto se quiseres uma boa experiência OLED praticamente ausente de aberrações cromáticas, esquece o X.

Era um problema muito comum nos painéis OLED das primeiras gerações(e limões como o painel da LG no Pixel 2 XL). Foi entretanto minimizado ao ponto de se tornar quase imperceptível em ângulos bastante apertados.

No entanto a tua percepção está correcta quando ao X. Aparentemente é uma característica menos boa do painel usado neste. Foi claramente esmiuçado pela excelente e detalhada analise da notebookcheck, quoted: https://www.notebookcheck.net/Apple-iPhone-X-Smartphone-Review.264436.0.html

Portanto se quiseres uma boa experiência OLED praticamente ausente de aberrações cromáticas, esquece o X.

Mas eu vejo isso em qualquer OLED. Estou aqui a olhar para um Samsung S8+ que fui "roubar" ao colega do lado. Vê-se perfeitamente o color tint.

Mas eu vejo isso em qualquer OLED. Estou aqui a olhar para um Samsung S8+ que fui "roubar" ao colega do lado. Vê-se perfeitamente o color tint.

Basta leres o excerto da analise técnica que coloquei acima. Todos os OLEDs apresentam esse comportamento, mas uns apresentam-no em ângulos de visualização menores causando mais transtorno(caso do X). Na actual geração, exceptuando os limões que referi, as aberrações cromáticas e/ou hue shift só ocorrem para lá dos 100º de visualização(-50/50º a partir do eixo central):

viewangles.png

É um ângulo bastante largo e não é possível considerar que alguém use o seu equipamento nestas condições naturalmente.

Excerto da análise ao OLED do S8+(https://www.notebookcheck.net/Samsung-Galaxy-S8-Plus-SM-G955F-Smartphone-Review.213438.0.html):

Samsung improved the viewing-angle stability of the Galaxy S8 Plus significantly compared to the previous model. The slight color hue, which is typical for OLED screens, is only visible at very flat viewing angles starting at around 100 degrees. It is combined with a slight brightness drop. Ghosting, glow, or clouding effects on the other hand are no problem for the Infinity display of the Galaxy S8+.

Back