Tópico da Apple

Isso é daquelas coisas que alguém podia explicar.
Aqui na Holanda, ou o terminal está logo acessível ao cliente, ou o empregado da loja/restaurante/etc. coloca o terminal acessível ao cliente. Não me recordo de ter visto algo diferente, é o cliente que controla o manuseamento do seu cartão (talvez com a excepção de um ou outro restaurante).
Em Portugal, quase que parece ser obrigatório o cartão ter de passar pelas mãos do funcionário.

Por acaso é daquelas coisas porque gosto de fazer compras no continente, eles não tocam no me cartão, viram o terminal para mim e sou que uso o cartão e costumo usar o contactless, mas depois há a "chatice" que o Jimbo referiu: para mais de 20€ tenho que meter o código na mesma.

Isso é daquelas coisas que alguém podia explicar.
Aqui na Holanda, ou o terminal está logo acessível ao cliente, ou o empregado da loja/restaurante/etc. coloca o terminal acessível ao cliente. Não me recordo de ter visto algo diferente, é o cliente que controla o manuseamento do seu cartão (talvez com a excepção de um ou outro restaurante).
Em Portugal, quase que parece ser obrigatório o cartão ter de passar pelas mãos do funcionário.

Por acaso foi a cena que mais me impressionou na Holanda há uns 20 anos.
Eu ia para pagar qualquer coisa, e fui dar o cartão à funcionária… parecia que o cartão tinha uma doença contagiosa: ela afastou-se do cartão e apontou para o PINPAD… tipo: "METE TU ESSA MRD ALI, CRLH!!!".
[:)]

Por acaso foi a cena que mais me impressionou na Holanda há uns 20 anos.
Eu ia para pagar qualquer coisa, e fui dar o cartão à funcionária… parecia que o cartão tinha uma doença contagiosa: ela afastou-se do cartão e apontou para o PINPAD… tipo: "METE TU ESSA MRD ALI, CRLH!!!".
[:)]

Phou-da-sse... Estou a mentir!!!

A cena que mais me impressionou foi a quantidade de gajas mais altas que eu…

EDIT: Não sei porque chamam aquilo de Países Baixos…

Última edição:
A mim parece-me que o Apple Pay funciona exatamente da mesma maneira que o MBWAY no s10 que tenho. Simplesmente tiro o telemovel do bolso, meto-o em cima do terminal mesmo com ecrã desligado e já está. Acima de 20€ tenho de pôr o código. É isto, certo?

Btw tenho também a app e nfc para pagar com o Watch Active e acabei sempre a usar o telemovel. Para mim é mais intuitivo tirar o telefone e pagar com o ecrã bloqueado do que rodar todo o pulso para pagar. A mim não me dá jeito.

Quando muito, o MBWay é que funciona como o Apple Pay…

Penso que no Apple Pay tens de dar a autorização.

Não sei, falando por mim, e pelo que vejo, pagar com telemovel é o default, encostar o telemovel é muito mais prático que tirar o cartão da carteira. Não que seja o fim do mundo, mas quando te habituas a usar o telemovel..

Agora não consigo achar o estudo, mas basicamente pagamentos moveis têm baixa adesão, mas quem usa, usa bastante e não volta aos cartões, está longe de ser um efeito novidade.

Isto é claramente uma tendencia que não tenho duvidas que daqui a uns 10 anos o "normal" será pagar com telemovel.

Aliás, basta ir a Londres onde pagar com telemovel já é o "normal".

Vou fazer estes quotes todos de uma vez para ser mais simples e aproveitar para colocar umas questões...

Como referi anteriormente, a minha experiência com Apple Pay é a melhor possível, pela simplicidade e conveniência.
Não tinha na altura cartão contactless, nem tenho aqui em Portugal, portanto não posso comparar por aí.

A questão é que hoje em dia, sair sem a carteira parece razoável, mas sair sem o telemóvel é algo que nem passa pela cabeça de muitos.
Quantas vezes ia ao supermercado mais perto de casa, ou saia do trabalho para comer qualquer coisa, e só levava telemóvel e chaves... Encostava o telemóvel ao terminal, accionava o TouchID e já estava.
Não me recordo se tinha ou não limites, impostos pelo banco ou pela aplicação, ou se tive que definir alguma coisa nesse sentido.
A segurança para mim estava na utilização do TouchID, algo que não acontece com um cartão contactless, mas ainda havia pessoas que naturalmente desconfiavam e não usavam.
Como também já referi e repito, aguardo (sentado) que isto chegue de vez a Portugal.

Agora as questões:
Há alguma forma de usar o MBWay sem ter que abrir a app?
Eu tenho usado amiúde, mas é uma "chatice" ter que abrir a app, apontar ao QR code e esperar que funcione (nem sempre acontece).
Como o telemóvel já está desbloqueado, não há pedido de código ou impressão digital.

Uso até mais para fazer transferências de pequenos valores (dividir contas e afins), mas isso parece comprometido pelas taxas que os bancos querem implementar.
Era uma coisa que na altura (há 2/3 anos) me recordo de se falar para o Apple Pay (passar dinheiro por NFC entre utilizadores).
Isto ainda está em vista?

E uma última curiosidade, como funciona a segurança do Apple Pay com os telemóveis que trazem FaceID?

(...)
Agora as questões:
Há alguma forma de usar o MBWay sem ter que abrir a app?
Eu tenho usado amiúde, mas é uma "chatice" ter que abrir a app, apontar ao QR code e esperar que funcione (nem sempre acontece).
Como o telemóvel já está desbloqueado, não há pedido de código ou impressão digital.

Uso até mais para fazer transferências de pequenos valores (dividir contas e afins), mas isso parece comprometido pelas taxas que os bancos querem implementar.
Era uma coisa que na altura (há 2/3 anos) me recordo de se falar para o Apple Pay (passar dinheiro por NFC entre utilizadores).
Isto ainda está em vista?
(...)

A Apple veda a utilização do NFC.
Consequentemente, para comparar com MBWay terás de comparar com a App MBWay a correr em Android (com NFC em lugar da treta dos QR-Codes).

Só países atrasados...

Nós é que estamos na crista.
Em Espanha também passam sempre por defeito o sistema contactless, em Portugal parece que a informação não chegou aos funcionários... embora neste último ano já melhorou bastante, já há muito mais locais onde marcam o valor e depois viram a máquina para o cliente.

MBWAY Android

zTc6sbA.jpg

Em Espanha também passam sempre por defeito o sistema contactless, em Portugal parece que a informação não chegou aos funcionários... embora neste último ano já melhorou bastante, já há muito mais locais onde marcam o valor e depois viram a máquina para o cliente.

Sim, nos últimos tempos tem vindo a melhorar muito.
Mas há muita má informação tanto de funcionários como de clientes.

Ainda ontem falava disto (apple pay e contactless) com uns amigos e dois deles torceram logo o nariz com isso e dizem que não é seguro. E que há muitos casos de malta a ser roubada nos transportes públicos.

Seguro é ir ao olx fazer transferências bancárias para desconhecidos e esperar receber algo em troca um dia destes [:D]

Depende dos valores envolvidos.
Se forem valores elevados é seguro. Os que roubam valores elevados não estão no OLX, estão no governo, empresas públicas, etc. Os criminosos comuns que andam pelo OLX roubam pães, frangos, e outras coisas de baixo valor.

Voltar
Superior