Tópico da Apple

Vou fazer estes quotes todos de uma vez para ser mais simples e aproveitar para colocar umas questões...

Como referi anteriormente, a minha experiência com Apple Pay é a melhor possível, pela simplicidade e conveniência.
Não tinha na altura cartão contactless, nem tenho aqui em Portugal, portanto não posso comparar por aí.

A questão é que hoje em dia, sair sem a carteira parece razoável, mas sair sem o telemóvel é algo que nem passa pela cabeça de muitos.
Quantas vezes ia ao supermercado mais perto de casa, ou saia do trabalho para comer qualquer coisa, e só levava telemóvel e chaves... Encostava o telemóvel ao terminal, accionava o TouchID e já estava.
Não me recordo se tinha ou não limites, impostos pelo banco ou pela aplicação, ou se tive que definir alguma coisa nesse sentido.
A segurança para mim estava na utilização do TouchID, algo que não acontece com um cartão contactless, mas ainda havia pessoas que naturalmente desconfiavam e não usavam.
Como também já referi e repito, aguardo (sentado) que isto chegue de vez a Portugal.

Agora as questões:
Há alguma forma de usar o MBWay sem ter que abrir a app?
Eu tenho usado amiúde, mas é uma "chatice" ter que abrir a app, apontar ao QR code e esperar que funcione (nem sempre acontece).
Como o telemóvel já está desbloqueado, não há pedido de código ou impressão digital.

Uso até mais para fazer transferências de pequenos valores (dividir contas e afins), mas isso parece comprometido pelas taxas que os bancos querem implementar.
Era uma coisa que na altura (há 2/3 anos) me recordo de se falar para o Apple Pay (passar dinheiro por NFC entre utilizadores).
Isto ainda está em vista?

E uma última curiosidade, como funciona a segurança do Apple Pay com os telemóveis que trazem FaceID?
Respondendo ao bold, sim. Basicamente só é preciso abrir a app para pagamentos superiores a 20€. Até esse valor até com o telemovel com ecrã bloqueado se paga. É só tirar do bolso, pôr em cima da máquina e já está.

Sim, não dá para fazer coisas que requerem "2 monitores principais", porque 1 é sempre mais pequeno, mas para pequenas coisas estáticas funciona bem.

Não, é o LG 4k de 24polegadas, existe [:D], a diferença para o de 27 era apenas 30€, mas preferia ter um écran mais pequeno e mais DPI por polegada.

O Magic Trackpad é daquelas coisas que para mim vale cada centimo, apesar de ser um roubo.

Mas no final do dia, o que importa é que podemos estar com o setup que nos faz estar mais à vontade.

ah ok, isso falha no meu setup, não tenho colunas externas.

Pareceu-se tanto com o meu setup que ainda desconfiei que o monitor fosse mais pequeno, mas como monitores 4K abaixo de 27" são tão raros (só conhecia os dois LG da parceria da Apple, o "antigo" de 21,5" igual ao do iMac 4K e agora o 23,8" que o veio substituir) assumi que era um de 27".

A mim saiu-me barato*, e novinho em folha na caixa, agora o MT2 como o teu, e sobretudo se foi comprado novo pelo PVP, é dos maiores roubos de smp :sh)

*aliás não precisava e não preciso dele, confesso que foi uma compra de impulso pelo estupendo preço (era a única unidd naquela Fnac) e por ter como referência alguns setups com o tal MT de lado e achei que ficava porreiro.

O meu MBP também é L13 e está como novo com desempenho mais que suficiente.
Aliás, até o MBA, que ofereci ao meu pai há uns anos, é suficiente. Tanto assim é que até o tenho usado mais que o MBP.

Para tarefas básicas um MBA 2015-2017 safa-se perfeitamente mm hoje em dia.

Se fizeres uso de algo como Photoshop e LR vais ver que o teu Pro 15" L13 é bem superior em termos de desempenho, para não falar que o ecrã é 10x melhor.

Ainda hoje em dia esse MBP 15" L13 continua a ser uma máquina bastante competente.

Lá fui testar o apple watch e apple pay.

Numa das situações em que aposto que mais o vou usar. Nos check-out manuais dos supermercados.
Somos nós que controlamos o processo todo e torna-se ainda mais simples encostar só o relógio.
Funcionou perfeitamente.

[kiss]

Eu quero deixar de andar com cartões mas essa app é um terror. Aliás, todas as 1001 apps que o estado lançou nestes últimos meses são do pior que existe.
Serviços dispersos em dezenas de apps fracas, mal desenvolvidas e mal implementadas.

Se fosse só o Estado…

Têm a mania de desenvolver Apps usando as frameworks que permitem desenvolver para ambas as plataformas… Depois não são boas nem em Android, nem em iOS. São mrd nas duas plataformas. Pesadas, com problemas, e com UX de mrd.

Tenho aqui duas Apps desenvolvidas nativamente para iOS (em Swift), ambas com menos de 5MB de tamanho.
As da AMA ultrapassam os 100MB... e fazem menos coisas que as outras duas que aqui tenho.

Se fosse só o Estado…

Têm a mania de desenvolver Apps usando as frameworks que permitem desenvolver para ambas as plataformas… Depois não são boas nem em Android, nem em iOS. São mrd nas duas plataformas. Pesadas, com problemas, e com UX de mrd.

Tenho aqui duas Apps desenvolvidas nativamente para iOS (em Swift), ambas com menos de 5MB de tamanho.
As da AMA ultrapassam os 100MB... e fazem menos coisas que as outras duas que aqui tenho.

E agora com SwiftUI...
Nota-se logo quando uma app é desenvolvida a 100% em Swift.

o software do Estado é como tudo o resto no Estado: qualidade miserável porque não têm recursos humanos competentes.

não se fazem omoletes sem ovos.

o software do Estado é como tudo o resto no Estado: qualidade miserável porque não têm recursos humanos competentes.

não se fazem omoletes sem ovos.

Mas aí é que está: TÊM RECURSOS COMPETENTES NO ESTADO!!!

As primeiras versões do Modelo 3 foram feitas pelo Instituto de Informática do Ministério da Justiça.
As coisas começaram a correr mal quando começaram a entregar o desenvolvimento a empresas privadas "dos amigos".

É tipo SIRESP, mas da informática.
Idem para o CITIUS.

Quase todo o software do estado é desenvolvido pelas maiores empresas privadas de IT em Portugal...

Das duas uma, ou só temos programadores fracos em Portugal, ou foram desenvolvidas pelos estagiários dessas empresas.

A verdade é uma: quanto mais vejo e sei, mais desinstalo apps. É só nabos a programar, pouco perfeccionistas, pouco atentos a questões de segurança e privacidade e com mau gosto.
Instalar, só o estritamente necessário e bom! De resto, remeto para o Safari.

Last edited:
Por falar no id.gov.pt... "Depois de instalada a app, vais ter de inserir um código de acesso que será usado sempre que quiseres aceder à aplicação. Caso queiras agilizar o processo, podes usar a tua impressão digital. No entanto, nosso teste, esta não se encontrava a funcionar." https://4gnews.pt/cartao-de-cidadao-carta-de-conducao-no-telemovel-aprende-a-usar-app-id-gov-pt/

Portanto tem a mensagem e um botão com a impressão digital só para enfeitar...

gove-1-1-1.jpg

A autenticação biométrica funciona no iphone?

Por falar no id.gov.pt... "Depois de instalada a app, vais ter de inserir um código de acesso que será usado sempre que quiseres aceder à aplicação. Caso queiras agilizar o processo, podes usar a tua impressão digital. No entanto, nosso teste, esta não se encontrava a funcionar." https://4gnews.pt/cartao-de-cidadao-carta-de-conducao-no-telemovel-aprende-a-usar-app-id-gov-pt/

gove-1-1-1.jpg

Sim, acabei de entrar com FaceID.

(...)

Duvido…

Num Samsung com Android 9 não faz nada, até estava a ver se era alguma incompatibilidade do modelo...

Se a app não tivesse suporte a impressões digitais era mau mas cá aguardaria por essa fantástica novidade, agora meter uma mensagem e botão só a enganar as pessoas é mau demais para ser verdade.

Back