Respondendo ao bold, sim. Basicamente só é preciso abrir a app para pagamentos superiores a 20€. Até esse valor até com o telemovel com ecrã bloqueado se paga. É só tirar do bolso, pôr em cima da máquina e já está.Vou fazer estes quotes todos de uma vez para ser mais simples e aproveitar para colocar umas questões...
Como referi anteriormente, a minha experiência com Apple Pay é a melhor possível, pela simplicidade e conveniência.
Não tinha na altura cartão contactless, nem tenho aqui em Portugal, portanto não posso comparar por aí.
A questão é que hoje em dia, sair sem a carteira parece razoável, mas sair sem o telemóvel é algo que nem passa pela cabeça de muitos.
Quantas vezes ia ao supermercado mais perto de casa, ou saia do trabalho para comer qualquer coisa, e só levava telemóvel e chaves... Encostava o telemóvel ao terminal, accionava o TouchID e já estava.
Não me recordo se tinha ou não limites, impostos pelo banco ou pela aplicação, ou se tive que definir alguma coisa nesse sentido.
A segurança para mim estava na utilização do TouchID, algo que não acontece com um cartão contactless, mas ainda havia pessoas que naturalmente desconfiavam e não usavam.
Como também já referi e repito, aguardo (sentado) que isto chegue de vez a Portugal.
Agora as questões:
Há alguma forma de usar o MBWay sem ter que abrir a app?
Eu tenho usado amiúde, mas é uma "chatice" ter que abrir a app, apontar ao QR code e esperar que funcione (nem sempre acontece).
Como o telemóvel já está desbloqueado, não há pedido de código ou impressão digital.
Uso até mais para fazer transferências de pequenos valores (dividir contas e afins), mas isso parece comprometido pelas taxas que os bancos querem implementar.
Era uma coisa que na altura (há 2/3 anos) me recordo de se falar para o Apple Pay (passar dinheiro por NFC entre utilizadores).
Isto ainda está em vista?
E uma última curiosidade, como funciona a segurança do Apple Pay com os telemóveis que trazem FaceID?