Tópico da Apple

A rentabilidade anual da minha carteira de ações Apple está em 14,92% líquidos ao ano, à cotação de sexta-feira. Um pouco mais de 50% absolutos. Uns dias antes do Natal vendi 10 ações para comprar um MacBook Air dos novos.
Desde 2012 que tudo o que Apple foi comprado com mais valias das suas ações realizadas em vendas concretas: 2 iPads, 1 Apple Watch, uns AirPods, e um AirPort Extreme. Talvez me esteja a falhar algum.
Há dias reforcei Apple a 145 USD.

A apple tem dado bom dinheiro.

Mas é preciso ver que neste momento está "grave" mesmo depois de dois avisos grandes do Trump a dizer que a bolsa está barata e que só vai subir...

A Apple esteve a $233.47 no começo de Outubro
Dia 4 de Janeiro (4 meses depois do máximo histórico) estava a a $142.00

Ainda é uma valente queda.

Mas penso que agora estará a estabilizar.

A apple tem dado bom dinheiro.

Mas é preciso ver que neste momento está "grave" mesmo depois de dois avisos grandes do Trump a dizer que a bolsa está barata e que só vai subir...

A Apple esteve a $233.47 no começo de Outubro
Dia 4 de Janeiro (4 meses depois do máximo histórico) estava a a $142.00

Ainda é uma valente queda.

Mas penso que agora estará a estabilizar.

Agora é que está uma boa altura para comprar acções da Apple. [:cool:]

Silver, usas alguma app em especial para tirar notas com o Pencil?

Um dos problemas que a Apple pode estar a ter com o iPhone são as atualizações tornarem os aparelhos antigos mais ou menos iguais aos novos. Essa politica pode estar a prejudicar as vendas de aparelhos novos.

O meu primeiro iPhone foi um 5S comprado ja perto do fim da carreira. Como ja começava a estar desatualizado e tinha apenas 16Gb algum tempo depois de sair, troquei por um SE de 64Gb. Tecnicamente havia várias evoluçoes: 2Gb de RAM, camara de 12Mp em vez de 8, processador melhor, maior sensação de rapidez. Mas honestamente a experiência era muito semelhante e com a conta gravada em iCloud fez-me uma cópia exacta do que tinha no 5S.

Depois saiu o 8 e quando houve uma promoção lá comprei um. A sensação com que fiquei foi a de que tinha gasto bastante dinheiro e tinha ficado com o mesmo aparelho mas um pouco maior. Certo que ha pequenas melhorias, o botão ser virtual mas a experiência de utilização é praticamente a mesma. Mesmo a rapidez é relativa. São uns meros instantes, na maioria das situações uma fracção de segundo.

Entretanto comprei o Xr e aí ja houve mais evolução: Ecrã bem maior e a apanhar toda a frente do aparelho, a utilização de gestos para comandar. A portabilidade ficou um pouco sacrificada, como ja tinha sido em parte com o 8. Continuo a usar regularmente o SE. Voltando ao Xr, apesar de ser o iPhone do pobre continua a ser bastante caro e creio que a comparação com o 5C é um pouco injusta. O 5C era um tlm de plástico com ar de brinquedo e que no fim ainda era quase tão caro como o 5 normal. O Xr tirando o facto de ter um ecrã com menos resolução mas mesmo assim resolução suficiente para não se distinguirem os pontos, não tem um ar de brinquedo ou aspecto plastificado. Para mim o ecrã do X, Xs, etc. nem é uma grande desvantagem atendendo ao uso que lhe dou (não é para ver de lado, única vantagem evidente do oled). Depois de ver um X com o ecrã todo queimado, teria serias dúvidas em comprar um. Em termos de construção parece-me estar ao nível de um 8.

Entretanto para agravar a coisa, com o iOS 12 os aparelhos mais antigos ganharam uma nova vida tornando-se mais rápidos e diminuindo a diferença entre gerações de aparelhos. Para agravar ainda mais a coisa a Apple, com a polémica da perda de performance devido à degradação das baterias, patrocinou a troca das baterias por um valor mais acessível o que levou a que muita gente tenha investido na troca da bateria e melhorando a performance e adiado a compra de um novo Smartphone.

Face a estas circunstancias parece-me perfeitamente natural que se esteja a investir menos em iPhones novos. Claro que também há a questão do preço mas a verdade é que até a Huawei já tem telefones a rondar os 1000 euros. Claro que logo a seguir aos primeiros apressados comprarem, vêm as promoções, muito mais agressivas do que as da Apple. Claro que mesmo assim, e contra mim falo (ou escrevo) continuo a achar um absurdo dar perto de 1000 euros por um bem de desgaste e obsolescência rápidos como é o caso dos telemóveis

Última edição:
O problema está mesmo no valor dos aparelhos. Eles sempre foram dispositivos que duravam mais que os outros, mas ao valor que estão, há cada vez menos gente a justificar trocar ano sim ano sim.

O problema está no valor dos aparelhos novos e no valor dos usados. Do 5 para o 7 consegui amortizar ainda alguma diferença, do 7 para o 8 não compensou, agora do 7 para um XS o valor do meu 7 é quase nada. Logo, não me apetece despender de tanto dinheiro para fazer um upgrade já que o meu se mantém bastante bom.

O Ipad Pro e o apple pencil já chegaram. Pelo menos não veio dobrado de fábrica, já não é mau. [:D]
Não me admira daquilo dobrar, é extremamente leve e fino, por mim podia ser mais grosso e ter mais rigidez que não me importava nada.
Gosto da simplicidade da Apple, bastou aproxima-lo do meu Ipad antigo para ficar com as definições e aplicações deste e pronto, tudo pronto a usar.
Já deu para perceber que é muito rápido e ainda mais se nota para quem só tem aparelhos antigos da Apple, que é o meu caso.

Agora estou à espera que chegue a capa que encomendei na Amazon, e tenho que estudar o melhor modo de alterar o meu workflow para tirar o máximo proveito da maquina.

Tópico da Apple

O problema está no valor dos aparelhos novos e no valor dos usados. Do 5 para o 7 consegui amortizar ainda alguma diferença, do 7 para o 8 não compensou, agora do 7 para um XS o valor do meu 7 é quase nada. Logo, não me apetece despender de tanto dinheiro para fazer um upgrade já que o meu se mantém bastante bom.

Exato.

Passa também muito por aqui.

No 4S perdi cerca de €180 em quase 2 anos, o que foi bastante bom (pese embora ter comprado em fim de vida por €300).

Agora o 6S em 3 anos e pouco já perdeu cerca de 75% do que dei em novo. O que representa uma desvalorização de €500 ou ~€16x por ano.

Em princípio vou manter até setembro e depois logo decido.

Na BF a Fnac online teve o X 64 GB a €869 salvo erro e agora tem a €939 em loja física.

Graças a este género de promoção o X vai sempre vender mais que o Xr e Xs.

Aliás desconfio que houve esquema com as supostas muito boas vendas do X e que levou as ações a valores nunca antes vistos no verão.

Quer dizer na verdade venderam as tais unidades, mas ficou muito stock.

Stock esse que ainda anda a ser vendido “ao desbarato” e que lixa por completo as vendas dos três novos modelos que por sua vez levou às vendas em baixa e à queda acentuada das ações.

Não pensaram bem isto IMHO, e o tio Cook é conhecido por supostamente ser muito bom na gestão de stocks.

No resto já se tinha percebido que não percebe muito da poda...

Com a ânsia de evitar esta situação descontinuando o X acabaram por levar na tromba com o “efeito X” na mesma.

Mais valia o terem mantido na line up mas com maiores trunfos no Xs que este é o upgrade mais tímido (talvez) de sempre.

Última edição:
Exato.

Passa também muito por aqui.

No 4S perdi cerca de €180 em quase 2 anos, o que foi bastante bom (pese embora ter comprado em fim de vida por €300).

Agora o 6S em 3 anos e pouco já perdeu cerca de 75% do que dei em novo. O que representa uma desvalorização de €500 ou ~€16x por ano.

Em princípio vou manter até setembro e depois logo decido.

Na BF a Fnac online teve o X 64 GB a €869 salvo erro e agora tem a €939 em loja física.

Graças a este género de promoção o X vai sempre vender mais que o Xr e Xs.

Aliás desconfio que houve esquema com as supostas muito boas vendas do X e que levou as ações a valores nunca antes vistos no verão.

Quer dizer na verdade venderam as tais unidades, mas ficou muito stock.

Stock esse que ainda anda a ser vendido “ao desbarato” e que lixa por completo as vendas dos três novos modelos que por sua vez levou às vendas em baixa e à queda acentuada das ações.

Não pensaram bem isto IMHO, e o tio Cook é conhecido por supostamente ser muito bom na gestão de stocks.

No resto já se tinha percebido que não percebe muito da poda...

Com a ânsia de evitar esta situação descontinuando o X acabaram por levar na tromba com o “efeito X” na mesma.

Mais valia o terem mantido na line up mas com maiores trunfos no Xs que este é o upgrade mais tímido (talvez) de sempre.

Eu continuo renitente em trocar o 6S (pelo menos aquele que eu uso) por um da geração X, mas veremos...

Tenho uma viagem planeada aos States para o Verão e pode ser que venha de lá com alguma novidade.

iPad também é coisa na qual não me vejo a investir de momento, o Air (1ª geração) chega e sobra para o uso.

Eu continuo a achar que eles falharam na política de preços do Iphone.

Eu tinha o SE a precisar de ser substituído e com muita pena minha abandonei a Apple porque não tinha dinheiro para comprar um Iphone, e como eu acho que muita gente.

Eu continuo a achar que eles falharam na política de preços do Iphone.

Eu tinha o SE a precisar de ser substituído e com muita pena minha abandonei a Apple porque não tinha dinheiro para comprar um Iphone, e como eu acho que muita gente.

Conheço casos iguais. Pessoas com 6 ou 6S, que queriam mudar ou que estão partidos e afins. E acham os novos demasiado caros, e optam por outras marcas. [s)]

Levei 2 semanas a vender um xr de 64GB, isto para ver a aceitação no mercado: 750€

O X vende se tipo pães quentes, de um dia para o outro ou ao fim de 4 dias está tudo despachado nestas versões

750€ 64GB
900€ 256GB

Como disse atras o xr é um trambolho mal feito e é visto como telemovel de pobre, e o facto de ter varias cores dá uma ideia de lowcost e o tuga não quer parecer um pobre, mesmo que o seja, quer ter sempre o ultimo grito tecnologico.

O X vs XS está quase como o 4 para o 4s, não trouxe assim nada de relevante.

Quanto ao meu iphone, é um 6s de 16GB, não vejo assim nada de interessante nos modelos acima que me façam fazer um upgrade, apesar de amanhã chegar um X em branco para mim, com calma e com a cor que queria, vamos ver como corre, em preto não gostei.

Conheço casos iguais. Pessoas com 6 ou 6S, que queriam mudar ou que estão partidos e afins. E acham os novos demasiado caros, e optam por outras marcas. [s)]

Eu não optei por outra marca, mas aconteceu uma das coisas que também referem: coloquei a bateria nova ao abrigo da "promoção" da Apple e apesar do telemovel continuar lento, passou-me muito a vontade de trocar pois consigo usar o mesmo durante um dia ou mais sem problemas e como não sou "poweruser" do Iphone consigo lidar com a (pouca) velocidade dele.

E obviamente a politica de preços também influência mas apesar disso acho que é também muito da parte psicológica da barreira dos 1000€, pois se for a ver o meu 6 plus quando o comprei também custava de tabela 900€ e isto já foi há 3,5 anos, em comparação com o presente um X ou Xs pouco mais custa e são muito melhores, já para não falar no Xr que até tem o ecrã mais ou menos do mesmo tamanho e é melhor do que o 6 plus e custa menos de 900€.

Levei 2 semanas a vender um xr de 64GB, isto para ver a aceitação no mercado: 750€

O X vende se tipo pães quentes, de um dia para o outro ou ao fim de 4 dias está tudo despachado nestas versões

750€ 64GB
900€ 256GB

Como disse atras o xr é um trambolho mal feito e é visto como telemovel de pobre, e o facto de ter varias cores dá uma ideia de lowcost e o tuga não quer parecer um pobre, mesmo que o seja, quer ter sempre o ultimo grito tecnologico.

Quanto ao meu iphone, é um 6s de 16GB, não vejo assim nada de interessante nos modelos acima que me façam fazer um upgrade, apesar de amanhã chegar um X em branco para mim, com calma e com a cor que queria, vamos ver como corre, em preto não gostei.

Eu até me admira é conseguires vender Xr usados a 750€ sequer, quando há lojas a vender por 760€ com factura e garantia de novo, por isso não me parece que o teu exemplo seja muito relevante.
Eu sem duvidas que preferia um Xr do que um X pois para além do tamanho do ecrã não gosto do formato dos modelos X e Xs, parecem-me muito compridos e estreitos.

Tópico da Apple

Eu até me admira é conseguires vender Xr usados a 750€ sequer, quando há lojas a vender por 760€ com factura e garantia de novo, por isso não me parece que o teu exemplo seja muito relevante.
Eu sem duvidas que preferia um Xr do que um X pois para além do tamanho do ecrã não gosto do formato dos modelos X e Xs, parecem-me muito compridos e estreitos.

Novamente, não vendo equipamentos usados, tudo selado a estrear com respectiva factura e garantia de 2 anos.

Eu continuo renitente em trocar o 6S (pelo menos aquele que eu uso) por um da geração X, mas veremos...

Tenho uma viagem planeada aos States para o Verão e pode ser que venha de lá com alguma novidade.

iPad também é coisa na qual não me vejo a investir de momento, o Air (1ª geração) chega e sobra para o uso.

Já aqui falei disso, mas no caso para Macs.

Há sempre a questão da garantia e no caso dos computadores do teclado não ter o mm layout, mas pode ser uma excelente oportunidd.

No caso dos iPads e iPhones é mais a questão da garantia, mas se o preço for bom "dá para fechar os olhos e arriscar".

É verdade. Ou então adiam ao máximo.

Sei de quem tenha esperado 4 anos (mm por empresa) para trocar um iPhone 6 todo escafiado por um Xs.

Ele nem sabia se ia receber um X ou Xs, mas tb pouca diferença faz [:D]:sh)

750€ 64GB
900€ 256GB

Não me surpreende o que referes.

No que toca a aspetos mais palpáveis (ecrã e câmara dupla) por pessoas menos expert o X é superior.

O setup de câmaras do X nem sequer é superior ao do Xr que tem uma lente principal melhor que a do X, no entanto o simples look de duas lentes dá logo ideia de ser superior ao olho do utilizador comum.

Mesmo eu que estou por dentro disto acho que optaria pelo X numa situação preço por preço. A diferença de performance é mínima, tem os mm 3 GB de RAM, o ecrã é mto superior, o design com bezels mais finos tb e, aqui é algo mais pessoal, prefiro o form factor do X/Xs.

Também mantenho um 6S 16 GB, até ver... :)

Muita atenção que há mta gente que só compra em loja física. Isto é um fator que não pode ser escamoteado por mais que tu, eu ou outro pessoal aqui compremos coisas online.

É certo que comprar online é algo banal hoje em dia, mas mta gente continua a ter algum receio, sobretudo em lojas menos conhecidas.

Salvo erro o Xr ainda não teve nenhuma promo minimamente atrativa em lojas conhecidas (800 euros ou menos, aliás se calhar nem abaixo de 850 houve).

Tópico da Apple

Estou a ver um XS de 64G por 1019€ com garantia 2 anos e da para comprar por empresa!

Feitas as contas pode ficar por 800€.
E vendo o 6S por 120€ e abate ao preço aceitável!

Isto em loja online nacional com lojas físicas também.
Alguém conhece ou é da zona da PTelemoveis?

Última edição:

É o que vejo à minha volta também, o iPhone é o telemóvel que a maioria, se lhe oferecem um telemóvel, era um iPhone, o desejo está lá, isso a Apple não perdeu.
Mas ao ter que pagar do próprio bolso, ou não têm o dinheiro ou acham o preço demasiado alto para um telemóvel e vão para outras marcas.

Um SE a 500€ bem ou mal servia parte desse mercado.

Também não partilho desta tendência que o 5G é que vai revitalizar as vendas de telemóveis, ninguém anda propriamente a queixar que o whatapp em 4G é lento, apenas que não têm 4G em todo o lado..

As novas cameras 3D da sony são brutais, mas são da sony por isso chegara a Android também.

Tendo o iPhone um peso tão grande na apple vai ser interessante ver como vão reagir.

Última edição:
Voltar
Superior