1.
Mais seguro. (em quê?)
Não tens números para roubar. (aceito)
Não tens PINs para decorar/roubar. (é a mesma coisa que dizer que no telemovel também tens pins para decorar)
Não tens cartão para clonar. (em contactless desconheço que já se clonem cartões)
Autenticação/autorização biométrica. (isto só se for relativo ao 1º ponto que apresentas)
2.
Mais prático. (retirar a carteira do bolso ou retirar o telemóvel do bolso, vai dar ao mesmo, ou sou eu que não sou assim tão preguiçoso?)
Não tens de andar com vários cartões. (alguém vai deixar de andar com cartões? dúvido)
Não tens de procurar o cartão. (na carteira sei sempre onde está)
Usando o relógio ainda mais prático é (não tens de ir ao bolso/carteira buscar nada, é só esticar o braço). (é válido)
O ponto 1. é "Mais seguro", as restantes linhas são a razão pelo qual é mais seguro.
O ponto 2. é "Mais prático", as restantes linhas explicam porquê.
Os PINs devem ser diferentes entre todos os cartões, para ser seguro.
Decorar uma série de PINs não é tão prático quanto decorar apenas um PIN (do telemóvel).
Além disso, no telemóvel usas biometria, não precisas de usar o PIN.
Quando se usa o PIN, pessoas/câmaras podem estar a ver o PIN a ser digitado. A biometria impede isso.
Cartões para serem seguros, não são práticos (PINs diferentes, esconder a digitação do PIN, não deixar o cartão manuseado por terceiros, etc.).
Sobre clonagem de cartões… os cartões não são apenas contactless…
Um cartão continua a ter números, banda magnética, PIN, e código de segurança.
Continua a ser clonável. E o clone continua a poder ser usado.
Quanto aos cartões contactless:
https://www.thisismoney.co.uk/money...ndering-contactless-cards-rate-27-minute.html
A autorização/autenticação biométrica é uma alternativa ao uso de PIN.
Se não digitas PIN, ninguém pode ver/filmar o PIN.
Deixar de andar com cartões? Claro!
Até vais deixar de andar com Cartão de Cidadão e Carta de Condução.
https://www.app.gov.pt/Application/Details?language=pt-PT&store=1&applicationId=20406
Quanto ao ***TU*** saberes onde está o cartão… és gajo. Preciso de ser mais explícito? Ou queres que te ofereça uma carteira de senhora?
Eu não tenho qualquer dúvida que:
1. É mais seguro usar o Apple Pay do que cartões
2. É mais prático usar o Apple Pay do que cartões
Mais:
Com Apple Pay o comerciante/POS/aplicação/rede/etc. nunca vai ficar a conhecer o número do cartão.
O que fica a conhecer é um token que apenas funciona no device de onde foi usado, e que por isso de nada serve clonar.